Como baixar o pH?


Recommended Posts

Boas, montei um novo aquario e precisava que a água fosse ácida (entre 6 a 6,7) só que a água aqui em évora sai da torneira a mais ou menos 7.6. Será que me poderiam dizer formas de baixar o ph da água e o manter num certo valor?

Li que as pinhas de amieiro baixam o pH mas onde é que existe amieiro em Portugal?

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António

 

Como disse o JCarneiro troncos,Pinhas de Amieiro,

folhas de Carvalho,seija manso ou selvagem,folhas

de sobreiro,agora tudo isto ajuda a baixar o ph,mas

a água do aquário vai ficar um pouco cor de chá,eu

ate gosto,mas há quem não goste.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tb depende da quantidade de água que tenhas, e do tipo de aquario que tenhas.

 

Por exemplo eu tenho um plantado com cerca de 200L, a agua aqui em Mafra sai com ph a 7 e muitos, com imenso cálcio, e eu tenho normalmente o ph a 6.8 aprox.

 

truque, substrato dos bons, normalmente já vai baixar o PH, pq traz incluido partes de humus e afins nas composições, q irão baixar o ph. A outra ajuda chama-se Acid Buffer da Seachem. uma colher de chá cada vez q faço TPA, Super estável, mantém o ph sempre igual até à proxima TPA ( seja dali a 1 ou 2 semanas ). Nunca tive baixas.

 

Outra vantagem do Acid Buffer, é que não tinge a àgua como a maior parte das soluções "naturais"...

 

Há quem diga que prefere soluções naturais e q nao gosta de adicionar "quimicos" na água, mas se já adicionamos uma carrada deles cada vez q fertilizamos, qual o problema de usar mais 1 q até ver é inofensivo para plantas e animais...

 

mas pronto, sempre parte da tua opinião.

 

Cumprimentos

Vitor Nunes

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tb depende da quantidade de água que tenhas, e do tipo de aquario que tenhas.

 

Por exemplo eu tenho um plantado com cerca de 200L, a agua aqui em Mafra sai com ph a 7 e muitos, com imenso cálcio, e eu tenho normalmente o ph a 6.8 aprox.

 

truque, substrato dos bons, normalmente já vai baixar o PH, pq traz incluido partes de humus e afins nas composições, q irão baixar o ph. A outra ajuda chama-se Acid Buffer da Seachem. uma colher de chá cada vez q faço TPA, Super estável, mantém o ph sempre igual até à proxima TPA ( seja dali a 1 ou 2 semanas ). Nunca tive baixas.

 

Outra vantagem do Acid Buffer, é que não tinge a àgua como a maior parte das soluções "naturais"...

 

Há quem diga que prefere soluções naturais e q nao gosta de adicionar "quimicos" na água, mas se já adicionamos uma carrada deles cada vez q fertilizamos, qual o problema de usar mais 1 q até ver é inofensivo para plantas e animais...

 

mas pronto, sempre parte da tua opinião.

 

Cumprimentos

Vitor Nunes

 

 

Concordo plenamente. Mais vale mais um quimico e ter um ph estável do que andar a baixar naturalmente e correr mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado a todos, vou pensar qual será a melhor opção.


Boas,

 

Tb depende da quantidade de água que tenhas, e do tipo de aquario que tenhas.

 

Por exemplo eu tenho um plantado com cerca de 200L, a agua aqui em Mafra sai com ph a 7 e muitos, com imenso cálcio, e eu tenho normalmente o ph a 6.8 aprox.

 

truque, substrato dos bons, normalmente já vai baixar o PH, pq traz incluido partes de humus e afins nas composições, q irão baixar o ph. A outra ajuda chama-se Acid Buffer da Seachem. uma colher de chá cada vez q faço TPA, Super estável, mantém o ph sempre igual até à proxima TPA ( seja dali a 1 ou 2 semanas ). Nunca tive baixas.

 

Outra vantagem do Acid Buffer, é que não tinge a àgua como a maior parte das soluções "naturais"...

 

Há quem diga que prefere soluções naturais e q nao gosta de adicionar "quimicos" na água, mas se já adicionamos uma carrada deles cada vez q fertilizamos, qual o problema de usar mais 1 q até ver é inofensivo para plantas e animais...

 

mas pronto, sempre parte da tua opinião.

 

Cumprimentos

Vitor Nunes

Boas Vitor Nunes, obrigado pela resposta mas se adicionasse esse acid buffer, e imaginando que um dia se acabava o produto e nao tinha onde o comprar outra vez rapidamente, o pH não iria aumentar e isso não seria prejudicial para os peixes?
Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre desenrascar com o truque do limão... Ha quem use sumo de limão pra baixar o pH, mas ai já não posso ajudar... Tb tens outros produtos no mercado mais fáceis de encontrar, como o tal da sera....

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ja devo vir tarde mas podes optar por usar agua engarrafada, seria a melhor maneira de o baixares e manteres estável mas tambem é trabalhoso e demorado pois terias que a usar nas tpa's com uma porção de 50% agua da torneira e 50% agua engarrafada para ires quebrando o kh até aos valores que precisas sem prejudicar a fauna.. tem sempre em mente que caso ja tenhas peixes uma mudança de 0.3 no ph já é considerada "brusca" no caso de agua engarrafada pois vai te mexer com o kh e possivelmente criar um choque osmótico, no caso aos acidos não creio que tenhas esse problema penso é que pode acabar por ser um problema o teu ph vai querer sempre subir para os 7.6 devido ao efeito tampão. Acredito que os acidos como o da seachem que foi falado resultem bem para quem já tem um kh relativamente baixo.

Entretanto podes dizer qual a fauna que tens em mente?? Pois as vezes mais vale teres um ph um bocado fora do "ideal" para determinada espécie do que andares sempre a mexer com a quimica da agua pois maior parte das especies são facilmente adaptaveis posso te dizer com certeza que um familiar ja teve escalares a desovar com ph a 7.5

Editado por Carlos Silva123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais