como aumentar KH e cálcio?


Wooddy Weaver

Recommended Posts

Olá a todos,

 

No dia 2 de Janeiro deste ano, montei o meu primeiro aquário de água salgada para juntar ao meu plantado. Um mês depois, já com o aquário ciclado coloquei dois turbo (que ajudaram imenso a eliminar as algas que entretanto se formaram) e mais tarde (ou seja, no sábado passado, dia 12, dois meses depois), coloquei os meus dois primeiros corais (sarcophyton) e dois peixes palhaço. Desde a montagem do aquário que a alga coralina tem crescido imenso na rocha viva e ja está a parecer na rocha morta.Entretanto ja apareceram alguns organismos, como tubículos, clavularias etc.

 

Antes de colocar os corais, eu tinha um valor de 6 Kh e de 380 de cálcio. Depois dos corais, passei para um valor de 320 de cálcio mantendo-se o valor de 6kh.

Assim, tenho dois dúvidas:

- Como posso aumentar o meu valor de kh sem alterar muito o valor de ph

- Qual o produto mais adequado para aumentar o valor de cálcio

 

Os parâmetros do meu aquário são:

- volume - 60 litros

- 3kg de rocha viva + 3 kg de rocha morta

- Sal tropic marin pro-reef

- temperatura - 26ºC

- Salinidade - 1022

- ph - 8,0

- kh - 6

- Cálcio - 320

- Mg - 1300

- NH3/NH4- 0

- NO2 - 0

- NO3 - 0

- PO4 - abaixo dos 0,1, proximo de 0

- Fe -abaixo dos 0,1, proximo de 0

- Cu - 0

 

Não uso escumador, apenas faço TPA de 10% todas as semanas. Uso água RO. Tenho uma bomba de circulação média.

 

O que me aconselham?

 

Obrigada

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá WW

 

Para aumentar o Kh eu uso bicarbonato de sódio.

Em minha opinião ainda é cedo (3 meses) para estar a intervir com dosagens. Eu apostava nas TPAs (aumentar para 20-30% e verificava o Ca da água antes de a adicionares ao Aquario. 320/380 parece-me baixo logo à partida. Quanto à descida do Ca provavelmente é a coralina que o está a consumir. O Ph já não me recordo de o medir... :)

De qualquer forma é apenas a minha opinião e existe no fórum imensa informação sobre o assunto e pessoas que sabem muito mais sobre o assunto.

Estuda um pouco mais o tema antes de "injectar" coisas no Aquario.

 

Saudações

AR

Editado por Alfrareef
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

facilmente se ve que o valor anormal dele é devido à salinidade baixa de 1.022.

também discordo dessa TPA agressiva, que vai até 30%.
também não concordo que por cá exista muita informação.

O melhor é indo fazendo TPAs... mas de menor volume... injectar coisas resolvia, mas como há um risco de asneiras... melhor TPA.

KH 6 é baixo e deixar assim não me parece bom, é quase igual a dosear coisas sem saber.

 

para o KH eu uso triple buffer da TMC. Mas dosear aquilo à sorte é arriscado para o aquario. So com testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais