DUVIDA RELACIONADA COM ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE CO2


Nuno Marques_22475

Recommended Posts

Boa noite a todos

Estou a postar este tópico para que me ajudem (mais uma vez 😀) numa duvida que me surgiu durante o planeamento da montagem de outro aqua, a dúvida é a seguinte, visto que tenho um aqua montado com o co2 pressurizado (extintor de 6kgs) e tou com ideias de montar outro aqua na mesma divisão a sensivelmente 3/4 MTS de distância, pensei e PK não aproveitar o mesmo sistema para os 2 ?

Vantagens estão à vista mais económico, mais simples...

Desvantagens visto que um aqua vai ter menos 50/60 lts de capacidade que o outro já instalado teria de arranjar um meio termo para a difusão do co2 pois provavelmente o de menos litragem vai ter co2 a mais para que o outro esteja com drop sempre verde certo ??

Para esta solução estava a pensar simplesmente em arranjar um T que iria colocar após a válvula anti retorno e comprar uns MTS de tubo para ir até ao aqua mais distante, o restante sistema mantinha como está quando o relógio fizer disparar a válvula solenoide começa a difusão nos 2 aquas quando terminar irão terminar os 2 logicamente que me dizem??
Resultará, existe aqui algum problema que não estou a prever, os mais experientes que me ajudem SFF...

Cumps para todos

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente não sei de dará visto a distância ser grande. O gás vai sempre ter tendência a seguir o caminho de menor resistência e se colocares simplesmente um T ele provavelmente vai continuar a seguir praticamente todo pelo caminho atual.

No teu caso colocava um T e também um estrangulador no "caminho" para o aquário já existente por forma a aumentar a resistência e forçares parte do CO2 a ir pelo caminho mais longo.
Tens mesmo de ir tentando com diferentes regulações e pressões até conseguires o resultado que pretendes. Penso não existirem formas exatas de plug&play, tens de ir experimentando.

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu a seguir a selonoide tenho um sistema de válvulas de ajuste fino duplo.

Com 2 bar consegues regular depois o débito que quiseres para um aquário e para outro aquário forma independente, apenas vão ligar ao mesmo tempo e desligar com a solenoide, mas ajustas o débito de forma independente conforme a necessidade de cada aquário.

 

DC03_02__72758.1383041304.220.220.JPG?c=

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha veio do ebay mas já encontrei por cá ao mesmo preço da ecoarium...

 

gallery_69905_4206_100622.jpg

 

Pode ser usado com os conta bolhas montados como na foto ou com os tubos lá directamente

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Tenho outra dúvida que sempre me deixou a pensar mas ainda não tinha postado no fórum, é relativo à movimentação da coluna de água vs difusão de co2, eu sei que quanto maior a movimentação maior é a perda de co2 mas então como fazem para resolver este problema?

Eu no meu caso tendo o aqua com aprox. 160lts úteis e tenho um filtro com 1250lts/hora com outflow por chuveiro e a biobox com aprox. 600lts/h com outflow simples (tubo), se tiver o filtro principal (o externo) a todo o gás mesmo com a flauta a 5cm debaixo de agua apontada para cima ou para a frente não consigo de maneira nenhuma ter o dropchecker verde nem com 5 bolhas por seg. Mas se reduzir este filtro para meio gás consigo com 3 bolhas por seg., o que fazer tendo em conta que se regular o filtro de uma determinada forma este ficará a semana toda assim já que só tou em casa no FDS?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque será que quando vais a uma loja com aqueles aquários bem plantados, vês lily pipes?

Acho que é uma das razões.

O difusor é bom?

O meu da Tropica é um 3 em 1 e para o meu aquário de 65x35x35 é muito bom. Para o teu seria insuficiente.

 

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque será que quando vais a uma loja com aqueles aquários bem plantados, vês lily pipes?

Acho que é uma das razões.

O difusor é bom?

O meu da Tropica é um 3 em 1 e para o meu aquário de 65x35x35 é muito bom. Para o teu seria insuficiente.

Cumps.

José

Boa noite

Estás enganado porque os Lilly pipes é mais estética que outra coisa e pagas bem por essa estética, se reparares o outflow se fôr por exemplo da ada €€ debaixo de água sim direciona a corrente para cima mas se tiver um filtro como o meu acoplado por exemplo até pode diminuir um pouco a corrente mas vai fazê-la na mesma e afetar a difusão e ainda tem um senão precisas de o puxar mais para cima para oxigenar a agua, é normalmente o que fazem os proprietários destes equipamentos quando têm fauna nos aquas, talvez melhorasse um pouco mas pela estética €€€ não vale a pena, quanto ao difusor o meu é um doaqua de 50mm e digo-te mais uma vez que por vezes o caro não é sinónimo de melhor pois não foi barato e em relação ao atomizador que me custou 15€ salvo erro não é melhor, as bolhas até me parecem maiores e o efeito é o mesmo senão pior... Um dia destes neto aqui um video de um e outro a funcionar com a mesma cadência de bolhas para veres a diferença, e eu fui investir por pensar que iria ser melhor, afinal mudei o dropcheker de sitio,troquei o liquido e voila verde, demora mas fica verdinho mas com o pormenor de ter o filtro a meio gás, resta saber se vale a pena ou não ter um no ponto em detrimento de outro pormenor talvez mais importante.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Acho que a função de um lily pipe será por vezes suavisar a corrente por causa das plantas; claro que pode ser feito de outra maneira. Já vi os lily pipes da ADA a trabalhar e de facto provocam uma boa oscilação da superfície.

Quanto a difusores, tenho o 3 em 1 da Tropica e faz umas bolhas bem finas. Tem a vantagem de o anel cerâmico ficar protegido. Limpei-o a semana passada e o aquário foi montado em Junho :)

Foi-me dito que é um bom difusor para o preço e que os ADA são mesmo dos melhores, mas o seu preço...

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Acho que a função de um lily pipe será por vezes suavisar a corrente por causa das plantas; claro que pode ser feito de outra maneira. Já vi os lily pipes da ADA a trabalhar e de facto provocam uma boa oscilação da superfície.

Quanto a difusores, tenho o 3 em 1 da Tropica e faz umas bolhas bem finas. Tem a vantagem de o anel cerâmico ficar protegido. Limpei-o a semana passada e o aquário foi montado em Junho :)

Foi-me dito que é um bom difusor para o preço e que os ADA são mesmo dos melhores, mas o seu preço...

 

Cumps

 

José

 

Bom dia

Acredita que a diferença para os outros difusores (falo por a minha experiencia com um atomizador da co2art) não é assim tão grande como isso, na minha opinião não justifica a diferença enormissima de valor.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais