180L plantado - equipamento para iniciar?


Recommended Posts

Olá a todos



O meu nome é Pedro Feijóo, tenho 38 anos e resido em Olhão.



Desde pequeno tenho um amor pouco trabalhado com a aquariofilia. Tive um pequeno aquário de 40L em miudo que mantive até a altura em que vim para o Algarve estudar.



Muito tempo passou até que decidi trazer esse mesmo aquário de casa dos meus pais para o colocar em funcionamento outra vez.



Essa iniciativa puxou o bichinho outra vez...



Decidi comprar um aquário maior e fazer algo de forma mais certa e planeada.



Embora seja biólogo marinho de formação, a verdade é que pouco ou nada percebo disto.



Comprei um aquário panorâmico Atlantis (180L brutos) com iluminação T8 2*30W e um termóstato de 150W.



Pretendo fazer deste espaço um aquário densamente plantado, povoado de escalares e alguns anabantídeos, pequenos cardumes que ocupem a coluna de água e alguns peixes de fundo.



Tenho que arranjar um filtro externo de cerca de 1000L/h, uma melhor iluminação, substrato e areão, rochas decorativas (o tronco já está comprado) um sistema de CO2, toda a flora e finalmente a fauna.



Peço aqui ajuda para que me indiquem qual o melhor equipamento dada as minhas pretensões e onde o poderei/deverei adquirir...



Agradeço antecipamentente o vosso feedback



Abraço



Editado por Pedro Feijóo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito curto, mesmo. Se vires, há vários tópicos sobre pessoal a pedir opinião sobre o e901, mas apesar de ser um excelente filtro, o caudal é fraco para um aquário tão grande. O 1501 talvez chegasse . O 2217 também.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pelos comments

 

Depois de pesquisar bastante estou inclinado para o 2215 que poderei mais tarde complementar com um 2211 ou então pelo 2217.

 

Em relação ao substrato vou comprar 5L de JBL basic e uns 25L de JBL Manado. Chega?

 

Tenho que depois arranjar rochas... ideias? O tronco já está na banheira à uns 3 dias...

 

Em relação às plantas, uma vez que não percebo muito disto, acho que vou comprar um pack através da Tiend Animal. Parece-me ser uma solução prática e não muito dispendiosa. O que acham?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José

 

Na verdade a ideia seria um aqua comunitário mas com várias plantas a ocuparem 2/3 da área. O resto deixaria em open space

 

Achas que deveria mudar de substrato?

 

E em trelação às plantas? O pack da tiend é areia para os olhos ou de facto fico bem servido?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pelos comments

 

Depois de pesquisar bastante estou inclinado para o 2215 que poderei mais tarde complementar com um 2211 ou então pelo 2217.

 

Em relação ao substrato vou comprar 5L de JBL basic e uns 25L de JBL Manado. Chega?

 

Tenho que depois arranjar rochas... ideias? O tronco já está na banheira à uns 3 dias...

 

Em relação às plantas, uma vez que não percebo muito disto, acho que vou comprar um pack através da Tiend Animal. Parece-me ser uma solução prática e não muito dispendiosa. O que acham?

 

Abraço

 

Bom dia,

 

Vou ser sincero consigo. Para seu próprio bem. Não é puchar dos galões e mostrar que sabemos mais que outros. Mas já vimos este tipo de cenário muitas vezes.

 

E sempre mas sempre aconselhamos as pessoas sustentados na nossa própria experiência.

 

Pelo que me apercebo já está a reduzir o "orçamento". Não que eu estranhe. Porque este hobby não é barato. E as pessoas quando começam a ser confrontadas com os preços imediatamente reagem tal como você. Procuram alternativas em conta.

 

Embora já tenham dito que o JBL 1501 seria o filtro indicado, o 2217 tambem pode ser mas a dobrar, porque seriam necessários dois, contudo está a inclinar-te para o 2215 (redução). Grande erro! Dinheiro deitado ao ar. Literalmente. Esse filtro nunca na vida serve para um aquario de 180 Litros.

 

E ainda resta saber as medidas do aquario e a que altura do solo vai ficar.

 

Porque é muito diferente dizermos a um filtro que tem que empurrar agua por tubos de 0.50 metro do que 1 metro (a agua pesa dentro dos tubos - É a Fisica), e depois ainda atira-la por um vidro frontal de 80 cm, ou um vidro de metro ou metro e vinte etc. e recuar para dentro do filtro outra vez.

 

E mais.. aconselho vivamente a dar ouvidos aos membros e menos a..porque se seguir o hobby e der ouvidos a quem tem interesse em vender, eventualmente acabará como muitos de nós, com material extra.

Que acabamos por descobrir á nossa custa que não afinal de contas não servia.

 

isto não é regra geral mas como em tudo na vida há bons e menos bons profissionais. É só um alerta.

 

Quanto tiver uma medida de aquario diga qual é que lhe damos três ou quatro alternativas de filtragem.

