Método E.I. duvidas


Mendes89

Recommended Posts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde caro Fabio,

 

Convem explicar que o "Elos" bem como o "ADA" libertam Nh4 q.b. ..e que funcionam na base de limitação de PO4.

É um procedimento totalmente diferente dos substratos convencionais. Se for ler a bula e a metodologia de fertilização de ambos verá que não é como os habituais.

 

Não aconselho a utilização desses substratos separadamente da própria fertilização de cada marca.

 

Aquilo está estudado para trabalharem em sintonia. É uma questão de aprofundar o tema.

 

Dar "Ei" com esse tipo de substratos não é boa politica.

 

Nota: Já usei todos os subtratos aqui falados e nunca consegui perceber em que são uns melhores que outros. Não consigo quantificar isso.

Aliás devo dizer que o ADA é uma chatice e uma dor de cabeça. Desfaz-se com muita facilidade e ao minimo toque nele, espalha uma poeirada pelo aquario que tira do sério qualquer um. As plantas ficam toda cheias de pó acastanhado e as esponjas do filtro estão quase sempre sujas. Quando usei o ADA tive que o cobrir com Tropica Soil Powder porque de cada vez que podava ou mexia no substrato era o caos.

 

É a minha opinião... vale o que vale.

 

Fica o MBReda de fora que nunca usei. Mas o Sr. Francisco Matos, ou o Sr. Ivo Soares usam e podem dar o seu contributo. Ou perguntem a eles. Pelo menos estas duas pessoas sei que usam ou usaram.

 

Abraço.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pafs

 

O que estou a falar é de substrato fertil e nao do inerte, em relaçao ao da tropica sinceramente recomendo da ELos, ao menos nao fica em papa e sempre se pode aproveitar o Elos Bottom para uma futura montagem, so temos de add elos terrazero que é uma fertilizante em po para colocar no inicio da montagem.

 

Sobre inerte eu prefiro da ADA.

Nunca tive esses problemas e se for ver os aquarios que ja montei nunca tive problemas...estou a utilizar este meu novo aquario com a fertilizaçao EI e ate agora nao obtenho problemas, o unico problema que tive foi mesmo por dosear mais FE.

Nos meus aquarios tive terra que reutilizei de 2 anos, claro que tive de adicionar alguma areia a mais.

Sinceramente acho que se pode aproveitar o substrato inerte da ADA...acho que se tem uma ideia errada sobre isso ou é mau uso do mesmo, ou foi azar de.

Sobre a elos quero experimentar numa proxima montagem por isso sobre esse substrato inerte nao posso opinar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Fabio,

 

Respondo-lhe por mensagem sobre a minha opinião do "Origin".

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia caro Mendes,

 

Se o objectivo é evoluir, o que é de enaltecer, será melhor repensar estratégias.

 

Eu não começaria o método estimativa no seu aquario de 160 litros que já tem 2 anos.

 

Portanto não lhe vou aconselhar nada para esse aquário tal como ele está neste momento.

 

A fazer, faria uma montagem de raiz, e acredite que a médio e longo prazo lhe sai mais barato que soluções de recurso à volta da montagem que já tem.

 

Não sei as medidas do aquário mas para 160 litros andará nuns 100 / 40 / 40

 

Substrato:

Como já referiu lá atrás, e foi bem pensado, é adquirir o Tropica Plant Growth ( 9 litros), mais 9 Litros de Tropica Soil e 3 litros de Tropica Powder (acabamento).

Muitos advogam que não é necessário substrato fértil com a Ei mas é um erro. É sempre necessário substrato fértil. Até por questões de segurança quando a fertilização na coluna falha. Adicionando que o fértil absorve e armazena grande parte da fertilização que adicionamos na coluna de água.

Adicionando ainda à minha tese de se usar o substrato fértil, também porque toda a matéria orgânica qu esse vai depositando no fundo do aquário é mais facilmente convertida tendo substrato fértil. Se só tiver granulado, a matéria orgânica passa pelo grão e vai depositar-se no fundo do aquário e ao fim de um ano existem sérios riscos de o aquário entrar na fase de eutrofização.

Por isso a combinação Plant Growth + Plant Soil + Plant Powder está bem estudada (a Trópica não anda nisto á dois dias..).

O Plant Powder é um granulado tão pequenino, que só esse quase por si só não possibilita depósito de matéria orgânica nos dois restantes. Não passa quase nada por ele. E como não passa para baixo, fica á tona e é sugado para o filtro. O sistema está bem pensado. Não é apenas uma questão de estética.

 

 

Luz:

Definitivamente as T5 2 x 39 W de 6500 K ambas. Não introduza 4000 ou 8000 k. Fique-se pelas de 6500 K que é a luz que a Tropica usa.

Tem a calha Odyssea Dual Pro T5HO Series 90/100 que ficará pefeitamente ajustada à dimensão do aquário não deixando mais de 5 cm nas laterais. Ou seja todo o aquário fica a receber luz incluisive nas laterais, que é onde uma grande parte falha.

Caso o aquário seja de 90 cm melhor ainda.

Se optar pelo LED já não consigo ajudar. Não tenho experiência em LED. Mas pelo que li e testes que tive oportunidade de ter acesso vou continuar com as T5.

Fotoperiodo de 7 a 8 horas. Recomendo 7

Começa com a calha suspensa a 30 cm da tona de agua. Depois mês a mês baixa 5 cm a cada mês, e vai vendo a evolução. Se começar a aparecer algas nos vidros volta a subir a calha à posição imediatamente anterior e está no ponto ideal. Equilibrio entre luz e demais parametros. Na falta de um medidor de PAR eu uso este método.

 

E então depois sim aplica a “Ei”.

Depois nessa data posso dar-lhe a receita (ou explicar-lhe detalhadamente) adequada para o seu aquário, para manter niveis de Nitratos entre 5 a 10 PPM e PO4 pelos 0.5 a 1 PPM máximo.

 

Importará saber o KH e o GH da sua agua de rede para equacionar que sais adicionar na mistura de “EI”. Por exemplo MGSO4 poderá não ser necessário. Ou a suplementar adição de K caso os valores de Nitratos na rede já sejam bastante elevados. Há zonas do nosso país onde os nitratos da rede andam perto dos 100.

 

E não tem que se preocupar com mais nada. O restante parece-me que já está servido. Já tem Co2 de injeção, tem um reator, e esse filtro com 1200 Litros / hora dá para o aquário em questão.

 

A única coisa que faria é comprar cerâmicas EQUO STILLA e encher os cestos com elas. Demais cerâmicas que andam aí no mercado ao pé destas não valem nada. E o filtro é o coração do aquário. É aqui que manda tudo. Ter um filtro desses e depois ter umas cerâmicas “razoáveis” não me parece uma solução competente. A avançar com um novo projeto compre as EQUO STILLA. Porosidade do melhor.

 

Cumprimentos

Obrigado pelas respostas, quando tiver tudo organizado, tenho de ir com calma, nao pode ser tudo num mês, comprar substrato, calha, etc etc. Eu aviso-o e agradeço sua simpática, aliviou me mt as costas, vai m ajudar mt E obrigado pela dica em relação a luz vai me ajudar bem

 

Comprimentos

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em questão ao substrato inerte nao chega 9l tem de ser 30 ou tou errado?

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....eu usei 21lt. a contar com fertil e inerte.

 

ainda me sobrou algum pois usei areia branca.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tropica?/Em aquário de 120comprimento? Andei a ver preços e comparações. Cumpts

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tropica?/Em aquário de 120comprimento? Andei a ver preços e comparações

 

 

Se bem entendi o raciocinio, só lhe posso dizer que na aquariofilia, o barato sai caro. Essa foi das lições que mais me custou aprender na aquariofilia. Mas ao cabo de ter o quarto difusor de Co2 em casa tive que aceitar que é verdade.

 

Por isso lhe digo, que vale mais demorar mais tempo e ir comprando as coisas a pouco e pouco mas com qualidade do que ter pressa e a curto ou médio prazo chegar à conclusão que não ficou bem servido e deitou dinheiro ao ar.

 

Cumprimentos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei eu, ja gastei tbm.

mt guita. Na altura de montar o meu de 160 era uma coisa por mes, demorei a montar, uns 3/4meses.

 

Cumpts

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alga ou carência?

 

 

e9a3537aa40d401d987a4fe7a9ec3f25.jpgc1360e7aace91031d039d39f4166c8bf.jpg

Editado por Mendes89
                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais