Brown Fingers in the Jungle


Gonçalo84

Recommended Posts

Tenho de ir lá ver se consigo cravar uma de 2kg :naughty:

 

Uma velha que ele tenha para lá que ferro velho no fim de pintar é novo. Assim como esta, tinha muito mau aspeto mas no fim de se pintar de branquinho ficou um mimo.

 

A respeito do aqua, neste momento estou a experimentar com a santissima trindade para ver se consigo afinar isto. Entretanto já se fez o ciclo e já inseri alguma fauna.

 

Fotos daqui nada.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 22

DSC_0133.jpg

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também adicionei Hemianthus micranthemoides.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De resto tá tudo normal excepto a tripartita que colei a um ramo. Não gostou, começou a apodrecer onde estava colada e a soltar-se. Já estou a replantá-la assim que ela se solta. Os fetos de java também não estão com boa cara. Não faço ideia porquê. Talvez demasiada de luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está óptimo, parabéns pá.

 

só tenho um reparo/sugestão biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

sugiro a troca de posições entre o in e o out, para o áqua ficar mais clean.

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está óptimo, parabéns pá.

 

só tenho um reparo/sugestão biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

sugiro a troca de posições entre o in e o out, para o áqua ficar mais clean.

 

abraço,

Boas

 

Obrigado Antonio. Já experimentei isso, mas o in atrás das plantas não puxa como deve ser.

Está programado uns Lily's quando houver guito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu trocava aquela planta de folha grande no meio do tronco, de resto 5 estrelas.

 

Ps: não encontro a porcaria da peça, só 1/4

Já não és o primeiro a referir a bleheri. Estava à espera que os fetos de Java ajudassem a preencher mais aquela zona e então ficava tudo mais disfarçado. Mas tá difícil. Acho que vou ter de comprar uns xxl.

 

Quanto ao casquilho se quiseres mando te um em troca de umas podas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora arranjei um belo pincel com a tripartita. Ela está a querer mudar de casa e está-se a ver a cola... Vou ter de meter ali musgo para disfarçar.

 

Em relação às outras plantas:

 

A marsilea está a dar sinais de vida e estão a nascer vários rebentos

 

Criptos estão de boa saúde e a nascer várias também.

 

A reinikii mini está com um bocado mau aspecto mas estou com confiança de que com o co2 vai mostrar a sua verdadeira beleza.

 

Bacopa caroliniana está também a crescer embora muuuuuuito lentamente. Vai sair em breve e preciso de ajuda a escolher uma planta para aquela zona.

 

Sessiflora já a podei 3 vezes em 3 semanas e já tenho a moita feita. A partir de agora as podas são só para acertar e já tenho 3 podas prometidas à malta.

 

A ludwigia super red também está de boa saúde e já levou tesourada.

 

A crypto tropica está muito à sombra e ainda está com vergonha.

 

As anubias nana estão na mesma mas já tenho uma folhinha nova numa.

 

E pronto. Falta só uma que não sei o nome. Foto a seguir para ajudarem a identificar.

 

 

Abraço e obrigado por seguirem, elogiarem e criticarem ;)

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 27

 

Mais novidades.

 

Vou começar hoje fertilização de macros da AF Plants e vamos ver como isto vai correr. (acho que bem ;))

 

Ora aqui vai pormenores. As fotos não são as melhores mas já não me apetece ir tirar mais. Talvez amanhã que por acaso até é o meu dia de anos!

 

A namorada queria um tapete de eleocharis (ah e tal eu quero relvinha e não sei quê) mas só até ver a cuba (oooh tão fofinha. Quero essa!)

 

E então hoje dei uma corrida a Leiria e 4 potes depois...

 

Antes:

 

DSC_0164.jpg

 

DSC_0152.jpg

DSC_0153.jpg
DSC_0154.jpg
DSC_0155.jpg
DSC_0156.jpg
DSC_0157.jpg
DSC_0158.jpg

 

DSC_0159.jpg
DSC_0160.jpg
DSC_0161.jpg
Depois:
DSC_0165.jpg
DSC_0166.jpg
DSC_0167.jpg
DSC_0168.jpg
Enjoy ;)
Editado por Gonçalo84
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostei do efeito e acho que tudo conjugado encaixa na perfeição !

 

Obrigado, mas como já foi dito aqui a Echinodorus Bleheri está a destoar. Vai sair e preciso da ajuda da malta para escolher uma planta para ali.

 

Aquele ponto é fulcral no aqua e tenho um espaço mais ou menos de 5x5 cm entre os troncos.

 

O que acham que ponho? Blyxa? Fetos de java narrow?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

gostei de ver as actualizações, estás cheio de pica e isso é bem, parabéns pelo áqua e votos de um feliz dia para ti :birthday2:

 

para substituir essa planta, os narrow são uma boa opção atados a um calhau, outra sugestão era esta planta que iria dar um toque de requinte ao aquário, eras capaz de gostar :smile2:

 

a cuba não sei se irá agarrar nesse substrato, é uma planta que se solta demasiado facilmente devido ao tamanho das raízes, com a relva ou a montecarlo eras paz de te safar melhor :unsure:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu voto em fetos de java narrow. Tenho um tronco parecido e o feto de java narrow fica 5 estrelas. Mais logo post uma foto para meter algum veneno :D

 

Mete que quero ver isso!

 

 

boas,

 

gostei de ver as actualizações, estás cheio de pica e isso é bem, parabéns pelo áqua e votos de um feliz dia para ti :birthday2:

 

para substituir essa planta, os narrow são uma boa opção atados a um calhau, outra sugestão era esta planta que iria dar um toque de requinte ao aquário, eras capaz de gostar :smile2:

 

a cuba não sei se irá agarrar nesse substrato, é uma planta que se solta demasiado facilmente devido ao tamanho das raízes, com a relva ou a montecarlo eras paz de te safar melhor :unsure:

 

abraço,

 

Obrigado António :thumbup3: .

 

Ando mesmo cheio de pica ;)

 

Acho que a pinnatifida cresce muito para pôr ali, e é pouco "cheia"...

 

Quanto à cuba vou esperar para ver. Mas tenho confiança. Para a ajudar vou tirar o ancistrus (já estava programado) e as corys sterbai. E já vi cuba bem agarradinha num substrato igual a este.

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

(....)

 

Acho que a pinnatifida cresce muito para pôr ali, e é pouco "cheia"...

 

Quanto à cuba vou esperar para ver. Mas tenho confiança. Para a ajudar vou tirar o ancistrus (já estava programado) e as corys sterbai. E já vi cuba bem agarradinha num substrato igual a este.

 

Estou de acordo com o António, acho que a Hygrophila Pinnatifida pode ser uma planta versátil para esse local, por um lado dá espaço ao que existe em redor, ficas com um apontamento de outra cor que se traduz um detalhe diferente e bonito.

 

O ser "pouco cheia" acho que é algo que lhe dá essa versatilidade, pois podes dar a "forma" que quiseres, cortando e recolocando consegues tornar a composição visualmente mais densa, ficando na mesma bonita e seria um excelente foco central junto a esse tronco ;)

 

É apenas a minha perspectiva do que vejo, com essa planta ;)

 

Outra dica que deixo... Também tenho na recente montagem (ainda não publicada) o layout triangular com canto à direita e essa parte (mais alta e traseira) está preenchida com Ceratopteris thalictroides, é super fácil dar forma a esta planta, cresce bastante bem com as condições que tens, é bonita e ideal para preencher este tipo de espaço.

 

Mas está tudo muito bom e o mais importante é tu gostares

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as fotos...

 

gallery_25493_4695_1671603.jpg

 

gallery_25493_4695_1560267.jpg

 

gallery_25493_4695_287176.jpg

 

O fotografo é fraco e a máquina=tlm não ajuda. Trata-se de um aquário low-tech com um toque de aquascaping mas acho que dá para ver o efeito dos fetos.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Em principio vou tentar a blyxa. Depois se não gostar o que tenho mais em casa é aquários para as meter ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vai umas fotos para animar a malta:

 

Hemianthus Callitrichoides Cuba

 

DSC_0231.jpg

 

DSC_0215.jpg

 

 

Cryptocoryne x willisii

 

DSC_0218.jpg

 

 

Hydrocotyle tripartita pendurada

 

DSC_0226.jpg

 

 

Hydrocotyle tripartita plantada

 

DSC_0235.jpg

 

 

Alternanthera reineckii 'Mini'

 

DSC_0227.jpg

 

DSC_0236.jpg

 

 

Marsilea hirsuta

 

DSC_0220.jpg

 

 

Limnophila Sessiflora

 

DSC_0234.jpg

 

 

Ludwigia super red

 

DSC_0229.jpg

 

DSC_0233.jpg

 

 

Hemianthus micranthemoides

 

DSC_0230.jpg

 

 

Ele até dizia olá, mas tem a boca cheia...

 

DSC_0213.jpg

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=2fwKkSHe308

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer que retirei a bacopa monieri e a Echinodorus Bleheri.

 

Boas

 

 

Estou de acordo com o António, acho que a Hygrophila Pinnatifida pode ser uma planta versátil para esse local, por um lado dá espaço ao que existe em redor, ficas com um apontamento de outra cor que se traduz um detalhe diferente e bonito.

 

O ser "pouco cheia" acho que é algo que lhe dá essa versatilidade, pois podes dar a "forma" que quiseres, cortando e recolocando consegues tornar a composição visualmente mais densa, ficando na mesma bonita e seria um excelente foco central junto a esse tronco ;)

 

É apenas a minha perspectiva do que vejo, com essa planta ;)

 

Outra dica que deixo... Também tenho na recente montagem (ainda não publicada) o layout triangular com canto à direita e essa parte (mais alta e traseira) está preenchida com Ceratopteris thalictroides, é super fácil dar forma a esta planta, cresce bastante bem com as condições que tens, é bonita e ideal para preencher este tipo de espaço.

 

Mas está tudo muito bom e o mais importante é tu gostares

 

Vou receber uns pés de blyxa e vou testar e ver se fica bem entre os troncos ou no sitio da bacopa, do lado esquerdo. A pinnatifida voltou a estar em equação ;)

 

Para o lado esquerdo também estive a estudar e escolhi estas hipoteses:

 

cardamine lyrata http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Cardaminelyrata(024)/4441

 

Hygrophila polysperma 'Rosanervig' http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hygrophilapolysperma'Rosanervig'(050B)/4484

 

Limnophila hippuridoides http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Limnophilahippuridoides(047C)/4474

 

Rotala rotundifolia http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Rotalarotundifolia(033)/4447

 

ou

 

Hgraphila pinnatifida http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hygrophilapinnatifida(051A)/4486

 

 

Votam em qual?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionei Blyxa Japónica entre os troncos, acho que me preenche bem o espaço e esconde a base das raízes ficando só com ramos à mostra que era o objectivo. Agora é deixar crescer.

 

Quando ao resto acho que finalmente está tudo a arrancar. Noto que a althernatera reinikii está a ganhar cor e todas as plantas sem excepção estão a ganhar folhas novas.

 

Não duvido que muito tem a ver com a nova fertilização de macros que o A. Ferreira me arranjou. :thumbup3: Obrigado António.

 

Mas também me está a aparecer bastantes algas. E eu sem equipa de limpeza! Desde que tirei o ancistrus que isto está a descambar. Por isso a próxima compra vai ser 3 otos e 3 caridinas japónicas.

 

Fico ainda com o buraco na esquerda para preencher. Estou muito inclinado para a cardamine lyrata ou para a pinnatifida.

 

Segue uma geral.

 

 

DSC_0271.jpg

 

PS: andei a brincar com a máquina e cada vez percebo menos disto. Quanto menos iso melhor a qualidade certo?

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais