New Restart


Recommended Posts

Boa noite meus caros,

 

Há uns meses atrás decidi aventurar-me nisto da aquariofilia com um aquário 100x50x50 que me havia sido dispensado. Projeto este que correu bastante mal, pois assim que enchi totalmente o aqua, este cedeu em baixo, descolando o fundo de uma das laterais.

 

Ora bem, decidi recomeçar este projeto, começando a reestruturar o aqua que aqui tinha:

 

?ui=2&ik=7f8fbfa17e&view=fimg&th=1579697

 

Primeiramente separei todas as laterais com um X-ato e com um aquecedor, em seguida limpei muito bem todas juntas do aqua, para retirar restos de cola antigos. Ficou "como novo", só faltava o mais dificil, juntar as peças todas outra vez.

 

Este aquario foi construido de uma forma que dificultou muito o meu trabalho, e penso que, pode ser também a razão de este ter cedido. Os vidros laterais não acentam diretamente sobre o vidro do fundo, mas sim ambos são cortados a 45 graus, o que faz com que as laterais "escorreguem" na colagem.

 

Para ultrapassar esta situação, aparafusei na imagem a cima, umas ripas de madeira precisamente á volta do fundo, para que as laterais acentassem logo e não escorregassem.

 

Colei tudo com Silicone para Aquários, da Soudal, e deixei-o durante uns dias a secar, com uma borracha e uma fita à volta deste, a fazer pressão.

 

Para evitar males piores, decidi juntar na base do aquário, e até meio das laterais, umas calhas em alumínio, de modo a reforçar a sua estrutura.

 

Depois de quase 2 semanas a "secar", decidi fazer o derradeiro teste, desta vez na rua, e este encheu completamente, sem qualquer aparente fuga de água.

 

 

 

Neste momento já estou a trabalhar na montagem interior deste, e gostaria de algumas dicas ou críticas da vossa parte, para poder melhorar e ter um aqua muito mais saudável e eficiente.

 

?ui=2&ik=7f8fbfa17e&view=fimg&th=1579697

 

Aquário: 100x50x50

 

Substrato: Areão Vulcânico (lavado em abundância para retirar poeiras e outros)

Pedras: Basalto (fervido, para remover bactérias ou outros problemas)

 

Filtro: BioBox 2 com termostáto

Kit CO2

 

Projeto: Aquário Plantado

 

Gostaria de ter um aquário plantado com tapete. eleocharis parvula mini é a minha primeira opção. Gostaria de juntar também umas anubias e outro tipo de plantas.

 

 

Tenho algumas questões,

 

Primeiramente, o areão vulcânico é suficiente? Devo colocar mais algum substrato? Gostaria de ter um fundo com cores pretas, Posso colocar o areão vulcanico, com um substrato no meio, e depois por cima outro tipo de areia, ou devo deixar o substrato fertil por cima? Estava a pensar em algo como substrato amazonia.

 

Gostaria que me dessem algumas ideias, dicas, correcções e afins sobre tudo isto.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Antes de mais, os links não funcionam, melhor, não há links, há uns meios links...

 

Para teres plantas de tapete precisas de substrato fertil, e não sei se consegues ter plantas de tapate com areão ( não faço mm ideia ), isto porque normalmente as plantas de tapete, não têm as raizes muito fundas, de forma a chegar ao substrato fertil. Quase todos os sistemas que vi com plantas de tapete têm um substrato tipo ADA, ou Tropica, ou MBreda, que por si só já são ferteis, mas que não libertam muitos nutrientes para a coluna de água ( apenas nas primeiras semanas ).

Por isso espera mais um pouco.

 

Normalmente a estrutura é: substrato fertil, substrato inerte. Com os sistemas ADA e Tropica, tens o Substrato fertil ( power sand da ADA, plant Growth da Tropica ) e tens o substrato menos fertil tipo amazonia.

Agora, para tapete, não sei se o tradicional substrato fertil, substrato inerte irá funcionar.

 

cumprimentos

Vitor Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais