Novo projecto - 300L


Luís Ferreira

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

À falta de ideias e opiniões deduzo que ou está perfeito ou está muito mau...

Para já está à espera do substrato e do CO2...

O CO2 já está mais ou menos comprado, o substrato ainda não está propriamente escolhido... :P

 

Mas conto com ter tudo escolhido e comprado até ao final do próximo mês.

A montagem provavelmente só será feita lá para as minhas férias!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Boas João,

 

Desculpa a demora na resposta, mas de facto deixei de passar por cá, visto que procurava alguma ajuda e não é fácil.

Por vários motivos, principalmente profissionais, tive que abrandar com os planos.

Neste momento está tudo parado, embora seja para voltar a arrancar em breve, espero eu!

Já tenho o CO2, Kit da Aquaristic com 2 botijas de 2kg comprado em segunda mão através do forum, mas ainda não tenho o substrato por falta de tempo para o comprar.

 

Entretanto deparei-me com um problema que nunca imaginei que o fosse...
Não sei o que fazer ao aquário e móvel antigos e, pior ainda, aos peixitos que por lá ainda andam.

Já distribuí alguns mas continuo a ter 2 escalares, alguns bêbedos (uns 7 ou 8) umas viúvas e um ancisto. Queres algum? :)
Em ultimo caso o aqua vai mesmo para a garagem... Tem tanto risco que nem sei que valor aquilo poderá ter.

 

Conto, tudo correndo bem, aproveitar as 2 semanas de férias que tenho este mês para, pelo menos por o aqua novo no sitio dele e escolher/comprar o substrato. Estou a ponderar também comprar mais uma régua de LEDs igual às duas que lá tenho. As tuas (do Paulo Vieira) aquecem muito? Acho que no mesmo suporte consigo colocar 3 réguas, mas tenho receio de ter problemas por causa da temperatura que elas atingem...

 

Continuo é sem saber que plantas colocar à volta do tronco...

 

Abraço e obrigado pelo interesse! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas tardes!

 

Finalmente, 8 meses depois de iniciado o tópico, está montado o aquário.

 

Substrato

32L de help Advanced Soil Plants

 

Hardscape

2 raízes red moor wood

Dragon stone

 

Iluminação

Aprox. 10.000 lumens de calhas LED, maioritariamente 6500K.

4200 lumens das 17 às 23 e o restante entre as 18 e as 22.

 

Flora

Eleocharis parvula

Alternanthera reineckii mini

Micranthemum Monte Carlo

Rotala macandra

Rotala rotundifolia

Ludwigia glandiosa

Christmas moss

 

Filtração

Eheim Professional 3

Sera fill 1300

 

CO2

Kit Aquaristik com 2 botijas de 2kg

Aprox. 4 bolhas/seg.

 

Aqui ficam algumas fotos, muito más, tiradas com telemóvel.

Aceito dicas do pessoal com excelentes fotos, material fotográfico não me falta, só não consigo atinar com a fotografia ao aquário...

 

k91YqIZ.jpg

 

BD6NDNH.jpg

 

wHhnHjE.jpg

 

 

 

Agradeço qualquer tipo de feedback! :)

 

Um abraço a todos.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagens corrigidas. Já conseguem ver?

 

 

 

Sim.

O tronco não parece estar na melhor posição.

Por cima do tronco coloca microsorum trident (apenas uma ideia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NGE. Pois... O tronco são na realidade 2 sobrepostos. Estavam perfeitamente sobrepostos, sem se notar que eram 2, até que as pedras decidiram escorregar e os troncos, que ainda não estão afundados, saíram da posição ideal é ainda n a consegui recuperar. A minha ideia é tentar novamente depois de eles já não flutuarem...

 

Quanto ao Trident, já é pelo menos a terceira vez que sugerem. Talvez vá colocar algum junto ao ponto onde os 2 troncos encaixam, assim deixa de se notar que são dois!

 

Tinha pensado colocar aí uma lótus. Cá em casa gostaram dda idea de ter uma planta que dá flor. Mas agora com o aqua montado, não sei... Que acham?

 

Obrigado.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iria esconder essa ligação dos tronco e ia ficar um espanto.

Tenho no wwe e quando coloquei melou um pouco, mas agora tenho folhas novas e esta a ficar incrível.

A lotus dá flores e existe vários tópicos neste forum que mostra isso. Mas também tenho a ideia que são muito frageis e podem morrer. Já tive mas morriam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias!

Obrigado pelos comentários e opiniões.

Dannigs10, a cadência foi por sugestão do funcionário da ecoarium, que não me recordo do nome, mas por quem fui extremamente bem atendido e me pareceu saber bem do que fala. Desta parte sei mesmo muito pouco e estou a seguir conselhos... Não tenho, nem terei durante pelos menos 2 semanas qualquer fauna. Talvez dentro de 2 semanas entres uns camarões.

Quanto à lótus, a questão seria onde...
Lembrei-me de quebrar totalmente as regras e coloca-la no canto direito, atrás. Mas vai-me fazer muita sombra para a parvula, de certeza... Talvez na lateral esquerda/frente do tronco?

A tridente vai entrar mesmo... Não será antes do final da proxima semana porque não vou estar por casa. Mas vai entrar! :)

Obrigado! ;)

Editado por Luís Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís, até que enfim montaste o aqua, mas valeu a pena a espera, gostei do que vi.

De resto, a acrescentar ao que já disseram só um reparo, está a precisar de um fundo, para não se verem fios, etc, acho que ficaria mais bonito, fosco, branco ou preto o que gostares mais de ver.

A acompanhar, vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera.

 

Obrigado pelo comentário.

 

Eu pensei em.comocar um vinil branco fosco no fundo, mas não o fiz antes de montar o aquário e agora não sei se consigo faze-lo...

 

Amanha vou tentar virar-me novamente ao aquário e publicar aqui algumas fotos da evolução!

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Como prometido ficam as fotos que tirei na sexta feira:

 

Vista geral

PbJgaD9.jpg

 

A parvula e os novos habitantes

laQGuMG.jpg

 

Melt nas rotalas, juntamente com folhas novas

X1aI5gB.jpg

 

E para terminar um habitante que decidiu crescer mal cá chegou?

oBHr2Sw.jpg

 

Ainda não comprei o tridente nem a Lótus.

Estava a pensar dar um bocado de tempo ao resto para estabilizar antes de mexer mais?

 

O tronco tem aquela gosma branca dos fungos. Aspirei alguma (a que consegui), mas entretanto está a crescer novamente.

Para além de aspirar aquilo, há mais alguma coisa que eu deva fazer para acelerar o desaparecimento da gosma?

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui... Só coisas novas!

 

Eu meti aqui 8 cardinas, mas para ser sincero acho qie só encontrei 6. Estou a pensar ir comprar mais... A tropica diz 1/5L mas isso é uma loucura! Talvez compre mais 10...mas não os vejo muito interessados no fungo...

 

Obrigado pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias!

 

Algumas novidades.

Entraram 2 ampulárias(?):

 

qUzHOuf.jpg

 

 

E 3 helenas:

 

WFM27k6.jpg

 

 

Entraram também mais 8 amanos (era oq ue havia na loja...):

 

Bq1nO5o.jpg

3yka2bt.jpg

SCCmNdS.jpg

 

 

E andei a fazer experiências com a máquina, acho que estou a começar a atinar com as fotos ao aqua, mas só aos pormenores...

 

 

Monte Carlo curiosa:

 

UtJLNhH.jpg

 

 

Alternanthera reineckii mini a crescer rápidamente:

 

hYEE2Nr.jpg

PHvnGBs.jpg

 

 

E o Christmas moss:

 

I6Dgoo7.jpg

 

 

Para terminar, uma imagem geral, com a qual ainda não consegui atinar:

 

Sy1LLFA.jpg

 

Cumprimentos,

Luís Ferreira

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Conforme te disse, esse espaço entre os dois troncos está a dar-me cabo da cabeça....acabo sempre por olhar para ali e nem consigo apreciar o resto do aquário!

 

Quando comprares a Hydrocotyle tripartita para esconder isso, compra também para mim!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Conforme te disse, esse espaço entre os dois troncos está a dar-me cabo da cabeça....acabo sempre por olhar para ali e nem consigo apreciar o resto do aquário!

 

Quando comprares a Hydrocotyle tripartita para esconder isso, compra também para mim!!!

 

Haha!

 

Tá combinado! ;)

 

Amanhã tenho que ir a sul do Douro, pode ser que no regresso passe na Ecoarium! :)

 

Abraço! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.