The Valley


Fábio.R

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Co2:

 

Com 1 Bps de Co2 a uma hora de distância das luzes acenderem tenho a certeza que não tens Co2 suficiente nessa hora. E parece-me que esse difusor não te vai ajudar nesse aspecto.

Portanto começas a ter Co2 por volta das 17 horas.

A essa hora já o fotoperiodo está no auge e estás em débito com co2.

E repara.. não é só aumentares o débito. Esse Difusor não dá. Vale mais investires num bom difusor e ter um débito inferior. Podes ter muito débito mas vai todo ou quase borda fora. Porque o difusor não cumpre a sua missão. E aí penso que dado o investimento grande que fizes-te não terás muitas alternativas. OU Do Aqua ou ADA. Podes tentar um VIV mas não garanto.

 

 

Plantas:

Não sei o que entendes por Melt quando dizes que as plantas AINDA estão a fazer Melt (?) e que não gostas mas não tem outro jeito. Melt é a planta derreter, morrer.

A “UG” derreter é normal. Muito sinceramente eu arrancava fora essa planta sem deixar vestígios dela por baixo do substrato. Ou arranca um pedaço e vê a côr da raiz. Deve estar preta. Podes tentar mais tarde mas com o ciclo já efectuado. Mas hipoteses de sucesso.

 

Manutenção:

Se a data de montagem é 16 de Abril qual o regime de TPAS que tens feito até agora?

E vais iniciar já fertilização da Ada e ainda nem um mês passou? Com essa carga de substratos?

Foi isso que te aconselharam na loja?

 

Filtro:

Quanto ao espumar é do filtro e excesso de Co2 no topo (saturação) Mais Co2 que O2 trocas gasosas fracas.

Falta de circulação. Esse Eheim (embora seja uma grande máquina) não é com os seus 1050 Litros anunciados que dá para essas medidas. E ainda resta saber o que tens nos cestos e como é a altura dos tubos. A adicionar esse bocal metálico no “IN” que estrangula a entrada da água. Eu Metia o original.

E com esse filtro esquece os Lily Pipes. Nem com Lily Pipes da Aqua Rebel te safas. Se metes Lili Pipes então é que vais ver o estado em que fica o aquário. Nem vês a água circular.

 

E assim, dado que tens pouca circulação, e penso que não tens seguido o regime de TPA´s da ADA (desconheço o regime que tens feito), assumo que a carga de Nh4 que está a sair desse substrato seja bastante elevada e vai levar bem umas 4 a 5 semanas até teres o ciclo completo ou mais.

 

A minha opinião é baseada nos dados aqui presentes.

 

Grande abraço, parabéns pela montagem, adoro o layout, tudo muito fixe.

 

Força com isso mas creio que tens aspetos a rever.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PAFS

 

Bom sobre o CO2 acho que ja tinha falado no que ia fazer.

Difusor novo é o que vou comprar a seguir e vai ser da ADA provavelmente.

O que me indicaram foi isto: POLLEN GLASS LARGE 30Ø for AIR

Concordas?

 

Sobre plantas

Sei que melt é a planta a derreter, logo está a morrer,trocar as folhas, é adaptação delas.

Fiz o que disseste á UG e nenhuma raiz está preta, alias estão todas brancas.

Alias o ciclo está feito e pois usei aceleradores para o efeito.

 

Manutenção:

tpa 2x por semana uns 50% +/-

So estou a reduzir agora a quantidade de % agora.

Sei o porque dos niveis de no4 mas as carencias notam-se...eu nao faço nada e deixo isto andar ou alimento as plantas.

 

Filtro

Sinceramente acho que o filtro dá bem para este aquario.

Colocar lilly pipes isso já é outro assunto e provavelmente isso do caudal resuzir é um dos contras.

Sobre os cestos , está razoável, nem muito cheio nem muito vazio, as mangueiras esticadas por dentro do movel.

O bocal IN foi por causa dos filhotes dos rams e tambem nao vai tanta porcaria para o filtro, depois limpo lá com a mangueira.

 

ACho que está tudo explicado

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Bom dia,

 

Eu compraria este sem a mais pequena duvida.

 

https://www.aquasabi.com/co2/co2-diffuser/ada-pollen-glass-beetle-40-mm

 

E é de 40 mm. O de 30 é mais barato.

 

Alias o ciclo está feito e pois usei aceleradores para o efeito.

Manutenção:

tpa 2x por semana uns 50% +/-

So estou a reduzir agora a quantidade de % agora.

Sei o porque dos niveis de no4 mas as carencias notam-se...eu nao faço nada e deixo isto andar ou alimento as plantas.

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz muita diferença na qualidade de difusão entre uns e outros difusores ???

é que por esse preço e o a ada que ele falou antes, quase dava para comprar um sistema completo

 

Bom dia Carlos,

 

É precisamente isso. Qualidade de difusão do Co2. Se ver um ADA a trabalhar e um outro qualquer difusor vai perceber claramente as diferenças.

 

É caro? É sim senhor. Mas poupa no Co2 pelo que o investimento tem retorno a curto ou médio prazo.

 

Abraço

Sim, para cada aquario tem de ter um difusor adaptado para o efeito

 

Eu costumo recomendar o de 40 mm porque pela diferença de preço mais que compensa e o de 40 mm é um difusor para qualquer aquario. Por vezes comete-se o erro de comprar um mais pequeno e no futuro o aquariofilista acaba por vir a comprar um aquario maior (evoluir no hobby) e depois o material que tem já não serve. Isto aplica-se ao difusor como a qualquer outro equipamento.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens razão PAFS

Eu é que fiz confusao, o 30 era para o outro aquario que tinha o 40 fica para este ou ate para 1 maior.

Quando a outro assunto:

Estou a pensar colocar um ventoinha para movimentar a agua ou até um skimmer para limpar algumas plantas que estão no cimo, até a espuma etc.

Que sugestão dás?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O skimmer é danadito.. por causa da fauna. Tens que ter muito cuidado ou acabas por os encontrar lá dentro.

Para oxigenação é bom mas tem esse defeito.

 

Eu tenho Skimmer mas dou-lhe um uso diferente. Serve para as podas. Sobretudo tapetes e musgos.

 

Ligo o Skimmer e viro-o ao contrário ao mesmo tempo que podo as plantas. Ou seja, dou uma tesourada na planta com o Skimmer ligado e invertido de cima da tesoura. Assim que dou uma tesourada o Skimmer suga logo tudo. Não se espalha nada pelo aquario.

 

A espuma já te disse do que é Fabio (saturação da água). Se o filtro (OUT) tivesse potência agitava bem a agua e mandava o Co2 todo pelo aquario fora.

 

Eu optaria por um bomba pequenina para reforçar a corrente de agua lá embaixo e colocava o OUT do filtro a fazer a aeração possivel.

 

Se bem que continuo cá com a minha,.. mais tarde ou mais cedo terás que comprar um 4/600 de 1250 Litros, ou o ideal que seria um de 1500 litros / Hora.

 

Esse tem de fábrica 1050 Litros / hora. Se descontares o impedimento provocado pelas ceramicas, mais o peso da agua nos tubos etc. imagina qual o real débito desse filtro para a litragem que tens. A agua sai do OUT e tem que percorrer 90 cm de vidro e voltar ao IN.. isso não se faz com uns 700 litros reais de débito, que não deverá ser muito mais que está a dar.

 

Nota que te estou a dizer isto com a melhor das intenções Fabio. Acho que este é um problema que a curto ou médio prazo terás que resolver amigo. Se não .. vais andar aí às turras.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois realmente nao tinha pensado nisso da fauna e como tenho rasboras talvez o skimmer nao seja a melhor opçao.

Por agora uma ventoinha seja o mais indicado pois quero comprar mesmo um difusor novo para ter um melhor rendimento.

O filtro quem sabe mais tarde mas nao é o que me preocupa neste momente.

Eu nao levo nada a mal, sei que o pessoal está aqui para ajudar e cabe a mim filtrar tudo que me possa ajudar.

 

Obrigado


Tambem o melhor nao seria um reator? ou isso nao se aplica com difusor da ADA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabio,

 

Se o filtro já está abaixo do necessário não lhe vais meter um reactor porque aí então.. acabou.

Se tivesses um filtro bem potente então sim metias o reactor ao invés do difusor.

 

É uma outra ideia. O dinheiro do ADA mais a venda desse filtro e compras um filtro bem mais potente.

 

E aí sim metes um reactor, que é baratinho, e ficas com uma dissolução de Co2 fantástica.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim carlos, tens de ter um bom difusor no teu sistema.

isso acompanhado do resto claro.

O CO2 é o principal macro nutriente para as plantas.

Sem ele nada feito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

 

Concordo plenamente! o difusor é o que tem a função mais importante de todo o sistema desde que bem vedado, já comprei 4 ou 5 difusores a baixo preço e neste momento estão todos encostados, acabei por gastar mais alguns euros e comprar um difusor em inox que faz um trabalho excelente com microbolhas tão pequenas que se deixam levar pela circulação da água acabando por se dispersar todo na água.

