Musgo a morrer


fabio_claud92

Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho uma aquario de 40l com alguns peixes, uma bola de musgo e musgo de java. Tenho um filtro so de esponja e a agua esta a 22°, nao tenho subestrato para platado.

 

Acontece que o muago de java esta a perder a folha e a ficar castanho, assim como a bola de musgo de estar a ficar com mancha castanhas.

 

Para a luz esto utilizar uma lampeda de LED, +/- 50 leds de 6400k.

 

O que podera estar a acontecer e o que posso fazer?

 

Reparo tb que a agua esta a ganha cheiro com o passar dos dias, mesmo fazendo tpas de 10L a cada dois dias ela ganha cheiro. So troco/limpo a esponja semanalmente.

 

Cumprimentos

 

a80f0ccaa0d68b2947fcb79c3ba77389.jpg

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como enxaguas a esponja?

Troca 15 litros ao fim-de-semana.

3 litros na 3a e 3 litros na 5a.

 

Quantos watts tem essa luz e quantas horas está ligada?

 

Que fertilizante(s) utilizas?

 

Como estão os nitratos?

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como enxaguas a esponja?

Troca 15 litros ao fim-de-semana.

3 litros na 3a e 3 litros na 5a.

 

Quantos watts tem essa luz e quantas horas está ligada?

 

Que fertilizante(s) utilizas?

 

Como estão os nitratos?

 

Cumps

 

José

Boas bringer,

 

Ja a uns dias que reparo que o musgo de java se esta a desfazer e ate ago que o mau cheiro da agua e dos restos que se estao a decompor na agua.

Ontem a noite por haver tantos resto e cheirava tao mal que eu acabei por trocar 50%da agua.

Hoje a hora do almoço estava igual, musgo mais castanho e a cheira mal denovo como se nao tivesse feito nada.

Acabei por trocar novamente metade da agua mas desta ver tirei o musco do aquario e coloquei aparte.

 

Quando faço uma troca de agua mais, geralmente e semanalmente, eu retiro a esponja e lavo com agua da torneira para remover o residos.

 

A luz que tenho e uma lampeda de LED com +/- 50 leds de 6400klv, 52smd, 780lumen, 12 watt.

Esta ligada 12h por dia, e no setup nao tenho Co2.

 

Nao tenho subestrato para platado, apenas uma areia preta decorativa para aquario.

 

Tenho 5 corydoras, 1 anciatrus e 1 plecostomus. Nao sei se e da luz ou nao mas as corydoras parecem me nervosas sempre a nadar a maluca ou entao escondidas na sombra.

O plecostomu e o ancistro durante o dia nunca os vejo, esta sempre escondidos dentro do capacete.

 

A temperatura da agua esta a 24° mas o termostato sp esta a 22, sera a lampeda que esta a aquecer a agua? Esta temperatura nao e demais para os peixes e para o musgo?

 

Relativamente ao niveis da agua, tento em conta qie mudei 50% da agua a 1h da tarde e ja removi o musgo de java, os nibeos sao:

 

NO3: 25

NO2: 0

GH: <3°d

KH: 6°d

pH: 7.6

 

Posto isto, ajudem me a estabilizar o meu aquario.

O que tenho aqui errado?

 

Cumprimentos

 

... Foto atualizada...

 

2c7414ea38ad6591cb0410f871551973.jpg

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Editado por fabio_claud92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo tem o aquário e o que sabes sobre o ciclo do azoto?'

É o teu primeiro aquário?

Utilizas condicionador para remover o cloro?

Tenho este aquario montado quase a 1 mes mas com tantas trocas de agua devido ao cheiro quase parece sempre a começar denovo.

Num outro topico sobre um problema de um peixe meu a Vera Santos falo do ciclo de azoto e mando me um link com a explicaçao.

Eu nao esto a utilizar nada para o cloro, de inicio eata a adicionar bacterias ativadas, umas gotas que comprei para inicio de aquatrio, para ajudar a estabilizar. Na altura ate estava a correr bem, entretanto o produto acabo e a loja ainda nao rebeceu mais portanto para ja nao esto a utilizar nada.

