Duvida para fundo 3D pedra de lava.


jdhome

Recommended Posts

Antes de mais Olá
apesar de já ler este fórum há algum tempo acho que nunca participei nele, mas agora tenho aqui uma duvida, que espero poder ser resolvida.

Passo a explicar.

finalmente ao fim de mais de 10 anos resolvi desmontar o meu aquário 100L (pois já só andava la uma tartaruga e acho que era uma carpa de minha filha que doei para o lago de um amigo) que fazia a divisão da kitchenet, como ele agora vai para outro sitio da sala resolvi utilizar as pedras de lava que compunham o fundo por cima do areão do filtro biologico para fazer um fundo 3D.

Tenho lido que utilizam esferovite nos aquários (desconhecia isso excepto como utilização na sua base para assentar o aqua)

A minha duvida é se se poderá colar as pedras de lava com silicone de aquário ao esferovite?
Será que não fará muito peso no fundo do aquario,?
Pois o peso estará localizado unicamente em um único ponto em vez de estar distribuído pela base do aqua estou com receio.

Também vou manter o filtro biologico e adicionar-lhe um antigo AquaClear 150 que tenho e que pouco funcionou neste aquário.

Quanto ao resto ainda não decidi, mas provavelmente será de agua fria, logo se verá.

Espero que alguém me possa ajudar nesta questão.

Obrigado.

Editado por jdhome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde que bem seco podes colar sim a pedra ao esferovite com cola para aquários (Saudal por exemplo), em relação à pedra (se for grande) se estiver pousada em cima de um pouco de esferovite o peso ficará um pouco mais distribuído nessa zona.

 

Se o aquário estiver bem pousado uniformemente e bem equilibrado podes colocar com cuidado as pedras que quiseres, há aquário que tem pedras com um peso superior ao aquário e aguentam bem....mas lá está...tem que estar muito bem pousado para não existirem pontos fracos perante a força da gravidade.

 

De resto parece-me bem ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa obrigado por responder tão prontamente...

Ainda não o desmontei totalmente por causa de algumas plantas, mas sim o aqua esta bem assente e nivelado em cima de uma placa daquelas de esferovite azul que utilizam para isolar paredes (isopor acho!!??)

como o móvel vai ser o mesmo penso que não haja problema.

Mas se eu bem me lembro, e como o aqua tem daquelas cantoneiras plásticas "decorativas" e o que está assente no esferovite é o plástico e não o próprio vidro, se calhar é melhor trocar o isopor por esferovite normal NÃO?

por ser mais macio vai vincar e fazer com que o vidro assente no esferovite NÃO?

Penso eu, já não me lembro, mas é melhor não deixar esse espaço NÃO É? mesmo que seja os 3mm do plástico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Comecei hoje a desmontar o aqua, e nem imaginam o que por aqui encontrei, desde berlindes, euros (foram 3aerios e 20 cents)e até moedas extintas de escudos uma de 2,50escudo das bem antigas e uma de 5 escudos. até uma pedra de calçada (as crianças "a pedra secalhar fui eu" metem tudo la para dentro hehehe)

Pensava que eram só 8 anos mas a minha mulher disse que eu não cheguei a desmonta-lo completamente quando se fez a mudança de casa e quando casei de novo tb não retirei o que estava no fundo na mudança. (este tem sofrido com os transportes, acho que ja não se fazem aquarios comerciais destes) afinal parece que não são só 100L (não sei como se fazem as contas para o volume da agua), pois ainda deitei bastante agua fora antes de a por filtrar a mesma em um contentor de 100L

As medidas são do aqua são 90 x 40 x 40 e o vidro tem 12mm de espessura não tem travas mas tem uns rebordos internos duros de cerca 0.5cm (deve ser silicone) onde os vidros estão colados.
Tinha 15.320 de areao e as pedras de lava são quase 12 kg

Bem mas brincadeiras há parte areao está já lavado e fervido (teve de ser pois tinham alguns parasitas que me pareciam sangue-sugas) vou ter que o peneirar pois tb já vi varias pedras que me parecem ser brita das obras, e como a agua fica sempre preta deve ter lá misturado carvão activado. a agua ficou filtrando pelo aquaclear durante a noite que ainda tinha de origem um saco de carvão activado e as respectivas esponjas enroladas em fibra sintética e outra enrolada em uns fios ( istoquando eu tive-o montado com peixes tropicais) que penso serem aqueles fios de linho que os canalizadores usavam antigamente nos canos galvanizados. (é que este aqua já vem comigo desde os meus 20 anos e ja tou com 45) e ficou bastante cristalina, agota vou por as plantas la dentro para não as perder e vou mante-las assim até ter tudo pronto.

As plantas que tinha dentro dele foram todas apanhadas nos passeios com minha cadela em varias fontes aqui do Algarve (fonte benévola, ferrea (sãobras), Monchique, ribeira da asseca etc...)

A minha questão é:
e como pretendo gastar o menos possível

A agua vou aproveitar isso é certo.
Mas com a fervura do areao e os restantes adornos foram fervidos perdeu-se as bactérias que mantinham o aquário, no entanto os sedimentos/(LODO MESMO)do areao do filtro biológico ainda está aqui em um recipiente.

Devo guardar algo disso PARA AJUDAR NA NOVA MONTAGEM.

Desculpem lá estas perguntas parvas mas mas não tenho estado muito por dentro deste mundo nos últimos anos e quando vamos perguntar algo a certas Lojas de animais, Só querem é vender tudo de novo.

Obrigado .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O teu aquário é de 144L, ou seja:

90x40x40=144000÷1000=144L

 

Se fosse a ti não aproveitaria nada desse aquário mas......é apenas a minha opinião, sei que não queres gastar muito mas preferia ir comprando aos poucos.

 

Usa lixívia para te tirar algum verdete que teime em não sair ;), de resto vai deixando fotos da montagem para ir-mos acompanhando.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O teu aquário é de 144L, ou seja:

90x40x40=144000÷1000=144L

 

 

obrigado pelo esclarecimento

Se fosse a ti não aproveitaria nada desse aquário mas......é apenas a minha opinião, sei que não queres gastar muito mas preferia ir comprando aos poucos.

 

Usa lixívia para te tirar algum verdete que teime em não sair ;), de resto vai deixando fotos da montagem para ir-mos acompanhando.

 

Cumps,

Obrigado, mas vou aproveitar tudo aquilo que puder mesmo, o objectivo disto já nem é o facto de eu gostar de aquarios, mas sim demonstrar ao meu miudo mais novo (10 anos) que é possível desfrutar de um uma montagem ultrapassada (do tempo da sua irmã que ja tem 21 anos), reciclando os seus componentes desde que estejam em condições de utilização.

 

Por acaso a minha Maria até tem estado a tirar fotos da PORCARIA QUE AQUI ESTOU FAZENDO HEHEHEHE

 

Depois eu prometo que as publico com tudo o que fiz.

 

Espero que tudo dê certo, pelo menos para as plantas e antes de por novos peixes.

 

Poderei colar as pedras directamente sobre a placa de esferovite ou será melhor1º fazer uma pelicula de silicone sobre o esferovite?

 

Tenho que me actualizar por estas andanças.

 

Até á proxima

 

e obrigado

Editado por jdhome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.........

Obrigado, mas vou aproveitar tudo aquilo que puder mesmo, o objectivo disto já nem é o facto de eu gostar de aquarios, mas sim demonstrar ao meu miudo mais novo (10 anos) que é possível desfrutar de um uma montagem ultrapassada (do tempo da sua irmã que ja tem 21 anos), reciclando os seus componentes desde que estejam em condições de utilização.

.........

 

Boas,

 

Com muitos ou poucos euros não interessa.....o que interessa é teres esse objectivo e essa pica toda :) vais ter um bom espaço para poderes brincar com o layout, de certeza que vais fazer algo engraçado.

 

Todas as montagens vão sofrendo alterações consoante os obstáculos que vão surgindo por isso força amigo! ;)

 

 

 

Poderei colar as pedras directamente sobre a placa de esferovite ou será melhor1º fazer uma pelicula de silicone sobre o esferovite?

 

 

Podes colar directamente, desde que o esferovite esteja bem limpo para a cola aderir bem, depois de tudo colado convém esperar pelo menos 48h.

 

Vai dando novidades ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jdhome

Olha na minha opinião,depois de tudo montado,devias

fazer há mesma o ciclo do azoto,que pode levar +ou-

um mês,acho que seria mais seguro para os próximos

inquilinos,para invitar mortes,e para não gastares muitos

€uros,tens é que ter muita calma,para ires longe,boa

sorte.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jd.

Sei que parece básico mas aqui vai... para saberes exactamente quantos litros de água tens no aquário o melhor mesmo é contabilizar a água que entra da primeira vez pois as pedras e areia ocupam espaço (litros), para ser rigoroso as medidas devem ser as internas e nunca terás o aquário cheio até à borda. Tudo isto podem ser muitos litros de diferença...

 

Sobre o esferovite para o fundo podias pensar num suporte que não ocupe tanto espaço e seja mais resistente a torção, tipo uma rede ou até já vi fazerem com tapetes de plástico... e prender as rochas com fitas de plastico ou espuma injectada.

De qualquer forma vais passar bons bocados a fazer o fundo e isso é que é importante. Boa sorte e coloca fotos para a malta ver!!!

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais obrigado por todos o que deram a sua opinião.
Pelo que tenho lido ultimamente vou ter muito que aprender (ha tanta coisa nova que não existia no meu tempo do 1º aqua)

Aqui vão as fotos (algumas) que a minha Maria tem tirado

 

 

 

27731791_SAM_1176.jpg

A Carpa veio de volta pois o meu amigo só quis a tartaruga porque a carpa comeu-lhe os peixes mais pequenos e os Girinos que ele la tinha.
A minha Maria é que ficou toda contente pois já está há 9 anos connosco é vem sempre comer á mão, até se deixa acareciar.

 

 

27731792_SAM_1177.jpg

27731793_SAM_1178.jpg

27731795_SAM_1179.jpg

 

Algumas das plantas apanhadas nas minhas andanças (fonte Férrea e Benévola)
Tb andam uns musgos mas tive de os por logo junto com a carpa na sua casa provisória até arranjar sitio para ela ir (desculpem lá não se ver muito bem)

 

 

27731796_SAM_1180.jpg

Não pode faltar o outro menbro da familia sempre atenta a estas actividades novas.

 

 

27731797_SAM_1181.jpg

 

Limpeza da porcaria para ver o que se pode aproveitar

 

 

27731798_SAM_1182.jpg

Porra isto tinha quase 1KG de carvão activado cá dentro.

 

 

27731800_SAM_1183.jpg


2.5kg de areão grosso prai uns 10mm +-


27731801_SAM_1184.jpg

 

 

 

 

27731802_SAM_1185.jpg

27731803_SAM_1186.jpg

 

O restante areão depois de peneirado e lavado

 

 

27731804_SAM_1187.jpg

 

a ver se me surgem ideias kkkkk

 

 

27731805_SAM_1199.jpg

27731806_SAM_1200.jpg

E hoje finalmente vazei o aqua para começar a limpeza.

Isto tem de ir devagar, pois o tempo é pouco.


E já agora será que alguém me sabe dizer o que é isto que andava por aqui nos musgos?

http://tinypic.com/usermedia.php?uo=XaTRJmVkC3eDtUQaSDnPx4h4l5k2TGxc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok mais uma imagem da trazeira do aqua

o meu miúdo supreendeu-me com isto ontem,
- Pai tive a fazer um puzzle com as pedras do aquário e os buracos podes lá por plantas.

fica ai a foto


27806322_SAM_1201.jpg

.

A minha intenção até era arranjar varias placas de xisto para fazer tipo assim

27806387_xisto_exemplo.jpg

porque as pedras ue tenho não são todas iguais.

O que é que acham?

Editado por jdhome
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma fotos

FBF teve de ser adaptado porque ja não existem peças para ele e a intenção é gastar o menos possivel utilizando aquilo que tenho aqui em casa

2nbyn2u.jpg

quanto ao fundo em pedra desisti dele pois estou a achar que é muito peso ( cerca de 18 kg) de xisto e a pedra de lava e torna-se difícil esconder a tubagem do FBF e isto para não falar no que iria gastar em silicone para que as pedras ficassem bem coladas na placa.

como tenho um amigo que me dispensou umas canas de bamdoo já secas e estou a pensar em utiliza-las

só como ideia e para ver se dava para esconder todo o fundo na totalidade

10wjw2o.jpg

 

 

como eram umas cana que ele tinha em um aqua antigo já levaram uma impermeabilização (está é gasta) mas como já estavam guardadas na garagem há uns quantos anos eu vou-lhes dar umas fervuras com sal para depois, assa-las enroladas em papel de aluminio no forno, para depois deixa-las de molho dentro do meu autoclismo durante algum tempo..

Por favor não se riam, mas é como eu tratava os troncos há vinte anos atrás e sempre deu resultado.

Se existir alguma forma melhor de tratamento agradecia que me indicassem.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jdhome

Esse filtro biológico de fundo já não se usa,tens filtros

muito bons agora,esses filtros de fundo acumulam muita

porcaria,e dentro de uns meses começam-te a dar dores

de cabeça,mas se tu queres,tudo bem,pois o aquário é

teu tu é que sabes como queres as coisas.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jdhome

Esse filtro biológico de fundo já não se usa,tens filtros

muito bons agora,esses filtros de fundo acumulam muita

porcaria,e dentro de uns meses começam-te a dar dores

de cabeça,mas se tu queres,tudo bem,pois o aquário é

teu tu é que sabes como queres as coisas.

 

Comp: Álvaro Silva

 

Pois eu tenho consciência disso Srº Alvaro, que os FBF já não se usam, mas como estou retornado ao hobby (que esteve parado + de 10 anos) e não posso estar a gastar o pouco que tenho.

 

Tenho que utilizar o que possuo:

Esta é a cabeça motorizada do FBF que tenho que dantes estava só ligada em um canto do FBF, e como as peças partiram-se e não encontrei outras com as medidas para ficarem fixas ao filtro, agora adaptei para fazer extracção em 2 pontos.

 

2ykgdps.jpg

 

e também tenho este filtro externo que era de um outro aqua e que ja teve neste quando eu tinha peixes tropicais

 

2n1xime.jpg

 

em conjunto com este filtro externo, do qual só tive que comprar o impeller (€4.70) (porque estava com folga e fazia barulho e uma borracha de vedação (orring do motor (€1.50) que apesar de estar seca e estalada ainda vedava (mas é sempre melhor prevenir ou não é?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem este fim de semana e por muita insistência do meu filho lá nos decidimos colar as pedras ao esferovite.
Desisti dos bambus pois alguns ja estavam a desfarelar por dentro

A placa de esferovite como é daquelas bem finas foi forrada com rede presa por abraçadeiras plásticas destas já a pensar que ficaria mais resistente a torção como me aconselharam aqui.

24noa5h.jpg

141pbwo.jpg

Foi tudo colado com o tal silicone aquarios da soudal (3 tubos) e o resultado quase final foi este.

Não havia silicone preto para fazer aqui alguns acabamentos com os restos das pedrinhas de lava..

VISTA DE FRENTE COMO SE JA ESTIVESSE MONTADO.

110bsat.jpg


VISTA AO CONTRARIO, não se percebe muito bem, mas ficou com uns relevos mais sobre-saídos para que a agua que vem do aquaclear não faça muito barulho

167mr7b.jpg

Bem de qualquer das formas esta parte ja está e como não espero depois mexer na decoração deste aqua , se calhar o melhor seria colar isto tudo directamente no vidro.

É que eu estou a achar isto um pouco pesado e estou com medo que venha mais tarde a tombar para a frente e aconteça uma desgraça..

O QUE É QUE ACHAM?

A minha preocupação é mesmo que isto caia, pois já experimentei e o fundo do aquário com o reforço que levou a preencher a parte de baixo do vidro e a caixa de ar que a moldura de plástico deixava, ficou bom pois assim todo o vidro do fundo está assente no esferovite (dantes só a moldura é que assentava e ficava o vidro em vão.

Só mais uma coisa, Mas afinal quanto tempo leva este silicone a secar?

Apesar de estar bem colado (isto parece uma placa de cimento armado) e seco por fora, isto foi tudo colado no dia 11 e hoje dia 15 ainda manda cá um cheiro ao silicone acetico, que não se pode.

De quanto tempo deve ser a cura disto?


Essas restantes pedras mais claras foi para aqui uma invenção da minha Maria para ver se isto não tombava para a frente, mas acho que não vou cola-las.
Tenho é que arranjar uma solução para que o fundo fique direito sem ficar espaço atraz dele.


Soluções e ideias são bem vindas
Assim como aquela da rede e fortaleceu muito a colagem. (não tinha pensado nisso OBRIGADO Alfrareef )

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais umas fotos do trabalho com meu miúdo.
Como finalmente veio o silicone preto resolvemos este fim de semana acabar o fundo.

Foi só ir comprar um saquito de Basalto para os acabamentos por cima do silicone.

e acabei por adoptar a solução da minha esposa para que a placa ficasse em pé, sem a colar ao vidro para que não tombasse alguma vez.
foi só utilizar a rebarbadora para acertar as pedras de maneira que ficasse com uma pequena inclinação.

hehehe nem imaginam a porcaria que houve aqui por este quarto que serve de ginásio, armazém e oficina quando é preciso kkkkk

Ha e como isto estava tão bem colado e a placa estava a roubar um pouco de espaço profundidade ao aqua forrei-a com papel de aluminio e passeia a ferro para ficar só com 1mm de espessura.
Derreteu e aderiu á rede preenchendo alguns buracos que depois pude encher com com o restante silicone.

27977975_SAM_1237.jpg



27977977_SAM_1244.jpg

 

27977978_SAM_1246.jpg

 

27977979_SAM_1248.jpg

 

27977980_SAM_1249.jpg

 

27977981_SAM_1250.jpg



Nestas ultimas fotos o flash começou a falhar, mas acho que dá para ver os relevos.

Esse ponto branco no meio do fundo é só um papel que eu utilizei para tapar o T onde entra a cabeça motorizada do FBF.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jdhome

Olha agradecia que me tratasses só por Álvaro,deixa lá

o Sr,olha gostei do teu trabalho,essa placa deve ter ficado

um pouco pesada,mas ate ficou bonita,agora talvez com

umas ventosas por traz ela fica-se mais segura ao vidro,

digo eu,dizer e fácil,agora dar pode ser outra musica,com

respeito ao cheiro do silicone,é pá acho que deve estar já

seco,o cheiro não vai fazer mal algum,mas qualquer das

maneiras espera por opiniões doutros,espero que corra

tudo bem.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jdhome

Olha agradecia que me tratasses só por Álvaro,deixa lá

o Sr,olha gostei do teu trabalho,essa placa deve ter ficado

um pouco pesada,mas ate ficou bonita,agora talvez com

umas ventosas por traz ela fica-se mais segura ao vidro,

digo eu,dizer e fácil,agora dar pode ser outra musica,com

respeito ao cheiro do silicone,é pá acho que deve estar já

seco,o cheiro não vai fazer mal algum,mas qualquer das

maneiras espera por opiniões doutros,espero que corra

tudo bem.

 

Comp: Álvaro Silva

OK Álvaro, isto é um habito que eu tenho de tratar todas as pessoas que eu não conheço, mas pronto...

 

Sim o silicone seco já está, inclusive o preto com que fiz os acabamentos, a minha questão é se este cheiro era por o silicone ainda estar largando o acido acético durante a cura.

Mas também como não tenho pressa e isto é para ir fazendo com calma e com o meu miúdo vou esperar.

 

Sim isto ficou um bocado mais pesado com os acabamentos e as pedras que sustêm a placa (são só 19,3 Kg) mas como consegui preencher o espaço vazio entre o fundo do aqua

e o móvel o vidro ficou todo assente, inclusive aproveitei para colar bem os perfis de plástico do aqua que já estavam descolados.

O cordão de silicone da tampa de vidro também já estava uma lastima (normal o aqua já tem quase 25 anos) e foi posto um novo.

 

Também tinha pensado nessa solução das ventosas, mas não achei muito viável ou seguro sem alterar a base da placa.

Inclusive e depois de ter lido esta tua resposta resolvi testar como ficava o fundo 3D, lá consegui ajuda da minha Maria para montar a placa dentro do aqua, e coube, assentou que

nem uma luva, ficando mesmo preso nas cantoneiras de plástico onde assenta a tampa de vidro.

Mesmo assim ainda arranjei mais uns grampos feitos com uns suportes de plástico do varão de um velho guarda-fato que tinha por aqui no meu quarto-oficina hehehe

 

Vai um para cada ponta só como segurança e para descargo da minha consciência.

27990163_SAM_1284.jpg

 

 

 

O complicado foi ligar os tubos aos funis que vêm do FBF (mas com um pouco de esforço e boa vontade tudo se consegue)

Esta foi a 1ª vez que fiz uma coisa deste genero e agora depois de acabado não o faria assim de novo.

Infelizmente e só depois de isto estar feito dei com este forum que explica uma forma bem mais pratica para fazer este tipo de coisas.

Se o tivesse visto mais cedo seria assim que faria pois tenho aqui uns cestos de plástico bem fortes onde vinha o marisco que dava perfeitamente.

 

Foto do forum;

IMG_3684.jpg

 

 

 

 

 

 

Ficam ai mais uma fotos.

