Primeiro aquário... 100L no Hall de entrada


Recommended Posts

Boas pessoal, sou o Bruno, estou a morar actualmente no Montijo e estou a montar o meu primeiro aquário.

 

Na minha adolescência houve um aquário comunitário em casa durante alguns anos, e eu até dava uma ajuda de vez em quando, mas nada de especial.

 

O aquário é um Aquadream 100 da Aquatlantis, comprado usado no OLX. Não posso abusar nos custos já no primeiro aquário senão a Maria põe-me a dormir no sofá. Isto vai ter de ser muito virado para o low cost. Tenho de lhe incutir o bichinho dos aquários :)

 

O aquário tem 100cm de frente, tampa com uma lâmpada fluorescente de 25W e um filtro Biobox2, com bomba de 650L/h e termostato de 150W. Vai ficar no Hall de entrada de casa, por isso tem de ser um aquário com tampa.

 

O aquário está a ciclar desde dia 27 de Abril, sem peixes, mas com um camarão morto dentro de uma meia de senhora pendurado dentro de água, com um calhau a fazer peso. Se fiz asneira podem dar na cabeça à vontade :D

 

Rochas - Granitos apanhados na Serra da Estrela

 

Substracto - Areia de filtro de piscina comprada no Aki.

 

Fundo - Neste momento não tem nada. Tenho um fundo que veio com o aquário, com rochas de um lado e plantas do outro, mas ainda não decidi se vou por.

 

Filtragem - Filtro Biobox 2, referido anteriormente. Esponja fina -> lã Jbl Symex -> Sera Siporax mini (+- 230g) -> lã Jbl Symex -> esponja fina. O Sera Siporax mini está dividido em 3 “bolsas” individuais, postas no filtro “em série” para poder limpar apenas 1 delas de cada vez. Também puz há uns dias um pequeno filtro de 200L/h que veio de bónus na compra do aquário e estava parado numa caixa... sempre ajuda a aumentar a circulação e em caso ser necessário montar um aquário de emergência, já tem media ciclada... tenho um aquário de 60L desmontado que pode servir de hospital ou maternidade, se for preciso.

 

Neste momento o aquário está com pH 7.8, GH 9, KH 13, NO2 1, NO3 10. Estes valores podem não ser muito correctos. Foram medidos com tiras Sera Quick Test. A amónia está a +-2 ppm, efectuado com um teste da API. No passado dia 17 a amónia começou a descer e pela primeira vez começaram a aparecer nitritos. A água cá de casa tem calcário com fartura... tudo o que é torneira está cheio de calcário.

 

Flora - Por enquanto, apenas Egeria Densa. estão no aquário à pouco mais de 1 semana e estão a crescer e criar rebentos que já comecei a espalhar pelo aquário

 

Fauna - Ainda nada, mas o plano é introduzir 1 espécie de cada vez, com pelo menos 1 semana de intervalo entre elas, pela seguinte ordem:

  • 5 Danio zebra

  • 4 Cory pimenta (Corydoras paleatus)

  • 1 macho e 2 femeas Platy

  • 1 macho e 2 femeas Molly Negra (nada de Molly Balão)

Talvez no futuro introduzir um peixe maior para fazer controlo de população caso os platys e mollys comecem a procriar em demasia.

 

 

Vista geral do aquário... aquele OVNI pendurado a meio do aquário é uma meia de senhora com um calhau e um camarão... a fonte de amónia para o ciclo.

20160520_190849_zpsknszzkmy.jpg

 

 

Rochas mais avermelhadas do lado direito

20160520_190902_zpso7lpqyuy.jpg

 

 

Rochas mais para o branco e preto do lado esquerdo

20160520_190919_zpsaeufnlij.jpg

 

 

Digam de vossa justiça

Editado por Bruno Antunes_58065
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do camarao morto tá demais.Nunca ouvi nem li nada sobre fazer o ciclo com animais mortos mas não me parece boa ideia, mas vou ficar atento as respostas do pessoal, pode ser que aprenda outra forma de fazer o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ler sobre vários métodos de ciclar um aquário, e em vários sítios era referido que ciclar o aquário sem peixes era mais "humano". Os 2 principais métodos que encontrei de ciclar um aquário sem peixes é adicionar cloreto de amónia, ou então matéria orgânica em decomposição... normalmente comida de peixe, mas também há várias referências a utilizar pedaços de camarão. Basicamente, o camarão em decomposição serve de fonte de amónia.

 

Exemplos de referências à utilização de comida de peixe ou camarão:

http://www.drtimsaquatics.com/resources/how-to-start

http://www.aquahobby.com/articles/b_ciclo.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora um update...

 

Adicionei musgo de java. Atei-o a umas pequenas pedras de granito que tinha de reserva. O aspecto não está grande coisa por enquanto, mas nunca tinha mexido em musgo de java...

 

Os valores dos parâmetros que referi foram medidos dia 17 ou 18. Estive a fazer novos testes à bocado e, a amónia caiu para 0, os nitritos subiram para +- 5 mg/l e os nitratos devem estar algures entre 25 e 50 mg/l. Os nitritos e nitratos foram medidos com tiras da Sera e, na escala dos nitratos, as cores do 25 e do 50 são muito parecidas... tenho mesmo de comprar um teste de nitratos de jeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O ciclo está feito. Amónia e nitritos a 0. Ontem o camarão saiu e fiz uma tpa de cerca de 15% (3 Garrafões de água da torneira que ficaram a descansar uns dias).

 

Aproveitei também para podar e replantar alguns dos pés da elodea.

 

Hoje entraram 6 danios zebra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do camarao morto tá demais.Nunca ouvi nem li nada sobre fazer o ciclo com animais mortos mas não me parece boa ideia, mas vou ficar atento as respostas do pessoal, pode ser que aprenda outra forma de fazer o ciclo.

Essa do camarao morto tá demais.Nunca ouvi nem li nada sobre fazer o ciclo com animais mortos mas não me parece boa ideia, mas vou ficar atento as respostas do pessoal, pode ser que aprenda outra forma de fazer o ciclo.

O camarão... e porquê o calhau? Se o calhau causasse amónia, imagina os outros todos que tens dentro do aquário.

Os mortos e a comida entre outros realmente ajudam no ciclo, mas daí a fazeres o ciclo em 12 dias, vai uma boa diferença. Senão repara: usando um filtro que já esteja a trabalhar á algum tempo noutro aquário e por isso já tenha uma colónia de bactérias fixa, ajuda na ciclagem de um aquário e mesmo utilizando este método, nunca vi ninguém que tenha feito o ciclo nesse tempo recorde. Não me levas a mal o que te vou dizer mas para principiante estás a dar umas lições aqui ao pessoal. Eu tenho uns anos de hobby e nunca arrisquei "brincar" com a ciclagem de um aquário.

Observa a imagem no link que coloquei abaixo e vais ver que não é assim tão simples.

Vou seguir.

 

https://www.google.pt/search?q=ciclo+do+azoto&biw=1280&bih=907&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjEnf_-xJPNAhXKuhQKHQXOCZgQsAQIGg&dpr=1#tbm=isch&q=ciclo+do+azoto+aquario&imgrc=OEm6e_fqlRjhwM%3A

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... o que tens dentro da Biobox para fazer a filtragem?

 

Bruno

Bruno o calhau deve ser só para fazer peso, imagino

Como nos filmes da Mafia em que atam um calhau ao pessoal para não vir ao de cima....?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou aqui para aprender, não para dar lições a ninguem. O ciclo demorou pouco mais de 1 mes... 27 de Abril a 1 de junho.

 

O "calhau" foi apenas para fazer peso senão o camarão flutuava

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno o calhau deve ser só para fazer peso, imagino

Como nos filmes da Mafia em que atam um calhau ao pessoal para não vir ao de cima....?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... o que tens dentro da Biobox para fazer a filtragem?

 

Esponja fina -> lã Jbl Symex -> Sera Siporax mini (+- 230g) -> lã Jbl Symex -> esponja fina.

O Sera Siporax mini está dividido em 2 “bolsas” individuais, postas no filtro “em série” para poder limpar apenas 1 delas de cada vez.

A esponja do fim é apenas para evitar que fibras da lã vão parar à bomba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estou aqui para aprender, não para dar lições a ninguem. O ciclo demorou pouco mais de 1 mes... 27 de Abril a 1 de junho.

 

 

 

OK. Assim já é outra coisa... não li bem e percebi que tinhas montado no dia do post. Boa sorte para a nova aventura.

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.