 

Substratos, aplica-se a mesma moeda.

JBL MAnado é demasiado leve e não se consegue criar um layout com grandes desniveis/acentuados etc.

 

E dependendo da Fauna ainda pior. E dependendo da filtragem ainda pior. Para fixar plantas não é o melhor amigo. Sobretudo as que têm raizes profundas etc.

 

Tal como o Bringer referiu, tem ali as três melhores opções de mercado.

Dali apenas sugiro que não as misture. Se comprar Tropica aplique o Growth da tropica tambem. Se usar o Elos aplique o Bottom deles tambem.

Nunca misturar substratos de marcas. Aquilo está pensado/criado para trabalhar em sintonia. (incuindo os fertilizantes deles - Não vou falar sobre fertilzação caseira "Ei" para quem quer começar o Hobbie.)

 

Todos esses susbtratos têm particularidades, sendo que o ADA habitualmente é o mais caro, e requer cuidados que um iniciante poderá não conseguir dar conta do recado ou nem os ponderar sequer e depois quando confrontado..

O ADA requer mudas parciais de agua todos os dias nos primeiros 15 dias e dia sim dia não na terceira semana (eventualmente uma quarta) dependendo dos valores "amoniacais".

 

Ora num plantado de 180 Litros, se apontarmos para 150 Litros reais, equivale a dizer que tem que mudar todos os dias 75 Litros de água e por aí fora. Não sei se tinha presente esta realidade (?)

 

O mesmo quase se aplica ao ELos. Portanto eu sugiro o Tropica. Porque ao fim de uma semana já pode fazer duas mudas parciais, de 50% e na terceira semana apenas uma muda por semana.

 

Espero ter ajudado Sobre fiiltros e susbtratos. Porque ha muito mais a ponderar numa montagem inicial sobretudo um plantado.

 

Cumrpimentos.

Editado por PAFS
  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que acham do JBL CristalProf e901 greenline.

 

O preço é mais barato...algum problema com estes filtros? Vi tambem uns Sunsun...comentários?

 

Sem querer estar a "passar por cima" do alguém o meu conselho é ver os filtros sunsun, mandei vir da Alemanha um de 2000 litros/h com copo de 19 litros e filtro uv, para um aquário de 300 litros e estou bastante satisfeito,há um ano que está a trabalhar ainda sem problemas, além disso custou pouco mais de 90 euros,isto é, corrijam-me mas para ter um eheim ou fluval etc. com caracteristicas semelhantes custar-me-á cerca de 300 euros certo? Será que a gigantesca diferença de preço compensa? É esta a minha questão uma vez que nunca tive qualquer outro filtro sem ser sunsun. Quero ressalvar que o filtro já trazia matérias filtrantes mas do que veio pouco usei, comprei depois as que achei necessárias à parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer estar a "passar por cima" do alguém o meu conselho é ver os filtros sunsun, mandei vir da Alemanha um de 2000 litros/h com copo de 19 litros e filtro uv, para um aquário de 300 litros e estou bastante satisfeito,há um ano que está a trabalhar ainda sem problemas, além disso custou pouco mais de 90 euros,isto é, corrijam-me mas para ter um eheim ou fluval etc. com caracteristicas semelhantes custar-me-á cerca de 300 euros certo? Será que a gigantesca diferença de preço compensa? É esta a minha questão uma vez que nunca tive qualquer outro filtro sem ser sunsun. Quero ressalvar que o filtro já trazia matérias filtrantes mas do que veio pouco usei, comprei depois as que achei necessárias à parte.

 

É sempre válida a opinião.

Eu não posso falar da SunSun porque nunca tive. Já tive JBL e Eheim.

E das duas marcas não tenho a mais pequena duvida que a Eheim supera a JBL.

 

A unica coisa que coloco à consideração é a assistência SunSun. É feita cá? Se precisar de uma peça há cá para venda ou tem que mandar vir de fora?

É que um filtro que avarie e precise de uma peça (pode até ser um simples retentor) convém haver a possibilidade de uma loja nacional ter logo disponivel. E nisso a Eheim está bem representada.

 

Mandar vir de fora demora uns dias e um aquario sem coração é um desastre.

 

Cumprimentos,

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opiniões Válidas sobre filtros.

 

Atenção ao que é dito por consumidores de SunSun. Nao sou que o digo. É quem os tem.

 

Avaliar os consumos portanto.

 

É que na hora da EDP..

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=239442

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sun Sun = Fabricado na China.

 

Minha expeiência com artigos fabricados na China mas comprados me lojas nacionais:

 

Estou à meses á espera de uns suportes de lampadas para as calhas Odyssea. Tenho as lampadas fixas com arames.

 

Isto porque não há peças suplentes em loja nenhuma . E as lojas para mandarem vir só essas peças, obviamente que não o vão fazer. Só quando fizerem uma encomenda grande à marca / distribuidor no estrangeiro. E é com sorte..

 

Quem se tramou? Eu. Agora imagina se é um filtro. Tens que ir comprar outro.

 

É para isto que estou a alertar relativamente à compra de equipamentos. Atenção à assistência!

 

Cumprimentos,

 

Nota: E o melhor é que as calhas estão na garantia e aqui o Paulo se quiser que espere.. essa então é a melhor.

É para verem como é.

  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É sempre válida a opinião.

Eu não posso falar da SunSun porque nunca tive. Já tive JBL e Eheim.

E das duas marcas não tenho a mais pequena duvida que a Eheim supera a JBL.

 

A unica coisa que coloco à consideração é a assistência SunSun. É feita cá? Se precisar de uma peça há cá para venda ou tem que mandar vir de fora?

É que um filtro que avarie e precise de uma peça (pode até ser um simples retentor) convém haver a possibilidade de uma loja nacional ter logo disponivel. E nisso a Eheim está bem representada.

 

Mandar vir de fora demora uns dias e um aquario sem coração é um desastre.

 

Cumprimentos,

Compreendo.

Quanto às peças tem toda a razão cá não há assistência mas vou por isto de uma forma prática, eu vivo no Alentejo profundo, isto é, qualquer loja passivel de ter as peças eheim/fluval etc. ficam a 200 e tal kms de distancia, ou seja o dia que precisar elas vão demorar basicamente o mesmo tempo a chegar, em vez de 1 ou 2 dias podem demorar 3-4, mas como todos nós penso que sabemos as lojas nacionais alegam entregas de 1-2 dias na teoria mas na prática sabemos que tal nem sempre se reflecte, ou por falta de stock ou de pessoal na loja ou blá blá blá. Assim sendo e nesta óptica escolhi este filtro porque os testemunhos reais que conheço depois de usarem sunsun não voltaram mais a jbl/fluval/eheim/etc. embora todos os que conheço e com quem falei nunca deixaram de frisar que eheim é o melhor em fiabilidade/qualidade de construção e assistência pós-venda no que toca à venda em variadas lojas de qualquer tipo de peça. Enfim cabe a cada um a dificil decisão :)

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As peças vêm todas de uma empresa alemã. Já tenho ouvido essa questão do consumo de energia e nem aí é verdade uma vez que:

 

Sunsun HW 404 B - 55 watts - preço 90.98 euros

Eheim classic 1500 xl - 65 watts - preço 350 euros

JBL cristalprofi 1900 - 36 watts - preço 220 euros (Já os vi em funcionamento e o caudal deixa bastante a desejar).

 

Os preços oscilam de loja para loja como é óbvio mas fica aí uma breve comparação.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As peças da sunsun? Mas estás a dizer que são feitas nessa empresa ou caso compres a essa empresa vêm de lá?

Mesmo vivendo no Alentejo mais remoto, não deve ser mais fácil arranjar peças para sunsun que de outras marcas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escusas de ser mal educado, perguntei por bem... Já agora onde viste que a sunsun é feita na Alemanha?

E se leres bem o que escreveste, onde dizes que são feitas nessa tal empresa alemã? O que dizes é que vêm todas de uma empresa alemã. Vir e ser fabricado são coisas diferentes.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar não fui mal educado apenas respondi ao teu atrevimento, como é teu apanágio. Em seguida mais uma vez eu não disse isso,isto é, não disse que a Sunsun era Alemã mas sim que as peças de que falo são feitas na Alemanha bem como réplicas perfeitas de alguns modelos Sunsun. De qualquer das formas fica aí o mito desvendado... www.wiltec.de

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu apanágio... Onde é que fui atrevido? Se tens alguma coisa a resolver comigo é por PM. A pergunta que fiz foi para desenvolveres para não deixar dúvidas, não fui atrevido.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foste no que me diz respeito, não. Pelos vistos não soube, se me achas atrevido enviavas PM, aliás eu já te enviei, podemos continuar lá.

 

Já agora, deste apenas o site da wiltec, onde diz lá sobre fazerem as peças? O que conheço da wiltec é que aquilo é uma empresa de venda e distribuição, não de fabrico de peças.

Se queres levar esta última parte como atrevimento estás bem á vontade, mas se a

Wiltec fabrica mesmo era interessante termos a certeza pois muita gente usa sunsun e de certeza que preferia ter uma peça feita na Alemanha.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... isto está 'quentinho'... e como eu gosto de coisas quentinhas, venho só dizer que já houve casos de quem tenha feito plantados em 180 litros com um filtro eheim 2215 e... JBL Manado!

Divirtam-se :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... isto está 'quentinho'... e como eu gosto de coisas quentinhas, venho só dizer que já houve casos de quem tenha feito plantados em 180 litros com um filtro eheim 2215 e... JBL Manado!

 

Divirtam-se :)

 

 

Bom dia,

 

Pode indicar uns links para que possamos ver esses trabalhos?

 

Pelo menos podermos analisar mais aprofundadamente do que estamos a falar.

 

Eu tenho interesse em ver.

 

Cumprimentos,

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.