Aquário 100x30x40


Jferreira

Recommended Posts

Boas PAFS, tenho um leroy aqui perto de mim, mas não encontrei balastros de 30w, somente de 36w... Entretanto fui a uma loja de material electrico e já encomendei 2 balastros de 30w. Agora é só aguardar... Com 3 lâmpadas de 30w já me devo conseguir safar bem...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferreira,

O Balastro pode ter potência superior que serve. O contrário é que não.

Basicamente um balastro é um limitador de corrente. Se esse do Leroy limitava a 36 W significa que serve para a lampada de 30 W.

 

Mas olha uma coisa.. sem descrição quanto custa esses balastros que mandas-te vir?

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem me pareceu..

 

Olha aqui uma calha espectacular da Odyssea por 50 Euros.

 

ODYSSEA 4xT5 39W

 

https://www.olx.pt/anuncio/calha-de-iluminao-odyssea-4xt5-39w-leds-moonlight-IDysz7B.html#b29814184f

 

Até é demais para o teu aquario mas fica para se quiseres evoluir. (Não me canso de dizer isto a todos..)

 

Ligas apenas duas T5 - uma de 6500 K e outra de 4000 K ou duas dfe 6500 K e ficas com uma central perfeita para plantados.

 

As lampadas para essa calha compro a 5 euros cada.

 

E mais estas à venda:

 

https://www.olx.pt/anuncio/calha-t5-2x39-para-aqurio-ou-terrario-IDv0Zco.html#d15d3d7a84

 

Aqui uma nova 2 X T5 39W por 50 euros (ideal para ti)

 

https://www.olx.pt/anuncio/calha-de-iluminaao-para-aquarios-2x-39w-t5-ho-nova-IDyAMct.html#d15d3d7a84

 

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PAFS, excelentes negócios. Gostei da 1ª calha, mas só pode ser pendurada, e no sitio onde está o aquario não posso pendurar nada..Dará para colocar uns apoios e suspende-la no aqua??? Essa das lampadas a esse preço, tens que me ensinar essa, que vai-me dar um jeitaço....

Editado por Jferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer Odyssea daquelas traz suportes para ficar de cima do vidro.

 

E sim tambem existem á venda suportes em acrilico para a elevar ainda mais.

 

Eu tenho duas Odyssea T5 de 2X39 W e até mandei fazer dois suportes em acrilico na ABC do Acrilico em Almada.

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então devo optar pela 1ª certo??? Apenas fico com mais 18w do que actualmente tenho. Mas sempre deve ser mais leve que a minha actual calha...Obrigado pelas dicas.ehehe Calha negociada já para 2ª feira... Obrigado pelo negócio PAFS

 

PS. Onde compro lâmpadas a esses valores???

Editado por Jferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha tem que ter os suportes laterais. Se não os tiver não compres.

 

Pergunta tambem ao Sr. como é que estão leds na calha (??) Só agora reparei nisso.

 

Se foi ele que adaptou esquece isso. Os balastros da Odyssea são sensiveis a mexidas.. Não te metas nesse filme.

 

 

Compra esta nova: Serve na perfeição e não precisas de mais de duas T5. Chega e sobra. E é ao mesmo preço. Mas nova!

 

https://www.olx.pt/anuncio/calha-de-iluminaao-para-aquarios-2x-39w-t5-ho-nova-IDyAMct.html#d15d3d7a84

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal, graças à dica do nosso membro PAFS coloquei uma calha Odyssea T5, o que melhorou e muito a iluminação do aquário. Tenho mais uns inquilinos novos os Caridina cantonensis "Cristal Red". Vamos a fotos que isso é que interessa...

 

IMG_8841.jpg

 

IMG_8836.jpg

 

IMG_8837.jpg

 

IMG_8838.jpg

 

IMG_8839.jpg

 

IMG_8840.jpg

Editado por Jferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia meu caro,

 

Só mais duas coisas:

 

Compra uns suportes para essa calha da Soluções Aquaticas (15 euros). Fala com o IVo Soares. Comprei lá os meus. São espectaculares.

Porque tens que elevar essa calha porque está muito perto da água. Não só a vai aquecer como é um Burn para as plantas.

 

Por agora desliga uma das lampadas. Mantem apenas a de 6500 K por 6 horas.

Com o tempo e o devido enraizamento das plantas e maturidade do aquario poderás equacionar ligar a outra lampada.

 

Tudo vai depender da velocidade que queres imprimir ao projecto.

 

Lembra-te sempre disto: Mais luz equivale a mais CO2 e mais fertilização sendo que mais ferilização só funciona se tiver CO2.

 

Já não me recordo do teu set up completo mas penso que ainda te falta CO2 certo?

 

Quando o tiveres então sim repensa mais luz e o restante. Por agora dá-lhe com uma lampada apenas.

 

Daqui a 15 dias já vês se é necessário mais ou se a fertilização está a falhar (que atendendo à cor das plantas creio ser já uma falha :) ) .. Um teste de NO3 da JBL era bem vindo.

 

 

 

Abração


P.S.

 

Se a calha de vez em quando piscar sozinha mesmo estando desligada não te assustes. Não é defeito.. é mesmo feitio da Odyssea :)

As minha como as de milhares por esse mundo fora fazem o mesmo.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

P.S.

 

Se a calha de vez em quando piscar sozinha mesmo estando desligada não te assustes. Não é defeito.. é mesmo feitio da Odyssea :)

As minha como as de milhares por esse mundo fora fazem o mesmo.

 

Tal e qual... A minha faz exatamente o mesmo! Devem ser patenteadas pela Odyssea para imitar trovoada! :roflroll2::roflroll2::roflroll2::roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos vossos comentários...

Estimado PAFS a calha veio com uma lampada actinica e uma daylight 10000k. Penso que terei que mudar estas lampadas, estou a pensar numa 3000k + 6500k. Neste momento apenas tenho co2 caseiro, mas tenho o pressuarizado a caminho. Portanto pouco co2 neste momento. Tenho algumas plantas a mostar uma deficiencia nas fertilizações devido à ausencia da mesma nas primeiras 3 ou 4 semanas. Neste momento já estou a fertilizar e noto que nas novas folhas já não tem esses buracos e o amarelado..

 

Estive a ler o teu post todo Aqua Eptember Eleven, fiquei pasmado. Excelente a tua perseverança, a tua procura pelo conhecimento, a tua força vindo não sei de onde para superar os problemas. Obrigado pelas tuas dicas...

Editado por Jferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jferreira usou algum substrato além do manado, ou usou fertilizante?

Se usou qual foi?

Tem aí um belo aquario muitos parabéns

 

Cumps

Queres saber de tenho substrato fértil?? Não tenho. Fertilização liquida com Tropica Plant grow Specialized.

Editado por Jferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje resolvi comprar os testes Jbl de No3 e de Po4...

Resultado antes do foto-periodo:

No3: entre 10 a 20mg
Po4: 0,6 mg/l

Após o foto-período:

No3: entre 5 a 10mg, penso que 6 ou 7
Po4: 0,4 mg/l

Ou seja, tive algum consumo por parte das plantas...pouca iluminação (apenas uma lâmpada), sem co2 pressurizado.

 

teste de No3 à água da torneira

 

No3: entre 0,5 a 1mg/l esta é a quantidade de No3 presente na água da minha casa.

Editado por Jferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desliga as luzes todas da divisão (estores incluido) e tira fotos sem flash. Fica muito melhor ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Estou com problemas em erradicar uma alga, que persiste em ficar... São uns cabelos verdes, que alguns consigo puxar para fora com a pinça, outros não saem... De qualquer forma crescem bastante estes cabelos. Parece-me que devo estar a cometer algum erro na fertiçlização. Preciso da vossa ajuda.

 

IMG_9435.jpg

 

IMG_9438.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Como referido já por diversos elementos deste fórum, realmente o filtro mostrou-se curto para o aquário em questão, sendo assim, está para chegar um filtro externo de 1000 lt/h com Uv, para me ajudar a erradicar estas algas filamentosas, e proporcionar um melhor meio para os seus habitantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.