Ajuda para iniciante


Hugo Filipe

Recommended Posts

Boas,

 

Já tive um aquario plantado em tempos, mas por vários motivos fiquei uns anos sem qualquer aquário.

 

A minha primeira duvida prende-se com o aquario/peixes se é um projeto viavel ou não, a alteração do tipo de peixes está fora de questão.

 

Um sonho antigo que tenho é ter um aquário de água salgada com um peixe dragão e alguns corais moles. Posto isto a minha ideia era comprar um aquário da JAD 50x50x50 que já tras todo o material para iniciar, a escolha de um nano prende-se por motivos financeiros, e de espaço.

Na loja de animais disseram que podia por o peixe dragão, um Odonus niger e uma moreia pequena.

 

A segunda duvida é a seguinte:

 

Sendo eu um trabalhador por turnos e que recentemente voltei à faculdade, fora as lides da casa, o tempo é coisa que não sobra por estes lados, a manutenção de um reef destas caracteristicas é muito exigente? ou fica-se por TPA de 15 em 15 dias?

 

Cumprimentos

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Benvindo a este hobby.

 

Penso que antes de te iniciares neste hobby devias ler alguma coisa sobre ele.

 

Se tens pouco tempo, devias reflectir e adiar a entrada neste mundo, já que isto é muito mais exigente do que tu referes.

 

Quanto aos peixes que te aconselharam para um aquário com essa dimensão, só de digo que devias mudar de loja, pois quem te disse que podias pôr qualquer um desses peixes (até apenas um deles), nesse aquário, só quer é vender e não sabe nada sobre aquários.

 

Desculpa a rudeza, mas espero ter ajudado a evitar mais um desastre por falta de informação.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Segue o conselho do csi, lê muito e vê alguns videos no youtube como os do "Mr. Saltawater Tank TV" ou "Bulkreef suply" ( este tem um quase passo a passo na montagem de um aquário ).

Se tens pouco tempo para o aquário também fica complicado teres um aquário de água salgada tal como te disseram.

Além das mudas de água tens também de ir repondo água doce que vai evaporando ( mas o sal fica no aquário aumentando a densidade da água ). Podes comprar um repositor automático de água para este fim que vale bem a pena o investimento. Depois tens de ir mantendo os níveis de cálcio, KH, magnésio ( este reduz devagar ) pelo que convém, pelo menos no início ires monitorizando os seus valores regularmente até veres os consumos que tens diários. Isto se decidires ter corais...

Depois tens de ir esvaziando o copo do escumador ( ou arranjas um depósito caso o copo do escumador tenha um furo na base do copo ) além de n tarefas que se não tiveres pelo menos uma meia hora diárias para o aquário depressa se torna um pesadelo.

Se decidires avançar tem muita calma e boa sorte.

 

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais muito obrigado pela ajuda.

A minha ideia é ter o peixe dragão, se tiver de abdicar de ter mais peixes, tudo bem.

Pelo que tenho pesquisado penso que não há problema de ter um peixe dragao num aquario destas dimensoes, mas pelos vistos estou enganado... Qual o tipo de aquario "ideal" para manter um peixe destes? Recordo que o irei comprar pequenino.

A informação que me deram nas 2 lojas onde fui, é que para um aqua deste tamanho e só com um peixe e poucos corais moles, a manutenção pior é nos primeiros 6 meses. Em relação aos testes estou descansado que moro mesmo ao lado da loja e é so levar uma amostra da agua que eles fazem-me os testes e não cobram nada. E que a partir do momento que os parametros estiverem todos estabilizados, que é só ir repondo a água que evapora, sem necessidade de tpas... Ele tem um aquario na loja há uns 3 anos sem fazer tpas, e o aqua está brutal...

Estou indeciso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo,

 

No processo de passagem dos aquários doces para salgados, podes aproveitar uma coisa: o conhecimento acerca do ciclo do azoto. Se tinhas um plantado, também tinhas cuidado com os fosfatos. O mesmo cuidado deves ter com os corais, pois não toleram nitratos nem fosfatos. De resto, nada de colocar vivos antes do ciclo estar completo, que demora à volta de 2 meses. Não confundas com maturação, pois apenas terás um aquário ciclado para estar vazio

 

Eu aconselho-te a consultar outras lojas e explico-te porquê, em versão prosa longa:

 

Existem determinadas práticas que são aconselhadas, consideradas base e vão alterando ao longo do tempo em conjunto com a evolução do hobby, as quais alguns de nós seguem como "regras de ouro". Curiosamente, vemos vários aquaristas a "violar" essas práticas argumentando que não só não causa problemas, como têm bastante sucesso. E alguns não estão a mentir. No entanto, fica muitas vezes por explicar o enquadramento dos desvios às regras de ouro. Por exemplo, há alguns anos atrás, toda a gente tinha aquários com deep sand bed, uma camada generosa de substrato de extrema importância para alojar as bactérias nitrificantes . Entretanto surgiram os "hereges" que tinham aquários quase sem substrato e surpreendentemente tinham sucesso nos aquários, surgindo também relatos de aquários que tiveram um crash porque a dsb saturou. Será que se tinha vivido uma farsa?!? Não, claro que não. Apenas foram adotadas outras práticas que permitem abandonar ou alterar as anteriores. Neste caso concreto, foi adotada a pratica de colocar bastante rocha viva no aquário, de forma a alojar suficientes bactérias nitrificantes para a carga orgânica existente.

 

Isto tudo para chegar aqui:

Quanto tinhas um plantado, fazias tpa porquê? Para diluir excessos de nitratos e fosfatos, certo? E se aplicares medidas de remoção desses nutrientes, reduzes a necessidade de tpa, certo?

No caso das tpa, eu troco semanalmente 10%. Sou iniciante e sindo que esta prática me protege de algumas asneiras tipicas de quem está a iniciar. A pessoa que te aconselhou, diz que não faz tpa... mas não te explicou como ele o consegue, e isso é um sinal de que não é a loja certa para te aconselhar. Talvez tenha Purigen para a absorção de nitratos, Phosguard para a absorção de fosfatos e macro alga (caulerpa, por exemplo). Além disso deve ter um skimmer de elevada performance, daqueles que não vês nos "kits".

 

Outros conselhos que te posso dar:

- Ao contrário do que algumas lojas dizem, os aquários nano, destinam-se a aquaristas experientes, pois o impacto de erros teus é maior, uma vez que a quantidade de água é menor, tal como acontece nos aquarios doces. De qualquer forma, não chamaria nano a um aquário com perto de 100L.

- Consulta o site www.liveaquaria.com para consultar a ficha dos peixes e corais que gostarias. Dizem-te se são reef safe, dificuldade e condições do aquário; Por exemplo, o Odonus niger não é reef safe e aconselham um aquário com quase 700L.

- Tem em conta o tamanho do peixe adulto;

 

Não te quero desanimar, apenas refria os animos e tem calma no projeto. Teres um lojista consciente que te aconselhe é meio caminho andado, nomeadamente um que não tem problemas de te dizer na cara que não deves comprar isto ou aquilo. Ajudou-me muito.

 

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Entretanto já há novidades, vou avançar com a aquisição de um Red Sea max 250.

As duvidas que tinha já comecem a virar certezas...

Rocha vou optar por rocha morta

Água vou optar por água do rio sado :)

Corais vou optar por apenas corais moles e de facil manutenção.

Peixe será apenas o lionfish

 

A água de reposição diária (a que evapora) penso que não há problema de adicionar água engarrafada...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não quiseres adquirir uma osmose inversa e as resinas dionizadoras bem como um medidor de TDS, compra água de osmose numa loja para a reposição. A água engarrafada não é a melhor solução.

Já sabes que alimentação vais dar ao peixe ?

 

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo comecei na agua doce como tu primeiro com 200 litros e depois com 700l, depois a beleza da agua salgada e adquiri um Nano JAD aqui nos classificados, quem mo vendeu foi mais do que 5 estrelas pois forneceu me agua de osmose rocha viva e o mais importante dicas.

 

Só de digo uma coisa um aquário destas dimensões pode ter variações de parâmetros do dia para a noite, exige uma manutenção quase diária como verificação do copo do escumador pois enche com facilidade até transbordar, variação de ph fosfatos nitratos etc. . portanto se não tens tempo desculpa a sinceridade mas só vais perder dinheiro.

 

Como já foi referido acima por pessoas muito mais entendidas do que eu, não te aconselhes nas lojas, pois tirando algumas excepções tudo o que é aconselhado serve só para vender mais um animal ou produto.

 

Contudo tens de ter em mente que um aquário de agua salgada ao inicio é feio, muitas das vezes tem cianobacterias, nitratos altos fosfatos altos, amónia, com isso vem a morte de corais e peixes, comigo só consegui algum equilíbrio após 6 mesesdepois de muita burrice feita e muitos euros gastos.

 

Um projecto de agua salgada tem de ser bem muito organizado e estudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não quiseres adquirir uma osmose inversa e as resinas dionizadoras bem como um medidor de TDS, compra água de osmose numa loja para a reposição. A água engarrafada não é a melhor solução.

Já sabes que alimentação vais dar ao peixe ?

 

António

Nome cientifico: Pterois volitans

Família: Scorpaenidae

Origem: Oceanos índico e Pacífico.

Características: Calmo e tranquilo, ele vive em aquários de corais. Suas cores são vermelho, marrom e branca. Têm espinhos dorsais venenosos. São bons predadores, prendem suas presas em seus espinhos e as engolem inteiras. Podem medir de 20 a 30 cm. Tem hábitos noturnos, durante o dia se escondem em cavernas. Devora peixes menores que caibam em sua boca. Vivem até quinze anos se forem tratadoos adequadamente.

Curiosidades: O Peixe leão tem veneno em seus espinhos, se manuseados podem causar dor intensa localizada, inchaço, dores de cabeça e fraqueza. O veneno não é fatal a seres humanos.

Reprodução: Ovíparos. Mas não se reproduzem em cativeiro.

Alimentação: Camarão congelado, comida viva, filé de peixes marinhos.

Condições ideais: Boa filtragem e oxigenação, corais e esconderijos. Temperatura de 24 a 28 °C Ph 8,1 a 8,4. Salinidade 10, 23 -10, 27. Iluminação intensa.

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo comecei na agua doce como tu primeiro com 200 litros e depois com 700l, depois a beleza da agua salgada e adquiri um Nano JAD aqui nos classificados, quem mo vendeu foi mais do que 5 estrelas pois forneceu me agua de osmose rocha viva e o mais importante dicas.

 

Só de digo uma coisa um aquário destas dimensões pode ter variações de parâmetros do dia para a noite, exige uma manutenção quase diária como verificação do copo do escumador pois enche com facilidade até transbordar, variação de ph fosfatos nitratos etc. . portanto se não tens tempo desculpa a sinceridade mas só vais perder dinheiro.

 

Como já foi referido acima por pessoas muito mais entendidas do que eu, não te aconselhes nas lojas, pois tirando algumas excepções tudo o que é aconselhado serve só para vender mais um animal ou produto.

 

Contudo tens de ter em mente que um aquário de agua salgada ao inicio é feio, muitas das vezes tem cianobacterias, nitratos altos fosfatos altos, amónia, com isso vem a morte de corais e peixes, comigo só consegui algum equilíbrio após 6 mesesdepois de muita burrice feita e muitos euros gastos.

 

Um projecto de agua salgada tem de ser bem muito organizado e estudado.

Obrigado. Vou fazer tudo com muita calma... Como vou viajar para os EUA em Agosto até lá vou manter o aquário apenas com rocha morta e água, tpas e reposição... será um ciclo de cerca de 7 meses ;)

Penso que o aquário vai estar preparadissimo para receber alguns corais de facil manutenção e só depois o seu primeiro e unico abitante :D

Para aliviar vou ter sistema automático de reposiçao de agua e para as TPAS ;)

 

Por falar em sistema de reposiçao... Ando à procura de um, alguém me sabe indicar o melhor preço/qualidade? Quero um que seja seguro, ou seja, nao quero nenhum só com uma boia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais