Tronco com bolor e agua com espuma


Sirhc

Recommended Posts

Boas a todos.. antes demais obrigado pela ajuda mas iniciei neste mundo com um aquario que me ofereceram e meti tudo dentro e finalmente 1 mes depois de tat td prontinho meti agua..entretanto tenho tambem um tronco e comecou a ganhar bolor. E normal? O que posso fazer sem ser tirar o tronko pork ta enterrado e mao onposso tirar visto que me vai espalhar a terra nutriente que tenho por baixo do solo..mando a foto do aspecto do tronko. E tambem ganha espuma o aqua..alguem me sabe dizer se tmbm isso e normal? Obrigado abraco

https://imageshack.us/i/pnCLQzEPj

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sirhc,

 

Esse fungo no tronco é normal, se colocares aí umas corydoras acabam por limpar isso tudo, não necessitas de retirar o tronco :)

 

Há quanto tempo tens o aquário a ciclar?

 

Cumps,

 

EDIT: Espero que tenhas fervido o tronco antes de o colocar no áqua certo? Senão aí aconselho-te a retirá-lo fervê-lo com sal durante algumas horas e deixá-lo de molho durante +/- 1mês.

Editado por Miguel Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem o aquario com agua a 2 dias..mas demorei um 1 mes ate meter agua parapreparar tudo e falhei na parte do tronco porque nao o fervi..lavei-o bem e 3 semanas em agua e a trocar a agua onde tava todos os dias mas nao fervi..agora apareceu isto e se tiver de o tirar posso comexar de novo visto que ta enterrado e vai misturar a terra fertilizante com a agua etc e a motivacao vai pela agua abaixo...terei mesmo de o tirar para ferver? E que fervi as pedras mas nao sabia que tinha de ferver o tronco..cumps

Editado por Sirhc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca fervi os troncos, embora seja aconselhado. Todos os troncos que tenho, foram diretos para o aqua, tal e qual na natureza. A única preocupação que tive, foi de os colocar enquanto o aquário estava ainda sem fauna. E antes de colocar qualquer peixe comecei sempre com os plarnobis (chamados de caracóis praga) que te comem também esse fungo e ajuda a perceber se tens algum problema na agua que não seja detectável pelos testes habituais....

Eu nunca fervi os troncos, embora seja aconselhado. Todos os troncos que tenho, foram diretos para o aqua, tal e qual na natureza. A única preocupação que tive, foi de os colocar enquanto o aquário estava ainda sem fauna. E antes de colocar qualquer peixe comecei sempre com os plarnobis (chamados de caracóis praga) que te comem também esse fungo e ajuda a perceber se tens algum problema na agua que não seja detectável pelos testes habituais....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os troncos não tratados libertam tanino, em pequenas concentrações não faz mal mas em grandes concentrações funcionam como antioxidante que favorece o desenvolvimento de fungos. É por isso que se fervem os troncos com bastante sal para decompor o tanino em outros acidos e depois se deixa em repouso durante vários dias trocando as águas até a água deixar de ficar amarelada.

Quando ao problema de já o teres no aquário e evitares de o tirar ..... tens de ter paciência, tenta adicionar sal e aumentar a temperatura, com o tempo tudo deve voltar ao normal, nota que não deves ter peixes nesta fase.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos..sera que o sal nao me vai dar cabo das plantas? Caso contrario nao me ajuda muito pork o aqua ta plantado com co2 controlador ph etc. Preokopei.me mesmo em fazer td com calma e direito mas isto ta a deixar.m maluco..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, cada um tem a sua opinião.

A minha é não fazer caso.

Deixa isso a ciclar umas 3 semanas e faz as TPAs de acordo com as instruções do fabricante do substrato fértil.

Vai utilizando o condicionador e as bactérias (se compraste), e no fim das 3 semanas testas nitritos e amónia.

Se estiver tudo bem, metes uns 3 peixes e 3 caridinas multidentata.

 

Esta é a minha opinião, mas cabe-te a ti fazer o trabalho de casa.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por toda a ajuda..vou tentar resolver isso da melhor maneira sem esyragar o trbalho todo caso contrario desisto mesmo..e vou fazer o ciclo e tpa.s durante as tais 3 semanas a ver como corre..obrigado pela ajuda..ja agora a agua tmbm tem ganho uma especie de espuma..e normal?thx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim a espuma é normal, em relação ao tronco e como disse o Bringer terás de ser tu a fazer o trabalho de casa, por vezes é preferível ter o trabalho todo logo no início do que mais tarde ter de desmontar o aqua afim de fazer o que deveria ter sido feito.....o que dá mais trabalho :(

 

Mesmo não falando no tanino libertado pelo tronco, se for um tronco de videira sabemos o histórico dele, ou seja, as videiras são sulfatadas nas épocas necessárias, esses químicos dos sulfatos acabam por se entranhar no tronco e quando colocados no aqua libertam parte desses químicos...

 

Mas cada um a sua mania ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sirhc

Não te faz mal algum esse algodão,a não ser há vista,

não mexas agora no tronco,deixam ficar a sim,faz mas

e o ciclo do azoto,com calma,essa espuma passa com

o tempo,movimenta a água,para desfazer a espuma,não

coloques peixes antes do ciclo terminar,boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda dr todos..vou deixar tar a ver no k da e fazer o ciclo...sim eu tenho a agua movimenrada a superficie..vou esperar para ver no que da.. cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais