[DIY] Termostato + CO2 Externo €conómico


Miguel Simões

Recommended Posts

Boas

 

E como está a coisa? Meteste a água a entrar em baixo ou em cima?

 

O video está fixe ;)

 

Boas Pedro :)

 

Por enquanto está a entrar por baixo, mas estou certo que se entrar por cima vai facilitar a dissolução do co2, é um teste que ainda tenho de fazer, só tenho receio de reduzir o caudal, mas depois conto resultados ;)

 

Lusky fitas.te a seco ou com o vidro molhado ?

 

Existem brocas mesmo para vidro mas dão de 5/6 e custam 3.40...

 

Olá André,

 

Como disse o Pedro é um copo de acrílico, se fosse de vidro já não era bem um DIY fácil de fazer, não é para qualquer um furar vidro sem que o mesmo estale e seria necessário ter outras ferramentas para auxiliar a furação, este copo em acrílico faz todo o sentido neste DIY em termos de custos e facilidade de montagem.

 

Em relação às brocas de madeira, comprei um conjunto por 1,5€ salvo erro, a marca GO ON tem muitas ferramentas a baixo custo (material importado), deves conseguir confirmar isso na loja onde te encontras (Brico Carregado salvo erro).

 

Aliás, todas as ferramentas que adquiri foram todas compradas num Bricomarché, cola contacto, cola Saudal para vidros, T, mangueiras, apenas o copo foi comprado no Continente.

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O copo é de acrílico, acho...

Parece vidro , é bem transparente ...

 

Achas que é possível fazer algo desse género com o termostato lá dentro mas em vez de fazer onde sai ser por onde passa a água antes de ir ao filtro? Ou pode ir quente de mais às bactérias ?

 

Tentei mandar.te MSG mas não consigo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece vidro , é bem transparente ...

 

Achas que é possível fazer algo desse género com o termostato lá dentro mas em vez de fazer onde sai ser por onde passa a água antes de ir ao filtro? Ou pode ir quente de mais às bactérias ?

 

Tentei mandar.te MSG mas não consigo

 

 

Não sei se entendi bem a tua questão, mas penso que se colocares este DIY antes do filtro consegues o que pretendes, mas não vejo qual o motivo de estar antes.

 

Qualquer das formas eu prefiro que esteja depois do filtro eheim para evitar a possível acumulação de "ar" que neste caso seria co2 e desferrar-me o filtro.

 

.....ms posso ter entendido mal a tua questão! :sorry:

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Boas Pedro :)

 

Por enquanto está a entrar por baixo, mas estou certo que se entrar por cima vai facilitar a dissolução do co2, é um teste que ainda tenho de fazer, só tenho receio de reduzir o caudal, mas depois conto resultados ;)

(...)

 


Não creio que vás ter redução de fluxo...

Até poderias ter menos esforço na bomba.

Assim adicionais a carga por baixo e tem subir essa coluna e depois sair em cima.

Se entrar em cima não tem essa massa de água, aliás a própria gravidade a ajuda a descer e sair...

As bolhas de co2 seriam empurradas como no reactor cerges e terias mais dissolução do co2 e menos bolhas no aquário ou nenhumas...

Mas isto sou eu a pensar alto :) Física, já lá vão alguns anos talvez não esteja a considerar algo. Mas se puderes faz um teste, please ;)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Lusky,

 

Já me respondeste à duvida sobre a diferença "pouco significativa" de temperatura entre o agua do copo e do aquário. Logicamente, há sempre algum arrefecimento na passagem pelo filtro externo, no entanto, a minha questão é se não notas o termostato mais tempo ligado?

 

Cumps.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Lusky,

 

Já me respondeste à duvida sobre a diferença "pouco significativa" de temperatura entre o agua do copo e do aquário. Logicamente, há sempre algum arrefecimento na passagem pelo filtro externo, no entanto, a minha questão é se não notas o termostato mais tempo ligado?

 

Cumps.

 

 

Boas,

 

Essa é uma questão difícil de responder para já, terei de colocar o termo dentro do áqua deixar estabilizar a temperatura desejada e esperar que ele ligue, após ligar contar o tempo ligado até desligar e repetir este processo com o termo dentro do copo para medir as diferenças de tempo...

 

Quando tiver um tempinho faço esse teste e retorno-te os resultados ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

No fundo tens um termostato externo. Não sei se é mais ou menos eficiente. Alguém com essa experiência que se manifeste.

Mas, o objetivo final de retirar o equipamento técnico de dentro do tanque é sempre aliciante. A fauna/flora ficam com mais espaço e não há distração visual no aquascape.

 

Cumps.,

A. Costa

 

Enviado do meu ASUS_T00J através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Lusky,

 

Já tenho os furos feitos para o termostato e co2, qual a potencia do termo que me aconselhas?

...há um colega meu que comprou um termo externo e disse-me que não valem a pena o dinheiro que custam, depois de queimado é uma pipa de massa que vai ao ar....ele diz que esta opção é muito boa porque fica muito mais em conta e podes alterar a potencia conforme a litragem do aquario :)

 

Saudações,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Soares,

 

Eu preferi optar por um termo de 100w, digamos que é mais rápido a repor a temperatura pretendida, e claro que sabendo que a temperatura baixa um pouco no percurso é melhor um de 100w do que 50w. Isto no meu aqua de 43L se for um de 200L por exemplo teria de ser mais potente por exemplo 300W.

 

Qual a litragem do teu aqua?

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lusky o meu aquario é de 54 litros, acabei por optar também por um termo de 100w, já tenho tudo montado só falta meter a cola de aquario para isolar, não cheguei a comprar as mangueiras como a tua comprei umas em silicone (usadas) sei que ficam mais caras mas são mais maleáveis, ficou fixe :)

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fica aqui mais uma obra de arte com a ideia roubada do nosso amigo. Esta em processo de secagem :)d469d78792a1fb21b90818afa75b4723.jpg

O bolo rei aliciante :)

 

 

Amanha postarei fotos com mais qualidade e com uns promenores melhorados:)

Editado por tiagoandre24
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente grande Tiago! ;)

 

Também gostei da idéia do bolo rei :drool3::drool3::drool3:

 

Fico aguardar as fotos desses adaptadores que parecem ser mais eficazes que os meus ;)

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas Tiago André,

Que tipo de encaixes colocaste? não dá para ver muito bem mas parecem ser resistentes, podes mostrar outras fotos pf? é que também roubei a idéia do Lusky mas não consegui encontrar os encaixes iguais aos dele...

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

d6e6535a89ae3119226561d56ea3eefc.jpgc8836bc8328a25416853dc17745b5812.jpg

 

Após uma grande luta com fuga na tampa .já esta vedado e a funcionar 5 *

 

Os encaixes compram se em lojas de jardinagem .

Os meus comprei na campestre.

 

 

Enviado do meu Vodafone Smart 4 turbo através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora aí está já um em funcionamento ;)

 

Parabéns pelo trabalho, vale bem a pena retirar alguma "tralha" do aqua e deixar a vista e o espaço mais disponível para nós mas principalmente para a fauna!

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...