Recommended Posts

boas a todos!

 

ontem disseram-m que se eu fizer as trocas de agua com agua do mar as minhas zoanthus iriam perder a cor e ficar castanhas, pq a agua do mar tem mto iodo e mais nao sei o que

 

gostaria d saber ao certo quais as causas e saber s ha maneira d as combater, alguem me pode explicar sff?

 

 

abraço

 

Marco,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah tavam 2 gajos na loja com essa conversa e o logista tb, e estavam a falar com certeza por isso vim aqui perguntar, agr tas a dizer q isso é treta ja n sei s compro osmose ou s continuo a ir ao mar.... tenho d tentar ter a certeza disso, n quero ficar com os zoanthus todos castanhos......

 

tambem falaram q os zoanthus azuis q sao d profundidade qd vem para os aquarios com o tempo acabam por ficar castanhos pq n tem os espectros d luz q eles gostam e por causa da pressao da agua tb, eu tenho uns q ja foram azuis......a causa tb n sei ao certo

 

s alguem souber esclarecer ou conheça algum site uma fonte para eu poder checar isso ficava grato!

 

 

abraço

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso levanta a velha discussão do uso de agua natural ou agua salinada...

há várias opiniões e teorias, eu acho que cabe a cada um decidir o que fazer.

 

em relação aos zoanthus não posso opinar pois nunca mantive.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, para ja comprei 1 deonizador d 2 estagios, o filtro d particulas e o carvao, dps devo comprar mais 2 ou 3 estagio so pa reforçar , pensei em comprar uma cena d osmose inversa mas ja tive uma e nao me agradava o tempo q demora a encher os bidons , acabava por m eskecer e quando ia ver ja tinha deitado sei la quantos litros para o chao do quintal, e o facto d 60% da agua ir fora, posso aproveitar a agua pa regar plantas mas eu n tenho assim tantas plantas quanto isso, entao optei pelo deonizador, n digo q volta n volta n va ao mar buscar agua mas para ja tento manter assim....

 

 

obrigado pelas dicas ;)

 

 

abraço

 

Marco

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

deverias ouvir o CSI, é reefer e resumiu bem a situação.

 

pessoalmente não acho que seja treta, é mesmo estupidez.

no caso do lojista pode ser só treta pois ele vende sal.

 

 

zoanthus algumas variantes perdem cor por causa de desiquilibrios de KH/ca, isto ocorre com os Monster Mash por exemplo, mas não ocorre com zoanthus Watermelon ou Pink Panther. A maioria dos zoanthus não é afectado por isso, são corais muito faceis/resistentes. Depois pode ter haver a ver com a maturação do sistema, da iluminação.

 

eu uso agua de osmose deionizada para reposição, mas faço TPAs com agua do mar, não uso sal, e tenho zoanthus com alto aspecto. Parecem farois.

 

Este é um hobby mais facil do que parece, o problema é a ignorancia e desinformação que é debitada no meio. Além disso ouve só opiniões de pessoas de quem conheces o aquario... de quem tem realmente experiencia e não leu algumas coisas na net. É a nova etiqueta reefer na net.

Editado por Quo
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, para ja comprei 1 deonizador d 2 estagios, o filtro d particulas e o carvao, dps devo comprar mais 2 ou 3 estagio so pa reforçar , pensei em comprar uma cena d osmose inversa mas ja tive uma e nao me agradava o tempo q demora a encher os bidons , acabava por m eskecer e quando ia ver ja tinha deitado sei la quantos litros para o chao do quintal, e o facto d 60% da agua ir fora, posso aproveitar a agua pa regar plantas mas eu n tenho assim tantas plantas quanto isso, entao optei pelo deonizador, n digo q volta n volta n va ao mar buscar agua mas para ja tento manter assim....

 

 

obrigado pelas dicas ;)

 

 

abraço

 

Marco

 

isso leva-me a pensar... estavas a repor agua doce diretamente da torneira, se sim... agua da torneira tem KH elevado e se pores muita pode estar a desiquilibrar-te o KH,e boa parte da motivação do teu problema. Até para resolver isso precisavas de ir fazendo pequenas TPAs até baixar o nivel... e curiosamente... podes usar agua do mar. biggrin.png' alt=':biggn:'> de boa fonte, claro!

 

Também me acontece o mesmo esquecimento, eu uso Osmose deionizada ( 4 estágios), encho só umas garrafas de 1,5L para a reposição e o 4º é muito lento, esqueço quase sempre. Mas cá em casa veem sempre a tempo. Não uses a agua que sobra para regar plantas... coitadas... usa para lavar o chao!!! para isso é mesmo melhor que agua da torneira, pois tem derivados de cloro mais concentrados. Inundo o chão da cozinha e WC com essa agua, sem detergentes, e o resultado é muito bom.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas novamente!

 

tenho feito as tpas c agua do deonizador, agua do mar so estou msm a usar no aquario da nossa costa, nc fiz tpa com agua directa da torneira, estava a fazer com agua do mar ;)

 

so a titulo d curiosidade eu vou pegar agua no guincho, mas as vezes a salinidade esta a baixo do minimo , n sei como nem porque! o.0

 

hehehe

 

va abraços malta e obrigado pelas dicas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual o teu minimo? A densidade pode estar baixa devido chuva, ribeiros.... não conheço essa zona e se é influenciada pelo tejo - pois é um mega-rio - ou outro rio na zona ou algum porto de mar. mas pelo que vi da geograpfia essa praia do Guincho não parece muito boa, se bem que não parece muito má, mas não ideal. A agua tira-se das pontas de enseadas e cabos. Essa praia do guinho parece quase o centro de uma enseada. Engraçado como essa zona praticamente não tem praias.

 

 

os alemães pagam um dinheirão para ter uma TPA de agua do mar... 25 euros... e depois lemos estes disparates, com... hu.... que se passa com os corais.... hu.... o misteriooooo... vamos à caça às bruxas..... hu..... foi a água do mar! queimem a bruxa!

 

 

 

 

P.S. se continuas com problemas podes ter outros problemas no aquario, há quanto tempo estás no hobby e tens o aquario montado?

Editado por Quo
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais