Cubinho de Verão


Recommended Posts

Aquário fantástico, parabéns! 3:

 

Nunca pensei em dedicar-me aos camarões, mas começo a perceber que são fascinantes.

Eu nem gosto de (comer) marisco, comigo estão a salvo! ;)

O seu aquário está impecável.

 

Reproduzem se muito? Dizem que o CO2 os limita um pouco na reprodução.

 

Parabéns pelo bonito aquário.

 

Cumps

 

Avelino Bejinha

 

Enviado do meu HUAWEI MT7-TL10 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seu aquário está impecável.

 

Reproduzem se muito? Dizem que o CO2 os limita um pouco na reprodução.

 

Parabéns pelo bonito aquário.

 

Cumps

 

Avelino Bejinha

 

Enviado do meu HUAWEI MT7-TL10 através de Tapatalk

boas,

 

reproduzem o suficiente, o problema com o CO2 + ferts é o crescimento vertiginoso das plantas, e como não são plantas de caule não dá para podar, tem sido esse o maior problema, esse e o raio do termo que de vez em quando não liga e depois só dou por isso quando ponho a mão lá dentro... hoje foi a última vez :tapfoot:

 

estranhei ver tão poucos camarões, e estavam todos no meio das plantas quase sem actividade, pudera..., 15º C..., termo para o lixo, para não me enganar outra vez..., que o gajo trabalha, mas por vezes desliga e não volta a ligar :mellow:

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, podes partilhar que dosagens dás de micros e macros e qual o débito de co2? E já agora os restantes parametros - pH, gH, kH e TDS - e rotinas de tpa.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,

 

o CO2 é a "olhómetro" (mais ou menos uma bolha a cada 4/5 segundos) e está sempre ligado, a fertilização é de cerca de 20% da que se usa num aquário bem plantado, testes não faço, só o pH de vez em quando, está sempre entre 6 e 6,5.

 

o problema principal é que as plantas crescem muito mais neste do que num áqua de reprodução e neste caso concreto em que optei por fetos e bolbitis, cresceram depressa demais e retiram a luz aos musgos que estão por baixo, obstruem também um bocado a circulação da água criando zonas "mortas".

 

eu fertilizo e ponho CO2 por o áqua estar na sala e a "patroa" fazer questão, como é óbvio, que os áquas estejam bonitos, se for para um aquário destinado à reprodução não convém por CO2 nem fertilizar, eles reproduzem-se mas não é a mesma coisa :rolleyes:

 

é bonito durante uns tempos, depois é necessário fazer nova montagem, raramente aguentam mais de 1 ano :ph34r:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

é bonito durante uns tempos, depois é necessário fazer nova montagem, raramente aguentam mais de 1 ano :ph34r:

 

 

O que é excelente! :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol,

 

quando estiveres a desmontar e a tentar apanhar os camarões vais perceber...

 

:ph34r::mad::girlhitboy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol,

 

primeiro tenho de efectuar uma valente poda biggrin.png' alt=':biggn:'>, e não a posso fazer porque existe uma boa quantidade de "riscadinhos" minorcas :cool2:

 

só daqui a uns tempos.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

mas.., só para os provocar, deixo aqui uma foto de um outro áqua, este é de criação biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

11140.jpg

 

15 litros de miscelândia :dance:

 

abraço,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

@A. Ferreira

Olá! O seu aqua é magnífico!:cool2::smile2: Eu também acompanho o cubinho de Natal e estou cada vez, mais fascinada por marisco...Também tenho um aqua de 30L (Scalare) e um dia destes vou experimentar colocar marisco...:tongue:

Gostava de pedir-lhe uma ajuda....eu também tenho um filtro Eheim Liberty 150 e, quando tenho de o limpar mais profundamente vejo-me aflita para limpar por dentro dos tubos e naquela parte junto da ventoinha...eu retiro a ventoinha mas é uma zona difícil de limpar...

Como faz para limpar o seu filtro? Que utensílios utiliza?

Se puder deixar-me ideias e ou referências e até links onde eu possa encontrar...

Desde já agradeço a ajuda e peço desculpa pelo offtopic...:blush:

Cumps:wink:

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

tenho de actualizar isto, vosmecês merecem :wink:

@bettaa o filtro é fácil de limpar, a tubagem desencaixa-se e retira-se a pecinha vermelha, depois é usar uma escova de dentes velha para retirar a "nhanha" que está dentro dos tubos e escovar o interior  bigsmile

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, A. Ferreira disse:

boas,

tenho de actualizar isto, vosmecês merecem :wink:

@bettaa o filtro é fácil de limpar, a tubagem desencaixa-se e retira-se a pecinha vermelha, depois é usar uma escova de dentes velha para retirar a "nhanha" que está dentro dos tubos e escovar o interior  bigsmile

abraço,

@A. Ferreira eu já uso uma escova de dentes para escovar a frente, onde faz a cascata, que fica sempre super escura mas a minha mior dificuldade é limpar dentro dos tubos porque a escova não cabe. Limpo um pouco na entrada mas nada mais...Vou procurar uma escova mais pequenita a ver se consigo fazer passar dentro dos tubos.

Já procurei mas não encontro escovilhões tão pequenos que caibam por dentro dos tubos...:unsure:

A pecinha vermelha que diz que se retira, qual é? É a que está na dobra do tubo principal que faz a regulação do fluxo de água? Se for essa nunca a retirei e não sabia que dava para o fazer....:blush:

Quanto a este tópico, por favor atualize!  Estou ansiosa por ver como está esta obra prima... :cool2::tongue::wink:

Obrigada!

Cumps!:wink:

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

estado de há cerca de 2 semanas atrás 

IMG_20170522_223015.jpg

IMG_20170522_223027.jpg

IMG_20170522_223039.jpg

IMG_20170522_223057.jpg

IMG_20170522_223112.jpg

IMG_20170529_212044.jpg

IMG_20170529_212115.jpg

@Betta, é essa pecinha mesmo, basta puxar, se necessário usar uma faca para auxiliar junto ao encaixe, retirando-a limpa-se bem o tubo, há escovas e escovas, daquelas baratuxas quase sem curvas são as melhoras, para isto é claro.

cumps,

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas A.Ferreira

Bom virou selva,mesmo a sim,esta muito bonito

eu por acaso ate gosto de ver aquários tipo selva,

e as gambas estão um espectáculo,5*.

Abraços: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas A. Ferreira

O seu aqua está um matagal que só um profissional conseguiria construir... :biggn: É de causar inveja...:tongue: E a mariscada está lindíssima!!

Parabéns! :wink:

Cumps.

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas,

só para deixar meia dúzia de fotos (rascas :my_cry:) do penico com cerca de 13 meses :my_biggrin:

fauna saudável e prolífera mesmo com CO2 e ferts (fraquinhos :my_cool:)

abraço,

IMG_20170817_000304.jpg

IMG_20170817_000331.jpg

IMG_20170817_000854.jpg

IMG_20170817_000910.jpg

IMG_20170817_001123.jpg

IMG_20170817_001012.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, A. Ferreira disse:

fauna saudável e prolífera mesmo com CO2 e ferts (fraquinhos :my_cool:)

Qual é a cadencia de bolhas de co2 por segundo? Tendo em conta que só tens flora pouco exigente( fetos, bolbities e pelia) porque razão adicionas co2?

Que fertilização forneces? Nutrientes e doses sff ;)

aproveita e testa essa agua, queremos saber tudo sobre pH, kH, gH, tds, manutenção,... :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas têm um aspeto magífico!! A mariscada está incrível!!

Que maravilha de aquário!!! ;-)

[mention=72733]A. Ferreira[/mention] Estou a usar aquela técnica que me ensinou para limpeza do meu filtro Eheim (consegui retirar a pecinha vermelha :-)) e agora fica impecável! Muito obrigada pela ajuda!!! ;-)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, bettaa disse:

As plantas têm um aspeto magífico!! A mariscada está incrível!!

Que maravilha de aquário!!! ;-)

@A. Ferreira Estou aquela técnica que me ensinou para limpeza do meu filtro Eheim (consegui retirar a pecinha vermelha :-)) e agora fica impecável! Muito obrigada pela ajuda!!! ;-)

Fixe! :my_biggrin:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a cadencia de bolhas de co2 por segundo? Tendo em conta que só tens flora pouco exigente( fetos, bolbities e pelia) porque razão adicionas co2?
Que fertilização forneces? Nutrientes e doses sff ;)
aproveita e testa essa agua, queremos saber tudo sobre pH, kH, gH, tds, manutenção,... :)
 
Lol, acho que se mantiveres o co2 sempre ligado, manténs os parâmetros um bocado mais estáveis. Sem muitas oscilações de ph, o que é importante para os camarões.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.