Sifonar substrato com tapete


taiko

Recommended Posts

Boas, eu ainda não tenho tapete no meu aquário, mas gostava, desde já, de saber como se faz para aspirar num aquário com tapete. No meu caso, será com Marsilea Hirsuta. Mas penso que será um pouco do mesmo com as outras.

 

Nunca aspirei o substrato, mas tenho que começar a fazê-lo, aparentemente. Estou com níveis bastante elevados de nitratos (desleixo nas TPA's, nos últimos tempos)... :\

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digas parvoíces...

Vamos ver quantos(as) daqui aspiram os tapetes. Só se for quando vão à estação de serviço. :)

O meu aquário não tem tapete e não é aspirado há uns 8 meses.

 

Tens é de fazer as TPAs adequadas, flora que absorva os nitratos, e uma fauna variada que ajude na manutenção do fundo e do aquário em geral.

 

Pode ser que esteja errado, mas o facto de no meu caso colocar comida de manhã cedo e sô voltar a colocar ao fim da tarde, obriga a fauna a andar à procura de comida durante grande parte do dia, contribuindo para a limpeza do fundo.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para além de uns melanoides tuberculata que apareceram sem bater à porta, a minha equipa de limpeza (também alimentada com comida própria) é constituida por: 3 corydoras, 1 ancistrus, 3 ottos afinis, alguns camarões (caridina multidentata; crystal red; uns azuis escuros supostamente blue dream ou topaz blue), e uns planorbis policiados por um ou dois helenas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol se formos por aí, eu só meto comida uma vez por dia... :lol:

 

Em relação à flora, o problema é que a minha flora está um pouco pobre. E enquanto eu não tiver feito o upgrade à iluminação é escusado estar a meter mais plantas. A maioria das plantas que comprei ao início foi para o galheiro. lol

 

Em relação a uma fauna variada, estava naquela de comprar uns 6 otos, mas estou com receio que se dêem mal nesta situação dos nitratos elevados, visto já ter lido que são um pouco frágeis.

 

De equipa de limpeza tenho, 5 camarões amano, 2 neritina natalensis, 2 corydoras e uma data de planorbis.

Editado por taiko
  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, ottocinclus não aconselho agora.

Mas eu tinha na ideia que tinhas um aquário bem plantado. Devo de ter feito confusão.

Tens de fazer TPAs.

Como estão os fosfatos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teria, caso elas não tivessem morrido quase todas. lol

Fiz TPA ontem, vou fazer novamente amanhã. Vou passar a fazer de dois em dois dias até os nitratos começarem a baixar...

 

Quanto aos forfatos, não tenho teste para isso. Só tenho mesmo os essenciais (pH, amónia, nitritos, e nitratos)...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu não tenho nem nunca tive testes para nitritos nem amónia.

Para quem tem um plantado, o de fosfatos é essencial.

Já agora ficas a saber - foi o que me disseram - que uma deficiência de fosfatos dificulta o consumo de nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho tapete da monte carlo e não aspiro, aliás se eu tentar aspirar sou bem capaz de ficar com uma nova planta flutuante e das grandes lool

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo! Uma fotozita era o ideal para melhor noção de ajuda ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Se faz mudas de água e continuam em crescendo não só deve fazer a sifonagem como rever:

 

Ou é fertilização a mais, ou comida a mais (mesmo só fornecendo uma vez por dia, quem garante que não introduz demais nessa leva?) ou é tambem o filtro. E diria que a manutenção do filtro é o que esta na base desses nitratos.

 

Qual a rotina de manutenção do filtro? Não estarão as cerâmicas impregnadas de "massa".?

 

Aspirar o tapete pode e deve faze-lo com alguma regularidade.

Com movimentos circulares por cima do tapete de forma a levantar os detritos (efeito Tornado) por lá entranhados (cóco sobretudo) e aspirando em simultâneo.

 

E isto porquê: Supostamente os restos de material orgânico (não havendo tapetes) passam pelo granulado conforme se vão desfazendo, e vão-se depositando no fundo do aquario. Acabam por ser Amonia tão requerida e absorvida pelas plantas. Aqui são as raizes das plantas que fazem o seu trabalho. O pouco que venha para a coluna de agua é sugado e convertido pelo filtro.

 

Havendo tapete este circuito está comprometido pelo adensamento do tapete á superficie bem como as suas raizes imediatamente abaixo do grão que impedem que a maior parte dos detritos se desfaça e fica cá em cima e não penetram pelo grão. Se não houver corrente de água no adensamento do tapete nem o cóco dos peixes se desfaz com a rapidez desejada. Há-de reparar que o proprio coco (aquele fio) permanece por tempo longo lá perdido no meio do tapete.

 

Naturalmente que outros factores podem levar a que aquariofilistas com tapetes densos não tenham necessidade de sifonar, Por exemplo pouco aglomerado de plantas (pouca vegetação) ou rochas pela coluna de água o que oferece menos resistência á passagem da agua logo uma maior circulação logo um melhor arrastamento de lixo logo uma melhor filtragem. Entre outros.

 

Contudo sou de opinião que se deve sifonar tapetes. Se não houver tapetes o filtro suga tudo. Desde que bem posicionado claro está.

 

Abraço

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Ora bem, eu tentei fazer a sifonagem do substrato mas desisti logo. Eu tenho um sifão, tipo isto, e o substrato estava a ser todo sugado por ser demasiado pequeno (JBL Manado).

 

Fertilização não faço há algum tempo. Talvez pudesse ter a ver com a comida. Mas não acho. Eles comem praticamente tudo e o que poderá assentar no fundo é comida para os camarões, corydoras e caracóis.

 

Quanto ao filtro, ultimamente tenho me descuidado com a limpeza do filtro e TPA's. Mas agora vou voltar a empenhar-me nisto para não voltar a chegar a esse ponto. Limpei-o na 2ª feira.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas taiKo

Eu tenho um sifão igual a esse,e quando vou sifonar

meto a ponta do dedo,na saida da água,e quando

alguma coisa que eu não quero que seija sugada

coloco o dedo,ate sair o que eu não queria que fosse

sugado,por vezes entram caracois e lá ponho o dedo,

e espero que ele saia e afunde.

 

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Eu tambem tenho esse sifonador. E dá lindamente. É mesmo com esse que efectuo os movimentos circulares.

No teu caso é muito mais dificil. Tens que ter cuidado pois o Manado tem esse problema.. é demasiado leve e seria pior a emenda que o soneto.

 

Abraço

 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Eu uso um sifão idêntico e coloco um pouco de lã dentro do copo, de forma a reter no mesmo qualquer objecto maior.

Uma das desvantagens é cortar um pouco a força de sucção, mas pode-se ajustar colocando menos lã, a outra é que algumas das impurezas que realmente pretendemos retirar ficam dentro do copo em vez de irem para o balde, o que exige algum cuidado no momento de o tirar da água, pois há a tendência para voltarem a cair.

Mas assim, pelo menos, é garantido que o manado não passa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho - ou melhor, tinha porque pifou - um aspirador a pilhas.

Usava-o no meu primeiro aquário.

Era da marca Haleas ou algo do género.

É fixe e barato, e para aspirar o substrato, acho muito melhor que os sifonadores por gravidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais