Shrimp House


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Vou-me iniciar num mini aquario de gambas e gostava de ter todos o tipo de opinioes e ajudas.

Deixo abaixo as caracteristicas da futura montagem.

 

Data de Montagem:
25/07/16 - Ainda sem musgo no tranco, fazer ciclo...

Aquário:
40x25x25 - 23L

Iluminação:
Pl-l 1x11W

Filtragem:
Marina Slim S10 - Cascata

Aquecimento/Arrefecimento:
Prodac 25W

Hardscape:
Troncos

Substrato:
1L de Aqua Gro plants & shrimp soil

Tropica

Fauna:
6 Crystal Red

Flora:
Anubias
Musgo

​Bolas de musgo

Parâmetros da agua?
pH =
Dureza Carbonatos (KH) =
Dureza Total (GH) =
TDS =
Amónia (NH3) =
Nitritos (NO2) =
Nitratos (NO3) =
Fosfatos (PO4) =

Deixo abaixo umas fotos de possíveis layout.

Qual é que gostam mais?

 

1

IMG_1607_zpshlnc9dar.jpg

 

2

IMG_1606_zps22rq0gbc.jpg

 

3

IMG_1604_zpslpyjs67o.jpg

 

4

IMG_1605_zpssmyxvydx.jpg

 

Substrato, não deve haver problema de misturar os dois, visto que só tenho 1L de Aqua Gro Shrimp?

 

Filtro de cascata, este tem uma esponja e e cerâmica da fluval. Será o suficiente para as bactérias ou devo adicionar outro tipo de material?

 

Estou a pensar iniciar-me com 6 Crystal Red, neste tipo de aquário será que me safo?

 

A minha ideia é ter algo simples e catito e que seja equilibrado para as gambas se sentirem bem.

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, a primeira composição parece- me ser a mais interessante das três, o filtro deve ser mais do que suficiente.

 

Seis cr devem ser suficientes desde que pelo menos três deles sejam fêmeas...

 

Boa sorte para o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente ao layout, o 1 e o 2 parecem-me demasiado cheios só com os troncos e o tronco do 4 parece-me demasiado grande para esse aquário. Daí que gosto mais do 2... é mais simples. Presumo que a ideia será ver as gambas, daí que entre troncos e plantas convém haver muito espaço vazio para se poderem ver os bichos. Já pensaste em pôr uma pedrita ou outra?

 

Quanto ao substrato... não há qualquer problema em misturar substratos, mas não dizes qual é o da tropica que estás a falar. A vantagem de substratos especiais para camarões é o efeito tampão. Vai estabilizar os parâmetros da água, mesmo que a água de reposição não seja exactamente igual à do aquário (dentro de certos limites, claro).

 

Agora a parte em que eu sou chato: dizes que te vais iniciar nas gambas com um aquário de 23l e com crs. Ora, quanto menor o volume de água, mais difícil é estabilizar os parâmetros e os crs não são dos mais fáceis. É perfeitamente possível ter crs num aquário de 23l, mas eu não aconselhava para iniciantes. Já pensaste em começar com red cherry e depois, se correr bem e quando o aquário estiver mais maturado, avançar para crs?

 

Boa sorte e força com isso!

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu tambem estou mais inclinado para o terceiro devido ao espaço que dará ás gambas de circular.

 

Quanto ao substrato julgo que seja tropica soil, é que quem me orientou tambem nao sabe se é tropica ou o Aqua gro shrimp.

 

Acho que red cherry fazem demasiada criaçao e se nao nos pusermos a jeito vao perdendo a cor.

A minha ideia nao é andar a fazer criaçao a torto e a direito.

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Aqui vos deixo uma foto do layout já feito. Ainda vou colocar uma cartolina preta atras do aquario para nao se ver os equipamentos.

Fica-me só a faltar o musgo para começar o ciclo.

 

image_zpsbx90pzic.jpeg

 

Que tipo de musgo acham que ficaria bem neste tronco?

 

Java? Christmas? Spiky?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, realmente ficou melhor sem o tronco maior...

 

Em relação ao musgo, na minha opinião deves evitar o de Java, é o mais barato mas também é o mais chato no que toca a podas e tem um crescimento descontrolado.

 

Optei pelo Taxiphyllum barbieri e estou muito satisfeito com o resultado, a cor é intensa e tem muito bom aspecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem como está agora. É impressão minha ou o termóstato está um pouco enterrado no solo?

Também me iniciei com CRS e até hoje foi a minha melhor colónia, além de serem lindíssimos, por isso aconselho.

Quanto ao musgo, realmente o de Java já é muito visto e por vezes torna-se complicado de podar. O Spiky é bastante bonito e o Christmas também.

Devias colocar o musgo o mais depressa possível. Para mim a ciclagem deve ser feita com o aquário já completo, no entanto não é obrigatório. Apenas uma questão de hábito meu.

Força com isso, vou seguir.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu musgo preferido é o Spiky, apenas uma sugestão ;)

 

http://s18.postimg.org/5cfx8clop/20160318_182520.jpg

 

Das últimas fotos que tirei do meu comunitário para teres uma ideia =)

 

Boa Sorte com a montagem !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato tinha caído. O aquario ainda nao tinha agua.

Na proxima semana as bolas de musgo saltarao para o aquario, e vou colocar erect moss (oferecido).

 

Por acaso tambem anda de olho no spiky, num futuro.

 

Brunofasoares, tinhas uma colonia de crs num aquario assim pequeno?!

 

Que tipo de alimentaçao aconselham?! Cá em casa só tenho Sera Shrimpd natural que vou dando ás japonicas que estao no comunitario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus CRS estavam num aquário com 60 litros, que já é uma grande diferença relativamente ao teu.

Em relação à alimentação além de Spirulina, Shrimp Sticks, Dennerle Shrimp King, costuma dar cenoura e abóbora cozidas apenas ligeiramente e eles adoram.

Aconselho alimentação variada.

 

Bruno

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60L já é outro assunto!

Uns dos grandes entraves dos crs nesta litragem é a variaçao dos parametros da agua. Mas tambem já li que se forem de grade A/S já nao sao tão sensiveis.

E nao tenho a ideia de fazer apuramentos!

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Mantendo os parâmetros estáveis são bastante fáceis de manter. Os meus eram A/S e consegui mantê-los e reproduzir sem grande dificuldade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei quem poderia escrever uma barbaridade desta que dá grade AS não são tão sensíveis ou mais resistentes por amor de Deus eu peço desculpa por meter me onde não estou chamado mas garanto que está ideia é completamente errada.

Para além disso tmb posso confirmar que os aquários da minha bateria não chegam aos 30lt, e tenho a vontade mais de 2 centenas de camarões quase em todos eles

 

Enviado do meu RAINBOW JAM através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bombeiro, todos as opiniões sao bem vindas.

 

A sua bateria tem os aquarios independentes, mas a agua é geral pra todos?!

 

Como criador gostava que me desse umas boas dicas.

 

Parametros da agua?!

Alimentaçao?!

Tpa's de quanto em quanto tempo e litragem?

Temperatura?!

 

Entre outras infos importantes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu não sei quem poderia escrever uma barbaridade desta que dá grade AS não são tão sensíveis ou mais resistentes por amor de Deus eu peço desculpa por meter me onde não estou chamado mas garanto que está ideia é completamente errada.


Bombeiro, isto é um forum... toda a gente é para aqui chamada e todas as opiniões e experiências são bem vindas. :thumbup3:

Mas acho que não é uma ideia assim tão errada. A teoria é que quanto maior a grade, maior os cruzamentos consaguínios e menor a diversidade genética do animal... daí ser mais frágil geneticamente.

Essa fragilidade é tão maior quanto maior for a raridade do apuramento. No caso dos CRS, hoje em dia já existem apuramentos elevado provenientes de várias origens, o que contribui para o aumento da diversidade genética e para uma menor fragilidade desses camarões.

No entanto, poderá não existir uma grande diferença entre grades próximas, mas um animal altamente apurado é sempre mais frágil do que um animal de fraco apuramento.

Para além disso tmb posso confirmar que os aquários da minha bateria não chegam aos 30lt, e tenho a vontade mais de 2 centenas de camarões quase em todos eles


A questão aqui não é se dá para ter CRS em aquários de 30l... obviamente que dá. A questão é: deve um iniciante em camarões começar com um aquário de CRS apenas com 30l?

A resposta depende muito da pessoa em concreto, mas por uma questão de princípio (e até para referência de todos os outros iniciantes que possam ler este tópico no futuro), sugiro começar com uma espécie mais fácil ou com um aquário maior para diminuir ao máximo as hipóteses de correr mal e a pessoa ficar desiludida com as gambas! :sorry:

Fica-me só a faltar o musgo para começar o ciclo.

 

Como é, já está a ciclar? :dance:

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já esta a ciclar,mas ainda falta o musgo pro tronco!!! Vamos ver se oriento pra fixar ao tronco.

 

Nao tentando iniciar em crs, como sou iniciante, os neocaridinas perdem todos a cor se nao andarmos atras do apuramento?!

 

Red sakura com o tempo perdem?! Vi que sao de facil manutençao.

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bombeiro, todos as opiniões sao bem vindas.

 

A sua bateria tem os aquarios independentes, mas a agua é geral pra todos?!

 

Como criador gostava que me desse umas boas dicas.

 

Parametros da agua?!

Alimentaçao?!

Tpa's de quanto em quanto tempo e litragem?

Temperatura?!

 

Entre outras infos importantes.

 

Cumprimentos

A minha bateria estava preparada trabalhar com a sump devido ao tamanho dos aquários.eu por auto criação própria decidi individualizar.

Em termos de parâmetros de água os meus camarões felizmente não são esquisitos como são todos descendentes cá de casa vivem bem com água del cano raramente que faço testes

TPA -4 em 4 dias 20%

Temperatura de momento 28 se não acreditam podem vir verificar

 

Enviado do meu RAINBOW JAM através de Tapatalk

Editado por bombeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tentando iniciar em crs, como sou iniciante, os neocaridinas perdem todos a cor se nao andarmos atras do apuramento?!

 

Red sakura com o tempo perdem?! Vi que sao de facil manutençao.

Depende um bocado da "linhagem" dos bichos, há apuramentos mais estáveis que outros. Mas sim, com o tempo há sempre tendência a aparecerem indivíduos com caracteristicas ligeiramente diferentes dos pais... para o bem e para o mal. Ou seja, vai haver regressões mas também apuramentos.

 

Se não te importares com isso, deixas-os ficar... se achares o apuramento importantes, podes sempre dar ou vender esses camarões e ires ficando com os mais apurados.

 

Perder mesmo a cor, ou seja, ficarem castanhos como os wild, dificilmente. A menos que mistures cores diferentes.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende um bocado da "linhagem" dos bichos, há apuramentos mais estáveis que outros. Mas sim, com o tempo há sempre tendência a aparecerem indivíduos com caracteristicas ligeiramente diferentes dos pais... para o bem e para o mal. Ou seja, vai haver regressões mas também apuramentos.

 

Se não te importares com isso, deixas-os ficar... se achares o apuramento importantes, podes sempre dar ou vender esses camarões e ires ficando com os mais apurados.

 

Perder mesmo a cor, ou seja, ficarem castanhos como os wild, dificilmente. A menos que mistures cores diferentes.

Cumps.

 

O apuramento não é importante para já, um dia não sei, mas não tenho essa ideia.

 

Só quero ficar com os vermelhinhos e não fazer misturas, sei que uns podem sair mais vermelhos que outros. Mas não quero que fiquem wild como acontece com os Red Cherry.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não quero que fiquem wild como acontece com os Red Cherry.

Não sei onde ouviste isso... mas o apuramento red cherry já existe há tanto tempo que nunca ouvi falar de um caso em que tenham degenerado em wild sem que tenha havido mistura de cores.

 

Isso só acontece se forem descendentes de camarões já com mistura, ou seja, não forem red cherrys puros.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei onde ouviste isso... mas o apuramento red cherry já existe há tanto tempo que nunca ouvi falar de um caso em que tenham degenerado em wild sem que tenha havido mistura de cores.

 

Isso só acontece se forem descendentes de camarões já com mistura, ou seja, não forem red cherrys puros.

 

Cumps.

 

Já tinha lida em alguns fóruns que se não fizer a separação dos que vão saindo com menos cor que podem futuramente começar a ter crias wild.

Mas tou aqui é para aprender com os mais entendidos, daí as minhas duvidas.

 

Neste caso, comprando Red Cherry numa loja em condições, e se forem de bom apuramento não corro o risco de saírem wild. Prefiro comprar em loja do que comprar tipo olx e sair gato por lebre!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.