Projeto Aquario Plantado 250l Primeira Experiencia


Recommended Posts

Boas, quero vos apresentar o meu primeiro projeto de Aquariofilia.

Meu nome é Ricardo e sou da Madeira, apesar de estar com o bichinho dentro de mim para começar, quero fazer algo com calma para sair bem.

O meu projeto passa por fazer um aquario plantado de agua doce, com carpete e troncos utilizando as seguintes especies:

 

Uyticularia graminifolia- carpete

Vesicularia montagnei - prender junto aos troncos

 

Relativamente aos peixes estava a pensar em algo como Ciclideos Africanos

 

Ja comprei os artigos prinicpais, mas gostava de uma ajuda nos restantes, pois tambem sei que existem factores que se influenciam entre si, tais como os peixes, pedras e as plantas.

 

O meu aquario é o da foto e tem120 cmx40cmx50cm, o móvel comprei na comforama mas foi reforçado com uma estrutura em metal no interior.

 

13523818_10205342241549960_1130522045_o.screen capture software

 

 

Filtro

 

Filtro externo JBL CristalProfi greenline e901

 

Aquecedor

 

Termo-aquecedor Hagen Fluval E200

 

Kit co2

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/kit-de-co2-quimico-forte-presso-e-durabilidade--12609-MLB20063227760_032014-F.jpg

 

Depois pretendo migrar para co2 pressurizado.

 

Substrato

 

Areia de Rio

 

Ficando a faltar qual o substrato fertil a colocar por baixo da areia, não sei se é a melhor opçao ou se estou a cometer um erro.

Editado por Ricardo Tremura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciclídeos africanos combinam com pH ácido?

Ou depende do biótopo africano a que pertencem?

Boas, pois como disse é o meu primeiro projeto apesar de me dedicar mais a leitura do forum ainda existem muitos temas que não tenho conhecimento

Os tipos de peixes e os respetivos ph é algo que deva considerar pois não sei aos que se adaptam ao meu tipo de projecto.

Apenas disse os Ciclideos Africanos pois sao peixes que admiro pelas suas cores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo esqueçe africanos. Se queres um aquario plantado não podes pensar neles.

Esse filtro não será curto, a mim parece-me que sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo esqueçe africanos. Se queres um aquario plantado não podes pensar neles.

Esse filtro não será curto, a mim parece-me que sim.

Ricardo esqueçe africanos. Se queres um aquario plantado não podes pensar neles.

Esse filtro não será curto, a mim parece-me que sim.

Espero bem que nao, ja fiquei com receio agora. Pesquisei bem e mandei buscar fora porque aqui na ilha e mais caro os filtros. Pois terei de pensar entao em outra especie. Aceito sugestoes ja agora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um aquário com 240L, pelo menos deverias ter um filtro que fizesse 5x o volume do aqua, isto no mínimo dos mínimos, o que dá 1200l/h. o que normalmente aconcelho é 7x, e neste caso dá 1680 o que quer dizer que deverias escolher um JBL e1501.

 

Tudo vai depender do que lá queres fazer! Para ciclideos africanos o aconselhado é filtragem de 7x a 10x o volume do aqua. Para africanos não podias usar CO2, o valor de ph tem sempre de ser superior a 8.2. Plantas não vale a pena pois num estante ias ficar sem elas.

 

Melhor pensares num comunitário de ciclideos, por exemplo escalares. Discus não aconselho para iniciantes mas se for bem orientado não quer dizer que não tenhas sucesso.

 

Que espécie de areia de rio é a que pretendes pôr??

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um aquário com 240L, pelo menos deverias ter um filtro que fizesse 5x o volume do aqua, isto no mínimo dos mínimos, o que dá 1200l/h. o que normalmente aconcelho é 7x, e neste caso dá 1680 o que quer dizer que deverias escolher um JBL e1501.

 

Tudo vai depender do que lá queres fazer! Para ciclideos africanos o aconselhado é filtragem de 7x a 10x o volume do aqua. Para africanos não podias usar CO2, o valor de ph tem sempre de ser superior a 8.2. Plantas não vale a pena pois num estante ias ficar sem elas.

 

Melhor pensares num comunitário de ciclideos, por exemplo escalares. Discus não aconselho para iniciantes mas se for bem orientado não quer dizer que não tenhas sucesso.

 

Que espécie de areia de rio é a que pretendes pôr??

Tinha comprado um saco de 25 kg da maxmat. DIsseram me que em relaçao presso qualidade era bom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mostra lá uma foto do substrato? É areia mesmo fininha ou areão?? Se calhar havias de trocar.

 

Se queres um plantado devias ter uma camada de substrato fértil e por cima uma camada de inerte. Também tens os "mistos" que não precisam de inerte por cima de várias marcas. Por exemplo, Tropica Aquarium Soil.

 

É que senão vais ter dificuldade com o bom desenvolvimento e crescimento das plantas.

 

Mas aguarda pela opinião dos mais entendidos sobre esta matéria.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Complementando o que a Verinha disse. Eu compraria outro 901.

Um de cada lado do aquario.

 

Podias comprar o 1501 mas aí surgem outros problemas. Para um metro e vinte de vidro com o 1501 irias dizer às plantas para aprenderem a voar. As que estiverem mais perto da zona do Outflow levam um empurrão do fluxo da água de todo o tamanho.

 

Com dois 901 consegues criar corrente continua, estável, e sem agitar em demasia as plantas.

 

A solução para esse tamanho é dois filtros. Contudo eu compraria 2 Eheim 1250 / L / hora. Assim ficas excelentemente bem servido.

 

No interior aplicaria cerâmicas Equo Stilla e não as que vêm com os filtros.

 

Quando ao Co2 é um crasso o que vais fazer. Se queres plantado a tua primeira e primordial aposta é o Co2 pressurizado.

 

Se não o fizeres vais começar mal, e lá diz o ditado.. coisa que nasce torta tarde ou nunca se endireita.

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250333

 

 

Num aquario plantado, há duas coisas fundamentais e é o investimento inicial. Filtragem e CO2. A luz pode vir depois.

Mas arrancar com um sistema de filtragem e CO2 como deve ser.

 

A luz, podes arrancar com uma calha barata se não puderes fazer o investimento total agora, e regulas o CO2 para uns 15 PPM.

Quando tiveres uma calha adequada puchas pelo CO2 . Fazer o reverso, é que não dá.

 

Substrato:

 

Tropica PLant Growth (18 Litros ) + Trópica Soil. (18 Litros) Mesmo que sobre um bocado, o que eu duvido, pois depende do layout que vais fazer dá jeito para pequenos arranjos que se fazem sempre mais á frente ao longo da vida do aquario.

 

Plantas:

 

A Utriculária é apenas o tapete que pouquissimos conseguem fazer. Se fosse a ti desistia dessa planta. Sem as condições adequadas vai desintegrar-se.

 

Vê no site da Tropica as plantas. E estuda o layout.

 

Abraço


Vi no facebook um individuo a vender duas calhas da Odyssea que creio serem de 1.20.

 

É um excelente negócio para ti. Compra uma agora e mais tarde se necessário adquires outra.

 

E vê nos anuncios do Forum.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Complementando o que a Verinha disse. Eu compraria outro 901.

Um de cada lado do aquario.

 

Podias comprar o 1501 mas aí surgem outros problemas. Para um metro e vinte de vidro com o 1501 irias dizer às plantas para aprenderem a voar. As que estiverem mais perto da zona do Outflow levam um empurrão do fluxo da água de todo o tamanho.

 

Com dois 901 consegues criar corrente continua, estável, e sem agitar em demasia as plantas.

 

A solução para esse tamanho é dois filtros. Contudo eu compraria 2 Eheim 1250 / L / hora. Assim ficas excelentemente bem servido.

 

No interior aplicaria cerâmicas Equo Stilla e não as que vêm com os filtros.

 

Quando ao Co2 é um crasso o que vais fazer. Se queres plantado a tua primeira e primordial aposta é o Co2 pressurizado.

 

Se não o fizeres vais começar mal, e lá diz o ditado.. coisa que nasce torta tarde ou nunca se endireita.

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250333

 

 

Num aquario plantado, há duas coisas fundamentais e é o investimento inicial. Filtragem e CO2. A luz pode vir depois.

Mas arrancar com um sistema de filtragem e CO2 como deve ser.

 

A luz, podes arrancar com uma calha barata se não puderes fazer o investimento total agora, e regulas o CO2 para uns 15 PPM.

Quando tiveres uma calha adequada puchas pelo CO2 . Fazer o reverso, é que não dá.

 

Substrato:

 

Tropica PLant Growth (18 Litros ) + Trópica Soil. (18 Litros) Mesmo que sobre um bocado, o que eu duvido, pois depende do layout que vais fazer dá jeito para pequenos arranjos que se fazem sempre mais á frente ao longo da vida do aquario.

 

Plantas:

 

A Utriculária é apenas o tapete que pouquissimos conseguem fazer. Se fosse a ti desistia dessa planta. Sem as condições adequadas vai desintegrar-se.

 

Vê no site da Tropica as plantas. E estuda o layout.

 

Abraço

Vi no facebook um individuo a vender duas calhas da Odyssea que creio serem de 1.20.

 

É um excelente negócio para ti. Compra uma agora e mais tarde se necessário adquires outra.

 

E vê nos anuncios do Forum.

 

Antes de mais, muito agradecido a abos pelos conselhos.

Realmente errei na opçao do filtro algo, mas irei comprar mais um para fazer par com o que ja tenho.

O CO2 é algo provisorio pois quero migrar para o pressurizado. Apenas ando a procura de um extintor e adpta-lo.

 

Quanto ao substrato é dificil arranjar esses ca na madeira.

Não sei se falho algum procedimento do forum em postar a loja que disponho ca, mas era so para ver os substratos se tem alguns proximos a esses que me indicou .

http://www.loropark.pt/pt/pesquisa/?search=substrato

 

Precisava de ajuda nas pedras, optando então por escalares que tipo de pedras devo usar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Já usei o "Pro Soil" e gostei imenso. Podes combinar com o Tropica Plant Growth.

 

Mas dá uma vista de olhos na "AQuasabi.com". Creio que eles enviam para aí e mais barato.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Já usei o "Pro Soil" e gostei imenso. Podes combinar com o Tropica Plant Growth.

 

Mas dá uma vista de olhos na "AQuasabi.com". Creio que eles enviam para aí e mais barato.

 

Abraço

Dei uma vista de olhos nos que referiu, para poder preencher com 18 litros fica ja fora do orçamento.

O jbl manado não seria uma opçao valida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bom dia Paulo e Ricardo.

Então é melhor ter 2 filtros médios que um mais forte ? O 1501 ou o fluval 406 arrancaram plantas ?

Também pondero usar o Manado mas dizem ser leve e se tiver kullis é o suficiente para misturar tudo e provocar bumm de amónio

Paulo tentei mandar MP mas sem sucesso

Editado por AndrePeixoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois de uma procura intensiva para substratos aqui na regiao, não tive sucesso. Mandar vir online os portes tornavam-se exurbitantes.

Meti-me a ler o forum e cometi "locuras".

Usei para substrato o humus de minhoca, com os respetivos tratamentos. Manado por aqui também é impossivel de encontrar. Usei areão de rio.

Baixo investimento com risco moderado, mas mesmo assim decedi me aventurar.

 

13844153_10205508004013918_1292575414_o.image upload no compression

Editado por Ricardo Tremura
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa solução essa do húmus de minhoca. Sei de quem já usou e com bons resultados. Acho que para o tamanho do aquário apenas uma planta tapete e troncos com apenas uma espécie vai-se tornar monótono. Depois vais ver o que digo e tenho a certeza que mudas de ideias rapidamente.

Já decidiste o que pretendes ter em termos de fauna?

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa solução essa do húmus de minhoca. Sei de quem já usou e com bons resultados. Acho que para o tamanho do aquário apenas uma planta tapete e troncos com apenas uma espécie vai-se tornar monótono. Depois vais ver o que digo e tenho a certeza que mudas de ideias rapidamente.

Já decidiste o que pretendes ter em termos de fauna?

Boas,sim eu por acaso até partilho da mesma opinião, o aquario e vasto para so fazer tapete.

Ainda estou a procura de plantas, tenciono por umas de medio porte atras, e no tronco (que estou a espera) adicionar musgo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disseram anteriormente antes de escolheres as plantas é melhor confirmares o que pretendes colocar de peixes. Se realmente preferires um aquário de ciclídeos africanos, terás de repensar as plantas a colocar. Por exemplo tapetes ficam logo fora de questão, etc...

Acho que as pedras do lado direito estão muito encostadas ao vidro. Talvez colocares mais para dentro e baixares um pouco o monte que me parece um pouco instável e pode colocar em perigo os vivos. Também tem a vantagem no caso de escolheres fazer mesmo um plantado poderes colocar umas plantas a sair de trás das pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelos conselhos, a parte dos peixes ainda estou a estudar.Apesar de gostar de ciclideos ja sei sei que não será uma boa escolha. Como principiante o que aconselhariam?

 

Acho que como o aquario é grande, uns cardumes ficavam giros não sei se será uma boa hipotese..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario é o mesmo tamanho que o meu...

Tive anteriormente uma experiência em ciclideos africanos (Tanganyika) que não gostei por 2 motivos:

1 - Espaço insuficiente para manter algo de jeito. Limitado a poucas espécies (3 no máximo) e sujeitava a ver peixes escondidos, pelas agressividades entre si. Já de Malawi nem falo, pois as exigências ainda são maiores, assim como o crescimento das espécies.

2 - Principalmente o preço dos peixes. Estava limitado às importações com preços absurdos.

 

Mudei tudo para sul americanos.

O espaço é suficiente para várias espécies.

Espécies mais pacificas.

Ciclideos com temperamento mais comunitário (Ramirezi, escalares, discus, apistogramas e por ai vai).

Mais coloridos e variados.

Mais baratos e muito fáceis de encontrar em qualquer ponta do país.

 

Penso de todos os biotopos ser o que fornece mais variadade (podes ter cadumes com ciclideos), cor e a carteira ainda agradece.

 

Podes fazer dele uma autêntica selva de plantas que até agradecem.

 

E bonus extra, tirando os discus, mais exigentes em experiêcia aquatica, muito fáceis de manter.

Editado por JCarneiro
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo perfeitamente com o que o JCarneiro disse. Várias razões. Vais ter um aquário de certeza mais apelativo, como já tens substrato fértil e injecção de CO2 podes fazer um belo plantado, nesse plantado podes manter variadas espécies, incluindo cardumes como dizes, com um pouco de paciência e mais conhecimento podes ter muito mais espécies em conjunto do que num aquário de ciclídeos africanos, continuas a poder usar ciclídeos, mas sul-americanos que não ficam nada atrás, e acho que no fim para primeira experiência vais ficar muito mais impressionado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedras, troncos e plantas!

 

Muita pedra e muitos troncos e muitas plantas!

 

Na minha opinião só assim se consegue um aquário agradável de se ver. Mas é opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.