Aqua - SUSSOA


Paulo F. Soares

Recommended Posts

Anteontem tinha 40 de nitratos no aquário. Hoje tenho 20. Mas adicionei 10ml de no3. Significa que consumiu 20.

Ou seja as plantas estão no INTAKE máximo. Ou muito me engano ou tenho que reforçar o substrato fertil outra vez. Está a descer.

 

Se não tivesse adicionado nada estaria nuns 10.

 

Vá lá por causa do PO 4 tive o descargo de ir medir o NO3 .

 

Conclusão. . Isto está a bombar a todo o gaz o que não era minha intenção.

 

Eventualmente reduzirei a luz.

 

Não quero andar nos limites.

 

Abraço

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fotos dessas alterações Paulo...não há? ;)

 

O pessoal quer é fotos!!!

 

Quanto a diminuíres a velocidade da coisa, fazes bem..senão andas sempre com a tesoura na mão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Não tenho actualizado é verdade. Ontem coloquei uma foto no AF (Aquaforum) depois de uma poda a razar aquilo tudo. Mas foi uma foto com o telemovel.

 

Mas não actualizei porque estava (e estou) numa frente de batalha. Tal como o Luis Cardoso vinha verificando consumos anormais de nutrientes no aquario, e decidi mudar a água toda e dei uma valente poda para agora voltar a medir os consumos e apurar se é de desnitrificação que se dá o consumo anormal ou se era da massa vegetal ou se é mesmo do que desconfio de ter reforçado o fertil da Tropica logo no inicio da montagem.

 

Este aquário viveu até à presente data que corresponde a uns bons 4 meses sem qualquer tipo de fertilização na coluna de água. :)

 

Só pela experiencia e tempo decorrido sem fertilizar já valeu. Eventualmente numa futura montagem tenho que adicionar um compósito mais potente que NPK 9-14-19. Secalhar este é fraquinho. Mas para já aguentou 4 meses.

Ou melhor.. ele está lá a debitar ainda.

 

Vamos ver se decorrido o periodo de desnitrificação e ao voltar ao normal o fertil volta a estar nos parametros que estava até aqui. 10:1 relativamente a N e P em PPM fixos.

 

Deixem isto crescer mais um pouco agora e já desmonto a tralha toda para umas fotos.

 

Sempre agradecendo o interesse e apoio demonstrado.

 

Um grande abração a todos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Paulo,

Peço desculpa se percebi mal, mas supões então que um "boom" da componente bacteriológica do aquário pode ser motivo de desequilíbrio do ecossistema? Pergunto isto porque muito se lê por aí que quanto maior for a filtragem biológica de um aquário melhor!

 

Grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ismael boa tarde,

Fazes muito bem perguntar. E eu gosto mesmo de explicar e ajudar. Estás a fazer alguma confusão. Não tem nada a ver com ter um filtro sobredimensionado. Muito pelo contrário se tivesse um filtro fraco estava bem tramado.

À umas duas semanas atrás o aquario teve um ligeiro pico de GSA e nessa altura para combater a mesma, além das TPAS maiores decidi fazer um frasco de fertilizante de apenas PO4 e incrementar o PO4 no aquario para niveis altamente elevados. (Pleonasmo horrivel.. :) )
Tanto quanto se sabe a GSA é gulosa por PO4 e tanto a come que morre de barriga cheia. Resultou em pleno. So long Kiss Kiss goodbye GSA..

Como não andamos nisto à dois dias,e após erradicação da GSA decidi daí em diante monitorizar não apenas o PO4 (retirei a fert) mas tambem o NO3. Estes dois dançam juntos.

Entretanto no decorrer das medições deparei-me com elevados consumos de N e P.

Reparei que o aquário estava a zerar tudo. Vai daí faço mais um frasco desta feita de N (já tinha o de P). Estava a meter 8 PPM por dia de Nitratos e 2 PPM de PO4 (valores grotestos de fertilização). E quando ia medir no dia seguinte de manhã após varias horas do fotoperiodo tenho no teste apenas 10 PPM de No3 e PO4 quase a zero. Quite astonishing..

Ora bem.. considerando a própria geração de N e P do aquario em si, significa que tinha um consumo semanal de N na ordem dos 40 PPM e uns bons 5 ou 6 de PO4.

Como o Tom Barr alega que as plantas têm um Intake máximo semanal de 20 PPm de N, algo aqui andava a beber N certo?

Por isso desconfio da desnitrificação.

"Desnitrificação é o fenômeno de transformação de nitratos e outras substâncias em gás nitrogênio (N2) pela ação de bactérias desnitrificantes. No solo, além das bactérias de nitrificação existem outros tipos, como as Pseudomonas denitrificans. Na ausência de oxigênio atmosférico, essas bactérias usam o nitrato para oxidar compostos orgânicos (respiração anaeróbia).

Por esse processo, uma parte dos nitratos do solo é remetida novamente à atmosfera na forma de gás nitrogênio, fechando assim o ciclo e equilibrando a taxa de nitrato no solo."

"As bactérias saprófitas e várias espécies de fungos são os principais responsáveis pela decomposição de materiais orgânicos mortos. Estes microrganismos utilizam as proteínas e os aminoácidos como fonte para suas próprias proteínas e liberam o excesso de nitrogênio sob a forma de amônio (NH4+). Este processo é denominado amonificação. O nitrogênio pode ser fornecido sob a forma de gás amoníaco (NH3), mas este processo ocorre geralmente apenas durante a decomposição de grandes quantidades de materiais ricos em nitrogênio, como numa grande porção de adubo ou fertilizante. Em geral, a amônia produzida por amonificação é dissolvida na água do solo, onde se combina a prótons para formar o íon amônio."

Faz todo o sentido.
E no meu caso faz mesmo todo o sentido porque eu sei o que meti no substrato fertil da tropica.

Mas como em tudo na vida, haverá um momento em que este fenomeno deixará de ocorrer. A partir daí é que vamos ver como corre a coisa...

Abraço


Ou seja, vou ter que ir monitorizando e a partir do momento que reparar ter excesso de nitrato devo cancelar a adição extra e deixar o substrato sózinho.

 

Volta ao normal.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Bem mas que grande esclarecimento, agora percebi que estava a falar de coisas completamente diferentes. Creio que as minhas dúvidas são as de muitos neste maravilhoso mundo da aquariofilia.

 

Pleonasmos á parte, atrevo-me a chamar-te de Cientista não só pelas experiências como também por todo o conhecimento e capacidade de resolver os problemas conforme eles vão aparecendo.

 

Realmente grandes consumos que o aquário está a fazer, como está isso agora? já acalmou ou continua com consumos absurdos de ferts?

 

Estou a ver que andaste a meter uns "pózinhos" no substrato, não existe perigo de haver um boom de ferts na coluna de água?

 

Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento

 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Bom dia,
 
Partilha de mais uma actualização do tópico para os que me seguem.
 
Assim e antes demais um muito obrigado a todos os que me têm seguido e contribuido de forma sempre positiva e enérgica.
 
Alterações:
Decorridos 3 meses completos desde o inicio da montagem, decidi incrementar a luz desde o dia 17 Novembro, altura em que efetuei uma poda enorme.
 
Liguei mais uma T5 de 39W a 6500 K, também por oito horas como a que inicialmente estava ligada. Está neste momento com:
 
Duas T5 de 39W de 6500 K. (Côr única)
 
Depois de passada a fase inicial e do aquário estabelecido, já com as plantas bem enraizadas decidi e agora sim, acrescentar mais uma lâmpada. E também porque a classe das “Alternantheras” precisa mais luz para os vermelhos sobressaírem.
 
Continuo a não adicionar qualquer fertilização liquida. A excepção foi o PO4 e No3 apenas durante aquele período de duas semanas (mais coisa menos coisa) em que houve um pico de consumo fruto de desnitrificação mas isso está resolvido.
 
Durante estes meses pude verificar que o lado esquerdo do aquário vinha sofrendo dificuldades com qualquer planta, sobretudo a “Eleocharis” e a “Monte Carlo”, mas também com outras plantas que testei como por exemplo a “Staurogyne” e umas “Bucephalandras” e “Macrandra”. Em suma, todas as plantas que colocava nesta zona apresentavam deficiências e com niveis de crescimento baixos nada compatíveis com o resto do aquário.
 
Após algumas experiências concluí que se tratava da grande concentração de Co2 naquela área (está ali o difusor) e muito fluxo de água que vinha do Outflow e aterrava ali naquele vidro.
Assim reduzi o fluxo do filtro aplicando os Lilys Pipes e reduzi o débito do Co2 para 1 BPS. Reduzi o débito de CO2 mas compensando na distância temporal até ao momento em que ligam as luzes. O Co2 entra com um débito muito menor para dentro do aquário mas com mais tempo para obter a concentração desejada.
 
Após estas alterações do fluxo e débito de Co2 verifiquei e comprovei que os camarões CRS Cristal Red de vários grades, já não se escondem e circulam alegremente pelo aquário durante todo o dia, o que é um regalo para a vista. A este propósito devo dizer que sempre defendi a introdução do Co2 muito pausadamente e não abruptamente como a maioria faz quando debitam duas a três bolhas ou mais nas duas horas antes do arranque da luz. Portanto para mim neste aspeto nada de novo continuo a defender esta tese, da não alteração brusca da química da água com injeções maciças de co2. Devagar se vai ao longe já diz o ditado.
 
E assim depois de algumas alterações, a “Rotala Macrandra” plantada à menos de 15 dias explodiu em crescimento, faz um pearling gigantesco, e cresce a olhos nus. O pearling é tanto que nem se consegue perceber a cor da planta. Fica cheia cheia de bolhas por todo o lado.
 
A “Staurogyne Repens” desloquei para o meio do aquário e está em crescimento fora de série. Estava no lado direto em baixo, onde recebia pouca circulação e pouca luz e não espontava. Foi para o meio do aquário e está uma maravilha.
 
A Lobélia Cardinalis que até aqui estava meio tímida também explodiu em crescimento. Fruto da segunda lâmpada T5. Mas lá está fiz bem em manter desde inicio apenas com uma T5 e agora sim ao dar arranque à segunda lâmpada a planta já bem enraizada respondeu maravilhosamente. (Isto aplica-se para todas claro está mas esta sobretudo deu o melhor exemplo)
 
Introdução de “Echinodorus Quadricostatus”. Esta foi uma escolha muito pessoal. Tive uma guerra com esta planta numa montagem anterior e como nunca a consegui cultivar melhor do que via nas lojas ou outros aquários decidi voltar a apostar. Não está ainda no ponto, mas atendendo ao que vejo por aí diria que está fantástica. As ultimas folhas iniciais de quando a plantei estão agora a morrer e a desaparecer (são as poucas em que se vê um ligeiro verde mais escuro) mas a nova folhagem já está brilhante. Para mim esta planta foi uma batalha ganha com um gostinho especial.
 
“Cryptocoryne Parva”.. não sei o que me deu mas achei que ficaria engraçado ver estes caules a saírem debaixo da Monte Carlo. Plantada à 15 dias e está a portar-se bem já tem novos caules a aparecer. A ver como resulta.
 
“Heteranthera Zosterifolia”, está à vista no centro ao topo. Aposta ganha. Falta podar.
As restantes plantas penso que não carecem de grandes explicações, crescem desmedidamente e tem sido impossível coordenar as podas. A “Blyxa Japónica” sobretudo cresce por ali acima ao ponto de tapar a Pogostemon Erectus, e tem comprometido um maior crescimento desta ulyima, embora nada de alarmante. A “Pogostemon Erectus” só agora ao fim de três meses é que levou a primeira poda e replantação para encher o fundo detrás direito.
 
Segue-se as fotos com a qualidade que me é possível e sem qualquer tipo de filtro ou photoshops de melhoria e alteração de cores etc. O que está à vista é o que existe no aquário.
 
A todos um excelente Natal e um 2017 repleto de sucessos pessoais e profissionais.
 
Grande abração.
 
 
large_33.jpg
 
large_32.jpg
 
large_31.jpg
 
large.3.jpg
 
 
large_29.jpg
 
 
large_27.jpg
 
 
large_26.jpg
 
 
large_28.jpg
 
 
large_25.jpg
 
 
large_24.jpg
 
 
large_23.jpg
 
 
large_22.jpg
 
 
large.5.jpg
 
 
large.4.jpg
 
 
large_34.jpg
 
 
large.8.jpg
 
 
large.7.jpg
 
 
large.6.jpg
 
 
large_17.jpg
 
 
large_16.jpg
 
 
large_15.jpg
 
 
large_11.jpg
 
 
large_12.jpg
 
 
large_13.jpg
 
 
large_14.jpg
 
 
large_19.jpg
 
 
large.2.jpg
 
 
large_20.jpg
 
 
large_21.jpg
 
 
large_35.jpg
 
 
large_36.jpg
 
 
large_39.jpg
 
large_37.jpg
 
large_38.jpg
 
 
 
 
 
 

A todos um excelente Natal e um 2017 repleto de sucessos pessoais e profissionais.

 

Grande abração.

Editado por PAFS
  • Votar + 3

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Paulo,

 

Definitivamente aqui não falta variedade de plantas e cada uma a ocupar bem o seu espaço. Gosto da composição como está, com o crescimento bem definido na parte central. Este aquário respira saúde, e tudo fruto da tua dedicação! Muitos parabéns

 

Um grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Paulo,

 

fico muito contente pelo rumo que o projecto está a tomar, não seria de esperar outra coisa de um aquariófilo tão dedicado. O tanque respira saúde, parabéns.

 

Pela evolução do crescimento das plantas, fico com a sensação que em breve os sucalcos do Douro vão ser absorvidos..... é pena pelo trabalho que deram, por outro lado é capaz de também resultar muito bem ;)

 

Um abraço,

Nuno Viana

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Paulo,

 

Definitivamente aqui não falta variedade de plantas e cada uma a ocupar bem o seu espaço. Gosto da composição como está, com o crescimento bem definido na parte central. Este aquário respira saúde, e tudo fruto da tua dedicação! Muitos parabéns

 

Um grande abraço

 

Caro Paulo,

fico muito contente pelo rumo que o projecto está a tomar, não seria de esperar outra coisa de um aquariófilo tão dedicado. O tanque respira saúde, parabéns.

Pela evolução do crescimento das plantas, fico com a sensação que em breve os sucalcos do Douro vão ser absorvidos..... é pena pelo trabalho que deram, por outro lado é capaz de também resultar muito bem ;)

Um abraço,

Nuno Viana

 

 

Obrigado meu caros e um especial abraço.

Efectivamente este aquario está a dar-me um gozo especial porque está a ser um desafio manter os socalcos e acertar as podas. Lá está o problema de diferentes plantas com necessidades diferentes, crescimentos diferentes etc..

Mas o mais certo é serem mesmo engolidos pela flora e acaba por tornar-se uma especie de holandês.

E eu quase que quero isso.

 

Ali na "Tripartida" pretendo que ela venha até ao vidro da frente a cobrir um pouco a areia e misturada com a "Quadricostatus" que se vai alatrar a todo o comprido com os seus "Runners".

Só deixando crescer é que vejo o efeito.

E por ora tenho que deixar o lado esquerdo evoluir com a "Macrandra" lá atrás e as Reinecky ganharem força para ter o contraste dos vermelhos.

 

Mas sobretudo o que me dá mais prazer é ver os camarões (comprei apenas 20 vou comprar mais 20) a passearem pelo aquario felizes da vida e não andam escondidos. Acho que esse balanceamento entre as necessidades da flora sem a comprometer e o providenciar a saude que referem para a fauna foi um ponto chave.

 

Antigamente mal via os CRS.. agora é um gozo bestial vê-los a passear todo o dia.

E já ali andam uns bébes de plattys :) que é outro ponto alto. Adoro ver os bebezinhos por ali :)

 

Só tenho pena que a máquina não traduza o resplandecente da folhagem.

 

Vou dando noticias. Bem haja.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Assim reduzi o fluxo do filtro aplicando os Lilys Pipes e reduzi o débito do Co2 para 1 BPS. Reduzi o débito de CO2 mas compensando na distância temporal até ao momento em que ligam as luzes. O Co2 entra com um débito muito menor para dentro do aquário mas com mais tempo para obter a concentração desejada.
Após estas alterações do fluxo e débito de Co2 verifiquei e comprovei que os camarões CRS Cristal Red de vários grades, já não se escondem e circulam alegremente pelo aquário durante todo o dia, o que é um regalo para a vista. A este propósito devo dizer que sempre defendi a introdução do Co2 muito pausadamente e não abruptamente como a maioria faz quando debitam duas a três bolhas ou mais nas duas horas antes do arranque da luz. Portanto para mim neste aspeto nada de novo continuo a defender esta tese, da não alteração brusca da química da água com injeções maciças de co2. Devagar se vai ao longe já diz o ditado.

 

Olá Paulo,

Quanto ao aquário só tenho a dizer uma coisa: Fantástico!!! Acho que para atingir esse nível só mesmo com o teu nível de conhecimento, resultado de uma enorme dedicação e esforço que não é para qualquer um. Resultado: Um fantástico aquário de fazer inveja a muitos :happy:

 

Passando a coisas mais concretas, estas tuas frases deixaram-me a pensar :eusathink:

Como tens o horário do CO2 com a luz? Porque defendes essa teoria? É baseado apenas no facto dos camarões andarem mais alegres ou há mais qq coisa?

 

Um grande abração!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Ora boas,

 

Aqui fica mais um Update.

...

 

2_zpspygah0ih.jpg

 

 

Abraços a todos!

 

 

 

Bom dia,

 

Partilha de mais uma actualização do tópico para os que me seguem.

Fim_zpsbc3jmuwy.jpg

 

 

 

 

 

A todos um excelente Natal e um 2017 repleto de sucessos pessoais e profissionais.

 

Grande abração.

 

Olá Paulo, tive aqui uma problema com o post, mas ficou meio resolvido, quis juntar as duas fotografias gerais do aquário para te dizer que não esperava esta evolução do aquário, para te ser sincera, da primeira vez que vi uma foto geral, achei que a disposição dos socalcos era muito linear, e que deviam ter ficado mais desnivelados, para dar a sensação das diferentes alturas da frente para trás, não sei se me estou a fazer entender, para não se perderem com o crescimento das plantas...

 

Acho que o teu esforço tem dado frutos para melhorar este layout.

 

Para te ser sincera, gosto mais dele nesta ultima foto, está mais cheio e composto, não podes muito!!!

 

Excelente Natal e ano de 2017 para ti também, fica bem! :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Fmmrrd,

 

Fiquei sensibilizado pelas tuas palavras. Devo-te um grande agradecimento. Um dia que o meu amigo ande por ares Lisboetas faço ponto de honra molharmos a goela com umas cevadas loiras de vialonga.

 

Passando a coisas mais concretas, estas tuas frases deixaram-me a pensar :eusathink:

Como tens o horário do CO2 com a luz? Porque defendes essa teoria? É baseado apenas no facto dos camarões andarem mais alegres ou há mais qq coisa?

 

 

Eu já testei e usei diferentes coordenações entre a entrada do CO2 e a luz. Já cheguei inclusivé a manter o CO2 por 24 horas 7 dias por semana. Não tenho uma regra rígida. O objectivo é ter boa dissolução de CO2 enquanto tens fotoperiodo.

Isto porque existem outros factores correlacionados para que a injecção de CO2 ocorra bem e depende de aquario para aquario. Por exemplo se eu der mais caudal/corrente de água tenho que meter o CO2 a ligar mais perto da hora que a luz liga.

Com mais corrente a dissolução ocorre mais rapidamente. Tambem depende da flora, quantidade de massa vegetal, que acabam por ser entraves à circulação da água. Muita massa vegetal menos corrente se dá no aquario. Depende tambem se a pessoa tem o OUT a provocar muita aeração etc.

 

Ou seja, cada um tem que procurar a melhor solução para o seu aquario. Isto sobre o CO2.

Eu neste momento com 1 BPS e a circulação de água reduzida tenho o CO2 a ligar 4 horas antes, e desliga duas horas antes da luz desligar. Para que quando a luz desliga já o CO2 esteja dissolvido/consumido. Porque a partir desse momento são as plantas que o libertam.

 

Ainda sobre a questão do CO2 tem a ver com a quimica da água e é um tema que tem não só relação com o CO2 mas tambem com as TPA´s. Como sabes a maioria aplica a metodologia dos 50% de TPA ao fim de semana. Esquecem-se é que esta tese foi gerada por T. Barr e apenas para quem usa método de fertilização por Estimativa, porque esses fertilizam por excesso!

 

Mas pronto.. como sempre na web, e as suas infinitas correntes que se vão propagando, foi adoptado este metodo sem qualquer critério ou rigor ou análise. Aplica-se porque "alguém" em algum momento desta vida de aquariofilia se lembrou de aplicar..

E assim eu defendo que ao invés dos 50% devemos repartir as mudas em varias ao longo da semana. À muito que defendo e aplico essa metodologia. E se combati com algum sucesso algas e outras dores de cabeça foi com isso, apenas isso: Muitas TPA´s mas pequenas.

O Sr.Amano também dizia que o segredo do sucesso que qualquer aquário era frequentes TPA´s. E a Aquasabi agora até tem um artigo sobre isso mesmo e recomenda TPA´s frequentes. Nunca é referido que se faça 50% de uma assentada.

Por acaso noutro forum, coloquei em tempos vários pareceres de Biólogos marinhos, professores catedráticos, investigadores, geólogos e toda uma parafernália de gente a quem andei a "infernizar" a cabeça com pedidos de pareceres sobre estas temáticas. Incluso alguns do nosso próprio "Aquario Vasco da Gama" de gente que lá trabalha. Porque procuro respostas.

Portanto, para quem como eu sou Hobbista e não biólogo ou outra coisa ligada ao ramo, penso que seja pelo menos obvio que uma alteração brusca de parâmetros de qualquer ecossistema não trará grandes benefícios. Ou pelo menos faz mais mal que repartida em doses pequenas.

 

Alguns benefícios que eu próprio aponto ao fazer-se TPA´s curtas:

Não há necessidade de desligar o filtro e sobretudo a alta percentagem de água mudada anula grandemente a colonização.

TPAs de 50% ou mais é efectuar quase um reset ao aquario e dessa forma a colonização demorará muito mais tempo.

Menor descida ou subida brusca do PH. (Atenção à fauna) Aqui a injecção maciça do CO2 é um perigo para o PH! - E a trilogia KH/PH/GH. durezas alteradas bruscamente,
Menor choque térmico e químico para a fauna.Idem aspas aspas com CO2 aos magotes em pouco tempo.
Menor alteração ao equilíbrio químico da água. Sobretudo O2. Com CO2 aos magotes ocorre uma descompensação subita das trocas gasosas. Embora estes gases O2 e C não se misturem o que sucede se injectarmos C em massa? Quantas vezes já viram a agua leitosa no topo? Porque se esconde a fauna? Saturação!

 

Agora vê o mesmo T. Barr que à muitos anos atrás defendia os 50% de TPA hoje diz isto sobre TPA mais frequentes ao invés de em massa.semanal:

 

Menor factor “Dyoff” (tambem referido por Amano) nas plantas por alteração/exposição do estado submerso.

E tal como o Tom BArr diz - "Enzymes that are adapted to lower aqueous CO2 that are suddenly hit with a much higher rate from gas CO2, will also go into over drive"

 

Numa TPA de 50% as plantas tombam por não estarem submersas o que vai fazer com que o caule remexa o substrato libertando milhões de bactérias. Etc.

Numa TPA de 50% até retiramos os compostos já dissolvidos e que são muito benéficos para a Flora. Até nisso não se ganha, mas perde-se.

O nosso amigo T. Barr tambem tem um artigo interessante com outras variantes. Mas finalmente defende mais frequentes Tpa.´s.

 

Grande abração.

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico é simplesmente uma chapada de luva branca a muita gente!

Genial! Não consigo adjectivar este tópico e este aquário.. Estou de boca aberta!

Não posso deixar de te dar os parabéns!

 

PS: Há muito tempo que não comentava nada, e não participava em discussões, nada de nada... É por tópicos e aquários destes, que fascinam e motivam!

 

Abraço

Editado por SSHAZE
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico é simplesmente uma chapada de luva branca a muita gente!

Genial! Não consigo adjectivar este tópico e este aquário.. Estou de boca aberta!

Não posso deixar de te dar os parabéns!

 

PS: Há muito tempo que não comentava nada, e não participava em discussões, nada de nada... É por tópicos e aquários destes, que fascinam e motivam!

 

Abraço

Sshaze queres concretizar?

Nunca nenhum do muito pessoal que por aqui anda dúvidou das capacidades do Paulo.

Uns partilham a 100% das opiniões deles, outros tvl a 50% e outros que até podem discordar sempre dele, mas nunca vi ng a duvidar das qualidades dele.

Abraço

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

estive a ver o tópico tambem do inicio ao fim e quero-te dar os parabens que tens um aquario espetacular e muito bem tratado. quando vi as primeiras fotos tambem confesso que nao me agradou muito o layout demasiado certinho mas depois de plantado tenho que te dar os parabens que está espetacular mesmo. como montei agora um plantado recentemente apesar de ja ter aquario a muitos anos aproveito para agradecer as tuas explicacões e partilha de conhecimento transmitido aqui no forum relativamente ao assunto pois ja li varios tópicos teus que achei muito uteis.

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Genial! Não consigo adjectivar este tópico e este aquário.. Estou de boca aberta!

Não posso deixar de te dar os parabéns!

 

PS: Há muito tempo que não comentava nada, e não participava em discussões, nada de nada... É por tópicos e aquários destes, que fascinam e motivam!

 

Abraço

 

Bom dia amigo,

 

Do mesmo modo fiquei eu sem adjectivos para te agradecer pelo cumprimento.

 

Palavras assim são o mote, a força e a inspiração.

 

Um grande abração e aproveito para endereçar umas boas festas nesta quadra.

 

:x-mas:

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

estive a ver o tópico tambem do inicio ao fim e quero-te dar os parabens que tens um aquario espetacular e muito bem tratado. quando vi as primeiras fotos tambem confesso que nao me agradou muito o layout demasiado certinho mas depois de plantado tenho que te dar os parabens que está espetacular mesmo. como montei agora um plantado recentemente apesar de ja ter aquario a muitos anos aproveito para agradecer as tuas explicacões e partilha de conhecimento transmitido aqui no forum relativamente ao assunto pois ja li varios tópicos teus que achei muito uteis.

 

Cumps

 

Bom dia amigo,

 

Eu é que agradeço a amabilidade da tua apreciação.

 

Faço os possíveis para esclarecer os caminhos que percorro neste nosso universo e se assim puder ajudar outros sinto-me bem. Cada aquario é unico e tem a sua vida própria mas gosto de pormenorizar ao detalhe o que faço para que outros tambem assim possam experimentar.

 

A minha realidade será sempre diferente de outros, mas há tanta coisa em comum que em algum ponto se encontram.

Às vezes um pequeno detalhe faz toda a diferença.

 

Este fim de semana, aqui o bébé "Sussoa" vai levar uma valente poda e conto lá para o inicio de 2017 voltar com mais noticias.

 

Entretanto vou ver se consigo fazer algo que não se faz muito. Publicar umas fotos logo após a poda para que assim tambem se possa comparar os dois estados. Podado e depois já crescido.

 

Quando digo poda não é só tesoura. Eu costumo arrancar algumas plantas e voltar a plantar se vejo que por exemplo a raiz está a sair muito para fora, ou que está a aparecer noutros locais etc.

 

Por agora estou a deixar crescer mais para que algumas plantas entrelacem nas pedras. Isto é.. aquilo são pequenas lajes de xisto umas em cima das outras e já há algumas plantas que começam a lançar "Runners" e fios por entre as lajes e não apenas por cima.

 

Por entre as lajes Faz um efeito muito engraçado. Vês a ramagem a surgir à frente entre as lajes. Fica muito baril.

 

Entretanto ontem fiz umas medições que já não fazia à mais de 15 dias.

 

PO4 - 0.4 a 0.6

NO3 - >10 <20

 

São os unicos que faço medição com testes da JBL.

 

A minha água de rede tem sempre mais de 20 PPM de K, Ferro e outros elementos anda sempre nos 0.5 PPM, assim como calcio e magnésio à fartazana. Esta é uma das razões porque faço duas a três TPA por semana. reponho os nutrientes, com a água de rede. A pouca Fertilização continua a cargo do fertil universal lá por baixo do grão.

 

Grande abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez respira mais saúde e esse layout continua a ser algo sem palavras...

Um excelente natal e fantástico novo ano grande PAFS.

 

continua a mostrar esta grande obra de arte!

melhores Cumps.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez respira mais saúde e esse layout continua a ser algo sem palavras...

Um excelente natal e fantástico novo ano grande PAFS.

 

continua a mostrar esta grande obra de arte!

melhores Cumps.

 

Muito obrigado Devil,

 

Retribuo os votos e que 2017 seja um ano em grande para ti.

 

Um abração daqueles. ;)

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Mais umas fotos, que hoje Domingo foi até a minha escapatória para passar o tempo.

 

Em termos de manutenção nada de novo. Mantenho os parâmetros todos iguais e inamoviveis.

 

Em termos de flora introduzi a "Amannia Bonsai" e pegou logo à primeira. ;) Agarrou bem e está a crescer fantasticamente bem.

Nota sobre esta planta: Em tempos idos ela derretia sempre que a plantava. Agora o que tenho feito é deixar a planta no berçario durante uns dias dentro do aquario e só depois é que planto. Desde que faço isto nunca mais tive problemas com ela.

 

Portanto neste momento estou a deixar a flora crescer a seu bel prazer e a encontrar, preencher espaços.

 

Nao sei porquê mas gosto de ver um aquario todo baralhado e nada assimétrico. Ou seja a natureza por si por todo o lado.

 

Quando estiver mesmo cheio logo vejo o que faço.

 

Para já objectivo é a "Tripartida" e a "Quadrocostatus" quase encherem o areal à frente. Entrelaçar as duas no vidro frontal ficando a "La Plata Sand" a ver-se por trás.

 

A "Pogostemon" está quase a bater no "tecto". Mas tem novos rebentos por baixo destes. Quando estes chegarem ao topo corto e arrancam todos por igual e aí sim vai encher aquele canto.

 

A "Macrandra" daqui a uns 15 dias leva a primeira poda e replanto. Aí tambem já arrancam todos os pés por igual.

 

A "Reinnecki" desloquei ligeiramente e podei a "Blyxa" que a estava a fazer sombra e finalmente arrancou.

 

"Monte Carlo" nada a dizer, é um tapete facil é só ir dando pequenas tesouradas com bastante frequência.

 

Do lado esquerdo por trás do vidro da frente (a planta que comprei e não sei oo nome) finalmente começou a alastrar.

Demorou um bocado. Sensivelmente um mês para começar a dar folhagem nova e a alastrar.

 

Já nasceram uns filhotes de Platy e lá andam escondidos na floresta. Timidamente vão aparecendo a espaços.

 

O que tem nascido com fartura é os "Bloody Mary". Tenho o aquario cheio deles.

 

Aqui vão mais umas fotos.

 

Desta vez também assinei as duas ultimas.

 

P.S. : Pediram-me para fazer um post sobre como faço com as luzes, o trabalho de "backstage".

Faço assim que tiver tempo, peço a V. compreensão.

large.9.jpg

 

large.8.jpg

 

large.7.jpg

 

large.6.jpg

 

large.5.jpg

 

large.4.jpg

 

large.3.jpg

 

large_22.jpg

 

large_21.jpg

 

large_20.jpg

 

large.2.jpg

 

large_19.jpg

 

large_18.jpg

 

large_17.jpg

 

large_13.jpg

 

large_14.jpg

 

large_15.jpg

 

large_16.jpg

 

large_12.jpg

 

large_11.jpg

 

large_10.jpg

 

large.1.jpg

 

large_23.jpg

 

large_24.jpg

 

 

 

Grande abraço a todos

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo

 

Não gostando tanto da composição, fico encantado com a saúde dessa flora. Plantas com um crescimento e saúde invejável!

 

Parabens!!!!!! :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo

 

Não gostando tanto da composição, fico encantado com a saúde dessa flora. Plantas com um crescimento e saúde invejável!

 

Parabens!!!!!! :)

 

 

Muito obrigado Ricardo pelo apreço.

 

Aproveito para endereçar um Santo Natal.

 

Grande abração.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.