Novo no mundo dos aquários e de Agua Salgada


PauloPedros

Recommended Posts

Tentei colocar um vídeo mas não funcionou :)

 

Boas, para meter o video basta copiar o endereço do video directamente aqui:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o segundo coral é um dos mais conhecidos do hobby, são xenias.

Obrigado pela participação e ajuda Quo

 

Como sou novo no hobby tudo é novo para mim :)

 

Obrigado pela dica :)

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

não tens porque desistir, está a correr bem, os actinodiscus/discosoma da segunda foto estão a pedir mais luz.

Boa tarde Quo

 

Obrigado uma vez mais pela participação e ajuda

 

Agora mesmo tirei esta foto. Os actinodiscus bebés estão a crescer a olhos vistos e o grande está a abandonar a pedra da Frag e a passar para a rocha

 

Quanto à luz referes mais forte, mais perto ou mais tempo? Estou a dar 8h em que duas delas são azul a primeira e a última hora9fbc6054f52c80ae956ba46a4c0c11e1.jpg

 

Uma vista mais geral para se ver a altura a que estão do topo da água

 

e362deb43ef98a87afda13f6aa0dd4e2.jpg

 

Agora para se ver a distância entra a calha das luzes e o actinodiscus

 

b6d78e893591d7c05a6433e8383418fd.jpg

 

São 15 cm entre o topo do "discus" e a luz

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

So uma actualização após a adição do Skimmer há uma semana e meia

 

Julgo não estar ainda a funcionar como deverá mas já deve estar a fazer algo, apesar de julgar que está a produzir muita água.

 

Estou a fazer experiências com dias de intervalo a ver as consequências das alterações que faço:

 

d5ceb4262186c658f92c64eca3b6f4ff.jpg

 

A tampa já aparece um pouco "suja" o que julgo ser bom sinal, pelo que tenho visto nas pesquisas que faço, já que nunca vi nenhum a funcionar ao vivo.

 

As análises após uma semana a funcionar e antes da TPA foram estas, julgo que os nitritos deviam estar um pouco mais baixos...

 

2fe2ebbe55ae983771c3cf6706815768.jpg

 

Quanto aos dois oscelaris introduzi um novo buzio apanhado na Praia pois um deles adoptou o único que tenho no aquário pra pernoitar e assim, agora, já os dois pernoitam em cada um, até comprar algum coral que eles possam adoptar.

b76e1c426c09f77e55acfaebffff9533.jpg

 

Acamara IP foi outra aquisição para ir vigiando á distância :)

 

Quanto ao corais, parecem bem, o discus está a deixar definitivamente a Frag e a fixar-se na rocha, estando a deixar mais uma "cria" na Frag

As outras duas "crias" crescem todos os dias

 

0af06ef7698f4f68ebf653bd9b4e1469.jpg

 

Quanto ás xenias e aos gsp é que não sei se tenho que fazer algo para se multiplicarem ou crescerem mais, as "pedra" da Frag original parecem-me pequenas e não sei como faça, estou a tentar encontrar a informação

 

Quanto á iluminação, ainda estou a reunir informação para depois decidir

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os actinodiscus estão a dizer que têm falta de luz, isso refere-se a intensidade. tens que por mais luz ou coloca-los de forma a receberem mais luz.

 

Deve ser a questão tambem com as xenias e os GSP que não têm forma de comunicar isso. Já os actinodiscus estão a falar.

Uma coisa que aprendes com o tempo, é que os corais falam e dizem praticamente tudo o que precisas de saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os actinodiscus estão a dizer que têm falta de luz, ....

.

Obrigado Quo, pela participação

 

É sempre á procura de alguém que comente e assim dê uma ajuda com a experiência pratica, que vou publicando o que por aqui faço.

 

E é com pena minha que constato que só alguns se "atrevem" a comentar pois também já vi que não é fácil comentar.

 

Este Hobby é longe de ser uma ciência certa e o que corre bem para um pode não correr bem para outro, apesar de julgar que existem princípios básicos iguais, independentemente da situação concreta.

 

Pesquisa e leitura tenho feito ao contrário do que possa parecer :) mas, como já constatei dezenas de vezes, da teoria á pratica vai uma diferença muito grande.

 

Encontrei isto sobre os discus quando referis-te pela primeira vez a questão das luzes:

 

"Mushroom Coral Care: The Speckled Mushroom is easy to care for and does not like or need high levels of light. They should be kept in shaded areas in tanks with high output lamps. If they are not shaded, they turn all brown and fail to thrive. Some will just float around the tank until they find a nice shaded area..."

 

A fiar pela leitura, a iluminação que tenho, até não estaria mal, mas só a experiência nos ensina algumas coisas e por mais que se leia, ajuda, mas não é tudo.

 

Pelo que percebi do que dizes, quando os discus se esticam, isso quer dizer que estão a pedir luz mais forte?

 

Em tudo o que li, mesmo nos blogues, não consigo encontrar informação pratica deste tipo.

 

Por isso acho que só a prática e a partilha das experiências ajudam a evoluir mais rapidamente e sem tantos erros, que infelizmente no nosso Hobby leva a mortes

 

Por isso obrigado aos mais velhos que vão comentando

 

 

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa são leituras avulsas na Internet, outra é experiencia. Aquilo que eu disse não invalida o texto que colocaste, que interpretaste à tua maneira, pode não se referir ao teu caso, não terás "high output lamps", que por acaso são costumeiras no hobby. Mas se o actinodiscus faz isso... está dada a resposta! Sim, actinodiscus com falta de luz esticam-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa são leituras avulsas na Internet, outra é experiencia. Aquilo que eu disse não invalida o texto que colocaste, que interpretaste à tua maneira, pode não se referir ao teu caso, não terás "high output lamps", que por acaso são costumeiras no hobby. Mas se o actinodiscus faz isso... está dada a resposta! Sim, actinodiscus com falta de luz esticam-se.

Ok obrigado :)

 

É precisamente Explicacoes práticas e destas, como a que acabas de me dar que procuro.

 

Ainda hoje, após mais umas leituras :) não encontro este tipo de descrição de comportamentos que nos ajudem a interpretar as diferentes atitudes / reações, dos corais e mesmo dos peixes.

 

Por exemplo, já tentei encontrar na net o que provoca nas Xenias que fiquem com as pontas, como que brancas aparentando estarem a ficar "queimadas" e passados alguns dias voltem ao normal, e não encontro essa informação

 

Quanto á iluminação, e as Par 38, uma vez que se trata de um Mini 25L, uma lâmpada com estas características será que é suficiente?

 

E27 54W PAR38 85-265V 6 White 6 Blue 6 Green LED Aquarium Light Bulb For Coral Reefs and Aquarium Fishes

 

0fa8b85b45f92e52c87e96a9cd0d8cf5.jpg

 

 

6add9afc3c51d8dc1cb113c0e8188499.jpg14e085896d476ae7f536a9689b9a9104.jpg

 

Poderá resolver ?

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que é suficiente e com essas já terás que ter atenção ao que é dito no texto.

 

Se as pontas das xenias se "queimam" sem que esteja a tocar em qualquer coral, significa stress e pode... Mas vai depender do que ocorreu para as deixar chateadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que é suficiente e com essas já terás que ter atenção ao que é dito no texto.

 

Se as pontas das xenias se "queimam" sem que esteja a tocar em qualquer coral, significa stress e pode... Mas vai depender do que ocorreu para as deixar chateadas.

Obrigado Quo,

 

Quanto á lâmpada vou ver então o que consigo

 

Quanto ás xenias, efectivamente os Turbos têm andado a roça-las e por vezes chegam mesmo a fazê-las virar da pedra da Frag e a que tenho na Rocha, chega mesmo a cair para o Areão e tenho que pegar nela e voltar a colocá-las nas posições originais.

 

E ê nessas alturas que as pontas brancas aparecem, por isso julgo que bate certo com o que dizes

 

Uma vez mais obrigado :)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais um upgrade low cost aqui ao meu micro.

 

Depois de ter sido alertado para a possível falta de luz dado que os mushrooms estavam esticados procurando luz, procurei possíveis soluções depois de algumas sugestões que agradeço e me ajudaram a decidir.

 

Desde Lampadas Par 38 a calhas sugeridas, constatei que o investimento era superior ao que quero para este micro Aqua.

 

Por isso, decidi experimentar uma solução econômica sempre com a perspectiva de que mais tarde ou mais cedo farei um upgrade para um aquário maior esse sim com um investimento superior mas, espero, mais consciente.

 

Comprei dois tubos Led nos chineses um só de Brancos e outro só de azuis

 

A de brancos coloquei á frente, mesmo por cima dos mushrooms e a azul atras

 

A azul já me permite programar a primeira hora só de azul e a última hora também só de azul e durante as 6 horas intermédias fica tudo ligado brancas e azuis

 

O resultado foi que os mushrooms já não se esticam, ficando planos junto ás rochas pro que julgo que a luz ficou suficiente, tendo em conta que não pretendo ter corais duros.

 

Eis o resultado:

163f687e4a49e87b08ee5c10538c7f2c.jpg

 

Quanto aos GSP também estão a crescer, mas ainda não descobri como fazer para que passem para a rocha, se é que é suposto passarem.

 

ff84a05b323a9f7a61c6e7db74153fd3.jpg

 

Ainda estão na pedra da Frag original mas já a cobre toda

 

As xenias continuam a crescer e também aqui a pedra da Frag original está a ficar pequena

 

É o próximo passo a estudar para ver o que há a fazer

 

d1dc8999a00ef7ed8a01ab83f8ea4f79.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos

 

Só uma pequena actualização.

 

cfd7f1810076d6ee3a513af88b5228a1.jpg

 

Vamos ver se o meu micro Aqua aguenta com mais um habitante, e se o habitante se dá bem com o meio ambiente.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para levantar e recordar esta questão.

 

Até que ponto estes pequenos e bonitos corais contêm todos a tão temida toxina Palithoa.

 

São todos ou só algumas estirpes ?

 

Pelo que li, e segundo alguns amigos de outros fóruns, todos terão mas uns mais do que outros.

 

É um tema que , devido ao que pode causar ao aquarista, ou mesmo a quem pode contactar com o aquário, deveria ser referido pelos logistas ou quem vende corais, mas comigo infelizmente não me foi dito ou esclarecido.

 

As pesquisas e leituras que tenho feito é que me alertaram para tal .

 

A todos os iniciantes como eu, aconselho a leitura sobre o assunto e que tomem algumas medidas de segurança.

 

https://reefbuilders.com/2015/08/26/palytoxin-dangerous/

 

Já encontrei mais do que um destes artigos, mas em um outro artigo aparecem algumas espécies mais perigosas que outras

 

https://www.google.pt/amp/saltwateraquariumblog.com/palytoxin/amp/?client=safari

 

http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0018235

 

Mas possivelmente ja todos sabem disto e por isso não aparece muito em posts nos fóruns

 

Mas convém aos novatos como eu, pesquisar os casos de acidentes que já aconteceram para evitar situações graves.

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

-------/////////---------

 

 

 

 

Finalmente consegui apanhar um :)

 

A quem leu o meu post no início, eu tinha colocado a dúvida se tinha dois palhaços "Oscelaris" ou "Perculas".

 

Um amigo mais experiente cá do fórum disse logo que eram oscelaris .

 

Mas, para os que como eu estão a começar, aqui fica a comparação entre a foto da net com o palhaço com a numeração e um dos meus, para ajudar a distinguir.

 

4cb9948fe1c4dee4f621c6ece2091422.jpg

 

E aqui, a explicação que já tinha postado

 

bc3c92f134aec3a3c9c56eb803f09b8b.jpg

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova pesquisa a fazer

Hoje dei com o zoa a libertar fios da cavidade oral

Estou a ver se consigo descobrir o que significa

 

8b54f0b745b0b1d6c74ce559a1dff82c.jpg

 

Ficando a boiar na água

 

177a66e77e7f7c6c1479c70452031fd7.jpg

 

087e25b96419040d574dfe05c8d093b3.jpg

 

No mapa anatómico dos zoanthus não vejo qual o sistema digestivo e excretor mas pode ser que utilize a mesma via bocal.

 

 

 

Será a forma dele defecar? Só hoje me apercebi

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Uma nova descoberta, deparei-me agora mesmo com este amiguinho , que de aspecto amigável tem pouco e por isso já o aspirei.

Alguém sabe o que é?

 

82912faf8718ae6a4907b47405eaa866.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem segue apenas este fórum aqui vai o que consegui apurar num outro

 

Trata-se de um nudibranquio. Que consome zoanthus

 

Fui aconselhado a tirá-lo de imediato mas já o havia feito

 

E depois lavar o zoanthus com osmose

 

Eis o que fiz

 

Como dito, foi feito

 

Obrigado aos amigos mais velhos do Hobby :)

 

Aguardei que os pólipos estivessem todos fechados ( por ter as luzes desligadas dado a hora, já praticamente estavam fechados)

 

2ded4fd3c1d0058e813332e1c6ffdbc1.jpg

 

Depois, tinha um recipiente com água de osmose dentro de um maior com água normal quente para aquecer a de osmose para não haver um choque térmico pois a de osmose estava a cerca de 14° e a do aquário a 25° 26°.

 

Coloquei o zoanthus lá dentro e passados cerca de 30 segundos comecei a sacudir a Frag.

 

 

https://vimeo.com/201088084

 

Utilizei sempre uma pinça para não tocar no coral e logo após as primeiras sacudidelas, eis que começaram a sair.

 

Julgo que dá para ver os "amiguinhos"

 

Contei pelo menos uns 7

 

Ainda sacudi mais umas 4 ou 5 vezes e passados alguns 6 7 minutos , coloquei a Frag num recipiente com água do aquário

 

Observei durante uns 5 minutos e não vi mais nada a mexer, e coloquei finalmente a Frag no aquário

 

Não sei qual vai ser a reação do discus que está na Frag, tenho receio que não resista a tanto tempo em osmose.

 

Depois direi.

 

Para a semana, segunda lavagem

 

Uma vez mais, obrigado aos amigos que deram as dicas

 

No Youtube vemos colegas de Hobby do Brazil a utilizar água oxigenada, misturando com água do aquário e a fazer as mesmas sacudidelas, e o resultado parece ser o mesmo.

 

Mas eu fiz como os amigos aqui disseram

 

Vamos ver quando os zoas abrem depois deste choque :)

 

 

 

 

Enviado usando o Tapatalk

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

The day after

 

Hoje o zoanthus já abriu, parece-me que os tentáculos estão mais afastados.

 

E como receava o discus aparenta não ter resistido

 

Não abriu e está debaixo dos pólipos do zoanthus

 

Não sei se o devo retirar ou se fica lá a decompor-se se realmente não tiver resistido

 

Estando a falar de cerca de 23 litros não sei se poderá afetar algo

 

aa82fa76ce90f5ff466be88acb2aec96.jpg

 

 

a23822067a938e4bb12b9cb7a28ad774.jpg

 

 

Enviado usando o Tapatalk

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas amigo Pedro!

 

Antes de mais, os meus parabéns pela iniciativa, demonstra mais que tudo amor pelos pequenos.

 

Ainda sou novato nisto e a minha experiência é muito pouca para te poder ajudar, mas os erros que eu fizer no meu aquário vou partilha-los e assim tentar evitar que os faças no teu.

 

Um grande abraço e força com o projeto!

Bruno Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Pedro!

 

Antes de mais, os meus parabéns pela iniciativa, ...

 

...mas os erros que eu fizer no meu aquário vou partilha-los e assim tentar evitar que os faças no teu.

 

Um grande abraço e força com o projeto!

