1o aquario 96Lts


Pedro Luis_8010

Recommended Posts

Olá Pedro,

 

Tens aí um bom aquário, tu consegues algo bem melhor que isso, coloca plantas de fácil manutenção pelo menos para os camarões e para possíveis alevins, as plantas são sempre bem vindas a qualquer aquário, ajudam-te a purificar a qualidade da água e deixa um ar muito mais natural ao aquário a fauna agradece! ;)

 

Ideias não faltam, agora como tem de ficar a teu gosto terás de ser tu a decidir ;)

 

Essas pedras brancas por acaso não são calcárias? faz os teste à agua e verifica como está o pH...

 

Vai colocando fotos e novidades, vou acompanhar!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Tens aí um bom aquário, tu consegues algo bem melhor que isso, coloca plantas de fácil manutenção pelo menos para os camarões e para possíveis alevins, as plantas são sempre bem vindas a qualquer aquário, ajudam-te a purificar a qualidade da água e deixa um ar muito mais natural ao aquário a fauna agradece! ;)

 

Ideias não faltam, agora como tem de ficar a teu gosto terás de ser tu a decidir ;)

 

Essas pedras brancas por acaso não são calcárias? faz os teste à agua e verifica como está o pH...

 

Vai colocando fotos e novidades, vou acompanhar!

 

Cumps,

Boas Miguel

 

Obrigado!

Qto a plantas eu não queria muito verde no aquário, mesmo com as vantagens q indicas, vou deixar o musgo envolver aquele tronco e junto às pedras brancas vou colocar outra planta. Depois logo se vê se será suficiente ou se haverá "espaço " para mais alguma!

 

Já que falas nos camarões, devo meter é?

 

As pedras brancas foram apanhadas no rio Tejo, e após o teste do vinagre não deram como calcárias, por isso acho que não!

Olá Pedro,

 

Tens aí um bom aquário, tu consegues algo bem melhor que isso, coloca plantas de fácil manutenção pelo menos para os camarões e para possíveis alevins, as plantas são sempre bem vindas a qualquer aquário, ajudam-te a purificar a qualidade da água e deixa um ar muito mais natural ao aquário a fauna agradece! ;)

 

Ideias não faltam, agora como tem de ficar a teu gosto terás de ser tu a decidir ;)

 

Essas pedras brancas por acaso não são calcárias? faz os teste à agua e verifica como está o pH...

 

Vai colocando fotos e novidades, vou acompanhar!

 

Cumps,

Boas Miguel

 

Obrigado!

Qto a plantas eu não queria muito verde no aquário, mesmo com as vantagens q indicas, vou deixar o musgo envolver aquele tronco e junto às pedras brancas vou colocar outra planta. Depois logo se vê se será suficiente ou se haverá "espaço " para mais alguma!

 

Já que falas nos camarões, devo meter é?

 

As pedras brancas foram apanhadas no rio Tejo, e após o teste do vinagre não deram como calcárias, por isso acho que não!

Faço regularmente o teste com as tiras, e a cor que me dá é do 7, isso está controlado, acho eu!

 

Sim quando colocar a outra planta faço outro vídeo!

 

Abraço

Editado por Pedro Luis_8010
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

São camarões que estão na maternidade ou sou eu que estou a ver mal?.....

 

Mesmo não sendo camarões, tenta deixar sempre um canto com muito esconderijo para os pequenotes se defenderem (até dos próprios progenitores).

 

Se não queres plantas, então carrega-lhe no musgo ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Para os alevins tens de arranjar algo mais fácil de eles comerem, ou seja, por exemplo flocos mas tens de os desfazer muito bem com os dedos para ficar tipo pó, esse nacos de comida que tens na maternidade para além de serem grandes também está em demasia.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Para os alevins tens de arranjar algo mais fácil de eles comerem, ou seja, por exemplo flocos mas tens de os desfazer muito bem com os dedos para ficar tipo pó, esse nacos de comida que tens na maternidade para além de serem grandes também está em demasia.

 

Cumps,

Sim sim eu sei:)

 

Os flocos estavam grandes porque eram para alimentar as duas guppys que lá estiveram:)

Aos alevins eu trituro bem os flocos até ficarem em pó, como dizes! Um amigo meu é que me disse para fazer assim, que também ele "cria" peixes desta forma:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo que comecei recentemente neste hobby,

gostava que me deixassem aqui umas dicas sobre TPAs

 

Que agua usar, torneira ou não, se da torneira, que produtos usar para suavizar a água ou deixar a água "repousar" e quanto tempo, regularidade, etc.

 

A minha questão prende-se com o facto de as minhas mollys estarem a perder a coloração dourada e a ficarem esbranquiçadas!

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seachem Prime.

No meu caso utilizo duas gotas para 5 litros e deixo a água a repousar um dia antes.

 

Seachem Stability.

Deito meia tampa a cada duas TPA semanais ou uma tampa quando faço a manutenção do filtro.

Obs. A manutenção do filtro não é feita em dia de TPA semanal.

 

Faço TPA de uns 10% a meio da semana e uns 25% no fim-de-semana.

Ajustes conforme necessário.

 

Comida de qualidade:

Hikari

Équo Colore micro

JBL

Sera

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seachem Prime.

No meu caso utilizo duas gotas para 5 litros e deixo a água a repousar um dia antes.

 

Seachem Stability.

Deito meia tampa a cada duas TPA semanais ou uma tampa quando faço a manutenção do filtro.

Obs. A manutenção do filtro não é feita em dia de TPA semanal.

 

Faço TPA de uns 10% a meio da semana e uns 25% no fim-de-semana.

Ajustes conforme necessário.

 

Comida de qualidade:

Hikari

Équo Colore micro

JBL

Sera

Boas José!

Comprei o que recomendaste! Espero que funcione, pois tenho a água com umas partículas brancas!!!

Mas o Stability vou fazer um tampa durante 7 dias seguidos.

 

Comida comprei a Sera Vipagran, e os flocos que já lhes dava são os Tropical Eco-vita

Mas após análise da composição, são extremamente semelhantes!

Em que é que isto vai melhorar???

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Por acaso também tenho o Vipagran da Sera.

De facto se formos ver a composição, é tudo parecido, sendo que talvez a Hikari e a Équo se destaquem em termos de qualidade.

É um pouco como os cereais que comemos, se formos ler a composição é quase tudo o mesmo, mas há uns melhores que outros.

 

Olha, eu tenho uma variedade estúpida de comida, mas também devo ter umas 7 ou 8 variedades de peixes, para além de camarões.

Enfim, manias...

Eis alguns:

 

Hikari sinking waffers

Équo menu colore fine

Sera vipagran

Sera guppy gran

Sera spirulina tabs (um dos favoritos)

Sera 'o' nip

Sera larva de mosquito vermelho liofilizada

Sera tubifex liofilizado

Sera viformo (um dos favoritos)

Sera vipan baby

Sera shrimp

JBL daphnia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Por acaso também tenho o Vipagran da Sera.

De facto se formos ver a composição, é tudo parecido, sendo que talvez a Hikari e a Équo se destaquem em termos de qualidade.

É um pouco como os cereais que comemos, se formos ler a composição é quase tudo o mesmo, mas há uns melhores que outros.

 

Olha, eu tenho uma variedade estúpida de comida, mas também devo ter umas 7 ou 8 variedades de peixes, para além de camarões.

Enfim, manias...

Eis alguns:

 

Hikari sinking waffers

Équo menu colore fine

Sera vipagran

Sera guppy gran

Sera spirulina tabs (um dos favoritos)

Sera 'o' nip

Sera larva de mosquito vermelho liofilizada

Sera tubifex liofilizado

Sera viformo (um dos favoritos)

Sera vipan baby

Sera shrimp

JBL daphnia

E para mim que só tenho Guppys, Mollys e Ancistrus?

 

Além do Vipagran, o que aconselhas?

Para os Ancistrus eu dou Nutrafin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém que me ajude sff

 

O meu tronco está a ganhar bolor branco e no areão do aquario ganha frequentemente bolor que depois anda a flutuar na coluna de água!

 

Isto é do que? Como posso resolver isto?

 

Meto todos os dias uma tampa de stability ( durante 7 dias, vou no 4) e nos TPAs meto umas gotas de Prime

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por Pedro Luis_8010
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal o "bolor" no tronco, agora no substrato, se calhar nem tanto; se for muito.

Embora possa dizer na embalagem do Stability para colocar uma tampa na primeira semana, é preciso recordar que já tens fauna, logo bactérias.

Acho que colocar apenas meia tampa não faria mal.

Como estás a fazer as TPAs?

Se os peixes estão a mexer bem e com bom aspecto, embora devas estar atento, acho que não é motivo para alarme.

Já devias era de ter metido uns 4 ou 5 caridina multidentata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal o "bolor" no tronco, agora no substrato, se calhar nem tanto; se for muito.

Embora possa dizer na embalagem do Stability para colocar uma tampa na primeira semana, é preciso recordar que já tens fauna, logo bactérias.

Acho que colocar apenas meia tampa não faria mal.

Como estás a fazer as TPAs?

Se os peixes estão a mexer bem e com bom aspecto, embora devas estar atento, acho que não é motivo para alarme.

Já devias era de ter metido uns 4 ou 5 caridina multidentata.

Boas Jose

 

As TPAs eu enchia um balde com 12lts de água, metia 5 gotas de prime e deixava repousar algumas horas. 2 a 3 vezes por semana

 

Fazia pq fui à loja de Benfica, deixei lá um bom dinheiro, fiz o que me disseram e o resultado foi

- morreram 7 guppys e 4 mollys

- a comida da Sera nem lhe pegam

- a água tava turva afinal era do filtro

- as mollys não voltaram a ficar douradas como eram

 

Ou seja se tivessem limpo o filtro e não tivesse gasto o dinheiro, tinha os meus peixes todos na mesma e o meu dinheiro para outras coisas mais úteis!!

 

Deixo uma foto de como está agr

fefc74eeaa9765bff14c039cc6418918.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Mas compraste o filtro usado?

Se leste com atenção, reparaste que mesmo utilizando Prime (2 gotas para 5 litros) e deixo a água repousar de um dia para o outro.

Acho que as instruções falam em duas gotas para um galão americano, mas como fica em repouso, opto por menos produto.

 

Quantos litros tem o teu aquário?

 

Conseguistes apurar a causa das mortes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Mas compraste o filtro usado?

Se leste com atenção, reparaste que mesmo utilizando Prime (2 gotas para 5 litros) e deixo a água repousar de um dia para o outro.

Acho que as instruções falam em duas gotas para um galão americano, mas como fica em repouso, opto por menos produto.

 

Quantos litros tem o teu aquário?

 

Conseguistes apurar a causa das mortes?

Boas

Sim, o filtro comprei usado, mas as esponjas eram novas, e o filtro estava parado ha já algum tempo

 

A utilização do prime não me preocupa, acho que o que me matou 16 peixes foi o stability!!! Na loja disseram para meter 1 tampa todos os dias, o que me parece francamente exagerado, sendo que tinha 27 peixes dentro do aquário!!!

27 mais um camarão!

 

O meu Aqua tem 96 Lts de volume, mas deve andar nos 90 Lts de água!

 

Parei de usar o stability e ponho 4 gotas de prime na TPA (balde de 12,5lts) e até agora os duros 11 peixes resistem e aparentam estar bem!

 

Agr a juntar aos restantes 11 e camarão, tenho também ampularias, não sei ao certo qtas, mas deve deve estar mt longe das 10:)

 

Abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.