 

27988564_SAM_1279.jpg

 

 

Ainda consegui aproveitar algum areão do antigo, depois de fervido, bem lavado e peneirado o mais fino foi todo para as plantas dos vasos e canteiros aqui de casa

 

O mais grosso com cerca de 1 a 2cm ficou por cima da placa do FBF seguido pelo restante que deve ter +- 3 a 5mm, levou humus e um pouco de turfa tudo coberto com akadama e o resto do saco do basalto que eu comprei para os acabamentos da placa 3D.

 

27988566_SAM_1282.jpg

 

 

 

 

 

27988567_SAM_1283.jpg

 

O resto agora vai com mais calma, pois as plantas ficaram aqui em um contentor e maioria delas passaram de imersas para emersas, pois isto são tudo plantas das ribeiras.

 

Agora falta é arranjar um tronco para ver se consigo prender os musgos.

 

Lá vamos nós a mais uma visita á fonte benévola e ainda esta semana.

 

 

Bem saúde para todos os 200 e tal que aqui vieram visitar e ler este meu tópico.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Venho deixar aqui mais uma actualização.

Finalmente lá separei as verduras (como diz a minha Maria) e salvaram-se muito poucas

Algumas coisas já começaram a correr mal, a cabeça motorizada queimou, talvez por estar tanto tempo sem funcionar e a resina que isola o motor da agua estalou.

Lá se foi a luz ca de casa, o que vale é que é dos quadro antigos ainda com fusíveis..


28054319_SAM_1288.jpg

 

 

28054320_SAM_1289.jpg

Como eu só tinha o FBF a funcionar isto ficou assim devido ao pouco de turfa que o areao tem

 

28054321_SAM_1290.jpg

 

Lá meti mão á obra de novo e improvisei um filtro com uma bomba que tinha aqui de um

sistema antigo que eu utilizava para plantar umas alfaces de hidroponica na minha marquise

esta bomba é muito forte faz 2000L hora

 

28054323_SAM_1291.jpg

 

comprei uma cabeça motorizada nos chinocas (5 aerios) só para fazer um pouco de circulação de agua.
e liguei o tubo da bomba há entrada do FBF, ficando assim com o fluxo invertido para me levantar aquela
poeira que a turfa e a akadama deixou por cima do areão, depositada em cima das folhas das plantas
Lá tive que mudar alguma agua e aspirar o fundo comum aspirador daqueles movidos a bomba de ar.

 

 

28054324_SAM_1292.jpg

 


 

28054325_SAM_1293.jpg

 

28054326_SAM_1294.jpg

 

28054327_SAM_1295.jpg

 

28054329_SAM_1296.jpg

 

28054330_SAM_1297.jpg

 

28054332_SAM_1299.jpg

 

28054333_SAM_1300.jpg

 

28054334_SAM_1301.jpg

 

28054336_SAM_1305.jpg

 

28054338_SAM_1306.jpg


Agora já está a ficar mais cristalina.



Já me tinha esquecido o gozo e prazer que dá montar e tratar de um aqua.

Vamos ver como isto corre agora-

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jdhome

 

Ficou bonito o fundo,e o aquário esta muito bom,agora

e deixares o ciclo do azoto ser feito,e com muita calma

as coisas vão andar numa boa,essa ideia do cesto do

marisco,para fazer o fundo,era muito melhor,e mais fácil,

de fazer,e de se segurar no aquário,mas essa que fizestes

também ficou boa,boa sorte,que tudo corra-te bem.

 

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jdhome

 

Ficou bonito o fundo,e o aquário esta muito bom,agora

e deixares o ciclo do azoto ser feito,e com muita calma

as coisas vão andar numa boa,essa ideia do cesto do

marisco,para fazer o fundo,era muito melhor,e mais fácil,

de fazer,e de se segurar no aquário,mas essa que fizestes

também ficou boa,boa sorte,que tudo corra-te bem.

 

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

 

Obrigado pelo incentivo...

 

Por agora vou parar aqui e manter isto assim até as plantas crescerem, pois estão a dar-se muito bem (as poucas que sobreviveram) .

 

Já consegui arranjar um tronco Alentejano este fim de semana (que já foi fervido varias vezes, e agora está em mudanças de agua dentro do autoclismo cá de casa. hehehehehe

 

Agora comecei construção de um filtro que vi por aqui.

 

Logo postarei fotos no respectivo topico

 

Mais uma vez obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais