PetFestival - Esclarecimento


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Foi-me chamada a atenção para um conjunto de comentários que andaram a circular em outros sites e redes sociais, que revelam uma enorme falta de conhecimento sobre a PetFestival e sobre a participação do fórum na PetFestival...

 

Por esse motivo, decidi criar esta mensagem para esclarecer quem possa ter dúvidas, e quem quiser ter a informação verdadeira sobre os factos, em vez de simplesmente acreditar no que é dito por quem não participa, por quem não fala com a organização e por quem nunca fez nada para participar de forma séria nesta feira.

 

Ora, comecemos pelo início. A PetFestival é uma organização da FIL - Feira Internacional de Lisboa. Toda e qualquer entidade (seja comercial ou não, pode contactar a feira e pedir informações sobre a participação na feira. Portanto, a PetFestival NÃO É ORGANIZADA PELO FÓRUM DE AQUARIOFILIA!!!! Espero que tenha ficado claro...

 

Sendo o fórum uma das várias entidades que dinamizam com frequência as áreas dedicadas à aquariofilia dentro das feiras de animais (PetFestival, PetShow, Aquadecor), somos convidados todos os anos a participar na feira pela FIL, com quem temos já uma relação de muitos anos. Sim, não pensem que a FIL nos convida a participar só porque sim ou pelos nossos lindos olhos :)

 

A postura da equipa do fórum sempre foi: a participar, vamos fazê-lo com qualidade e criando uma área agradável para os visitantes. E segundo o feedback de várias entidades, da imprensa e da maior parte dos visitantes que expressam a sua opinião, temos conseguido fazê-lo com sucesso.

 

A participação do fórum na PetFestival não é um evento para aquariofilistas... ou seja, a audiência principal não são os já experientes aquariofilistas, mas sim quem se está a iniciar no hobby e quem vai à feira por outros animais e acabar por se interessar pelos aquários. Apesar disso, temos vários workshops e algumas iniciativas mais focadas nos aquariofilistas, mas o principal foco do nosso espaço são os novos aquariofilistas.

 

Como a organização de tal espaço é extremamente complexa, e disto apenas pode falar quem de facto participou numa feira desta natureza - quem nunca o fez pode ter a sua opinião claro, mas entre isso e de facto arregaçar as mangas e trabalhar, são coisas muito distintas - a FIL permitiu-nos ao longo dos últimos anos, convidarmos algumas entidades a participarem dentro da nossa área de exposição.

 

Foi assim que decidimos abrir a porta à participação de outros grupos de aquariofilia com quem mantemos uma boa relação (como é o caso dos grupos de bettas que costumam participar na PetFestival) bem como convidar os vários lojistas e patrocinadores do fórum a terem um ou dois aquários em exposição (e nunca uma área comercial!!) dentro do nosso espaço (e foram várias as lojas que este ano estiveram presentes). Esta participação das lojas é permitida sempre que as mesmas contribuam para com as diversas iniciativas que temos durante a feira, como é o caso de sorteios, montagens, ou ainda na disponibilização de vivos ou equipamento para os aquários de exposição. Não vou referir nenhum caso em concreto pois iria certamente me esquecer de referir todos e tal não seria justo para quem contribuiu e ajudou a que a participação do fórum fosse um sucesso, bem como das iniciativas que foram promovidas - quem lá esteve viu e sabe do que falo.

 

Este ano fomos abordados por algumas pessoas que nos pediram informações sobre como participar dentro do nosso espaço, e a quem informámos das condições: é possível participarem se contribuírem para algum dos projectos ou cedendo vivos/equipamento que necessitamos para encher os muitos aquários. E aqui surgiram várias reacções... uns que não entenderam o conceito de terem que dar algo ao fórum como contrapartida da sua participação, outros que acharam que estávamos a levantar muitos problemas à participação deles no nosso espaço, e outros ainda que queriam ter uma presença comercial dentro no nosso espaço....

 

Ora, em todos os casos, fizemos questão de esclarecer:

- Presenças comerciais apenas são possíveis contactando a organização da feira (FIL) e comprar um espaço comercial;

- Dentro da área do fórum apenas é possível estarem presentes entidades que a troco do seu espaço de exposição (e nunca comercial), nos ajudaram a montar o nosso espaço e a dinamizar as actividades.

 

Com isto se conclui que esteve presente comercialmente quem contactou a FIL e tomou os devidos passos nesse sentido. Este presente no espaço do fórum quem contribuiu para com o resultado final que foi possível visitar durante os 3 dias de feira. Quem não esteve presente, foi porque nem de uma forma nem de outra, conseguiu encontrar uma solução que lhe agradasse - o que é perfeitamente natural e aceitável.

 

O que já não é aceitável é alguém acusar o fórum de ter dificultado ou impedido a participação seja de quem for na feira... a FIL terá o maior gosto em ter muitas organizações e muitas lojas presentes na feira. Podem e devem fazê-lo sempre que estiverem interessados, e não acreditem "naquilo que se diz", pois na maior parte dos casos, não é verdade...

 

Termino agradecendo à fantástica equipa que organizou a feira este ano, aos muitos membros que ajudaram com donativos e aos que nos foram visitar, e a todas as entidades que, mais uma vez, decidiram apoiar o fórum nesta pequena loucura que é a nossa presença na PetFestival. É por todos vós que continuamos a ter a força e a vontade de estar presente, e de tentar trazer todos os anos novidades (nem sempre é possível...).

 

Estamos já a pensar em 2017, e as ideias prometem... vamos ver se as conseguimos concretizar a tempo :)

 

Obrigado e se alguém tiver alguma questão, não hesite em perguntar pois é a conversar que se tiram as dúvidas :)

 

JB

  • Votar + 9

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais