Substrato


nd4spd25

Recommended Posts

Boas. Estou com ideias de voltar a fazer um comunitário com algumas plantas, e para facilitar a coisa queria aproveitar a montagem que tenho atualmente. A minha pergunta é, posso plantar valisnérias, cabomba, egeria densa em areia de silica? Ou aconselham a fazer clareiras de manado, por exemplo, nos sitios das plantas? Já mantive estas plantas mas em cascalho, em areia tenho receio de não funcionar.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

 

Mesmo que algumas plantas consigam crescer quando plantadas em areão, agradecem sempre se tiverem um bom local onde desenvolver as suas raízes. Assim, acho que o melhor será sempre ter algum substracto, que pode ser ser fer til ou nao. Se for fértil terá sempre que colocar uma camada de substrato não fértil por cima. Para além disso, a areia é um pouco asfixiante e, por isso, a planta pode morrer.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

para não estar a abrir um novo tópico vou aproveitar este para tirar uma dúvida.

 

Para um aquário de 150cm© X 60cm(L) onde irei colocar plantas de fácil manutenção, gostaria de saber uma opinião sobre qual substrato fértil devo utilizar e a quantidade necessária.

Num aqua de 60cm que tenho utilizei o Tropica Aquarium Soil, mas pelas especificações pede a utilização de 40L o que dá à volta de 150€ só em substrato.

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para não estar a abrir um novo tópico vou aproveitar este para tirar uma dúvida.

 

Para um aquário de 150cm© X 60cm(L) onde irei colocar plantas de fácil manutenção, gostaria de saber uma opinião sobre qual substrato fértil devo utilizar e a quantidade necessária.

Num aqua de 60cm que tenho utilizei o Tropica Aquarium Soil, mas pelas especificações pede a utilização de 40L o que dá à volta de 150€ só em substrato.

Depois estive a pesquisar mais um bocado e pessoal diz que silica pode ser usado como substrato sim.

Ou arriscar e usas areia, ou sempre podes comprar um substrato mais pequeno e fazer só num local do aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia era ter plantas em todas as zonas do aquário e não deixar nada sem substrato, ainda não estudei o layout até porque ainda estou a tentar arranjar as pedras e talvez um tronco, não sei!

 

Mas um saco de 9L da Tropica dará para preencher o fundo de um aquário de 150cm?

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres fazer uma camada uniforme de 5 cm, precisas de 45. Com um saco de 9 consegues uma camada de 1 cm, praticamente impossível de plantar.

A não ser que seja apenas decorativo, nesse caso dá.

 

Tapatalking

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres fazer uma camada uniforme de 5 cm, precisas de 45. Com um saco de 9 consegues uma camada de 1 cm, praticamente impossível de plantar.

A não ser que seja apenas decorativo, nesse caso dá.

 

Tapatalking

Xii, mas isso da quase 200€ só em substrato...

Só vou utilizar plantas de fácil manutenção, nem vou usar CO2, tenho as plantas num aqua sem CO2 e estão impec e cresceram de tal maneira que só se vê plantas mais nada.

Por acaso aconselhas algum substrato mais acessível? Para este tipo de plantas preciso de 5 cm de altura?

 

Obrigado

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais