Parâmetros da água


Recommended Posts

Boas tardes.

 

Antes de mais, procurei, mas não encontrei nenhum tópico já existente que me pudesse dar esta resposta, portanto peço já desculpa se ele existe e foi falha minha.

 

Ora bem, encomendei um aquário novo, que chegará entre o final deste mês e meados do próximo (120 x 50 x 50), para substituir o meu actual e velho/riscado/cansado (100 x 40 x 50 - biselado).

Neste novo aquário pretendo colocar Discus.

 

Depois de ler muito, há quem defenda que é mais importante a estabilidade do pH do que propriamente conseguirmos atingir os 6,5, principalmente quando se compram animais juvenis. No entanto, gostava de tentar alcançar as condições ideais, ou o mais próximo possível, para os habitantes do aquário.

 

Assim sendo, fiz um teste que vi recomendado por aqui pelo forum, e deixou-me preocupado.

Recolhi um copo de água da torneira e deixei-o ficar por 24h ao ar e os resultados foram:

 

Hora 0

pH = 7.5

kH = 5

 

Hora 12

pH = 7.5

kH = 4 (deduzo que tenha sido um erro de medição, não confirmado na altura pois pensei que era alguma evolução nos parâmetros)

 

Hora 24

pH = 7.5

kH = 5

 

No aquário, 2 dias depois de uma TPA de aproximadamente 30%, os parâmetros são:

 

pH = 7.5

kH = 7

 

A minha água da torneira tem, ao que parece, um extraordinário poder tampão...

 

Neste momento não tenho adição de CO2 - de vez em quando coloco uma pastilha, mas como já sei que é quase igual a nada e o aquário é para desmontar, não estou muito preocupado com isso.

 

As questões que vos coloco são, não seria suposto observar alterações nos parâmetros da água ao longo das 24h?

Que tipo de presságio me dão estes resultados na minha tentativa de atingir o pH que pretendo, na casa dos 6.5? E como poderei faze-lo?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis!

 

Baixar o PH:

 

Bota Madeira Nisso!!

Bota Trufa no filtro!!

Substrato que permita baixar (Aqua Gro Soil, entre outros)

Como vais fazer plantado, estuda isso do substrato. No meu aqua do tamanho do teu, tenho o PH a 6.5 e como sabes, a minha àgua é igual à tua (sai da torneira a 7). No entanto, estranho os teus testes dizerem 7.5. Eu já a testei com mais de uma marca diferente e deu sempre 7.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado.

Os meus testes são os da sera. A cor deixa-me sempre alguma dúvida, mas segundo a Indaqua deverá ser 7,6 (o teste da sera só da meios pontos).

 

Actualmente tenho 2 troncos no aqua, mas já são bem velhinhos... Estão no meu aqia desde sempre e já vieram de outro. No mínimo terão 10 anitos...

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Luís,

 

Que tipo de aquário e fauna pretendes ter?

Se a fauna for constituída por espécies que se dão bem num pH entre 6 e 7,5 e gostam de muitas plantas, um substrato tipo ADA Amazonia com ADA Powersand por baixo, seria uma boa opção.

Claro que a carteira é um factor decisivo para todos nós.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia caro Luis,

 

Se quer ter certezas do PH compre o teste da JBL. Em testes não hã melhor no mercado e erro / margem de erro não excede os 10%.

 

Já tive todas as marcas e testei todas. Os da Sera, Nutrafin, Salifert é mesmo para esquecer. O de Nitratos da Sera então é grotesco. Dá quase o dobro da carga.

 

Só não percebo porquê essa preocupação com o PH.

 

A maioria das pessoas que se envolvem neste hobby, de inicio só vêm o PH.

 

Esquece o PH que isso não é problema algum. Nem para Discus nem para plantados.

 

Se fores ver por essa web fora até há pessoas que conseguem fazer criação de Discos com PH de 8.

 

O que deves avaliar bem se queres um plantado é:

 

Lembra-te que já tens equipamento para um aquario de 100 cm. Mudar parta um de 120 implica comprar tudo ou quase tudo de novo. Grande investimento. Sobretudo a calha de luz e o filtro.

 

Substratos / relação preço qualidade (nest hobby o barato sai caro)

Co2 (equipamento completo)

 

Testes de Nitritos, Nitratos e PO4.

 

E as plantas é a teu gosto. Mas até nisso tens que ser cuidadoso devido ás caracteristicas. Não escolher plantas de necessidades muito dispares.

 

Se precisares de ajuda nos equipamentos apita.

 

Cumprimentos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais