Como transportar rocha viva, sem grandes perdas.


Recommended Posts

Preciso de alguma sugestão, pois vou transportar rocha viva de um sitio para outro a uma distancia de 300km.

Pois não sei como fazer o transporte sem danificar muito os seres vivos da rocha.

Aceito sugestões.

 

Obrigado

Antonio Rodrigues

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

depende de que seres vivos estas a falar! se forem corais sejam eles de que tipo forem tens de ter um "comportamento " perante o transporte dos mesmos diferente ao que seja so rocha viva!

a rocha viva por si so pode mt bem ser transportada em baldes meio cheios e cobertos com sacos plásticos pretos por exemplo de modo a recriar um ambiente húmido dentro dos baldes! ( a rocha aquando no seu habitat natural pode ficar parcialmente (devido as mares) sem agua !)

 

se tiveres corais teras de cobrir bem com agua os baldes de modo a que os mesmos n fiquem exposto muito tempo sem agua. cobre com os sacos da mesma forma para o "efeito estufa"!

 

Foi assim que transportei as minhas!

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tem problema...

msm que a população de bactérias tenha alguma perca( vamos falar em 10% morrerem) podes depois de as acondicionares no teu aqua recuperar as mesmas com um complemento de bactérias da brightwell aquatic ou coisa parecida e as mesmas que ainda restam nas rochas vai colonizar/compensar o que falta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas.
Deixem-me que vos diga que já vi rocha viva viajar de avião dentro de caixas de esferovite e enroladas em jornal humedecido.

Já tinha ouvido falar dos diferentes meios que falaram anteriormente, e quando me deparei com o jornal fiquei estúpido. Mas no final de contas, a rocha estava com muito bom aspecto, vinha com bastante alga coralina e parecia-me bastante rica em termos biológicos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais