Aqua EHEIM Aquapro 60 plus - Dúvidas de principiante


Joana Pacheco

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Em primeiro lugar queria dizer que a minha estreia nesta aventura deve-se quase maioritariamente ao vosso trabalho neste fórum!

Comecei a ler por mera curiosidade e claro está que uma coisa levou a outra... Pesquisei.. Assisti a vídeos...Re-li... até que pronto... aqui estou eu!

 

Comprei um Aqua EHEIM Aquapro 60 plus que vem equipado com

- Eheim filtro interno "Aquaball 2401",

- Eheim-Jäger Termóstato 50W,

- Iluminação 15 W

- Termómetro,

- Uma "redinha" para apanhar os peixes 😄

- Uma amostra de "TetraMin",

- Aquasafe 100ml e

- EasyBalance 100ml

 

Comprei um substrato JBL "Manado" (mas acho que já me arrependi porque existem partículas muito leves e andam a boiar, colaram-se literalmente ao filtro... enfim!)

 

Comprei também uma rocha coral branca e um tronco de madeira.

 

Por fim, PLANTINHAS! Comprei 4 espécies diferentes, embora depois as tenha repartido pelo aquário:

- Echinodorus grisebachii "Bieherae"

- Cryptocoryne wendtil "Kompakt"

- Lilaeopsis mauritiana

- Anubias barteri var nana

 

Conclusão... demorei 2h30 para pôr tudo a andar!!!

 

Fiz o primeiro teste de água e para meu espanto, os parâmetros estavam todos dentro dos aceitáveis... não sei se é normal mas espero que se mantenham...

 

 

Dúvidas:

 

Quando é que me aconselham a fazer a primeira TPA?

 

De quanto em quanto tempo +/- devo fazer a troca dos filtros?

 

E os peixinhos? Para quando?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Em primeiro lugar bem vinda a este mundo :)

Quanto às tuas duvidas vou responder pelo que sei mas espera obviamente por outras opiniões também. É perfeitamente normal isso acontecer com o manado mas descansa que é só no inicio e acho que fizeste uma boa escolha de substrato relação qualidade/preço. TPA não deves fazer por agora uma vez que vai "atrasar" o ciclo. Com "troca dos filtros" referes-te à troca de matérias filtrantes?

De momento não deves introduzir nenhum peixe mas sim um pouco de comida (pouco mesmo) de vez em quando, eu pessoalmente coloquei um ou dois ancystrus logo no primeiro dia em que montei os aquários uma vez que é um peixe resistente e assim acelera-se o processo denominado ciclo do azoto, sorte ou não, não morreu nenhum em nenhuma das ocasiões, passadas cerca de 4 semanas podes ir introduzindo peixes gradualmente,tendo sempre em atenção a escolha das espécies que irão coabitar no aqua no que toca ao "relacionamento" intra e inter espécie, parâmetros da água e tamanho do aquário. Mas claro, volto a frisar que cada um tem a sua opinião e vale a pena ouvires mais além da minha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podes começar por atirar a rocha de coral pela janela :)

Deves de seguir as instruções que vêm nos líquidos.

TPAs por agora, acho que uns 10% por semana nas duas primeiras, chega.

Adiciona um floco a cada 3 ou 4 dias para alimentar as bactérias; eu por acaso adicionei uns grãos de açúcar...manias...

À terceira semana colhe um pouco de água e leva a uma loja para testar nitritos e amónia.

Se estiver tudo bem, faz uma TPA de uns 30% e podes comprar os primeiros peixes ( uns 3, por exemplo) e três caridina multidentata.

Acho que não tens substrato fértil, ou desmanchas tudo agora e colocas, ou ficas assim.

Se ficares assim não poderás ter plantas exigentes.

Caso deixes estar como está, fica atento às plantas.

Para mim é ADA ou Seachem, agora cada um usa o que quiser.

 

Cumps

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Rocha coral branca,isso vai-te subir muito o ph,tens que

ter muita calma,o ciclo do azoto leva + - um mês,vai

colocando umas escamas de comer dos peixes,dia sim,

dia não,mas muito pouco,acho que não deves sacrificar

nenhum peixe antes do ciclo,pois o animal vai sofrer,

ele até pode andar bem,mas sofre,mais uma vez,tem

muita calma,nada de stresses,boa sorte,há bem vinda

ao Mundo dos peixes.

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Benvinda ao fórum!

 

Antes de tudo deves dar uma pequena leitura neste pequeno resumo do ciclo do azoto, vai entender este processo de uma forma simples e lógica.

 

Picos do ciclo do azoto

n-cycle.gif

 

Em relação às tpa's sou a favor do amigo Bringer, acho que deves fazê-las, sempre que faço uma montagem, faço tpa de 50% de 2 em 2 dias durante a primeira semana, na segunda semana faço apenas 2 tpa's de 50%, na terceira semana 25% à quarta e 40% ao sábado, a partir da quarta semana é sempre 10% à quarta e 40% ao sábado, é normal que ouças várias opiniões no entanto vai lendo e vai filtrando apenas a informação que aches ser a certa para ti.

 

Em relação ao peixes, não te aconselharia colocar nada nas primeiras 2 semanas, é precisamente na altura em que o pico de amónia estará no seu auge e como sabes a amónia é tóxica, apenas te aconselho colocares o primeiro habitante durante a 3ª semana.

 

Em relação à fertilização tens sempre a hipótese de fertilizantes líquidos ou pastilhas (prefiro os líquidos) mas não te será suficiente para manteres plantas de média ou alta exigência pela falta de luz e Co2.

 

Com calma usufrui desta fase inicial que te dará mais pica do que quando estará tudo estabilizado ;)

 

Dá uma vista de olhos no Book dos aquários e vê o que é possível fazer dentro do gosto e da possibilidade de cada um!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Antes de tudo deves dar uma pequena leitura neste pequeno resumo do ciclo do azoto, vai entender este processo de uma forma simples e lógica.

 

Picos do ciclo do azoto

n-cycle.gif

 

Em relação às tpa's sou a favor do amigo Bringer, acho que deves fazê-las, sempre que faço uma montagem, faço tpa de 50% de 2 em 2 dias durante a primeira semana, na segunda semana faço apenas 2 tpa's de 50%, na terceira semana 25% à quarta e 40% ao sábado, a partir da quarta semana é sempre 10% à quarta e 40% ao sábado, é normal que ouças várias opiniões no entanto vai lendo e vai filtrando apenas a informação que aches ser a certa para ti.

 

Em relação ao peixes, não te aconselharia colocar nada nas primeiras 2 semanas, é precisamente na altura em que o pico de amónia estará no seu auge e como sabes a amónia é tóxica, apenas te aconselho colocares o primeiro habitante durante a 3ª semana.

 

Em relação à fertilização tens sempre a hipótese de fertilizantes líquidos ou pastilhas (prefiro os líquidos) mas não te será suficiente para manteres plantas de média ou alta exigência pela falta de luz e Co2.

 

Com calma usufrui desta fase inicial que te dará mais pica do que quando estará tudo estabilizado ;)

 

Dá uma vista de olhos no Book dos aquários e vê o que é possível fazer dentro do gosto e da possibilidade de cada um!

 

Cumps,

 

 

Aquando das TPAs lava se os materiais filtrantes?!

Editado por Joana Pacheco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oooh a rocha foi tao cara!!! 😨😨😨😨

O que sugere para substituição? ??

 

 

Olá,

 

Podes começar por atirar a rocha de coral pela janela :)

Deves de seguir as instruções que vêm nos líquidos.

TPAs por agora, acho que uns 10% por semana nas duas primeiras, chega.

Adiciona um floco a cada 3 ou 4 dias para alimentar as bactérias; eu por acaso adicionei uns grãos de açúcar...manias...

À terceira semana colhe um pouco de água e leva a uma loja para testar nitritos e amónia.

Se estiver tudo bem, faz uma TPA de uns 30% e podes comprar os primeiros peixes ( uns 3, por exemplo) e três caridina multidentata.

Acho que não tens substrato fértil, ou desmanchas tudo agora e colocas, ou ficas assim.

Se ficares assim não poderás ter plantas exigentes.

Caso deixes estar como está, fica atento às plantas.

Para mim é ADA ou Seachem, agora cada um usa o que quiser.

 

Cumps

 

José

Ola e obrigada pela recepção! ! 🙆🙆

Sim, referia me às particulas filtrantes. Aquando da tpa tenho que a lavar, certo?!

 

Olá!

Em primeiro lugar bem vinda a este mundo :)

Quanto às tuas duvidas vou responder pelo que sei mas espera obviamente por outras opiniões também. É perfeitamente normal isso acontecer com o manado mas descansa que é só no inicio e acho que fizeste uma boa escolha de substrato relação qualidade/preço. TPA não deves fazer por agora uma vez que vai "atrasar" o ciclo. Com "troca dos filtros" referes-te à troca de matérias filtrantes?

De momento não deves introduzir nenhum peixe mas sim um pouco de comida (pouco mesmo) de vez em quando, eu pessoalmente coloquei um ou dois ancystrus logo no primeiro dia em que montei os aquários uma vez que é um peixe resistente e assim acelera-se o processo denominado ciclo do azoto, sorte ou não, não morreu nenhum em nenhuma das ocasiões, passadas cerca de 4 semanas podes ir introduzindo peixes gradualmente,tendo sempre em atenção a escolha das espécies que irão coabitar no aqua no que toca ao "relacionamento" intra e inter espécie, parâmetros da água e tamanho do aquário. Mas claro, volto a frisar que cada um tem a sua opinião e vale a pena ouvires mais além da minha...

Editado por Joana Pacheco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...........

 

Aquando das TPAs lava se os materiais filtrantes?!

 

Não, as matérias filtrantes podes lavá-las apenas 1 vez por mês (com a própria água do aquario).

 

Ao efectuares uma tpa estás a purificar a qualidade da água e de certa forma a repor alguns nutrientes para as plantas.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, nas primeiras semanas a quantidade e frequência das TPAs depende muito por exemplo dos substratos.

Por exemplo, um substrato fértil que liberta amónia e que é estudado para um bom arranque das plantas e sua boa manutenção, exige TPAs maiores e mais frequentes durante as primeiras duas ou três semanas.

Isto devido à amónia libertada.

No teu caso, tal não acontece, e TPAs exageradas vão atrasar a colonização por parte das bactérias.

Esta é a minha opinião.

Já agora, espero que esses 15W sejam LED.

Diz-me o seguinte, venderam-te o coral na altura em que compraste o aquário?

Ou quando compraste, disseste que era para um aquário de água doce?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joana

Bem vinda ao fórum a este mundo que te vai deixar sem dinheiro...:)

Na foto fiquei com ideia que a anubia está enterrada no substrato é verdade?

Eu durante o ciclo também não faço tpa, concordo com o amigo Bringer...

Quanto ao manado tens de ter paciência que ele com o tempo melhora, vai retirando o que andar aí a flutuar que ele vai começar a compactar...

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas uma nota, esse tipo de rocha que tens ai é proveniente das filipinas, são rochas naturais e alcalinas, muito boas para elevar o Ph, dai serem muitas vezes utilizadas em aquários de ciclídeos Africanos bem como em aquários de água salgada, embora não sejam rocha viva ou morta são boas para acumulação de carga orgânica nestes tipos de aqua. São rochas Sansibar e não de coral.

 

Quanto ao resto e mais importante já foi respondido, com esse substrato Manado, eu não fazia tpa's no primeiro mês, só depois do ciclo concluído, bem como não colocava peixe nenhum durante cerca de um mês, a paciência neste mundo da aquariofilia é essencial para o sucesso. Não há que acelerar as leis da natureza.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não reparei mas vou verificar. Mas porquê? Há algum inconveniente se não for?

Eu estou na alemanha e a loja onde fui só tem peixes para água doce daí presumir que a decoração também o seja. Sei que pode não fazer sentido mas fui eu que pensei na altura que comprei.

 

Fiz asneira, não fiz?

 

[quote name="Bringer"

Já agora, espero que esses 15W sejam LED.

Diz-me o seguinte, venderam-te o coral na altura em que compraste o aquário?

Ou quando compraste, disseste que era para um aquário de água doce?

Ola!!

Sim, está! Mas já vi que pode ir para pedrinhas ou mesmo o tronquinho que tenho aqui... acho que vou interromper o ciclo, adicionar mais substrato e acondicionar melhor as minhas plantas!

 

Boas Joana

Bem vinda ao fórum a este mundo que te vai deixar sem dinheiro...:)

Na foto fiquei com ideia que a anubia está enterrada no substrato é verdade?

Eu durante o ciclo também não faço tpa, concordo com o amigo Bringer...

Quanto ao manado tens de ter paciência que ele com o tempo melhora, vai retirando o que andar aí a flutuar que ele vai começar a compactar...

 

Cumps

Exactamente!! Como disse a Vera Santos é um sensibar... fui procurar a etiqueta da pedra para ver se tinha alguma info...

 

Agora... posso mante-la ou nao?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal!

Ontem montei o meu aqua mas não fiquei satisfeita então hoje voltei à estaca zero...

Acrescentei mais substrato e novas plantas...

Da unica anubia que tinha comprado ontem fiz para aí umas 3...

 

Vou carregar as fotos e mostrar o antes e depois!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Joana,

 

Podes informar o setup por favor? Medidas, filtragem, iluminação, termostato, susbstrato...

 

Que fauna pensas colocar? Sabes que tens de aguardar para terminar a ciclagem, ou o filtro estava a ser usado?

 

Essa pedra branca é calcária e bem grande para o volume de água que o Aqua leva. Vai-te subir o PH pela certa.

 

Tens testes para ir monitorizando?

 

Desculpa às perguntas todas, mas só assim podemos ajudar :)

 

De resto esta simples, bastante agradável. O mais importante é mesmo tu gostares de olhar para ele, pois serão tantas as horas que ficamos de volta deles..... :))

 

Cumptos

 

João Pereira

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, vais à loja Joana e trocas. Não fazem trocas aí na Alemanha? Explicas o teu engano e trocas por outro tipo de pedra, com certeza não tinham lá só Sansibar. Se fores simpática não acredito que não te troquem isso, ainda por cima és lá cliente.

PS:
As anubias são plantas de rizoma, e este não pode ficar enterrado senão apodrece, podes colocar num tronco ou pedra que fique acima do substrato. Eu gosto mais de ver em troncos.

Troncos que puseres tem de ser tratados, quero dizer descascados e bem fervidos. Para além de terem de estar completamente secos.

 

PS2: Uni os dois tópicos, não disperses informação, o aqua é o mesmo e torna-se mais difícil de acompanhar a evolução do teu aqua. Já agora mostra uma foto sem a pedra, que a gente gosta sempre de ver fotos.

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal!

 

Não sei se é impressão minha mas eu acho que tenho um habitante indesejado no meu aqua. Eu não vejo absolutamente NADA mas que as minhas plantas estão a ser "roídas" estão!

 

Como aniquilo este ET sem o ver???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, algum caracolito que tenha vindo nas plantas???

Coloca uma foto da planta para ver, pode ser outra coisa.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal!

 

Não sei se é impressão minha mas eu acho que tenho um habitante indesejado no meu aqua. Eu não vejo absolutamente NADA mas que as minhas plantas estão a ser "roídas" estão!

 

Como aniquilo este ET sem o ver???

 

(O aqua foi montado dia 30.03, as plantas foram individualmente cuidadas e inspecionadas antes de serem plantadas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Isso parece-me mais algum tipo de carência, começas por ver manchas castanhas e depois essas manchas tornam-se em buracos, se for ratada vês o buraco mas não esse rebordo acastanhado, mas......é a minha experiência, por já ter tido plantas ratadas por caracóis e falta de nutrientes... já tive ambos.

 

Estás a fertilizar isso?

 

Cumps,

Editado por Miguel Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.