Alterar substrato


João Rolo

Recommended Posts

Boas malta, antes de mais, li bastantes artigos e tópicos referentes a este tema e preciso realmente de um feedback dos mais entendidos.

 

O meu aquário tem aproximadamente 110L e tudo começou com a minha querida avó a comprar uns peixes.. Apaixonei-me completamente pela aquariofilia, pelos peixes, pelas suas funções e personalidades distintas e cada vez me interesso mais por este mundo!

O meu aquário é um comunitário composto com peixes pacíficos nomeadamente tetras, danios e neos, com um botia palhaço, um pleco e duas cory's. Tenho agora um grande problema e é aqui que é essencial as vossas opiniões não só para mim mas para outras pessoas que se iniciarão na aquariofilia e não existe um tópico composto e completo sobre este tema:

 

- Tenho um substrato infertil e queria introduzir plantas para criar um clima mais natural e esconderijos para uns pequenos que vêm ai ( tenho a tetra imperadora gravidissima.

 

Dito isto: 1ª Q: Posso alterar o substrato? Qual a maneira mais eficiente?

2ª Q: Plantas que me aconselham para o efeito?

 

Obrigado pela vossa atenção,

 

João Rolo

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se não quiseres alterar o substrato, aconselho musgo, anúbias e plantas flutuantes.

Se quiseres mudar, podes optar por um substrato fértil que não liberte amónia.

A não ser que arranjes outro aquário para fazer a transição, mas tinhas de o cíclar.

Talvez uma boa opção fosse o substrato da Seachem (esqueci-me do nome), ou talvez utilizar akadama e gravilha vulcânica.

Isto se não tiveres em mente um plantado exigente.

A JBL tem um substrato vulcânico da linha profissional. Suponho que não liberte amónia.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se não quiseres alterar o substrato, aconselho musgo, anúbias e plantas flutuantes.

Se quiseres mudar, podes optar por um substrato fértil que não liberte amónia.

A não ser que arranjes outro aquário para fazer a transição, mas tinhas de o cíclar.

Talvez uma boa opção fosse o substrato da Seachem (esqueci-me do nome), ou talvez utilizar akadama e gravilha vulcânica.

Isto se não tiveres em mente um plantado exigente.

A JBL tem um substrato vulcânico da linha profissional. Suponho que não liberte amónia.

 

Cumps.

 

José

Ainda agora comprei o substrato vulcânico da linha profissional, só me falta um substrato bom e equilibrado!

Penso em optar por um aquario plantado mas não muito exigente (plantas muito exigentes)

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e esse não serve para as plantas?

Regra geral, um substrato fértil bom libertará amónia pondo em perigo a vida animal.

Esta amónia é útil para as plantas.

O seu efeito poderia ser reduzudi através de TPAs e adição de Seachem Prime (por exemplo).

Para evitar problemas, por agora apostava nesse solo vulcânico e numas cápsulas, por exemplo da Tropica.

 

Vamos ver o que dizem os nossos colegas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.