Shrimps Office - 27L


Recommended Posts

Caros amigos aquariofilistas,

 

Abaixo poderão ver o meu Nano de 7L, que está no meu gabinete do escritório, num estado lastimável, mas com um equilibrio biológico fantástico e com camarões Red Cherry, que não se conseguem detetar devido ao mau estado em que o acrílico se encontra.

As TPA são muito pouco frequentes (tipo 2x por mês) em cerca de 40%.

Comecei com uma colónia de 10 unidades, no entanto, durante a primeira semana acabaram por morrer 4.

Desde então, como é próprio dos Red Cherry, têm multiplicado exponencialmente e não faço ideia de quantos andam hoje por lá. A juntar à festa, tenho bastantes pequenos na SUMP que muito trabalho me dão a retirar de lá.

Está montado com os camarões desde Janeiro deste ano.

 

P_20160510_124526_zpsupqcjymt.jpg

 

Apesar de serem os meus "mini companheiros" do gabinete, sinto que merecem algo melhor, pelo que decidi investir para que possam ter uma ainda melhor qualidade de vida e o aquário ser um regalo para os meus olhinhos enquanto estou ao telefone (e não é pouco tempo).

 

A minha ideia é passar tudo o que está no de 7L para o novo, desde o substrato (que ficará por baixo do novo) aos musgos e restantes plantas.

 

Bem, vamos lá às informações técnicas:

 

Cubo 30x30x30 em vidro de 5mm

Fundo em vinil preto

Filtro Eheim Liberty 75

Calha LED 32cm 5W - 6500K - 600Lumens

Garra CO2 Ista 500g

Substrato Aqua GRO da Ocean Free

Pedras vulcânicas recolhidas na ilha de S. Miguel, já colonizadas de bactérias no aqua actual

Troncos novos conforme a imagem

 

Vou colocar ainda umas 3 helenas, uma passa do nano de 7L e as outras recolherei lá de casa.

 

Flora:

Musgo Spiky

Musgo Christmas

Anubias

Hydrocotyle Verticillata

Monte Carlo para fazer tapete

Outras que ainda não decidi.

 

Fauna:

Red Cherrys

Helenas

Mais lá para a frente, talvez uns 2 Ottocinclus

 

Ainda não imaginei o Layout, mas quero algo abundante com muita madeira espetada a sair do solo, uma espécie de "mini selva", pois não sou muito adepto (nem tenho maozinhas para isso) de um aquascaping muito perfeitinho "para a fotografia".

 

Se quiserem dar conselhos sobre melhorias ou mesmo para o Layout, fico desde já agradecido.

 

Segue então a foto da coisa:

 

P_20160510_123718_zpsgc3vvnjq.jpg

 

Aguardo v/ comentários e vou dando novidades.

 

Cumptos

 

João Pereira

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais um para acompanhar :), ter novo material e começar uma nova montagem é sempre bom, gostei dos troncos no entanto pelo menos uma pedra especial aí acho que não ficava nada mal, mas são gostos :)

 

Não te esqueças de deixar primeiro a monte carlo enraizar bem (+/- 1 mês e meio) antes de colocar qualquer camarão senão passas a ter um tapete flutuante lol

 

Vou acompanhar de certeza.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Boa ideia essa de aumentar a casinha aos camarões. Eles vão gostar de certeza.

Quanto á ideia do Miguel acho boa, uma pedrinha dá sempre um ar diferente, no entanto o que mais interessa é que tu gostes do aspecto do aquário. Tu é que vais ter de olhar para ele todos os dias... Tenho uma bateria para camarões com 3 divisões e todas tem troncos, musgo e pedras (e camarões claro).

Quantos troncos tens aí? Não é só um de certeza! Eu tentava por um deles mais ao alto, vais ver que muda logo o layout por completo. Além disso os camarões gostam de andar em várias profundidades e até mesmo ao cimo da água.

Vou acompanhar a ver se daqui a um mês os camarões já andam mais felizes...

Boa sorte.

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Pessoal,

 

Agradeço desde já os v/ comentários e sugestões.

Isto de ter o aquário e todo o equipamento já dentro do gabinete deixa-me ansioso... hoje na hora de almoço já estive a imaginar a coisa.

Para já, vai ficar assim. Como não o vou encher no imediato ainda vou tentar mais layouts, mas este para já agrada-me.

Ainda tenho de colocar mais substrato, só não pus todo para não se tornar muito difícil de moldar.

Acho que vai um pouco ao encontro do que o bruno soares refere:

 

P_20160511_152833_zpsj43zkfdg.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

 

Como vai esse estudo nos layouts? alguma coisa já definida ou ainda em fase de testes? :)

 

Vai dando notícias.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem melhor. também gostei do 2º layout que colocaste anteriormente. Plantas que adoro e que ficam bem neste tipo de layout e até mesmo pelo tamanho do aquário são a Staurogyne Repens e a Alternanthera Reinickii Mini. Pelo menos para dar mais detalhe ao layout alguns pés ficam sempre bem. A Staurogyne é mais fácil de manter e não tão exigente em termos de luz e para mim apenas perde para a Reinickii em termos da cor.

A única coisa que mudava era este tronco ao alto mesmo á frente do lado direito. Fica muito alto. talvez deitá-lo para trás... mas se o layout já é o definitivo não vale a pena estragar. A entrada do filtro está protegido com uma esponja para os camarões não serem sugados. Mas esse tubo não tem abertura também em baixo?? Sei que é mais pequena mas de certeza que te vai sugar alguns nem que seja os mais pequenos.

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno.

 

Obrigado pelos comentários e sugestão.

Ainda não é final porque ainda não enchi, só na próxima semana. Vou ver se consigo melhorar então aquele tronco. Quanto as plantas vou colocar a repens e a mini, sendo que esta ultima ficara na parte de trás junto ao vinil para aumentar a profundidade. A repens ficara a frente da mini e o tapete para além da monte Carlo vai levar lobelia cardinalis mini no seguimento para a repens... não sei se expliquei bem, mas depois de estar montado vocês percebem :)

 

Edit: o tubo de pesca do filtro não tem furo em baixo,É tapado. A esponja tapa por completo todas as ranhuras.

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia malta,

 

Ora então novidades!

 

Aqua totalmente montado, cheio durante a manhã de hoje, muito devagarinho para ver se nenhum tronco iria boiar.

Falta ainda as plantas de fundo e talvez mais uns 2/3 pés de repens, tenho de podar do aqua de 300L e depois colocar.

A água está um pouco baça porque acabei agora de encher. O ciclio iniciou-se hoje e será do "0" pois decidi não colocar os camarões em sofrimento e deixar este áqua ciclar totalmente primeiro e deixei-os no mais pequeno até à troca, logo mantive as matérias no de 7L.

 

Agradeço v/ opiniões e algum conselho que entendam por bem partilhar.

 

Ainda falta montar o sistema de CO2, que apesar de estar aqui no escritório, falta-me um difusor nano, porque o que trouxe é demasiado grande.

 

P_20160519_091629_zpsfdbzppp7.jpg

 

P_20160519_091634_zpspa6uy4ug.jpg

 

P_20160519_092453_zpsdjqsfjt9.jpg

 

P_20160519_105747_zps50qsnqhf.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece no bom caminho. Ainda bem que o filtro está bem vedado, menos trabalho e menos mortes será ideal. Quanto às plantas boa escolha. Não plantaste ainda a Alternathera Reinickii Mini? Pelo menos não a vejo. O musgo vai tapar uma boa parte da luz. Vais ter de podar algumas vezes para que o tapete e a Reinickii possam ter luz suficiente. Percebo a ideia dado ser para camarões, o musgo dá bastante esconderijo. Na minha bateria tenho em todos os aquários musgo pela mesma razão mas de resto é só fetos e anubias. Anubias nana ou petite seriam uma boa adição. Pelo menos eu adoro. Injecção de CO2 para camarões não é o ideal. Convém manteres os níveis baixos. Apenas o suficiente para que as plantas possam desenvolver melhor e garantindo que o consomem para não ficar muito na coluna de água.

Costumas ter muitos pés de Staurogyne Repens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Bruno,

 

A Alternathera Reinickii Mini ainda não está plantada, ainda a tenho de adquirir.

Tenho uma anubia no nano de 7L que passará para este, mas ainda não sei onde a colocar e nesta fase é das poucas plantas que ainda estão no 7L, por isso só a vou retirar quando começar a passar os camarões para o outro lado.

O CO2 será em baixo nível, checker no máximo em verde normal (nem escuro nem demasiado claro) até porque as plantas nem o exigem. No entanto, tudo o que foi aqui plantado são podas do de 300L, pelo que nesse a injecção de CO2 é bem forte, não quero que as plantas cresçam fracas.

Tenho um tapete de Repens no de 300L, que ainda se encontra a crescer e em fase de podas/replantação até fechar bem, se quiseres ver posso colocar uma foto atualizada no outro tópico "Opposite Sides" ou enviar por MP.

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fixe, ansiosa por ver as gambinhas na nova casa. :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto esse tópico do Opposite Sides. Acho que cheguei a comentar. Também muito bom. A minha pergunta era porque queria te cravar uns pés... mas entretanto já arranjei. É uma planta que adoro e já a plantei na minha cultura emersa a ver se corre bem. Também estou á procura de uns pés da Reinickii Mimi.

 

Off Topic: Não há por aí uma alma caridosa que tenha uns pés a mais... já somos 2 á procura...

Já tinha visto esse tópico do Opposite Sides. Acho que cheguei a comentar. Também muito bom. A minha pergunta era porque queria te cravar uns pés... mas entretanto já arranjei. É uma planta que adoro e já a plantei na minha cultura emersa a ver se corre bem. Também estou á procura de uns pés da Reinickii Mimi.

 

Off Topic: Não há por aí uma alma caridosa que tenha uns pés a mais... já somos 2 á procura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde,

 

Após uma luta intensa para "pescar" os camarões do Nano 7L, vi-me obrigado a ter de "aspirar" bastantes miniaturas... tinha ás dezenas!!!

 

Na sump, tinha também bastantes camarões já com um tamanhozito considerável.

 

Agora sim, consigo ver os camarões e o seu dia-a-dia. Não fazia ideia, mas tenho imensos... :)

 

Seguem algumas fotos, não são as melhores pois o tenho de limpar os vidros, mas ainda não tive tempo para tal.

 

P_20160608_123537_zps9mqi5uep.jpg

 

P_20160608_154107_zpsx2xac1vl.jpg

 

P_20160608_154146_zpsi8yrnqvb.jpg

 

Vejam antentamente...igual a este, tenho dezenas!!!!

 

P_20160608_123435_zps3aq6igxq.jpg

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

bem bonito, sim senhor, muitos parabéns.

 

quando actualizares tenta sempre por uma foto do geral, para termos uma ideia da evolução que o áqua vai tendo.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é está mesmo a faltar uma geral.

 

Gostei de ver as fotos. A acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha não se consegue ver nada, isso tá uma vergonha, tudo sujo!! eu cá é que não vou aí limpar de certeza

 

Que giro que está!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido, cá vai a foto geral!

 

Atenção que tenho de limpar os vidros.... :P

 

P_20160609_102721_1_zpsq2qcd1fd.jpg

 

Limpa os vidros mas não completamente. Os meus andam sempre a beliscar as algas nos vidros especialmente os mais pequenos. Sempre é uma comida mais barata e natural.

Obrigado pela foto.

 

PS: Falta a reinickii....

Editado por brunofasoares
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

 

Limpa os vidros mas não completamente. Os meus andam sempre a beliscar as algas nos vidros especialmente os mais pequenos. Sempre é uma comida mais barata e natural.
Obrigado pela foto.

PS: Falta a reinickii....

 

A Reinickii já não irá ser colocada, como passei os troncos com musgo para este aqua (estão na parte traseira no lado esquerdo) fiquei sem espaço para a colocar.

Quanto aos vidros, só costumo limpar a parte frontal, as laterais ficam sempre para "petisco" :)

 

 

Olha não se consegue ver nada, isso tá uma vergonha, tudo sujo!! eu cá é que não vou aí limpar de certeza

Que giro que está!

 

Obrigado Vera :)

 

Para a semana já leva limpeza. Hoje fiz TPA (o primeiro) de 40%. Como vem ai fim de semana prolongado, as algas do vidros servem de papinha.

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem nem mais!! Eu não limpo os vidros aos meus vai para 2 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.