AJUDA - Ictio


Recommended Posts

Boas,

 

Há sensivelmente duas semanas reparei que estes dois escalares tinham uns pontinhos brancos nas barbatanas laterais (nas fotos não se vê bem, pois eles não param quietos).

Tratei logo de os colocar num aquário hospital. Fiz tratamento ao aquário principal, não fosse ter também alguma coisa, e desde então tenho feito tratamento aos peixinhos no hospital.

Pus sal grosso, primeiro tratamento foi com Kordon Ich Attack e como o medicamento acabou e continuavam os pontos brancos, comprei o Esha exit. Fiz os 3 dias recomendados pelo esha, e nada feito.... Como se pode ver pelas fotos ainda têm os pontos brancos....

Continuo a pôr gotinhas da medicação na àgua e inclusivamente comem artémia com alho congelada e flocos, estão a comer bem.

Também tenho feito TPA's e aumentei a temperatura dos termostatos do aquario principal e do hospital para impedir que o ictio prolifere.

 

O que me recomendam nesta situação?

 

Obrigada,

 

 

 

 

13249613_1122745944450355_761757210_n_zp

13233165_1122746054450344_1928297286_n_z

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se conseguires tira uma foto que se veja o peixe de lado.

 

Agora convém fazer tpa pois terminaste o tratamento, á volta dos 25%.

 

Eu aguardava 2 dias para fazer outro tratamento, tens a certeza de que é ictio, ontem quando falamos não tinhas a certeza, ou estou a fazer confusão?? :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem falei te de outro escalar, não era destes dois.

Eu tenho feito TPA's com frequência. O que me chateia é que as manchas persistem. Sim, tenho a certeza que é ictio, infelizmente ....

vou tentar ver se eles deixam fotografar lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas olha lá uma coisa, e nas barbatanas dorsal,ventral e anal, tem pintas? é que de frente só consigo ver as peitorais...

 

De qualquer modo para já tens de parar com a medicação, fazes a pausa e a tpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aumentar a temperatura para uns 30 durante umas 2-3 semanas e depois novo tratamento com o Esha exit? Enquanto estiverem a comer bem não deverás ter problemas.

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Serve o que serve. Já fiz dois tratamentos a Ictio na minha fauna e não aumentei a temperatura.

 

Porque entendi que isso iria afectar toda a componente bacteriológica em que o ictio se deu e evoluiu. Hospedou.

 

Ao alterar a temperatura estou a alterar o parasita Ictio e se o apanhar na fase de maturação, poderá tornar-se mais ou menos resistente. A gelatina do hospedeiro ao formar-se numa temperatura elevada, fará com que ela mesmo se torne mais resistente. Quem sabe? Isto é como nós e anti corpos. Se agua já estivesse antes a uma temperatura elevada então o parasita tinha-se desenvolvido nela. E então iamos aumentar mais ainda?

 

Segundo, não concordo que se retire os peixes do seu meio onde estão habituados. Outro erro a meu ver.

 

O combate bacteriológico deve ser feito no meio onde estavam. Retira-los é sempre enfraquecê-los e nunca o contrário. Tiveram outro choque bacteriológico. E uma das causas para o Ictio são precisamente os choques térmicos.

 

Considerando este meu pensar, não os retirei, não alterei a temperatura, e segui á risca a bula do ESHA2000 + EXIT.

 

Ao fim dos três dias ( salvo erro são três) reparei que ainda havia Ictio. Mantive sempre os mesmos parametros do aquario, não fiz TPA porque isso seria (mais uma vez a minha maneria de ver as coisas) enfraquecer o ataque ao ICtio.

 

Estou a combate-lo e vou fazer uma TPA? isto é: retirar repentinamente o efeito que o medicamento está a fazer?

Não me pareceu correcto. Aguardei dois dias.

 

Reparei que o Ictio estava a desaparecer. Mais dois dias (mais coisa menos coisa) mantendo os parametros do aquario e desapareceu o Ictio. Ou seja deixei o espectro do medicamento actuar.

 

A segunda vez que isto me aconteceu foi noutro aquario numa compra grande de cardinais (um cardume valente) e vinham afectados, Fiz tudo igual mas face ao volume de fauna tive que repetir o tratamento passado dois dias de intervalo.

 

E resolveu.

 

Esta é a minha experiência a tratar o Ictio. Segui apenas uma lógica medicinal tal como fazemos a nós. Se estamos a tomar um antibiotico ou anti viral qualquer não vamos fazer uma limpeza de estomago ou de sangue assim que nos sentimos bem. O efeito do medicamento permanece embora já estejamos (pensamos nos..) 100 % saudaveis.

 

Cumprimentos,

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais