Empire Gudgeon - Hypseleotris compressa... ou outros?


Pedro Bernardo

Recommended Posts

Boas

 

Ando há uns tempo a ponderar uns ajustes na fauna no New Dream e vou retirar alguns peixes como os SAE e gostava de adicionar um casal.

 

Não pretendo um casal para reprodução, mas gostava pelo comportamento. Adoro os cardumes que mas acho que falta algo...

 

Já há algum tempo que ando de olho nos Empire Gudgeon (Hypseleotris compressa)

 

 

Preocupa-me os camarões, se bem que li que os podemos ter juntos, mas...

 

Alguém tem? Parece ser coisa rara de se ver...

 

Que me dizem? E desde logo agradeço outras sugestões, excluindo colisas e ram's

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

André é uma questão de gosto e não tem um "porquê" em especial ;)

 

Os Trichogaster leerii, são opção sim! Já os tinha em mente, gosto, mas há algumas questões de comportamento agressivo, segundo vários relatos que li, é um pouco um "tiro no escuro"

 

Mas queria mesmo saber opiniões sobre os Hypseleotris compressa ;)

 

A minha fauna actual é composta por:

 

1 Cardume de Danio Choprae

1 Cardume de Rasbora Espei

1 Cardume de Tetra Fantasma Negro

2 Grupos de Corys

1 Grupo de Kuhlli's

Alguns Ancistrus

Garra Flavatra

Red Cherry's

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tricoghaster leeri agressivos?!

 

Nesse campo posso ajudar! Tinha 2 fêmas (agora só tenho 1, dei a outra) juntamente com um trico azul e outro amarelo (este morreu de velhice).

No mesmo áqua tinha guppies, espadas, neons (normais e chineses), e coridoras.

 

NUNCA tive qualquer problema com os trico's...alias, nunca tive peixes tão pacíficos como esses...acho que nem os neons chineses são tão pacatos...

 

Ou tive muita sorte na personalidade dos meus peixes, ou são mesmo assim....

 

De qualquer das formas, como o aqua onde estavam vai ser adaptado para criação, vou acabar por colocar os trico's (1 femea leeri e 1 macho azul) no aqua de 300L e posso dizer-te como correm as coisas, mas não me parece nada que vá dar problemas... só se os kribs não gostarem deles...kkkkk

 

No entanto o meu casal de kribs há-de passar para o aqua de criação, os marotos fazem uma postura por mês, sempre com eclosão de dezenas de alevinos. Ainda não consegui que durassem muito tempo, mas também é dificil num comunitário...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela partilha ;)

 

Vou considerar então!

 

E onde se arranja por cá um casal de boa proveniência ?

 

Sou de Portimão e teria de comprar em loja online pois por aqui é para esquecer...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois juvenis até sou capaz de os encontrar, mas será fácil destingir o macho da fêmea?

 

Vou pesquisar sobre o dimorfismo sexual ;)

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente é a barbatana dorsal.

 

A do macho é comprida e pontiaguda, a da femea curta e arredondada.

 

Só em adultos se consegue perceber, porque até lá a barbatana dorsal não se "manifesta"

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho um fornecedor que me garante um casal.

Têm alguma ideia destes meninos penicarem as plantas para fazer o ninho? Ou farão com folhas soltas...?

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, não pretendo criação... A minha questão era mesmo se não me desgraçam as plantas... Pois li que fazem o ninho com bolhas,como vários anabatideos,mas que também usam folhas.

 

Mas agora questiono, se não é para criação será boa ideia adicionar um casal ao comunitário... Eles sentindo o instinto de procriar e não sendo possível pela presença de mais fauna, apesar de pacífica, não irão stressar?

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus, até à data, sem qualquer stress....

 

Só volta e meia papavam os alevins de espadas e guppies...mas por serem pequeninos (menos de 2 semanas) e passarem perto deles....aliás, nem os comiam...quando percebem que é "carne" cospem fora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho andado a pensar no assunto e ainda assim me inclino para os Hypseleotris compressa

 

Se alguém os tiver, agradecia a partilha entretanto vou tentar pesquisar mais sobre eles

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais