Postura Kribensis + Nova postura!


Recommended Posts

Boas Malta!

 

No meu Aqua tenho um fantástico casal de Kribensis, que me tem contemplado com uma postura com excelente taxa de eclosão mensalmente!

Apesar de me destruírem à disposição do substrato constantemente (ja nem arranjo) não me importo, pois o comportamento dos mesmos é digno de se ver...gostam de fazer uma valente cova, e depois acabam por fazer a postura numa outra já previamente selecionada... Basicamente raramente usam a mesma...

Inseri há uma semana duas pedras próprias para ciclideos (daquelas ocas com uma entrada bem dimensionada) a ver se eles se interessavam pelas mesmas e paravam de destruir o que muito trabalho me deu a fazer...

Entretanto, nesta última postura verifiquei que a miudagem tinha sido sugada pelos filtros, ficando apenas uns 4 pequenos de volta dos pais... Como limpei os filtros, tive a sorte de detetar a miudagem e consegui salvar uns 10... Que rapidamente se juntaram aos pais, os quais continuaram com os mesmos sem qualquer problema....

De imediato, corrigi a minha asneira e apliquei meia de senhora nos inflow dos filtros. Problema resolvido! Dias passaram, os pequenos estavam a crescer bem, já com uns 9/10mm...

 

Posto isto, hoje chego a casa, e vejo nova "abertura de vala"! Vem aí postura!

 

Estranhei ontem o facto de ver os pais pelo meio do Aqua a passear e não nas zonas mais escondidas com os pequenos...procurei, procurei, mas não encontrei nenhum alevino...

 

Hoje, procuro, procuro e nada de canalhada....

 

Na zona onde costumam passear ( se virem o meu tópico, do lado direito por baixo das plantas altas, criei uma zona de crescimento, onde os outros peixes não vão, o que facilita o trabalho dos pais) não estão.... Comidos pela restante fauna, não me parece, já que tenho tetras limao (que os podem comer, mas não vão aquela zona), cardinais, neon chinês, Rams (um macho adulto depressivo desde que morreu a patroa e um juvenil talvez fêmea) 3 SAE, 10 ottos e duas corys.

 

Desconfio que tenham sido os pais a comê-los... Ou, viraram-se à pequenada e estes puseram-se em fuga indo para o meio do Aqua, onde aí os limões dariam cabo deles...

 

Após toda esta explicação, pergunto, será possível os pais os terem comido porque vão iniciar nova postura?

 

Obrigado pelas vossas opiniões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais