Ajuda primeiro aquario 40/60cm


RuiGomes1900

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Estou-me a iniciar neste mundo e tenho lido imensos tópicos de iniciação, contudo tenho algumas dúvidas mais práticas sobre decisões a tomar.

 

De referir que ainda não comprei qualquer equipamento e acima de tudo quero perceber bem o que devo escolher.

 

Naturalmente o que se pretende depende sempre de um orçamento, mas para 1º aquário pretendo algo média e a começar com complexidade baixa (mas com uma margem de evolução). A nível de dimensões do aquário, estou a pensar entre os 40 e 60cm. Gostava de ter mais do que um tipo de peixes e plantas (um ecossistema engraçado e que faça sentido, gosto do conceito de criação de um ecossistema e não ter apenas peixes + plantas). Quanto às espécies, ainda não tenho noção exacta.

 

Sei que as combinações de filtros+plantas+luz+peixes estão dependentes para o ecossistema, pelo que pedia a vossa ajuda para um setup inicial (para perceberem algumas das dúvidas que tenho, uma delas por exemplo é relatva à tampa do aquario: deve 'tapar' ou ficar suspenso?). Uma das dificuldades que encontrei foi perceber o custo do setup e da respetiva manutenção, pelo que se pudessem indicar os respetivos custos seria perfeito.

 

Para finalizar, uma curiosidade: é possível criar um ecossistema em que não é necessário alimentar externamente (dar comer) aos peixes? (p.e.: conseguem alimentar-se exclusivamente das plantas)

 

Obrigado,

Rui Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas questões.

Pela minha experiência 80l dá te oportunidade de teres boas condições para ciclideos anões, caracídeos, vivíparos. Podes ter plantados ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende. Se quiseres novo, sim vai custar mais um pouco e se for um vidro extra claro pior.

Mas, estando no inicio uma aposta em material de 2 mão fica em conta.É só ver nos sites habituais de revendas, por vezes aqui no forum.

Um aquário e respectiva base, um filtro externo, um termostato é o mínimo.

Depois é pensar no que gostarias de ter, investigar e pedir ajuda.

Apos isto e definido o (ou não) biótopo, é adquirir substrato, plantas, (ciclo de azoto) peixes.

Mas o habitual é compra por impulso e como começaste para mim é a melhor maneira.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu não sou propriamente uma pessoa muito experiente na aquáriofilia mas para não precisar alimentar peixes herbívoros ou camarões óbvio que estes tinham de ser combinados com plantas musgos etc um peixe herbívoro muito bom que é raro alimentar se de comida industrial é o gastromyzon punctulatos adquiri um á umas semaninhas e ele apenas limpa a "sujidade"(algas) dos vidros e pedras(decoração) nem todos os herbívoros se alimentam apenas do que o aquário lhes dá mas se tiver um aquário com umas plantas/musgos uns 5 ou 6 gastromyzon punctulatos e uma boa colonia de red cherry's acho que ficaria um aquário bem calmo que não daria grandes trabalhos sem ser podas, tpa's e limpeza do filtro(tpa's e limpeza do filtro julgo não ser necessário fazer muitas vezes se não meter mos alimento na água) e ficava um aquário engraçado mas é a minha opinião é como disse também sou iniciante já com uns meses mas é normal se tiver aqui algum erro e agradeço que o corrigam não só para eu aprender como também para não prejudicar ninguém com um concelho erro

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui. Benvindo ao "complexo" mundo da aquariofilia.

Eu iniciei com um aquário de 60 litros, que já é um bom tamanho para começar. Se tiveres hipótese de comprar um maior melhor, até 100 litros será o ideal. Isto porque quanto mais pequeno o aquário mais dificil de estabilizar.

Tens aqui no fórum muita e boa informação, e vais ter de perder umas horinhas a ler para teres uma ideia geral do que será necessário. Podes sempre perguntar, como todos fazemos, mas ninguém te vai explicar tudo acerca de aquariofilia. Além disso para poderes escolher espécies, seja de plantas ou de peixes/invertebrados, tens de os conhecer para teres um aquário a teu gosto.

Se queres fazer um aquário auto-sustentável vais ter de ler muito e conseguir um equilibrio quase perfeito, o que para quem está a começar não será fácil. Se a questão é dar menos trabalho então esquece porque de certeza que não vai ser mais fácil do que manteres um aquário low-tech, apenas com plantas de crescimento mais lento e com peixes fáceis de manter.

Podes começar por perceber qual o espaço que tens para poder ter um aquário numa zona segura, sem estar perto de janelas, para não apanhar com calor ou frio, ou muita luz directa ou indirecta. Próximo passo será o tamanho do aquário. Para um aquário de 100 litros vais precisar de mais substrato/areão, um filtro com mais capacidade de filtragem, as calhas tem de ser maiores e possivelmente mais potentes, mais peixes e mais plantas, etc... do que para um de 60.

Se calhar não ajudei muito, mas como disse tens de começar por ler para poderes decidir o que podes ter.

Entretanto se tiveres dúvidas é colocares aqui no post.

Boa sorte.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que sabes sobre biologia e ecossistemas marinhos ou fluviais para quereres criar algo auto-sustentado?

Ainda por cima num espaço diminuto.

 

Cumps

 

José

 

P.S.

 

Se encheres o aquário com sopa em vez de água, já não tens de te preocupar com a alimentação 😜

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leitura é o que tenho feito muito ultimamente acerca do assunto em questão (relativamente à parte de 1º aquário). De facto gostava de ter um aquario auto-sustentavel, mas não será a prioridade.

 

O meu objetivo com este tópico era perceber quais os passos mais comuns/normais numa primeira fase: p.e. saber os peixes mais comuns/indicados para 'iniciar' e a partir daí é mais facil pesquisar as plantas associadas (e talvez a luz).

 

 

Já agora, vi que é comum o filtro ser 1W/L. Se estiver 10h ligado (p.e.), qual o custo associado (para o caso de alguém saber de cor)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Já agora, vi que é comum o filtro ser 1W/L. Se estiver 10h ligado (p.e.), qual o custo associado (para o caso de alguém saber de cor)?

 

É provável que seja 1w/h

Mas existem os de baixo custo. Como por exemplo os eihem ecco pro 300/200/150

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Já agora, vi que é comum o filtro ser 1W/L. Se estiver 10h ligado (p.e.), qual o custo associado (para o caso de alguém saber de cor)?

 

Estás a referir-te à luz? 1W/L? 10h ligado? O filtro é para estar sempre ligado por isso deves estar a confundir com a luz.

Um aquário auto-sustentável... só para teres uma ideia, aqui no fórum só vi 3 ou 4 posts com montagens desse género (não quer dizer que não haja muito mais). Tenho a certeza que há bastante pessoal com conhecimento para poder manter um aquário nessas condições e mesmo assim poucos o fazem. Fica a dica.

Já agora se algum dos moderadores puder corrigir o que eu disse, ou pelo menos confirmar por alto um número de montagens desse género. Digo isto porque se fosse assim tão fácil de equilibrar e manter de certeza que havia mais pessoal a fazê-lo.

Como já disseram anteriormente um aquário com cerca de 80 litros já te dá a possibilidade de teres a maior parte dos peixes mais fáceis de manter, e em boas condições.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Auto-sustentável não deve haver nenhum (para alem de lagos).

Estamos a falar de reproduzir a natureza num aquário com uma quantidade reduzida de agua.

Mesmo que se consiga manter estável, a base alimentar para peixes (pequenos)

A meu ver, teria de existir reprodução de insectos na agua. Isso teria de ser ao ar livre.

Mas, fazendo um esforço em prever, "o como poderia ser possível".


Imaginemos...


Necessidades básicas sem filtragem ou aquecimento em 80l.


Primeiro e fundamental, abundância de luz.

Segundo, o substrato. Mistura de vários tipos de terras, areias pedras.

Terceiro localização, zona com luz directa durante algumas 3/4 horas e restante do dia com luz indirecta. Deverá durante o inverno estar protegido de ventos chuvas fortes e geadas/neve.

Quarto, iteração com formas de vida. Nomeadamente insectos, deve ser permitido que os insectos possa interagir com a agua.


Com estes básicos conceitos 80l, não dá. A agua ia congelar ou aquecer muito, talvez 200l úteis.


Continuando com o exercício e ajudem-me, corrijam o que acham incorrecto e dêem ideias.



Base da litragem 200l


Primeiro e fundamental, abundância de luz.


A luz iria criar um sistema/"colónia" de algas e plantas que seria o núcleo purificador da agua e iria oxigenar a agua.

Esta base ia dar origem a um inúmero de bactérias/micro algas, que seria a fonte de alimentação de pequenos crustáceos como por exemplo dáfnias, moina sp., entre outros.

Por consequência seriam alimento para alevins de peixes.

Uma cultura de crustáceos a evitar seria hyalella asteca, estes bichos multiplicam-se muito rápido e são vorazes comem tudo inclusive plantas.



Segundo, o substrato. Mistura de vários tipos de terras, areias pedras.


Este tipo de substrato seria fonte de nutrição de bactérias (decomposição), algas e plantas. Serve também de abrigo a vermes que podem ser depositados através de ovos de insectos (bloodworms).

Nesta sopa quase primordial, ainda poderia ser adicionado uma colónia de blackworms.



Terceiro é a localização, zona com luz directa durante 3/4 horas e restante do dia com luz indirecta. Deverá durante o inverno estar protegido de ventos chuvas fortes e geadas/neve.


Aqui depende muito da zona geográfica. Mas, para atenuar o intenso calor ou frio, deveria se adicionar pedras, de forma a criar zonas de abrigo. Com esta formação iria se criar zonas mais frescas de verão e zonas mais "quentes" de inverno. Para estes abrigos serem benéficos, deveria localizar-se na zona central do aquário. Se o aquário se tivesse um formato de um cubo (65x65x65), talvez uma estrutura piramidal de pedras retivesse uma temperatura amena.



Sobre a flora. Complementava-se esta estrutura com plantas, musgos, troncos, uma boa camada de vários layers e tipos de folhas, pinhas e matéria orgânica com taninos. É difícil saber que plantas podem aguentar temperaturas a 5cº ou menos, só pesquisando e testando.


Sobre a fauna. Não sei se camarões sobreviveriam ao inverno.

Peixes que seriam os supremos predadores, deveriam ser de pequeno porte 5/8cm.

Com este tamanho iriam beneficiar do amontoado de rochas.

Resistente ao frio e calor. Apenas consigo lembrar de killifish que vivem em zona de estremo e a renovação da espécie seria feita por ovos (o que poderia dar vantagem em alturas muito frias ou muito quentes). Aphanius mento Elbistan/"Bor"


Tempo de maturação do aquário.

Eu iniciaria um projecto destes no inicio de Fevereiro e controlaria a média das temperatura da agua. A realização de um historial quase diário das temperaturas externas e internas daria para resolver problemas no ano a seguir.

A montagem no inicio de Fevereiro daria a oportunidade de testar plantas em aguas frias, no inicio de Março o ciclo estaria quase feito.

Em Abril, analisava a progressão das plantas e musgos e (dependendo das temperaturas) introduziria crustáceos (dáfnias, moina sp, camarões, caracóis) e tentava ver como as colónias progrediam.

Em Maio, analisava o estado das colónias e adicionava uma colónia de blackworms e reforçava se fosse necessário as colónias anteriores.

Nos finais de maio ou inícios de Junho introduzia os peixes. Um pequeno cardume de 2/3 machos e 8/10 fêmeas.


O mais porreiro seria ver as várias fases da cor da agua durante este período. Não sei, se teria de alimentar os peixes.

Uma coisa muito importante e que esqueci-me de dizer é que os Aphanius mento não é de ph 6, apenas suporta aguas alcalinas. Deste modo deveria-se introduzir pedras calcarias. Para no mínimo ter um ph de 7/8







Editado por NGE
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela continuação das respostas. De facto queria dizer 'Luz' e 1w/h.

 

Após muita leitura e medição do sitio onde vou meter o aquario (movel IKEA já existente na casa), vou optar pelas dimensões entre 40 e 60L. Agradeço e percebo a referência dos 80L, mas já é demasiado grande para o espaço que tenho atualmente.

 

Como próximos passos vou começar a perceber o que define o preço de um aquario (além do vidro extra claro), filtro e luz e que dependências provocam a escolha do aquario na compra do filtro e luz.

 

NGE adorei a tua análise e que demonstra bem a complexidade da coisa.

 

PS: Caso sugiram alguma loja em Lisboa, sintam-se à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela continuação das respostas. De facto queria dizer 'Luz' e 1w/h.

 

Após muita leitura e medição do sitio onde vou meter o aquario (movel IKEA já existente na casa), vou optar pelas dimensões entre 40 e 60L. Agradeço e percebo a referência dos 80L, mas já é demasiado grande para o espaço que tenho atualmente.

 

Como próximos passos vou começar a perceber o que define o preço de um aquario (além do vidro extra claro), filtro e luz e que dependências provocam a escolha do aquario na compra do filtro e luz.

 

NGE adorei a tua análise e que demonstra bem a complexidade da coisa.

 

PS: Caso sugiram alguma loja em Lisboa, sintam-se à vontade.

 

1W/L... não 1W/h.

De facto entre um aquário de 40 e um de 60 litros não haverá muita diferença de custos.

Se tens hipótese de ter um de 60 litros não compres de 40. Rapidamente vais te arrepender (e mais não digo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.