novato :(


JOPE

Recommended Posts

Boa noite

 

Apesar de ter lido muito tópico deste forúm, de outros fóruns, de blogs, facebook e outras tantas paginas e por ja começar a fervilhar demais com tanta informação meti mãos á obra...

 

E parece-me que fiz burrada ...

 

Restavam ainda algumas duvidas que tirei nas lojas que visitei, numa onde senti mais segurança aventurei-me e comprei o que precisava.

 

Tiradas as dúvidas sobre o que pretendia, um comunitário "low cost" com cor e fauna simples - guppys, mollis, espadas, neons, corydoras e limpa vidros e um betta em 120l e um efeito zen ; com 3 ou 4 plantas de cuidados minimos.

 

Foi-me aconselhado jbl manado como estrato embora tivesse dito que gostava 2 a 3 cm de altura, referiram que era preciso duas sacas de 10L...

 

Ao fim duma semana começo a lavar o substrato e a delinear os socalcos num canto, arranjo tudo e começo a meter agua, o JBL afinal não compacta como me foi dito e os socalcos e tanto trabalho de colocar pedras a fazer de muro vêm abaixo também, e as plantas ficam a boiar.

 

Dúvida apesar de saber que tenho de recomeçar tudo de novo o que devo fazer em relação ao substrato? Manter? ou arranjar um areao para colocar por cima, a ver se as plantas se agarram um pouco mais?

Caso nao coloque nada e deixe ficar as plantas com o filtro vão andar sempre a boiar não? Aquilo é areia :(

No limite tiro as plantas e deixo umas pedras e troncos

Editado por JOPE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jope,

 

Há certos substratos de difícil plantação, eu por exemplo uso um da Équo e se soubesses a guerra que foi para conseguir manter o tapete no sítio, nem te digo! No entanto tudo tem uma lógica, na montagem do aquário deves calcular sempre os desníveis do substrato para tentar "travar" o alisamento, ou seja, colocares outras pedras ou auxílios para que o substrato se mantenha, depois plantas o que quiseres com alguma profundidade no mínimo 3cm, é normal que alguma se solte mas isso é uma tarefa do aquariofilista :)

 

Muito importante é saber como encher o aquário sem causar perturbações no hardscape já defenido, também a ter em conta é durante o ciclo do azoto temos algum crescimento das raízes que é o que as vai fixar ao substrato, o que nos dificulta por vezes são os peixes de fundo e os camarões que acabam por desenterrar as plantas, portanto no meu caso preferi esperar +/- 40 dias para colocar os primeiros peixes, nesta altura já tinha maior parte das plantas fixas através das raízes.

 

O que não te aconselho é desistires das plantas, elas são fundamentais para o aqua!

 

Para além de todos os cuidados, a paciência é sempre o braço direito do aquariofilista! :)

 

Coloca fotos para vermos como isso está, dá sempre outra perspectiva para quem te quer ajudar.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O mamado precisa de uns dias para compactar eu estou a usar e só plantei o tapete passado duas semanas e sempre com muita calma...até agora tudo bem tirando uma corydora que por aqui anda que de vez em quando se lembra de fazer asneiras...:)

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.