The cube


fmmrrd

Recommended Posts

Sempre a evoluir.

 

Atenção a valisnerias quando cortada a folha morre ao fim de poucos dias.

 

É mais viável trocares por uma valisneria que não cresça tanto.

 

Abraco

Humm!!! Eu desde o início que tenho vindo a cortar folhas e isso não acontece... aliás, a folha continua a crescer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente a anubia saiu do tronco. Não enterres o rizoma. Gosto mais assim. Ao ver-se as pedras temos uma melhor percepção do espaço.

Além disso já está uma selva...

Continuo a achar que a valisnéria está aí a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos vossos comentários. Para mim são sempre bem vindos

 

A anubia também gosto mais assim. Foi uma boa dica . E não, não enterrei o rizoma, aliás enquanto as raizes não "pegarem" corro sérios riscos de ver a anúbia a boiar .

 

Quanto à selva, confesso que adoro assim. Era e é o meu objetivo. Gosto de apreciar o crescimento quer da flora quer da fauna. Um sem o outro fica a faltar qualquer coisa

 

A Valisnéria, coitadinha, já só tem um folhinha comprida. Eu ainda a hei-de cortar, hehe!!! Qual seria a tua opinião, tirar a planta ou cortar apenas a folha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos vossos comentários. Para mim são sempre bem vindos

 

A anubia também gosto mais assim. Foi uma boa dica . E não, não enterrei o rizoma, aliás enquanto as raizes não "pegarem" corro sérios riscos de ver a anúbia a boiar .

 

Quanto à selva, confesso que adoro assim. Era e é o meu objetivo. Gosto de apreciar o crescimento quer da flora quer da fauna. Um sem o outro fica a faltar qualquer coisa

 

A Valisnéria, coitadinha, já só tem um folhinha comprida. Eu ainda a hei-de cortar, hehe!!! Qual seria a tua opinião, tirar a planta ou cortar apenas a folha?

 

Estás com sorte, porque eu quando tenho de dizer "mal" também digo... :tongue:

Por estar a ficar uma selva é que o pessoal tem gostado bastante, está com um aspecto bem composto.

Coitada da folha, o melhor é retirares mesmo a planta. Podes sempre colocar outra alta no lugar dessa, nem que sejam apenas 2 ou 3 pés. Já lá tens uma vermelha (parece-me a Ludwigia Repens Rubin, posso estar enganado), podes aproveitar e deixá-la ocupar o espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirar a Valisnéria vai-me custar um bocado.

 

Já tenho 3 ou 4 pés da Ludwigia (foi-me vendida como sendo a Glandiosa, e eu vim para casa a pensar que era a Repens Rubin - designação europeia. No entanto tenho pesquisado e agora tenho dúvidas uma vez que me parece que a Repens Rubin tem folhas simétricas em todos os nós e esta tem folhas intercaladas em cada nó).

 

Como o aqua é low-tech sei que as cores da Ludwigia vão ficar mais para o castanho e não o vermelho, por isso acho que vou aguardar mais uns dias com a Valisnéria para ver como se vai comportar a Ludwigia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 71

 

Saiu a Valisnéria... espero não me arrepender.

Fiz uma poda à Ludwigia e plantei no lugar. Espero que a planta se adapte porque nesta primeira semana perdeu algumas folhas que se foram soltando...

 

TPA de 40% feita e fertilização também (10ml NPK)

 

A fauna não tem baixas e as algas e os caracóis, existem mas não parece evoluir...

 

e9f89043f00602cf843210e741d29baa.jpg

 

9c901b6e4723154d6d20f1260141bdb6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 71

 

Saiu a Valisnéria... espero não me arrepender.

Fiz uma poda à Ludwigia e plantei no lugar. Espero que a planta se adapte porque nesta primeira semana perdeu algumas folhas que se foram soltando...

 

TPA de 40% feita e fertilização também (10ml NPK)

 

A fauna não tem baixas e as algas e os caracóis, existem mas não parece evoluir...

 

Gostaste de ver sem a valisnéria? Eu gostei.

Será que a Ludwigia está a apanhar luz suficiente? Na foto de frente parece não apanhar muita luz.

Apenas fertilizas com Macros ou foi por teres feito a TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Gostaste de ver sem a valisnéria? Eu gostei.

Será que a Ludwigia está a apanhar luz suficiente? Na foto de frente parece não apanhar muita luz.

Apenas fertilizas com Macros ou foi por teres feito a TPA?

 

Não desgostei de ver sem a Valisnéria, mas acho que vai ficar melhor quando (se) a Ludwigia crescer.

 

Em relação às outras questões que colocas, e que acho bastante pertinentes, a minha resposta é que também acho que atrás não apanha quase luz nenhuma. A razão disso é que a luminária LED está colada à calha e com a calha ligeiramente aberta (para que os tubos passem por trás) a iluminação ficou descentrada e com maior incidência à frente.

Tenho pensado muito nisso e não sei ainda como atuar. Se descolo a luminária e colo mais para trás, ou se acrescento outra calha igual e colo ao lado da primeira aumentando drásticamente o nível de iluminação e incidindo também na zona traseira.

 

A segunda questão é que sim, apenas fertilizo com Macros. Foi recomendação da Ecoarium por não se verificar até ao momento falta de Micros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente parece que falta luz nesse aqua, mas o que é certo é que está a correr tudo bem não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não desgostei de ver sem a Valisnéria, mas acho que vai ficar melhor quando (se) a Ludwigia crescer.

 

Em relação às outras questões que colocas, e que acho bastante pertinentes, a minha resposta é que também acho que atrás não apanha quase luz nenhuma. A razão disso é que a luminária LED está colada à calha e com a calha ligeiramente aberta (para que os tubos passem por trás) a iluminação ficou descentrada e com maior incidência à frente.

Tenho pensado muito nisso e não sei ainda como atuar. Se descolo a luminária e colo mais para trás, ou se acrescento outra calha igual e colo ao lado da primeira aumentando drásticamente o nível de iluminação e incidindo também na zona traseira.

 

A segunda questão é que sim, apenas fertilizo com Macros. Foi recomendação da Ecoarium por não se verificar até ao momento falta de Micros...

 

Na minha opinião não deves mexer na luz. Reposicionar podia ser uma hipótese mas aumentar é melhor não. Acho que chegares a Ludwigia mais para a frente onde apanhe mais luz será suficiente. Digo para não mexeres porque se o ecossistema está equilibrado não vale a pena estar a desestabilizar. O mesmo em relação à fertilização. Se funciona assim é melhor não mexeres. O mais provável, se fizeres alterações, é que haja um boom de algas.

Ainda em relação ao tipo de fertilização, apenas perguntei para perceber como fazias. Como já disse, se funciona o melhor é não mexer. Qualquer um de nós gostaria de ter estabilidade como tu tens no aquário, que é sempre um excelente indicador, especialmente tendo em conta o crescimento das plantas e a limpeza que o aquário apresenta neste momento.

Já agora outra questão. Sabes em que meio estava a Ludwigia? O facto de ela ter perdido folhas pode ter sido apenas a adaptação dela ao teu aquário. Seja como for, estar a fazer alterações apenas por causa de uma planta não me parece nada boa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem. Também acho isso. Não é bom mexer no que, até ao momento, está bem. Então fiz uma experiência a elevar a tampa traseira (onde está colada a luz) e puxar um pouco mais para trás, e foi o suficiente para melhorar a luminosidade atrás sem prejudicar à muito àfrente. Portanto, no próximo fim-de-semana irei descolar e colar a luz 2/3 cm mais para trás...

 

Quanto à fertilização, os Macros serão para manter enquanto tudo se mantiver assim. Supostamente os Micros estarão a ser fornecidos pelos restos de comida, fezes, entre outros, em quantidade suficiente ao que as plantas precisam.

 

Foto com a iluminação 2cm para trás:

 

00fdf0da47f1032335cab1820e61d717.jpg

 

Não sei se é perceptível, mas ao vivo nota-se bem a diferença

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que se nota bem pela foto a diferença. Assim está melhor e sou da mesma opinião que com a saída da valisnéria ficou bem melhor!

Engraçado, a minha mulher só se apercebeu agora e disse que gostava com a Valisnéria

 

Quanto à luz, tens toda a razão.

Editado por fmmrrd
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema resolvido. Volto a dizer... está muito melhor sem a valisnéria. Para mim é deixar crescer e disfrutar.

Mais uma vez parabéns pelo excelente equilibrio e pela decisão em não mexer no que está bem.

Quanto á Ludwigia é mesmo uma Glandulosa e não a Repens Rubin.

Editado por brunofasoares
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 78

 

Esta semana deixei de dar comida granulada. Infelizmente os grãos, apesar de não serem muito grandes, são grandes o suficiente para a boca dos tetra cardinais. Um deles colocou um grão da boca e, sem conseguir dissolvê-lo, foi sufocando pouco a pouco. Vi com os meus próprios olhos e sem poder fazer nada...

Fiquei com receio de continuar a dar o granulado sem antes esmigalhar em bocados mais pequenos.

 

Bem, e com esta baixa não posso dizer que correu tudo bem esta semana. Apesar disso, hoje foi dia de TPA e fertilização. Com a iluminação mais atrás já se começa a notar o crescimento da Ludwigia, se bem que as algas também começam a aparecer mais atrás.

 

Seguem as fotos desta semana. Espero que gostem

 

127e3824cbb2e5920e6d9c12eb475e2b.jpg

 

d61306330d46f141c11648186a54075b.jpg

 

9b83b57902d9a2054853ab2a14b25228.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me pela última foto que a luz é forte. O tempo de luz está o mínimo recomendado. Se estão controladas então óptimo. Pelo menos o aquário tem um aspecto muito saudável e como disse anteriormente o melhor é deixares como está. Quanto mais se mexe pior. Está estabilizado e isso é que interessa.

É uma questão de ires limpando as folhas e as pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me pela última foto que a luz é forte. O tempo de luz está o mínimo recomendado. Se estão controladas então óptimo. Pelo menos o aquário tem um aspecto muito saudável e como disse anteriormente o melhor é deixares como está. Quanto mais se mexe pior. Está estabilizado e isso é que interessa.

É uma questão de ires limpando as folhas e as pedras.

Pois, a foto parece muita luz mas é efeito da luminosidade da foto. Até ao momento o "verdete" que vai aparecendo nas pedras e nas folhas tem-se mantido estável, logo... nada a mexer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 85

 

TPA da semana feita, fertilização e respetiva atualização

 

Esta semana tudo se manteve notando-se, como sempre, o crescimento normal das plantas e aparecimento de folhas novas.

Hoje fiz o corte de algumas folhas a mais para tentar manter a organização.

 

Novidade mesmo foi o novo habitante que apanhei distraído

 

30b35f92f4278114d2efbafeb104daa8.jpg

 

Uma vez que não é intenção fazer criação, provavelmente este alevim serviu de alimento...

 

Seguem as fotos da praxe:

 

3c449046be0002848c2a49d8c5f09957.jpg

 

4de3379db2f98770bcbaaa4fee812b4f.jpg

 

dedecce3ab1c0f62e571ad4e1f71a384.jpg

 

300bf5056cd62c8b16c187c0d2d4f85c.jpg

 

3d4094f814aab2c251a7657ea1d00cfa.jpg

Editado por fmmrrd
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.