Boas "cr0vax" , desculpa o nome mas não encontrei outro no teu post :)

Antes de mais, obrigado pelo teu comentário

 

O meu aquario não se trata nem tratou de um projecto, foi mais uma aventura não refletida mas que depois se transformou num cantinho de dedicação diária que me tem dado muito gozo.

 

Não passo de um novato e aquilo que já me apercebi, tudo o que se possa trocar de experiências vividas favorece uma aprendizagem mais rápida

 

Não tem sido uma nem duas as vezes que acontecem coisas no aquário que, por mais que procure a informação na net, não consigo identificar o problema ou mesmo o que aparece de novo e nada chega ás experiências já vividas por outros para nos darem rapidamente uma ajuda.

 

Já consegui ver, pelo que acompanho nos fórum, que o que resulta num aquário pode não resultar noutro, por isso, as experiências ajudam a que mais rapidamente consigamos identificar os problemas e encontrar as soluções, mas temos que ter isso em consideração.

 

Quanto ao teu aquário , acho um desafio interessante e vou acompanhar de perto a evolução, a única experiência que tive com vivos da nossa costa foram 3 eremitas que apanhei na Praia, mas se tiveste oportunidade de ver no meu post, nenhum resistiu

 

Li posteriormente que os eremitas da costa como os meus não são muito resistentes, mas também não consegui encontrar o que poderá ter provocado as mortes

 

Podes ver aqui quais são, já que o teu projecto pode ter a ver com estes, apesar de serem da costa Algarvia

 

 

e1687f2c7fd9b87e6dcc1eb05ac5fc64.jpg

 

Julgo que será algum parâmetro na minha água que poderá provocar isso pois só um eremita ( o primeiro que comprei ) é que ainda domina o aquário mas não é da nossa costa.

 

 

Fui aconselhado por um amigo do fórum a fazer uma aclimatação demorada, mas apesar de tê-lo feito durante 48 h com trocas de água no recipiente onde estavam, não duraram mais do que umas semanas no aquário

 

Os nassárius e os Turbos é que se têm dado bem sendo que os Turbos de dois, já estão 3 :)

 

Desejo então as maiores felicidades e saúde para o teu aquário e julgo estar muito verde para te poder ajudar mas será com gosto que vou acompanhar o teu, esse sim, projecto.

 

 

Enviado usando o Tapatalk

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

sou mesmo cromo! e não reparei que o teu tópico já tinha mais páginas (que li na integra)! E só te tenho a dizer que com dedicação tudo se faz, e estás no bom caminho! :)

 

Quanto aos eremitas, obrigado pela dica, ainda não os encontrei na nossa costa (zona de Sines, sei que há, mas ainda não tive a felicidade de os encontrar). Relativamente a não se aguentarem muito em aquários de reef, penso que se deve à disparidade das temperaturas exigidas, enquanto que um reef deve andar à volta de 25º um salgado da costa deve andar entre 18 e 22 no máximo dos máximos. Não é que os eremitas não aguentem 25º, mas por curtos períodos de tempo, caso contrário entram em stress, baixam as defesas e acabam por morrer.

 

No caso do meu aquário(salgado da costa), nesta altura do ano é tranquilo, mas com o subir das temperaturas ambiente, vou ter de arrefecer a água, algo que tb já li que fizeste com a ajuda de garrafas de água congeladas. No meu caso vou desenvolver um projeto DIY Low Cost, que poder-te-á ser útil caso a necessidade de baixar a temperatura comece a ser muito recorrente.

 

Então e esse discus? sempre se aguentou?

 

1 abraço

Bruno Moreira

Bruno Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

sou mesmo cromo! e não reparei que o teu tópico já tinha mais páginas (que li na ....

 

...abraço[/font][/color]

Bruno Moreira

 

Boas Bruno

 

Obrigado pelos teus comentários

 

E

 

Surpresas das surpresas até parece renascido das cinzas :)

 

Afinal o actinodiscus sobreviveu e aqui está ele:

effbf07d0e96966123a6a28da7ad8672.jpg

 

Depois de alguns dias apareceu entre os pólipos do zoa :)

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.