Dúvidas com iluminação LED DIY


Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria de aumentar a capacidade de luz do meu aquário, pois acho que a mesma é um pouco deficiente para plantas um pouco mais exigentes.

Como não tenho orçamento para uma calha de marca, pretendia montar um DIY com Leds em fita e um controlador (TC420).

 

Encontrei estes leds:

 

http://www.dx.com/p/13-5w-1080lm-45-smd-5630-led-white-light-car-decoration-light-strip-black-yellow-45cm-2-pcs-242638#.VzIH02_mrIU

 

Pois, como cada fita tem 45cm, ficariam um pouco mais pequenos que o meu aquário que tem 55cm de frente, mas dariam para agarrar de alguma maneira à tampa (estas nao têm cola incluida).

Provavelmente, teria que os segurar a uma calha de alumínio para ajudar o arrefecimento, e por sua vez prenderia o alumínio à tampa de plástico do aquário (ficariam a uns 6cm da água - 35cm do substrato em média).

E neste caso específico colocaria duas fitas, mas aqui, surjem as dúvidas, se será suficiente, ou se é preferível juntar fitas com outras temperaturas de cor.

Para já, pretendo continuar sem Co2, no entanto a médio prazo, depois de investir num filtro externo, é uma possibilidade.

 

Gostava da vossa opinião, principalmente de quem já se aventurou neste tipo de projectos.

 

 

O meu setup atual:

 

-Aquário Aquatlantis de 55Lts (55x30x33)

-Filtro KIT interno (300Lt/h) - Biobox2

-Termostato de 75w - apenas ligo no inverno (Dez a Mar)

-Calha KIT de Leds de 6w. (pensava que era de 10w)

 

Hardscape:

 

- Rochas de xisto

- Substrato fértil Tropica Plant Growth nas zonas posteriores

- Gravilha de xisto a fazer barreira entre rochas e substrato fertil

- Substrato JBL Manado nas zonas posteriores

- Substrato areia fina na zona frontal

 

Plantas:

 

- Anubias

- Valisnérias

- Fetos de Java (Microsorium pteropus)

- Hygrophila stricta tai

- Eleocharis sp

- Rotala rotundifólia

- Micranthemum 'Monte Carlo'

 

Fauna:

 

- 6 Corydoras panda adultas

- 4 Otocinclus (affinis??)

- 10 Paracheirodon simulans (Neons verdes)

- 5 hyphessobrycon amandae

- 1 Neritina zebra

- 6 Helena

 

 

Fertilização:

 

Seachem Flourish (1ml a cada 3 dias)

Seachem Potassium (2ml dia sim dia não)

Seachem excel (1ml dia sim dia não)

 

 

Manutenção:

 

TPA de 30% semanal, com adição de Seachem Prime e Seachem Stability

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens sempre de considerar algum desperdício de luz nestes casos, pois não sendo uma fita desenhada para aquariofilia, a sua difusão não será a ideal.

Mas vou falar-te da minha experiência. Em tempos também fiz uma montagem do género, num pequeno aquário de 20 litros:

 

Resultou bem durante 1 ano. Depois os leds passaram a emitir menos luz e alguns deles deixaram de acender.

 

 

Nessa altura, decidi que queria um aquário maior.

 

Resumindo:

 

Provavelmente funcionará durante algum tempo, talvez possas aproveitar esse tempo para pesquisar e ou juntar dinheiro para uma outra solução de melhor qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E que leds usaste? Fita ou individuais?

Tinham proteção à humidade?

 

A minha questão é mais saber se este tipo de fitas é adequada, no que toca à luminosidade (lumens, temperatura, tipo), para o meu aquário, e quantas deveria colocar para ter a possibilidade de manter tapetes com monte-carlo e Eleocharis.

 

Sim, sei que é uma solução que provavelmente irá ter falhas, e não é comparável a uma calha de compra. Mas a diferença de preço é apetecível (5€ por duas fitas de 45cm), mesmo que não se traduza em eficiência.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei fita sem protecção, que protegi com película autocolante (daquelas para proteger os livros), mas julgo que no meu caso o problema foi que as fitas não estarem preparadas paras estar ligadas durante muitas horas seguidas. Dessa forma aquecem e deterioram-se rapidamente.

 

Podes sempre tentar dissipar algum do calor colando a fita de leds numa fita adesiva de alumínio, (coisa que eu não fiz) daquelas para unir os tubos de exaustão dos esquentadores, com um bocado de sorte até tens disso aí por casa.

 

Como o teu aquário tem 30cm de profundidade e as plantas são pouco exigentes, eu arriscava...

 

E já agora fica um aviso: Não coles a fita led, com aquela cola quente para pistolas, com o aquecimento dos leds pode-se descolar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fixação das tiras é que deverá ser problemática.

Tenho lido que colam com fita de colar dos dois lados, mas com a humidade e calor é provável que também se soltem com o tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais