Vantagens em introduzir Melanoides?


tpt

Recommended Posts

Bom dia,

 

Há uns dias deram-me algumas plantas com brinde, uns caracóis de identifiquei como sendo do género Melanoides.

Mas ainda não os introduzi no meu aquário principal por não saber se terei alguma vantagem na sua introdução.

 

Setup do aquário:

 

Equipamento:

120l brutos (100x40x30cm)

Filtro externo Jebo 800l/hora

Aquecedor de 150w (temperatura 24ºC)

Iluminação: 2metros de fita led da digitec 6400K (2000 lumens)

1 tronco de Carvalho

Areia de rio

Pinhas de Amieiro

 

Flora:

Musgo de java

Feto de java

 

Fauna:

1 Casal de Bolivianos, Mikrogeophagus altispinosa

1 Casal de Jordanellas

2 yunnanilus sp. rosy

1 Oto

1 Garra Favatra

2 Corydoras paleatus

1 Camarão Amano

1 Ancistrus sp

 

Fertilização uso pontualmente umas cápsulas da tropica

Faço Tpa´s semanais de 25l

 

 

Tenho o aquário estável, sem mortes à mais de 1 ano, estou a pensar fazer algumas alterações a este setup nas férias, talvez para tentar reproduzir os altispinosa.

 

Questões:

 

Os melanoides vão impossibilitar a reprodução dos Altispinosa, por consumirem os ovos?

 

Os melanoides vão desmineralizar a água tornando parâmetros de Ph, Kh, etc mais instáveis?

 

Relativamente aos restos de comida no fundo que os melanoides poderiam consumir, julgo que não se justifica, pois tenho muito cuidado para não sobrealimentar os peixes.

 

Relativamente à areação do fundo provocada pelos caracois, também não sei se terei vantagens, poderão provocar picos de amónia? Que cuidados devo ter? Fazer tpa´s mais frequentes a seguir à introdução?

 

 

Muito Obrigado.

 

Luís.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu cá não os colocava,depressa terás montes deles,

alem de que te vão andar sempre a remexer a areia,

mas espera por outras opiniões.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu cá não os colocava,depressa terás montes deles,

alem de que te vão andar sempre a remexer a areia,

mas espera por outras opiniões.

 

Comp: Álvaro Silva

Obrigado, Álvaro.

 

Acho que não vou arriscar, não consegui perceber se serão vorazes com os ovos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

...

 

Questões:

 

Os melanoides vão impossibilitar a reprodução dos Altispinosa, por consumirem os ovos?

 

VERA: Consumirem ovos? Onde leste isso, coloca aqui o link, fiquei curiosa. São vorazes?????????? A sério????? Quem disse isso???? Tenho reprodução de camarões e nesse aquários tenho melanoides Tuberculatas, e os filhotes safam-se todos, no mesmo aquário tenho umas Helenas e elas também se reproduzem.

 

Os melanoides vão desmineralizar a água tornando parâmetros de Ph, Kh, etc mais instáveis?

 

VERA: Não, LOL. Mas remexem e remexem o substrato e são bons a avisar-nos quando o aqua não tem certos parâmetros em condições, estas aí a fazer uma leve confusão. E avisam quando a amonia está elevada, ou acontece um pico de amonia por qualquer motivo, neste aspecto são muito úteis e é por isso que as tenho em três aquários, com os quais me preocupo mais..São gostos e opções!

 

Relativamente aos restos de comida no fundo que os melanoides poderiam consumir, julgo que não se justifica, pois tenho muito cuidado para não sobrealimentar os peixes.

 

VERA: Também comem e removem detritos para a superfície, para serem sugados pelo inflow, o que é importante...

 

Relativamente à areação do fundo provocada pelos caracois, também não sei se terei vantagens, poderão provocar picos de amónia?

 

VERA: Não, LOl. Mas remexem e remexem o substrato e são bons a avisar-nos quando o aqua não tem certos parâmetros em condições, estas aí a fazer uma leve confusão. E avisam quando a amonia está elevada, ou acontece um pico de amonia por qualquer motivo, neste aspecto são muito úteis e é por isso que as tenho em três aquários, com os quais me preocupo mais..São gostos e opções!

Que cuidados devo ter?

 

Vera: Nenhuns, manda-los lá para dentro e já está, são muito resistentes.

 

Fazer tpa´s mais frequentes a seguir à introdução?

 

Vera:???????Mas porquê??? Esta questão não percebi! Explica melhor.

 

 

Muito Obrigado.

 

Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bom dia,

 

...

 

Questões:

 

Os melanoides vão impossibilitar a reprodução dos Altispinosa, por consumirem os ovos?

 

VERA: Consumirem ovos? Onde leste isso, coloca aqui o link, fiquei curiosa. São vorazes?????????? A sério????? Quem disse isso???? Tenho reprodução de camarões e nesse aquários tenho melanoides Tuberculatas, e os filhotes safam-se todos, no mesmo aquário tenho umas Helenas e elas também se reproduzem.

 

 

LuÍs: Li em alguns sites que falam de uma forma generalizada de caracóis em aquários que isso acontecia. Mas não especificavam qual o tipo de caracóis.

 

Os melanoides vão desmineralizar a água tornando parâmetros de Ph, Kh, etc mais instáveis?

 

VERA: Não, LOL. Mas remexem e remexem o substrato e são bons a avisar-nos quando o aqua não tem certos parâmetros em condições, estas aí a fazer uma leve confusão. E avisam quando a amonia está elevada, ou acontece um pico de amonia por qualquer motivo, neste aspecto são muito úteis e é por isso que as tenho em três aquários, com os quais me preocupo mais..São gostos e opções!

 

Luís: Bem, para formar a sua concha terão de se "abastecer " de minerais. Presumi que seria possível que a água pudesse ficar desmineralizada e pudesse perder o seu efeito tampão...

 

Relativamente aos restos de comida no fundo que os melanoides poderiam consumir, julgo que não se justifica, pois tenho muito cuidado para não sobrealimentar os peixes.

 

VERA: Também comem e removem detritos para a superfície, para serem sugados pelo inflow, o que é importante...

 

Luís: Ok, ora aí está uma vantagem.

 

Relativamente à areação do fundo provocada pelos caracois, também não sei se terei vantagens, poderão provocar picos de amónia?

 

VERA: Não, LOl. Mas remexem e remexem o substrato e são bons a avisar-nos quando o aqua não tem certos parâmetros em condições, estas aí a fazer uma leve confusão. E avisam quando a amonia está elevada, ou acontece um pico de amonia por qualquer motivo, neste aspecto são muito úteis e é por isso que as tenho em três aquários, com os quais me preocupo mais..São gostos e opções!

 

Luís: Pensei que seria possível, nos primeiros dias quando começassem a remexer o areão

Que cuidados devo ter?

 

Vera: Nenhuns, manda-los lá para dentro e já está, são muito resistentes.

 

Fazer tpa´s mais frequentes a seguir à introdução?

 

Vera:???????Mas porquê??? Esta questão não percebi! Explica melhor.

 

Luís: Se houver algum "lixo" no areão não poderá acontecer o aparecimento de amónia? Numa fase inicial? OK!

 

 

Muito Obrigado.

 

Luís.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Bom dia,

 

...

 

Questões:

 

Os melanoides vão impossibilitar a reprodução dos Altispinosa, por consumirem os ovos?

 

VERA: Consumirem ovos? Onde leste isso, coloca aqui o link, fiquei curiosa. São vorazes?????????? A sério????? Quem disse isso???? Tenho reprodução de camarões e nesse aquários tenho melanoides Tuberculatas, e os filhotes safam-se todos, no mesmo aquário tenho umas Helenas e elas também se reproduzem.

 

 

LuÍs: Li em alguns sites que falam de uma forma generalizada de caracóis em aquários que isso acontecia. Mas não especificavam qual o tipo de caracóis.

 

 

VERA 2: Como deves imaginar crias de camaroes quando nascem são quase inviziveis e não noto nada!

 

Os melanoides vão desmineralizar a água tornando parâmetros de Ph, Kh, etc mais instáveis?

 

VERA: Não, LOL. Mas remexem e remexem o substrato e são bons a avisar-nos quando o aqua não tem certos parâmetros em condições, estas aí a fazer uma leve confusão. E avisam quando a amonia está elevada, ou acontece um pico de amonia por qualquer motivo, neste aspecto são muito úteis e é por isso que as tenho em três aquários, com os quais me preocupo mais..São gostos e opções!

 

 

Luís: Bem, para formar a sua concha terão de se "abastecer " de minerais. Presumi que seria possível que a água pudesse ficar desmineralizada e pudesse perder o seu efeito tampão...

 

Vera 2: Se isso acontecer adicionas cálcio!

 

Relativamente aos restos de comida no fundo que os melanoides poderiam consumir, julgo que não se justifica, pois tenho muito cuidado para não sobrealimentar os peixes.

 

VERA: Também comem e removem detritos para a superfície, para serem sugados pelo inflow, o que é importante...

 

Luís: Ok, ora aí está uma vantagem.

 

Relativamente à areação do fundo provocada pelos caracois, também não sei se terei vantagens, poderão provocar picos de amónia?

 

VERA: Não, LOl. Mas remexem e remexem o substrato e são bons a avisar-nos quando o aqua não tem certos parâmetros em condições, estas aí a fazer uma leve confusão. E avisam quando a amonia está elevada, ou acontece um pico de amonia por qualquer motivo, neste aspecto são muito úteis e é por isso que as tenho em três aquários, com os quais me preocupo mais..São gostos e opções!

 

Luís: Pensei que seria possível, nos primeiros dias quando começassem a remexer o areão

Que cuidados devo ter?

 

Vera: Nenhuns, manda-los lá para dentro e já está, são muito resistentes.

 

Fazer tpa´s mais frequentes a seguir à introdução?

 

Vera:???????Mas porquê??? Esta questão não percebi! Explica melhor.

 

Luís: Se houver algum "lixo" no areão não poderá acontecer o aparecimento de amónia? Numa fase inicial? OK!

 

Vera 2: Não , não tens picos de amonia com tuberculatas! Categoricamente. Tens sim quando a remexes com a mão á bruta ou aspiras sem cuidado nenhum. Já tinha respondido a trás.

 

 

 

Muito Obrigado.

 

Luís.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais