Novo projecto - 300L


Luís Ferreira

Recommended Posts

Não deveria estar o in e o out do filtro no mesmo lado para fazer uma circulação oval ?

 

E tem André, ele tem é 2 filtros ou olha lá com atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Sim, são dois filtros! :)

Ainda não tenho o drop checker... Parti o meu quando estava a fazer a montagem, já comprei um mas ainda não o coloquei no aquário.

 

Agora tenho outro problema... Introduzi os camarões a pensar que estava a fazer um belo serviço de prevenção de algas mas afinal, como ainda tinha muito poucas, fiz foi os bichos passarem fome...

Resultado? Tenho a reineckii toda roida... :(

Estou a dar-lhes flocos de comida de peixe que tinha aqui, a ver se deixam as plantas em paz... Alguma sugestão?

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário precisa de mais plantas, ou arriscas-te a ter algas neste inicio!

De resto está no bom caminho, quanto ao empilhar de troncos, epah, basicamente tens de esconder isso, se fosse eu metia anubias e fetos e outras plantas de rizoma atados a esses troncos e ficava natural e escondido e não dava trabalho de manutenção....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Sim, são dois filtros! :)

 

Ainda não tenho o drop checker... Parti o meu quando estava a fazer a montagem, já comprei um mas ainda não o coloquei no aquário.

 

Agora tenho outro problema... Introduzi os camarões a pensar que estava a fazer um belo serviço de prevenção de algas mas afinal, como ainda tinha muito poucas, fiz foi os bichos passarem fome...

Resultado? Tenho a reineckii toda roida... :(

Estou a dar-lhes flocos de comida de peixe que tinha aqui, a ver se deixam as plantas em paz... Alguma sugestão?

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

 

De certeza que foram os camarões? Ou é a reiniki a adaptar-se»?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ora, quanto às anubias ou outros rizomas, estava nos meu planos iniciais, mas agora que vejo como está, não sei se quero... O aquário vai agora no vigésimo dia e até agora, nada de algas. A equipa de amanos até entrou antes do tempo... Lol

 

Foram de certeza os camarões, eu vi-os... :(

Se vires as fotos anteriores aqui no tópico a reineckii estava bem forte, a crescer a um ritmo espectacular (já fiz poda e replantação) e com muito boa cor... Mas deve ser a folha mais mole que tenho no aquário e eles aproveitaram... :(

 

Ah!Já reposicionei os troncos.

Amanha tento tirar uma foto em que de para perceber. Está bem diferente!

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Então essa foto, está difícil de sair... Já lá vai 25 dias.. fiquei curiosa...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas noites,

 

Desculpem mas entre o catraio, o trabalho e as festas sobrou pouco tempo para o aquário... Mas também sobrarm dúvidas...

 

Comecemos pela foto tirada hoje:

 

QMwHu0I.jpg

 

O aquário tem agora 54 dias.

Continuo a só ter a flora e alguns amanos, não sei ao certo quantos.

 

Tenho cerca de 4.000 lumens (aprox.) a ligarem às 16h, até às 23h e outros 6.000 (aprox.) a ligarem às 18h, até às 22h.

Como dá para ver na foto, as rotalas estão a crescer que é um espectáculo e começaram agora a ganhar cor.

Às reinekii mini já fiz umas 4 podas e ainda hoje deitei fora 3 ou 4 pés que cortei.

A montecarlo que está no meio da reinekii começa a dar sinais de estar a pegar em alguns sitios, mas poucos.

A Ludvigia está finalmente a pegar, a ver se encho aquele lado.

A parvula está carregada de algas e aparenta não sair do sitio. Cresce muito bem verticalmente - já fiz 3 podas - mas não parece estar a espalhar-se.

 

Os vidros e pedras estão carregados de algas...

 

Estou a fertilizar com os fertilizantes da Ecoarium, cerca de 20ml/dia alternando entre o full.3 e o essencials.

 

Alguém tem dicas para reduzir as algas e ajudar a parvula?

 

Obrigado!

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Às reinekii mini já fiz umas 4 podas e ainda hoje deitei fora 3 ou 4 pés que cortei.

 

A parvula está carregada de algas e aparenta não sair do sitio. Cresce muito bem verticalmente - já fiz 3 podas - mas não parece estar a espalhar-se.

 

Os vidros e pedras estão carregados de algas...

 

Estou a fertilizar com os fertilizantes da Ecoarium, cerca de 20ml/dia alternando entre o full.3 e o essencials.

 

Alguém tem dicas para reduzir as algas e ajudar a parvula?

 

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

 

Viva Luis,

Pouco tempo para o aquário? Acho que todos passamos por isso nesta altura.

Porque não replantar a reinickii para preencher mais alguns espaços nas pedras?

Em relação às algas, de que tipo são?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Viva Luis,

Pouco tempo para o aquário? Acho que todos passamos por isso nesta altura.

Porque não replantar a reinickii para preencher mais alguns espaços nas pedras?

Em relação às algas, de que tipo são?

 

Bom dia Bruno,

 

Não replantei desta vez porque os espaços livres que tenho queria ver se a montecarlo pegava. Mais tarde, se não pegar, replanto futuras podas.

 

As algas são verdes, daquelas que tapam o vidro e as rochas. Nada de filamentosas, pelo menos para já. Mais logo tento tirar foto com a máquina, visto que com o telemóvel o melhor que consigo é o que postei ontem.

Esqueci-me de dizer que estou com cerca de 3 a 4 bps de CO2.

 

Já vi, por mais que uma vez, aqueles vermes brancos que algumas pessoas já falaram aqui pelo forum, mas são poucos e andam mais tempo desaparecidos do que visíveis... Estou a contar com as Helenas para resolverem este problema...

 

Será que uns 2 ou 3 SAE resolviam um pouco o problema das algas?

Não remexem demais o fundo, dificultando o crescimento da parvula?

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às algas penso que estejam a aproveitar o excesso de nutrientes na coluna de água. Talvez reduzir um pouco a fertilização. Pelo menos era o meu primeiro passo, mas deixa ver o que os outros membros dizem.

Quanto aos vermes tens vários tipos. São pequenos quase imperceptíveis ou são mais para o comprido? Tens dado comida aos amano? Ou tens deixado que eles apenas comam as algas? Seja como for as helenas não comem vermes. Para controlar a população de caracóis sim, são excelentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os vermes são brancos e sobre o comprido. Tipo minhoca, mas muito mais pequenos e finos.

 

Ao reduzir a fertilização não vou também abrandar ainda mais o crescimento da parvula?

Já ponderei comprar mais um pote de parvula para ir enchendo mais um pouco...

 

No inicio não tinha algas e tive que alimentar os amano porque estavam a comer a reineckii.

Ultimamente não os tenho alimentado, estão a algas ad libitum! :)

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os vermes são brancos e sobre o comprido. Tipo minhoca, mas muito mais pequenos e finos.

 

Ao reduzir a fertilização não vou também abrandar ainda mais o crescimento da parvula?

Já ponderei comprar mais um pote de parvula para ir enchendo mais um pouco...

Se forem mesmo muito pequenos podem ser daphnias e pode ter sido por teres alimentado em demasia. Procura por fotos no google e vê se é mesmo daphnias que tens. Dado que já tens algas não vale a pena pores mais comida para os Amano e se entretanto forem mesmo daphnias assim que o comer desaparecer todo elas também desaparecem.

O que interessa sempre é ter uma boa relação entre luz, CO2 e nutrientes. Se tiveres um destes elementos a mais não ajuda em nada no equilibrio do aquário, neste caso apareceram as algas. Eu penso que seja nutrientes a mais, mas também pode ser luz a mais. Tens de ir tentando. Seja como for deixa ver se mais alguém quer dar umas luzes acerca do surgimento das algas.

Essa é uma boa ideia, comprar mais um vaso ou 2 de parvula (ou tenta ver se alguém aqui no fórum tem uma boa quantidade para venda e a bom preço), senão nunca mais vês o tapete fechado. É uma área muito grande para conseguires fechar facilmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 nesse canto tem boa distribuição pela água ?

 

O CO2 é empurrado para baixo pelo filtro à esquerda, deslocando-se depois na direcção do filtro da direita, que o empurra até ao canto contrário.

Ainda não tenho é o drop checker...

 

Se forem mesmo muito pequenos podem ser daphnias e pode ter sido por teres alimentado em demasia. Procura por fotos no google e vê se é mesmo daphnias que tens. Dado que já tens algas não vale a pena pores mais comida para os Amano e se entretanto forem mesmo daphnias assim que o comer desaparecer todo elas também desaparecem.

O que interessa sempre é ter uma boa relação entre luz, CO2 e nutrientes. Se tiveres um destes elementos a mais não ajuda em nada no equilibrio do aquário, neste caso apareceram as algas. Eu penso que seja nutrientes a mais, mas também pode ser luz a mais. Tens de ir tentando. Seja como for deixa ver se mais alguém quer dar umas luzes acerca do surgimento das algas.

Essa é uma boa ideia, comprar mais um vaso ou 2 de parvula (ou tenta ver se alguém aqui no fórum tem uma boa quantidade para venda e a bom preço), senão nunca mais vês o tapete fechado. É uma área muito grande para conseguires fechar facilmente.

 

Pelo que vi no google, não são daphnias... São finas e brancas. Hoje de manhã estavam à vista, mas desapareceram...

Quanto à alimentação, já não distribuo comida nenhuma há, no mínimo, 2 semanas...

Vou reduzir a fertilização para 15ml/dia.

E os SAE's?

 

Obrigado!

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Ontem estive a olhar com mais atenção.

Tenho algumas filamentosas, embora poucas e brancas/quase transparentes, na parvula. Isto é um problema poruqe se eu puxo as algas a párvula vem atrás...

Nas rochas as algas são verdes e nos vidros verdes e castanhas.

 

Entretanto reduzi as horas de luz.

Ambas ligam 1h mais tarde, portanto:

 

4.000 lumen - 17h-23h (6h)

6.000 lumen - 19h-22h (3h)

 

A fertilização vou passar de 20 para 15ml/dia.

O CO2 vou manter como está., cerca de 3 bps.

 

Hoje vai levar mais uma troca de água.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Ontem estive a olhar com mais atenção.

Tenho algumas filamentosas, embora poucas e brancas/quase transparentes, na parvula. Isto é um problema poruqe se eu puxo as algas a párvula vem atrás...

Nas rochas as algas são verdes e nos vidros verdes e castanhas.

 

Entretanto reduzi as horas de luz.

Ambas ligam 1h mais tarde, portanto:

 

A fertilização vou passar de 20 para 15ml/dia.

O CO2 vou manter como está., cerca de 3 bps.

 

Convém ires removendo as filamentosas apesar de ser difícil. tenta com uma escova de dentes nova, segura na parvula em baixo e vai puxando com a escova. Comigo resulta bem. Aliás foi assim que consegui retirar a que tinha no Fissidens Fontanus.

Acho que fizeste manter o CO2 como estava.

Mesmo assim não me parece preocupante as restantes algas. Fazem parte de qualquer aquário. Desde que controladas não tem problema.

Tens teste de fosfatos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Convém ires removendo as filamentosas apesar de ser difícil. tenta com uma escova de dentes nova, segura na parvula em baixo e vai puxando com a escova. Comigo resulta bem. Aliás foi assim que consegui retirar a que tinha no Fissidens Fontanus.

Acho que fizeste manter o CO2 como estava.

Mesmo assim não me parece preocupante as restantes algas. Fazem parte de qualquer aquário. Desde que controladas não tem problema.

Tens teste de fosfatos?

Bom dia Bruno,

 

Obrigado pela resposta!

 

Não, não tenho.

Alias, para ser sincero, durante muito tempo fazia testes regularmente à água do meu aquário e mantinha um ficheiro sempre actualizado com os registos. Depois comecei a achar que era treta a mais e passei só a fazer os testes. A dada altura até isso me pareceu treta a mais. Neste aquário medi o pH e a dureza uma vez, com cerca de 1 semana de montagem. São os únicos testes que tenho e não voltei a fazê-los mais. Compreendo o ciclo da amónia e a necessidade de o controlar, mas como não era minha intenção colocar fauna até muito depois do final do mesmo, nem me preocupei com isso...

 

Sou um pouco descrente dos cuidados excessivos. Gosto de cuidar, mas dar espaço para as coisas funcionarem...

 

Devo comprar um teste de fosfatos?

Em que me vai ajudar?

 

Obrigado, mais uma vez! ;)

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes!

 

Ontem fiz uma tpa.

 

Como não conseguia ver as algas filamentosas presas na parvula, decidi passar a escova de dentes em todos os pés - uma paciência que nem parece minha!!!

Resultado? Aparentemente o tapete está mais verdinho! :)

 

Tentei fotografar um dos vermes que estava no vidro antes de começar a troca de àgua mas não consegui. Depois tentei filmar mas também não se vê nada de jeito (abaixo).

Fui buscar o esfregão que uso para limpar os vidros para o tentar tirar do aquário e fotografar assim, quando cheguei já não o encontrei!

 

32085201176_042084a90b_c.jpg

 

Devo incluir algum comedor de algas que não remexa muito o fundo?

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Mais dia menos dia quero introduzir os primeiros cardumes.

Mas antes disso queria a vossa opinião sobre quais os comedores de algas que são mais indicados para o meu aquário

 

 

Tenho algas nos vidros, nas pedras no substrato e na parvula.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas tardes.

 

Como não obtive nenhuma resposta introduzi alguns comedores de algas (outros, SAE, etc.)

 

Entretanto introduzi também alguns cardinais, tenho neste momento 20.

 

Toda a fauna está saúdavel e a flora também está com bom aspecto. No entanto a parvula, apesar de estar a espalhar e com boa cor, está constantemente a levantar... Todos os dias tenho pés de parvula a boiar... Alguém já teve este problema? Como posso combater isto?

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.