 

Os da VIV também fazem um bom trabalho mas ainda não perdi o vício, irei comprar um ADA ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu concordo alias uma coisa que aprendi foi, tas a gastar um dinheirão com o aquario, terra, plantas etc e depois vais fertelizar com pós ou ate a olho porque é barato?

acho que todo o sistema ADA é muito bom, fertilizaçao substratos etc.

Mas cada um usa o que quer.

Eu ainda uso alguns pós mas quero experimentar a gama total da ADA.

Espero ter bons resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu concordo alias uma coisa que aprendi foi, tas a gastar um dinheirão com o aquario, terra, plantas etc e depois vais fertelizar com pós ou ate a olho porque é barato?

acho que todo o sistema ADA é muito bom, fertilizaçao substratos etc.

Mas cada um usa o que quer.

Eu ainda uso alguns pós mas quero experimentar a gama total da ADA.

Espero ter bons resultados.

 

Absolutamente de acordo. As pessoas devem entender que os artigos das marcas não são "desenhados / projectados" para trabalharem isoladamente. Mas antes o contrário. A gama de fertilizantes da ADA está concebida para o tipo de substrato que eles têm (Power Sand / Substrato Amazonia e outros / aditivos, etc) e tem a sua própria calendarização de inserção / Alteração. Não é em vão que a ADA por exemplo recomenda que apenas se utilize o Brighty K (que é apenas potássio) e só mais tarde se proceda à introdução Step By Step do resto da gama. Isto é, eles sabem que o substrato vai secando (perda gradual de determinado nutriente), quais as datas limites ou temporais dessas ocorrências e em virtude disso a introdução de determinado produto / Item da gama de fertilizantes.

Agora imaginem, um substrato ADA completo e meterem uma receita completa de Estimativa index.. o resultado é catastrófico!

 

Atá as matérias cerâmicas da ADA são diferentes de qualquer outra que se possa imaginar. Experimentem mete-las num filtro que não seja ADA e logo vêm o resultado.

 

Claro está que haverá quem diga o contrário, que não há problema nenhum, mas secalhar quando ouvimos pessoas dizer isso convirá tentar perceber quais as reais razões por trás dessas opiniões.

 

Abraço a todos.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo PAFS

é por isso que quero ir para ADA total, substratos e fertilizantes.

 

Já agora que powerhead aconselhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAFs vou discordar em absoluto contigo... é falso e existem numerosos casos de pessoas e ao contrario que referes sem nenhuma razão especial para o afirmarem a não ser a experiencia, que o método EI ou outro que seja não funciona com substrato da ADA.

 

O fertilizantes da ADA funcionam, o EI funciona, os da tropica funcionam.

 

E, nem querendo alimentar polémicas pq o tópico não é meu, até de misturas de substratos funcionam quanto mais.

 

PS - O melt não é necessariamente a morte das plantas, mas sim uma reação extrema que estas têm perante mudanças no seu ambiente.

 

Abraços

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o melt ja tinha dito em cima que nao era propriamente morrer e sem uma adaptação ao meio em que se encontra, podendo sim levar á morte total da planta.

 

Sobre a IE ja experimentei com ADA e resultou, se pretendo continuar com 5ml ou 2,5 ou 6 etc, sinceramente nao.

Se tiver um regime CERTO, acho que os resultados sao melhores, eu notei logo quando substitui o potassio em pó pelo potassio da ADA, evoluçao em 1 semana.

 

Misturas de substrato tambem dá, ja li montes de relatos sobre isso mas volto ao mesmo, tens de ter experiencia, e senao tens acho que algo vai correr mal e nao sabes o que ta mal.

Fertilizantes seja ADA, elos, tropica etc jogam pelas marca de substratos, tudo tem 1 sistema claro que cada 1 se pode adaptar, seja o fertilizante ao aquario ou o aquariofilista.

 

Acho que nós queremos 1 aquario sem stress's, sem estar a pensar em grandes ml... e sim num regime mais certo.

Pode dar errado?

claro, tudo em todo o lado pode dar errado mas é mais raro.

 

ADA é capaz de funcionar melhor com substratos da ADA, o da elos com elos etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco,

 

Lê bem o que escrevi.

 

Contudo não posso deixar de aludir ao milhares de milhares de aquariofilistas por este mundo fora nos foruns e conta-se pelos dedos os casos de sucesso com "Ei". Secalhar os meus vinte dedos chegam.

 

O George Farmer usa o quê? O Pascal usa o quê? O Greg usa o quê? O Knott usa o quê? O nosso querido Oliveira usa o quê?

Queres ver que São todos uns Nabos nisto.. Nem o próprio criador do "Ei" secalhar o usa. Não nos moldes que vocês usam!

 

Abraço


Fabio,

 

ADA é capaz de funcionar melhor com substratos da ADA, o da elos com elos etc.

 

Foi precisamente isto que tentamos traduzir.

Fabio,

 

Mete lá mais umas fotos aqui para cortar o offtopic que está para tras. ;)

 

Grande abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pois acho que o PAFS ate tem razão, se virmos bem todos os GRANDES nomes da aquariofilia, usam marcas, sejam elas quais forem, EI para nós so é um metodo mais barato, funcional mas nao total.

O proprio filipe oliveira ja disse que so usa elos MAS as vezes para tentar equilibrar as coisas poderá usar pós. está o video no youtube para o verem a dizer que o faz mas que é um stress estar constantemente a usar 1ml ou 6ml e nunca saber regimes certos.

é funcional? claro, é o mais indicado? provavelmente nao.

ADA liberta amonia, e tem fertilizantes X para o efeito, ELos nao e tem os seus etc.

Acho que nos temos de adaptar ao que podemos, e nao porque ADA é melhor ou ELOs etc.

Eu vou usar ADA porque posso, se tiver de usar pós é para corrigir algo.

Quem nao pode logico que use os pós, nada contra. =D

Mas acho que cada fertilizante funcionada com a sua marca, ou seja, é otimizado mas volto a dizer, com os outros pode funcionar igual ou nao, depende de aquario e experiencia de cada pessoa.

 

Fotos hoje de noite talvez com o novo difusor =D

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAFS obrigado pelo elogio, de repente elevaste-me no patamar de aquariofilista. Uso EI e os meus aquários sempre funcionaram e continuam a funcionar. Com e sem CO2, com e sem TPAS. ;)

Mas obviamente que todos eles usam, são profissionais, tem de ganhar dinheiro. Eu também o usaria se me os dessem e pagassem ao fim do mês para os usar e fazer publicidade.

 

 

O Ronaldo também usa NIke, o Bolt provavelmente Adidas, são pagos para isso e claro que os aquariofilistas profissionais fazem o mesmo. Chama-se marketing!

Isto não é mau, nem faz os produtos maus, não pode nem deve é automaticamente rotular o resto como inadequado e passível de criar problemas.

 

Redutor é dizer que o resto não funciona...provavelmente só aqui no fórum terás bem mais do que os teus 20 dedos. Não se pode é confundir fazer crescer plantas saudáveis e fertilização com layouts e aquascaping porque são coisas totalmente distintas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco acho que o PAFS nao quis dizer que nao funciona e alias, acho que foi o que eu disse.

Tipo, com a EI consegues fazer crescer bem as plantas etc, eu mesmo comprovo, consegues, ajuda em tudo, mas os produtos sejam eles da ADA elos ou outros sao diferentes, podes ter uma melhora de por exemplo 10% ou 50% tudo depende.

Acho que quem está a começar vai pensar.:

''Fogo gastei agora 500€ em material, areia, aquario, como vou fertilizar?

EI....''

Problema nisto? nao tem expriencia, nao sabe valores, nao sabe causas nem soluçoes, e depois desiste em 2tempos.

Tu eu e o PAFS ja andamos isto á alguns anos e somos capazes de usar pós numa boa porque sabemos causas e soluçoes para o que vier acontecer e mesmo assim nem sabemos tudo.

Agora 1 pessoa que esteja a começar o risto é muito mas muito maior.

Tu bem ves nas minhas montagens que uso substrato fertil da elos o inerte ADA e fertilizava com pós.

Deu resultado? muito

Foi uma dor de cabeça estar sempre com os ml e se isto é assim ou assado.loooool. foi.

Acho que queremos algo mais descomplicado no meu caso.

Pego no ADA K e meto 6 bisnagadas. e sei que é aquilo e aquilo mesmo.

tambem nao posso falar muito pois so agora estou a usar a gama toda da ADA por isso vamos ver os resultados mas na antiga fertilizaçao da ADA que usei gostei muito.

 

Lembrando que nao estou a defender ninguem, estou a dar a minha opiniao e ate gosto destas '' discussões ''.

Acho que podemos aprender muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio

 

Os produtos ADA são destacados definitivamente pela positiva, embora concorde com o Vasco no método EI, comigo também funciona e com muita gente funciona, o que aqui se está a contrapor é uma simples situação, no método EI temos de ir aperfeiçoando as dosagens até chegar ao ponto adequado para cada aquário, na fertilização ADA a "papinha" já vem toda feita, ou seja, o segredo é a receita da ADA em toda a gama existente.

 

Logo acho normal a inclinação para a ADA, Trópica ou Elos quando não se consegue chegar a consenso nenhum no método EI.

 

PAFS não considero este assunto um offtopic até porque se torna uma discussão saudável pelas opiniões de cada um e tem tudo a ver com a evolução do aqua do Fábio ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.