O Comunitário dos camarões - 60L


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Após ter tido 5/6 aquas de camaroes, resolvi fazer um comunitário para o pessoal todo :)

 

o aqua tem 60L

3 filtros ar com esponjas

aquecedor de 50W

 

substratos:

no fundo tem pedras coloridas (apenas para dar altura ao fundo)

por cima tem JBL manado e shrimp soil preto

 

plantas neste momento apenas tenho java moss

 

a agua esteve a ciclar durante 1 mês e meio, e após os testes parece estar tudo ok.

 

A minha duvida será sobre a mistura de espectes.

 

neste momento no aqua estão tetra neon (nunca me fizeram mal aos camarões, e nunca os vi a ataca-los)

camarões tenho red cherrys (bastantes), red rilli (bastantes), e 1/2 orange sakura.

 

eram os que tinha aqui por casa, já fiz asneira em misturá-los? eles cruzam-se entre si?

posso juntar cristal red e cristal black, com o pessoal que já se encontra la?

 

vou tirar umas fotos e depois coloco

 

abraço :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Red cherrys, red rilis e orange sakuras são tudo apuramentos da mesma espécie e que juntos vão perder as suas características.

Já os crystal red/black são caridinas e como tal não vão cruzar com os neocaridina que ai tens.

Aproveito e alerto para a convivência com os neons. Podes não ver os neons a comer os camarões maiores mas os mais pequenos são iguaria para qualquer peixe carnívoro. Se não tiveres possibilidade de os colocar noutro aquário arranja esconderijos suficientes (plantas, musgos) para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Red cherrys, red rilis e orange sakuras são tudo apuramentos da mesma espécie e que juntos vão perder as suas características.

Já os crystal red/black são caridinas e como tal não vão cruzar com os neocaridina que ai tens.

Aproveito e alerto para a convivência com os neons. Podes não ver os neons a comer os camarões maiores mas os mais pequenos são iguaria para qualquer peixe carnívoro. Se não tiveres possibilidade de os colocar noutro aquário arranja esconderijos suficientes (plantas, musgos) para eles.

Bem me parecia que não os podia por juntos :/

Mas não interfere com o bem estar e a saúde deles certo? É só mesmo a questão das cores?

 

A sério? Já tenho os neon a muito tempo com os camaroes e a população de camaroes está sempre a aumentar :)

Vou aumentar os esconderijos e a vegetação

 

Enviado do meu Oneplus 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não interfere com o bem estar e a saúde deles certo? É só mesmo a questão das cores?

 

A sério? Já tenho os neon a muito tempo com os camaroes e a população de camaroes está sempre a aumentar :)

Vou aumentar os esconderijos e a vegetação

 

Sim, em questão de bem estar e saúde, vão ficar bem já que os parâmetros são iguais para todos. A questão das cores... no inicio é giro porque vais ter uma série de colorações diferentes. Passadas algumas gerações vão ficar todos castanhos (wild). Been there, done that!

 

Quanto aos neons... com red cherys não notas que vão sendo comidos porque eles reproduzem que nem coelhos e a colónia vai sempre aumentando. Se adicionares os crystal, as coisas já não são tão lineares. São mais exigentes com os parâmetros da água e não reproduzem em tão grande quantidade... daí que pode não correr bem se começarem a ser comidos pelos neons.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquario de 30 litros, tenho uns 10 cristal red. Juntamente com umas plantas, vieram caracóis.

Pergunto, posso colacar umas helenas? Nao atacam os camaroes?

Sou um principiante nesta matéria, daí a pedir ajuda

Abraços

Humm não sei, deixo para os entendidos :)

 

Enviado do meu Oneplus 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa é uma questão que não tem resposta definitiva.

 

Há relatos de helenas a atacar camarões e há quem diga que só atacam se o camarão estiver moribundo.

 

Na minha experiência com helenas e red cherrys, nunca vi nenhum ser atacado. De qualquer forma, com camarões mais sofisticados (€€€) se calhar é melhor não arriscar.

 

E já agora... porquê eliminar os coitados dos caracois? Parace-me que são sempre uma ajuda bem-vinda na limpeza do aquário.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, de facto os caracóis são uma mais valia para a arrumação da casa.

Os caracois que tinha no aquário e que ainda tenho alguns, são os "physas", mas multiplicam-se muito e já se tinha tornado uma praga.

Relativamente às helenas, já não é a primeira vez que as vejo a comer um camarão juvenil, mas não sei se esta moribundo, morto ou ainda se encontra vivo.

Vou separar as helenas e vou vendo.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixo aqui a minha longa experiência de criação com as helenas, são uma espécie que apenas se tornam perigosas quando são demasiadas (tipo 100 por 40L) e não há existência de proteínas no aquário, não havendo as proteínas necessárias disponíveis no aquário o único sitio onde poderão ir buscá-las é matando outros caracóis (até os da própria espécie) para sobreviverem, é a lei da selva....e agem desta forma pela dificuldade e tempo de reprodução, em cada 100 ovos de helenas apenas 15 ou 20 se safam.

 

No que toca aos red's não tenho qualquer informação que os coma estando vivos, basta pensarem que, as helenas apenas conseguem "apanhar" seres que se movem +/- à mesma velocidade, já o camarão quando se sente intimidado ou assustado dá um "salto" que rapidamente sai do perímetro de perigo em que se encontrava, saliento que as helenas são optimas perseguidoras de vitimas quer dentro ou fora do substrato, não desistem!

 

As helenas não injectam nenhum tipo de veneno paralisando a vitima, simplesmente introduzem a trompa dentro da casca da vitima e só a retiram quando a mesma será apenas a casca, após terminado, retira-se enterrando-se no substrato entre 1 a 5 dias para digerir todo o alimento.

 

Para evitar que as helenas se comam umas ás outras é necessário comprar um alimento rico em proteínas e dar +/- 1 vez por mês, é o suficiente.

 

Cumps,

Editado por Miguel Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso nunca tive Helenas, tenho uns caracóis vermelhos, chamam se qualquer coisa corneleus ou algo assim, e portam se muito bem com os camaroes :)

 

Enviado do meu Oneplus 2

Editado por PTautocolantes Pta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está porreiro, o que detestoa aí é as decorações em plástico principalmente as plantas artificiais ainda por cima pontiagudas, podem ferir desnecessariamente os peixes. mas isso é uma opção tua e se és tu que vais olhar para ele todos os dias, se gostas deixas ficar obviamente.

 

Quanto a ter um comunitário com camarões, não sou adepta já tive um e não consegui aumentar a colónia de red´s, apenas mantê-la. Quer vivíparos ou outros papam os camarões mais pequenos porque quando nascem são ínfimos quase não se vem a olho nu, portanto neons ou outros chamam-lhes um figo. E de referir que o meu aqua era uma autentica selva e tinham por onde se esconder.

 

A acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está porreiro, o que detestoa aí é as decorações em plástico principalmente as plantas artificiais ainda por cima pontiagudas, podem ferir desnecessariamente os peixes. mas isso é uma opção tua e se és tu que vais olhar para ele todos os dias, se gostas deixas ficar obviamente.

 

Quanto a ter um comunitário com camarões, não sou adepta já tive um e não consegui aumentar a colónia de red´s, apenas mantê-la. Quer vivíparos ou outros papam os camarões mais pequenos porque quando nascem são ínfimos quase não se vem a olho nu, portanto neons ou outros chamam-lhes um figo. E de referir que o meu aqua era uma autentica selva e tinham por onde se esconder.

 

A acompanhar.

As plantas se plástico são só enquanto não escolho as plantas vivas :)

Mas já coloquei umas tipo carpete, depois tiro fotos.

 

Vamos ver como se portam, já vi por lá uns recém nascidos, se começarem a desaparecer retiro os neon

 

Enviado do meu Oneplus 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Com tanta variedade e cor emanada dos camarões não precisas de plásticos coloridos para "embelezar" o aquário. Na minha opinião até desviam a atenção desses espécimes tão especiais.

 

Podias investir um pouco mais em musgos, a escolha é muito alargada com várias cores e formas. E os camarões adoram...

 

Claro que o tanque é teu e os gostos não se discutem, espero que não leves a mal.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tanta variedade e cor emanada dos camarões não precisas de plásticos coloridos para "embelezar" o aquário. Na minha opinião até desviam a atenção desses espécimes tão especiais.

 

Podias investir um pouco mais em musgos, a escolha é muito alargada com várias cores e formas. E os camarões adoram...

 

Claro que o tanque é teu e os gostos não se discutem, espero que não leves a mal.

Vão ser para tirar :)

Estou a escolher as plantas :)

Sugestões? :)

 

Enviado do meu Oneplus 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Musgos de java, ou outros, sendo que este é mais fácil de arranjar. Fetos de java, anubias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.