 

Nao confio muito no filtro que tenho da me ideia que e fraco e nao faz um bom trabalho.

Comparando com um outro aquario que tenho de 400 com uma sump que montei de 90, foi muito facil estabilizar porque nunca retiro as bacterio que se crio ao remover a esponja poliester. Como tenho la as bio bolas e a rocha volcanica aque aquario funciona muito bem e sem problemas... Ja este esto a ter dificuldades em estabiliza-lo.

 

Agora a noite sem a luz reparo que os peixe saiem todos sem problema e andam pelo aquario, sem andarem a nadar nervoso e a correr.

Sera que a luz os incomoda ou sera muito forte?

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És de onde, não há mais lojas na zona?

Sou de sintra e a loja de confiança que questumo ir e a Ornimundo no retailparck. As outras lojas em que Fui porcurar aquele porduto tambem nao teem!

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao me lembro da marca aoo certo mas mais logo confirmo.

 

Li que para ajudar no ciclo de azoto podemos utilizar as baterias de uma aquario ja estabilizado.

Posso utilizar as baterias da minha sump para eate aquario?

Como faço?

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não tive tempo de falar, mas para ir adiantando:

 

A manutenção de um filtro de esponja requer grande cuidado, devendo esta ser enxaguada COM ÁGUA DO AQUÁRIO.

Após o que se deve de deitar umas três gotas de bactérias na mesma.

 

Nas primeiras semanas e nas TPAs maiores, também é conveniente deitar umas duas ou três gotas de bactérias na água.

Não convém exagerar nas TPAs para não desiquilibrar o ecossistema que se está a formar.

Conforme já sugeri, por exempo: 25% no Domingo; 5% na Quarta; 5% na Sexta.

 

Produtos a utilizar: Seachem Prime (uma embalagem de 250ml dá para mais de um ano)

Seachem Stability

 

 

Fertilizante para as plantas que tens.

Aqui as opiniões são mais que muitas, mas eu sugiro:

 

ADA Green Brighty Special Shade

ADA Green Brighty Step 1

 

http://ecx.images-amazon.com/images/I/41WNG-v0-7L.jpg

 

Luz: 6 horas por dia com uma interrupção a meio de 30 minutos.

CO2: Se não podes investir num sistema pressurizado, compra o sistema de spray da Tropica

Custa uns 12 Euros e trás uma lata que dá para uns dois meses.

As caixas apenas de recargas, que custam cerca de 18 Euros, trazem 3 latas.

 

Coloca uns 3 ou 4 pés de Limnobium Laevigatum (planta flutuante) para absorver alguns nitratos a mais na coluna de água.

 

Utiliza comida de qualidade: os peixes gostam, alimenta e por isso não tens de por muita, e não deixa a água cheia de gordura.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem só uma nota, segundo percebi o aqua é de 40l, tens um substrato inerte e só queres ter musgos? Certo?

 

Sendo assim, não precisas de investir em CO2, o musgo cresce bem sem ele, bem como sem fertilizantes. Pelo menos cá em casa cresce, claro que com Co2 cresce mais depressa. Quanto às flutuantes acho muito bem pelas razões que ele mencionou.

 

De resto completamente de acordo. Os produtos da seachem são todos bons inclusive os fertilizantes se quizeres investir, tens é de comprar a gama toda de macros e micros, mas só para musgos dispensava, porque sai caro, não é propriamente barato e ADA também não.

 

A ornimundo não me parece das melhores lojas, é um franchising e como tal tem as suas limitações... Melhor são lojas mais especializadas no hobby, Aquafish, aquahoby, Aquaeden, Casa dos discus para citar algumas no distrito de Lisboa, fora algumas na zona sul do Tejo.

 

A parte disso tudo tenho-me a dizer esse pleucostumos que dizes ter e se for mesmo um pleco pode chegar aos 25 cms, vai atrofiar o seu crescimento nesse aqua, dentro de outros males. Os ancistrus são como o outro.

Uma boa opção para as dimensões desse aqua eram otocinclus. Uma questão de pesquisares e veres se gostas.

 

Outra coisa era uma boa, retirares essa decoração de plástico, sou completamente contra todo tipo de decorações ou plantas artificiais, sou sincera a acho que os peixes agradecem. Esta é uma opinião muito pessoal, eu sei mas claro se fazes questão tu é que olhas para o aquário todos os dias e tem de estar a teu gosto.

 

E que tal lavares a esponja, muito bem limpa com a água da TPA do próprio aquário em vez de a limpares com água da torneira?

 

Vai actualizando e não deixes de partilhar os resultados independentemente de serem positivos ou não.

 

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem só uma nota, segundo percebi o aqua é de 40l, tens um substrato inerte e só queres ter musgos? Certo?

 

Sendo assim, não precisas de investir em CO2, o musgo cresce bem sem ele, bem como sem fertilizantes. Pelo menos cá em casa cresce, claro que com Co2 cresce mais depressa. Quanto às flutuantes acho muito bem pelas razões que ele mencionou.

 

De resto completamente de acordo. Os produtos da seachem são todos bons inclusive os fertilizantes se quizeres investir, tens é de comprar a gama toda de macros e micros, mas só para musgos dispensava, porque sai caro, não é propriamente barato e ADA também não.

 

A ornimundo não me parece das melhores lojas, é um franchising e como tal tem as suas limitações... Melhor são lojas mais especializadas no hobby, Aquafish, aquahoby, Aquaeden, Casa dos discus para citar algumas no distrito de Lisboa, fora algumas na zona sul do Tejo.

 

A parte disso tudo tenho-me a dizer esse pleucostumos que dizes ter e se for mesmo um pleco pode chegar aos 25 cms, vai atrofiar o seu crescimento nesse aqua, dentro de outros males. Os ancistrus são como o outro.

Uma boa opção para as dimensões desse aqua eram otocinclus. Uma questão de pesquisares e veres se gostas.

 

Outra coisa era uma boa, retirares essa decoração de plástico, sou completamente contra todo tipo de decorações ou plantas artificiais, sou sincera a acho que os peixes agradecem. Esta é uma opinião muito pessoal, eu sei mas claro se fazes questão tu é que olhas para o aquário todos os dias e tem de estar a teu gosto.

 

E que tal lavares a esponja, muito bem limpa com a água da TPA do próprio aquário em vez de a limpares com água da torneira?

 

Vai actualizando e não deixes de partilhar os resultados independentemente de serem positivos ou não.

 

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Boas Vera,

 

O meu aquario e de 40l sim e o subestrato de um areao preto, nao tenho subestrato nenhum.

Eu gostava de ter um platado maior mas como esto a aprender sobre tudo para o ter.

Como eu tinha este aquario que era da minha tartaruga, como creceu e modeia para o aquario de 400L que montei, decidi começar com este pequeno, aprender em pequeno, erra em pequeno e testar em pequeno... Quanso souber Melhor com ter um platado ai avanço para uma projeto maior e aserio.

 

Nunca tive platas num aquario, portanto decidi avançar com este pequeno e so com musgo... Basicamente. No entanto sei que tenho de mudar o filtro, nao gosto nada daquele genero, mas foi eferecio portanto para ja esta a servir, mas de futuro irei por um DIY esterno.

O musgo de java tem estado a morrer, meio castanho, para ajuda-lo falo-se no em por os nutrientes e no CO2... Estava numa de avançar para ver se melhor e é que tb aprendo um pouco de utilizar CO2.

 

Relativamente ao peixes... Ao pleco, sempre gostei daquele peixe por isso comprei-o. Sei que vai crescer portanto aquele peixe e o que vai ditar quando vo mudar para um aquario grande.

Sobre otocinclos, gosto deles mas disserao que quando sao maior sao agressivos... E verdade?

 

A decoraçao que tenho e biviamente para sair da li e entra um tronco, o capacete e so para safar para ja.

 

Sobre a loja, basicamente esto a recorer a Ornimundo porque nao minha zona nao sei de loja melhor ou uma de aquariofilia, a ornimundo neste momento e a que me apresente mais variedade de produto, loja limpa e organizada, bom atendimento e sempre disponiveis a esclarecer qualquer coisa que pergunto e boa higiene tanto na loja com nos animais/ peixes/ plantas.

Aqui em sintra ainda nao encontrei uma de aquariofilia nem conheço nenhuma.

As loja que mencionas te ja tinha ouvido falar mas como sao em lisboa ainda nao tive oportunidade de la ir.

 

O grande erro que me esta a atrasar o ciclo de azoto e todo o resto, as TPAs... Lava aquele esponja com agua da torneira, devia de com com a agua da muda... Enfim, o mais parvo e que sempre sobe isso e nunca o fiz.

 

As flutuantes, sao para la sim, reparei que com o muago de ja vinham uns 5 la misturadas muito miniaturas mas vo arranjar mais i maiores.

 

Relativamente a luz tenho vindo a afastala da agua e parece me que os peixes estao a acalmar uma pouco.

Seria mesmo a luz ser muito forte que os estava a por nervosos?

 

... Foto das micro flutuantes...

 

1866719ca5db088a3d15c830ced37aeb.jpg

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Editado por fabio_claud92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz: 6 horas por dia com uma interrupção a meio de 30 minutos.

 

 

Gostaria de perceber porquê interromper o fotoperiodo ? (se é de plantas que se propõe)

 

Alguma razão cientifica para a interrupção do fotopeoriodo?

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li que afectava as plantas, também porque por vezes nos trópicos existe alguma nebulosidade por volta do meio-dia, acho.

 

We've tried having a dark period in the afternoon based on the theory that afternoon thunderstorms were common in the tropics and the interruption in light slowed algae growth. It didn�t affect algae and killed off some light-loving plants.

 

Todavia baseado neste excerto, sou capaz de experimentar não interromper, em particular por causa da alternanthera (sp?)

Vamos ver....

 

Tirado de:

 

http://aquaticconcepts.thekrib.com/Seminar/Basics.htm

 

Cumprimentos,

 

José Carrilho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ignace,

 

Achas que exagerei?

Sugeri o Special Shade por ser indicado para plantas de crescimento lento e de pouca exigência de luz.

O Step 1 por causa de macros e micros.

Obviamente que a dosagem seria inferior ao recomendado para um plantado.

 

Eu até admito que invento um pouco quando se trata de fertilizantes

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bringer, ada para uma bola de "musgo"? Não terás confundido os tópicos?

 

fabio_claud92, esse musgo era mesmo Java? Onde arranjaste?

 

Enviado do meu GT-P3110 através de Tapatalk

Boas ignace:

 

Na loja que comprei, pedi musgo de java e a embalagem dizia "musgo de java" por tanto esto a contar de e verdadeiro.... Espero eu!

Porque a pergunta?

 

Cumprimentos

 

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bringer, essa bola nem musgo é, não pensei que precisasse sequer de fertilizante. O Java cresce praticamente sem qualquer fertilizante e com pouca luz e a cladophora aegagropila também. Não sei se vale a pena o investimento em ada.

 

Quanto á pergunta, podia ter comprado no olx por exemplo, é isso ser um musgo terrestre. Mas no teu caso parece que não. Mas se não usas anticloro, e caso estejas perto de um depósito com tratamento, nesse caso pode ser o cloro, talvez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera,

 

...

 

Nunca tive platas num aquario, portanto decidi avançar com este pequeno e so com musgo... Basicamente. No entanto sei que tenho de mudar o filtro, nao gosto nada daquele genero, mas foi eferecio portanto para ja esta a servir, mas de futuro irei por um DIY esterno.

O musgo de java tem estado a morrer, meio castanho, para ajuda-lo falo-se no em por os nutrientes e no CO2... Estava numa de avançar para ver se melhor e é que tb aprendo um pouco de utilizar CO2.

 

VS: se queres aprender a lidar com o Co2, força nada contra.

 

Relativamente ao peixes... Ao pleco, sempre gostei daquele peixe por isso comprei-o. Sei que vai crescer portanto aquele peixe e o que vai ditar quando vo mudar para um aquario grande.

Sobre otocinclos, gosto deles mas disserao que quando sao maior sao agressivos... E verdade?

 

VS: Não, não é verdade.

 

http://www.seriouslyfish.com/species/otocinclus-macrospilus/

 

A decoraçao que tenho e biviamente para sair da li e entra um tronco, o capacete e so para safar para ja.

 

VS: Coloca um coco, eles adoram. Nem precisas de os comprar em lojas de aquariofilia., compras no supermercado e trata-los. Alguma duvida sobre isso pergunta que te digo como fazes.

Sobre a loja, basicamente esto a recorer a Ornimundo porque nao minha zona nao sei de loja melhor ou uma de aquariofilia, a ornimundo neste momento e a que me apresente mais variedade de produto, loja limpa e organizada, bom atendimento e sempre disponiveis a esclarecer qualquer coisa que pergunto e boa higiene tanto na loja com nos animais/ peixes/ plantas.

Aqui em sintra ainda nao encontrei uma de aquariofilia nem conheço nenhuma.

As loja que mencionas te ja tinha ouvido falar mas como sao em lisboa ainda nao tive oportunidade de la ir.

 

VS: Vale a pena ires a qualquer uma delas.

 

...

 

As flutuantes, sao para la sim, reparei que com o muago de ja vinham uns 5 la misturadas muito miniaturas mas vo arranjar mais i maiores.

...

 

... Foto das micro flutuantes...

 

VS: Lemna minor, em breve tens isso cheio delas, tornam-se uma praga, são giras mas ao fim de um certo tempo cansa de andar a catá-las pois com a água toda coberta disso, retira-te a luz toda para baixo.

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bringer, essa bola nem musgo é, não pensei que precisasse sequer de fertilizante. O Java cresce praticamente sem qualquer fertilizante e com pouca luz e a cladophora aegagropila também. Não sei se vale a pena o investimento em ada.

 

Quanto á pergunta, podia ter comprado no olx por exemplo, é isso ser um musgo terrestre. Mas no teu caso parece que não. Mas se não usas anticloro, e caso estejas perto de um depósito com tratamento, nesse caso pode ser o cloro, talvez.

Fiz uma pequena Tpa hoje de 1.5L, so para aspirar o fundo.

Amanha faço o teste agua e partilho o resultado.

Quando faço as tpa esto a por uma gotas que se nao me engano e para o tratamento da agua e acalma os peixes.

Entre tanto o musgo de java continua fora do aquario para ver se establiza.

Nao se o ponha no aquario ou espere por uma soluçao e depois ponho-o de volta!?

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Quando faço as tpa esto a por uma gotas que se nao me engano e para o tratamento da agua e acalma os peixes.

Entre tanto o musgo de java continua fora do aquario para ver se establiza.

Nao se o ponha no aquario ou espere por uma soluçao e depois ponho-o de volta!?

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

 

Umas gotas de quê se não é indiscrição??

 

Aguenta lá o musgo noutro lado para já. se ainda o tens poda as partes castanhas e deita fora, ele volta a crescer e até melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Umas gotas de quê se não é indiscrição??

 

Aguenta lá o musgo noutro lado para já. se ainda o tens poda as partes castanhas e deita fora, ele volta a crescer e até melhor.

As gotas sao estas...

 

http://www.tropical.pl/pt/produtos/aquario/preparados/blue-group/esklarin/

 

34f5fd06736aed1a423e8f8b45879bb2.jpg

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Editado por fabio_claud92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é que que é eficiência, foto postada em 7 min. :tongue::tongue: Ok, força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera, tu tens mais experiência nisto do que eu, mas eu não aconselho ottocinclus neste aquário até ter boas condições.

Digo isto baseado naquilo que tenho pesquisado.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais