TWINSTAR - Reparação de Reactor M9 (Meu método)


Recommended Posts

Boa noite,

Para que melhor entendam o enquadramento desta publicação, tal prende-se pelo facto de em menos de 2 dois anos já ter dois Reactores do Twinstar que estavam preparados para ir para o lixo e ter que adquirir um terceiro em virtude de terem deixado de funcionar. Não se verificava o efeito da Electrolise (vulgo fumo) dos mesmos e apenas umas bolhas grossas de ar.

O de origem e outro que tive que adquirir posteriormente não duraram nem um ano.

E a marca diz que a garantia é seis meses porque consideram que o Reactor é um consumível.

Numa rápida consulta pelos foruns depressa me apercebi que não se tratava de um problema isolado ou respeitante a tipo de uso do utilizador (Neste caso eu). Até porque o Reactor não tem qualquer tipo de manutenção especial.

 

Do primeiro reactor avariado não reclamei pelo sentido das boas relações comerciais e fechei os olhos. Já três aparelhos me parece por demais e naturalmente pedi uma comparticipação à marca a qual foi negada sem qualquer justificação aceitável do meu ponto de vista.

Garantia de dois anos legal? Não há!
Dizem que é seis meses que o artigo é um consumível.
Onde está isso escrito é que não vi em lado nenhum. Nem no acto da compra fui informado de tal coisa.
Adiante...

 

Assim e sobre o aparelho em si não vale a pena abrirem porque não tem nenhum regulador de intensidade.. porque é outra coisa que podiam equacionar na construção do aparelho. O aumento de intensidade compensava a perda percentual de condutividade no reactor. Mas não dava. Passei para os reactores.

 

 

Abri o reactor do TS.

Retirei a solda dos terminais, e soltei as malhas.
Descarnei mais um bocado os fios para nova soldadura.
Raspei as malhas com escovinha de arame para raspar mesmo entre os buraquinhos. (Assumi que realmente sendo de titânio podiam ser raspadas que não comprometia a condutividade).
Depois de raspadas deixei as malhas por 24 horas dentro de lixivia pura. (De ontem para hoje - Ontem tinha banhado a Viakal)
Sequei-as bem secas.
Soldei as malhas trocando a sua posição / polarização. A malha do anodo passou para catodo. (Como sabem a malha inferior ficava sempre cheia de O2 por baixo dela. (O2 é corrosivo). Logo ao que me parecia que a que reagia seria mais a malha superior e passei esta para a parte inferior pois durante o uso era a que mais condutividade dava.
Tudo soldado e isolado e montado.

No TS mantive o dedo premido no botão de ON/OFF por 4 ou cinco segundos ao que o mesmo deve ter efectuado um reset. Acendeu os dois LED em simultâneo e apitou por uns segundos.
Escolhi depois a posição 2 e a seguir fica o video para verem.

TS a funcionar.

https://youtu.be/xQ5b2vz7ZvQ

Algumas fotos do interior para quem precisar.

Abertura do TS:

1_zpsraraoduh.jpg

INEXISTÊNCIA DE RETENTOR ISOLADOR (Esta parte é de bradar aos céus.. )

2_zps51gdziic.jpg

Separação das malhas.

4_zpsevnuorhf.jpg

Indicios de humidade presença de agua fruto da inexistencia de um retentor

5_zps6axv19qj.jpg

Separação das malhas - Troca de Posição / Polarização

Troca%20de%20Polarizaccedilatildeo_zps4t

Desagradavel surpresa ao abrir. O batente separador isolador das malhas estava rasgado.

Batente%20Rasgado_zpstabnfadr.jpg

As malhas para serem tratadas.

TS1_zpsxbof4zpi.jpg

Novamente o video do TS a funcionar.

https://youtu.be/xQ5b2vz7ZvQ

 

P.S. Amanha vou efectuar a mesma operação ao reactor antigo (O de origem) e depois digo se resultou tambem.

Nota final: Resultou comigo não significa que resulte com outros. Cada um sabe como usava o reactor e como o limpava ou tratava.

 

Abraços a todos

Editado por PAFS
  • Gosto 1
  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais