Ajuda com Termostato


nummell

Recommended Posts

Boas,

Tenho um termostato Tetra HT100 de 100w no meu aquário 100x30x40 120L brutos, descontando o substrato e hardscape deve rondar os 100L, pelo que li a potência do termostato deve andar em torno da Litragem do aquário, e se assim for acho que tenho o meu "no ponto".

O que me preocupa é que desde que instalei o meu filtro externo novo a temperatura medida em qualquer parte do aquário ronda os 27/28 graus, tenho vindo a baixar o termostato aos poucos e já vou nos 24graus, mas na mesma a temperatura ronda os 27/28, tenho ele posicionado relativamente perto da entrada de agua para o filtro mas já o tive mais ao centro, ja tentei varias configurações e fica tudo na mesma.

Já alguém passou por isto?
Qual serão as causas possíveis?

Penso que ou o regulador avariou e colou a 27/28 ou sera do caudal, mas pode ser que alguém me possa ajudar.

Já pensei em comprar um outro termostato e estou inclinado para o Eheim Jager (acho que agira é Eheim ThermoControl) mas pelo que ja li aqui no forum os termostatos da Eheim já não são o que eram. O que me recomendam?

Agradeço desde já a ajuda e opiniões.

Cumprimentos

 

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vejo mesmo hipótese para isso acontecer, o termostato avariou e está sempre no máximo.

 

Quanto aos eheim, sempre tive nos meus aquas, para mim os melhores preço qualidade ( muito resistentes e duradouros).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Francis79,

Eu estava inclinado para o Ehiem, mas já li pelo forum que desde que a Ehiem os começou a fabricar na China já não têm qualidade, o teu é o Jager ou o ThermoControl? Á quanto tempo o tens?

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não terás lido isso quanto aos filtros eheim? Até se calhar fui eu que passei essa informação.

Mas verdade seja a eheim é uma marca de referência e terá uma imagem a manter. Os eheim Jagger são bons, pelo menos têm sido, também nunca tive problemas com os elite por exemplo da Hagen e também são fabricados na China!

Que queres que te diga, nem tudo o que é fabricado na China é mau, e tu sabes tão bem como eu, que os Fulanos fabricam de tudo e para grandes marcas.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os jagger têm o mesmo problema em cinco que tenho ou tive todos metem a água 2° acima do regulado.

 

Baixa mais a regulação desse até meteres a agua como queres controlando com termómetro e ignora esee pormenor.

 

Tapaquê!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não terás lido isso quanto aos filtros eheim? Até se calhar fui eu que passei essa informação.

Mas verdade seja a eheim é uma marca de referência e terá uma imagem a manter. Os eheim Jagger são bons, pelo menos têm sido, também nunca tive problemas com os elite por exemplo da Hagen e também são fabricados na China!

Que queres que te diga, nem tudo o que é fabricado na China é mau, e tu sabes tão bem como eu, que os Fulanos fabricam de tudo e para grandes marcas.

 

Saudações sportinguistas, lol

 

Vera:

Eu sei que na China se fabrica tudo o que é bom e tudo o que é mau, eu trabalho com importações.

Até os iPhones são "montados" lá.

 

Já li também sobre os termostatos, que perderam muita qualidade, não foram só os filtros, mas isto são suposições para mim pois não tenho nenhum para poder dar a minha opinião.

 

Tens algum termostato da Eheim? Qual a tua opinião?

 

Saudações que? citando o SS abaixo.

 

 

Os jagger têm o mesmo problema em cinco que tenho ou tive todos metem a água 2° acima do regulado.

 

Baixa mais a regulação desse até meteres a agua como queres controlando com termómetro e ignora esee pormenor.

 

Tapaquê!?

S.S.

O Jagger não é suposto ter um botão de calibragem? Então isso não deveria acontecer, certo?

Dá ai um feedback mais aprofundado na matéria ;)

 

Tapatalks para ti também hehehe

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pffff, isto já são muitos anos, a memória não é a mesmo não me recordo se já tive algum Jagger.

 

Bolas será possível que não se encontra um membro com bom gosto aqui no fórum!?!?!? Vou ali e já venho, francamente!

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho um jagger,e fiz como o SS diz,eu para ter a água

a 26 tive que por o termo a marcar 23,e só a sim é que ele

foi ficar nos 26 graus.

 

Comp: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O jager dá para calibrar se procurar no YouTube tem lá o vídeo é muito simples é solevantar a patilha vermelha e regular o termostato para a temperatura do termômetro e já está.

Eu tenho um no meu cubo de 50litros e estou satisfeito mas recentemente montei um aqua de 200litros e comprei um jager de 200 W mas acabei por trocar devido ao tamanho então comprei um JBL ProTemp S300 e estou muito contente para já esta muito certinho.

 

Cumps

Editado por Filipe Sampaio

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Vera:

Eu sei que na China se fabrica tudo o que é bom e tudo o que é mau, eu trabalho com importações.

Até os iPhones são "montados" lá.

 

Já li também sobre os termostatos, que perderam muita qualidade, não foram só os filtros, mas isto são suposições para mim pois não tenho nenhum para poder dar a minha opinião.

 

Tens algum termostato da Eheim? Qual a tua opinião?

 

Saudações que? citando o SS abaixo.

 

 

S.S.

O Jagger não é suposto ter um botão de calibragem? Então isso não deveria acontecer, certo?

Dá ai um feedback mais aprofundado na matéria ;)

 

Tapatalks para ti também hehehe

A calibração da forma que vem explicada nas instruções não funciona. Tentei várias vezes e a conclusão foi a mesma. Ignora isso e mete no aquecedor o que tiver de ser para teres a água à temperatura que queres.

 

Os jagger sao bons pela potência de aquecimento que têm pois são grandes e conseguem meter a água como queres em mais lts que um termo com os mesmos watts de outras marcas.

 

Tapaquê!?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Aproveitando aqui a conversa dos jagger, estou a pensar comprar um para o meu início neste hobby, para um aqua de 40L qual aconselham? 50W ou 75W?

 

Cumprimentos

Qualquer das opções é válida. O de 75W permite-te um possível upgrade para um aquário até 80l. (Talvez até mais)

Aconselho-te é a comprares um de uma boa marca.

Tens uma loja muito competitiva na Amora, a Oliaquadream, com material de qualidade.

 

Falas com o Sr. Paulo, ele esclarece-te sem te tentar impingir nada. 5*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, passo por lá todos os dias e não sabia da existência de uma loja assim por estas bandas.

Amanhã se tiver tempo já passo por lá! 😀

 

Que marcas aconcelham para termostatos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falaram da elite da Hagen mas esqueceram.se da top da Hagen, a fluval. Tem.uns termostatos bons, bom preço e com menos uns valentes cm de comprimento que o jagger...

É algo que me preocupa também. Queria montar o termostato fora do aquário num recipiente selado e ter a água do filtro a passar lá, mas o Jagger temnuns estonteantes 50cm :%

Editado por AndrePeixoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Qualquer das opções é válida. O de 75W permite-te um possível upgrade para um aquário até 80l. (Talvez até mais)

Aconselho-te é a comprares um de uma boa marca.

Tens uma loja muito competitiva na Amora, a Oliaquadream, com material de qualidade.

 

Falas com o Sr. Paulo, ele esclarece-te sem te tentar impingir nada. 5*

 

Obrigado pela dica da loja, 5 estrelas!!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hi!

 

Já li por todo o lado que a relação entre capacidade do aquário e a potência do termostato deve ser de 1:1; ou seja, por cada 1 litro, 1 watt.

Até aqui tudo bem e não me oferece qualquer dúvida.

A questão é mais vasta...

Por exemplo, para um aquário de 100 litro, um termostato de 100 w, sendo o ideal, ao fim de 10 horas em funcionamento consome 1 Kwh.

Contudo, se usarmos um com menos potência, por exemplo 75 w, esse consumo será apenas atingido ao fim de um pouco mais de 13 horas.

Obviamente que o termostato de 75 w, para manter a mesma temperatura irá ter que estar ligado mais tempo que o de 100 w.

A questão é seguinte, será que vale a pena cumprir mesmo "à risca" essa regra dos 1L=1W, ou mais vale "arriscar" um pouco, já que até estamos num país algo temperado em termos de frio?

 

Tks!

T,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um Eheim de 75W num aquário de 80 litros (talvez uns 60/65 reais) e nos dias mais frios tenho de colocar outro como back up para a temperatura não baixar muito.

 

Num aquário de 100 litros, aconselho um aquecedor de 125W.

Isto para quem não tem casa climatizada, claro.

Ah! Acho que é a Fluval que tem uns aquecedores espelhados.

É um conceito interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal fala mal do tamanho dos eheim, mas a verdade é que a área extra faz muito sentido, imaginem 100 w em 25 cm ou distribuídos por 50? A mim parece me mais eficiente na distribuição e mais seguro para a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou de acordo com o Ignace, o maior comprimento parece fazer sentido para uma melhor distribuição de calor.

 

Bringer, sim, a Fluval tem uns aquecedores/termostatos espelhados espetaculares, dizem que são tão bons quanto agradáveis à vista. Se valerem os euros, sou capaz de arranjar um visto que o meu morreu.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais