Nao tenho sorte nos guppys :(


Ana Pina Costa

Recommended Posts

Ola muito boa tarde.
Bem eu no meu aquario tenho - Mollys, Molly Balão, Molly de Lyra, Platy, Viuva Colorida, Zebras e Zebras Coloridas - Acho que é isso
:)
E ao londo do tempo já comprei uns 15 guppys mas nao tenho sorte nenhuma com eles:(
Neste momento só tenho 3 femeas.
Porque sera? Alguem me consegue ajudar?

Aqui estao as fotos do meu aquario, peixes, temperatura, etc...
http://s1382.photobucket.com/user/Ana_Pina_Costa/library/?sort=3&page=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Ana,

 

Os viviparos (espadas, guppys, mollys, etc) são peixes resistentes e de fácil manutenção. Li algures que chegaram a ser encontrados guppys num poça atrás de uma oficina automovel. Poça essa, que tinha vestigios de óleos, detergentes e outros quimicos. Ou seja, dificil é não conseguir manter guppys em aquario. No entanto, eu próprio, no inicio deste hobbie, também matei uns quantos por desconhecimento de causa, e tal como a Ana, o forum e a partilha de experiência ajudou bastante na retificação de algumas situações que fazia de errado.

 

Há quanto tempo tem o aquario? Tem testes? Quais os resultados? Qual as medias do aquario? Que sistema de filtragem tem? Quantos peixes tem no aquario? Qual a frequência das trocas de água (TPA)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está detetado o problema.

Tem obrigatoriamente de fazer trocas parciais de agua ao aquário.

Eu aconselho a fazer semanalmente 30 a 40%, caso contrário terá picos de amónia. Como não tem plantas naturais que absorvam os detritos que se vão acumulando, é imperativo fazer as trocas de agua e sifonar o fundo.

Deve também ter colocado os peixes sem terminar o ciclo do azoto, por isso eles têm morrido constantemente.

 

Há tópicos no forum que explicam como se deve iniciar um aquário, pelo que aconselho a ler com atenção. (eu cometi os mesmos erros).

 

Convem ainda limpar o filtro com água do aquario (e nunca água corrente) pelo menos 1x por mês (dependendo da quantidade de detritos que se vão lá acumulando).

 

O teste que tem é apenas do PH, claramente insuficiente para se perceber o estado da agua.

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teste que meçam os seguintes parametros:

 

Nitratos;

Nitritos;

Amónia;

Kh

Gh

Ph (já tem)

 

Há uns testes de tiras que têm toda esta informação. Eu uso testes de gotas, mas saem bem mais caros (também são mais precisos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Os nitratos estão elevados, como não tem plantas, devem estar abaixo do 15 - Resolve com TPA (40 a 50%)

O PH também está um pouco elevado, contudo o GH e o KH estão também muito altos o que não deixa baixar o PH.

Não esquecer acondicionar a água da torneira, com produto próprio, antes de a colocar no áqua. Se não tiver acondicionador, coloque a água nova em garrafões ou um bidão grande para que o cloro evapore (repousar no minimo 24h).

 

Faça o TPA, e amanhã faça novo teste e remeta os resultados.

 

Cumptos

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tpa ( troca parcial de água ) e a água do poço não será a melhor opção, devido a a poder conter contaminantes como pesticidas, fertilizantes, etc... A melhor água é a da companhia ou a do garrafão, mas fica mais caro. A água da companhia deixas a repousar 24h e poderás efectuar a tpa em segurança devido ao cloro que evapora.

 

Cumps

 

 

Enviado usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato Kuko, por isso pedi para testar a agua do poço afim de tentar perceber os parametros da mesma.

 

É que GH e KH tão altos, aliados ao alto nivel de nitratos 2 dias após um TPA é deveras estranho!

 

A Água da companhia aqui na minha zona tem os seguintes parametros:

 

Ph - 7

Gh - 0

Kh - 0

No3 - 0

No2 - 0

 

Logo, após cada TPA, os niveis baixam categoricamente.... principalmente o NO3...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas pode testar a agua da companhia primeiro? Assim fica já elucidada se serve para o aqua ou não.

Eu aconselho a toda a gente usar agua da companhia (dependendo da zona do país, convém testar primeiro)

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se usar água da companhia "directamente" da torneira para o aquário não se esqueça de colocar o anti cloro, outra opção será colocar a água da torneira dentro de garrafões (destapados) e esperar +- 48 horas e então só depois colocar dentro do aquário, sendo que na 2ª opção o cloro sai naturalmente não sendo necessário o uso do anti cloro ;)

Editado por mmsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Embora seja muito interessante a conversa acerca da agua, acho que há duas questões pelo que já foi referido e que poderá ser a causa das mortes:

 

Origem dos guppies - muitas vezes as lojas tem os peixes em condições deploráveis (peixes mortos, condições erradas e algumas vendem peixes acabados de chegar que com o stress morrem passado pouco tempo nos "nossos" aquários.

Zebras e Viúvas como companheiros - observa o comportamento destas duas espécie com os guppies. Nas minhas experiencias têm o habito de mordiscar as caudas dos guppies.

A proporção de macho e fêmeas deve ser de 1 macho para pelo menos 2 fêmeas senão as perseguições que eles fazes nelas é esgotante.

Espero ter ajudado e Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais