Mais um noob a fazer perguntas...


EdiMC

Recommended Posts

Olá a todos!

 

O meu nome é Edi e apesar de só recentemente ter começado a investigar sobre este tema, o interesse já é antigo!

 

Depois de ter lido páginas e páginas, lá desisti da ideia de fazer um aquário salgado... a não ser que algo como o Sera Biotop Nano Led Cube 60 ou o Aquatlantis Nano Marin 40 valham a pena (se bem que os 40l deste último são "curtos"... e não deve ser vendido sem o móvel...).

Isto porque em termos de valores não queria investir tanto e porque queria algo um pouco mais fácil de manter.

 

Portanto, seguindo um pouco os conselhos dos gurus, estava a pensar num aquário da 60l, introduzir as coisas com calma e paciência, respeitar o tempo do ciclo do azoto, etc.

 

O meu gosto pessoal em termos do setup/layout do aquário, puxa-me para os não plantados ou, vá, no máximo com muito poucas plantas (só para ter uma corzinha a alegrar o espaço dos bichinhos).

Hardscaping muito simples... Iwagumi (lá está, só com uns toques de verde)... por aí.

 

Algo como isto é o que tenho em mente:

 

6329292297_84e62e9aaf_zps9kujqmbd.jpg

 

whitejpg_zpskrzjxtry.jpg

 

Jeff-Discus-Tank_01_zpsnjr0f3jt.jpg

 

 

Agora, ao contrário do que os mestres aqui do fórum aconselham :tapfoot: , pela facilidade que representa para um novato como eu, estou tentado a optar por um Aquatlantis Advance Led 60+... já tem o mínimo de litragem recomendada, esteticamente agrada-me... mas não deixa de ser um starter kit...

Penso que em termos de iluminação será suficiente dado que não vou, à partida, querer plantas.

 

A minha pergunta é a seguinte:

- o material que este kit traz, é suficiente para fazer um trabalho adequado?

Ou realmente não vale nada quando comparado com componentes separados e tiro daí a ideia (Why do I feel that I already know the answer to that question? :rolleyes: )

 

Optando por componentes em separado, que marca de aquários me aconselham? É possível obter aquários com um ar tão clean como os que estão nas imagens? (É que não vejo ali nada em termos de "equipamento"...)

 

É possível ter uma água cristalina com aquários de água doce?

Este é um dos pontos que para mim é mais importante.

Adoro olhar para um aquário e ter a sensação que os peixes estão a flutuar no ar biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Desculpem tanta pergunta e observação, mas isto realmente inquieta-me lol

 

Obrigado a todos!

Editado por EdiMC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca valor do kit e componentes ... Para se puder comparar com o que o mercado oferece em separado.

 

Relativamente a aquários clean como esses trata de de Photoshop ou desmontagem para a foto porque é impossível manter aquários sem tubagens seja de filtros ou sumps elas têm de existir, ainda o termostato.

Água cristalina é possível sim se limpares bem e fizeres mudas de água bem feitas , e tratamentos se necessário para clarificar. Sendo que alguns peixes preferem águas mais amareladas devido à sua natureza.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,amarelinho falou tudo fotoshop e preparado para isso,também sou novo nisso,mas se é desejo antigo não te metas em 60 litros se não logo logo vais ter dois aquas,e não aconselho kits,eles trazem tudo no limite do que o fabricante diz e na verdade não é bem assim,investes um pouco mais mas fica bem servido.

Quanto a plantas te ajudam na manutenção e saúde dos peixes.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões! :)

 

Quando postei as fotos era mais para dar a ideia do que gosto em termos de layout.

Claro que aqueles peixinhos, daquela forma, não sobreviviam ali muito tempo ehehe

 

@amarelinho92 - olho para as TPA's como sendo algo a manter regularmente e com afinco.

 

@Márcio brandao - 60l é mesmo o limite... e convencer a minha mulher já não foi fácil! lol

 

 

Ok, então, em termos do aquário Aquatlantis (Advance Led 60+), estamos a falar de cerca de 115€ e as características são as seguintes:

- Dimensões - 60x30x38cm

- Volume: 60L

- Termostato - EasyKlim 75W

- Bomba - EasyFlux 300

- Filtro - Mini Biobox 2.

 

JPG_65e871f57702ad66e442bacf4c9df542_zps

É que se começo a pensar em Watercube's, ADA's, Do!aqua's, depois com todos os componentes, os valores disparam...

 

 

EDIT: só um acrescento:

- Este é o 60+, que é diferente do 60 (mais fraco em termos da bomba e termostato):

- 60x30x34 cm;

- 54l;

- MINI BIOBOX;

- EasyFlux 200;

- EasyKlim 50W.

Editado por EdiMC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá EdiMC,

 

Como não tens o intuito de plantados, penso que esse kit para as tuas exigências serve em termos de iluminação. Atenção que esse aquário não é de vidro mas sim de acrílico se não estou em erro e risca muito mais fácil que um de vidro.

 

Agora o filtro posso confirmar-te que não é dos melhores e nem te aconselharia começares a fazer o ciclo com ele, trata-se de um filtro de 300 l/h....é mesmo o mínimo para esses 60Litros.

 

Aconselho-te um filtro de 450l/h no mínimo.

 

Não desmoralizes porque essas medidas de aquário não são assim tão pequenas como dizes, ou, pelo menos é o mínimo seguro para a saúde dos peixes e é possível fazer belíssimos trabalhos nessas dimensões.

 

Só para que tenhas uma noção a minha última aquisição foi um aqua de 43L brutos sendo de apenas 35L úteis e estou descansado desde que......tenhas respeito pelas tpa's! ;)

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @Lusky! Sim, eu já vi o teu Scorpium ;) muito bonito por sinal! :thumbup3:

 

Ui, agora trocaste-me a volta com o acrílico... no site diz o seguinte: "fabricados em vidro float"...

Editado por EdiMC
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é melhor confirmares essa situação (eu tb posso estar enganado), há um membro aqui do forum (Janekinho) que tem um aquatlantis das mesmas dimensões em acrílico, que por acaso tem plantado e muito bonito.

 

...e foi o primeiro aquario dela, temos de ter isso em atenção! ;)

 

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se for em acrílico, à partida não me interessa... já enviei uma MP à Janekinho para saber qual o modelo do aquário (obrigado pelo aviso!).

 

Em termos de valores, qual seria um setup razoável para começar?

Digamos que com um Do!aqua cube glass... é que isto é um MUNDO!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se for em acrílico, à partida não me interessa... já enviei uma MP à Janekinho para saber qual o modelo do aquário (obrigado pelo aviso!).

 

Em termos de valores, qual seria um setup razoável para começar?

Digamos que com um Do!aqua cube glass... é que isto é um MUNDO!!

 

Para as ideias que tens em mente conforme fotos que mencionaste acima, penso que com as dimensões que pretendes já tens alguma coisa decente, tudo vai depender do layout.

 

Esse kit que mencionas deve rondar os +/- 90€, eu pessoalmente não gosto de aquários com rebordos de plástico, acho que tiram a estética toda ao aquário, prefiro um todo em vidro.

 

Sendo que, se optares por exemplo por:

 

Aquário:

AQUARIO_SIMPLES__4e0905d9caba8.jpg

AQUARIO SIMPLES DE VIDRO

60x30x35 CM 63L 4MM

50.92 €

http://www.pet4you.net/peixes/aquarios/aquarios/aquario-simples-de-vidro.html

 

Iluminação:

 

Capturar1__48836.1380751057.1280.1280.PN

 

Odyssea Dual Pro T5HO Series 60/80

"Brackets" Extensíveis 60cm a 80cm 24x2 Watts

49,67 €

 

http://www.ecoarium.pt/odyssea-dual-pro-t5ho-series-60-80/

 

Filtro:

 

EHEIM_LIBERTY_15_4d02c07225a1c_250x200.j

 

Filtro Externo Eheim Liberty 130

Para aquário até 120L, 560l/h

24,32 €

 

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-de-cascata/eheim-liberty-130.html

 

Esta pesquisa foi feita de encontro ao valor do kit que mencionaste dentro dos melhores preços totalizando 124,91 €, por 30€ a mais tens algo bem melhor. Com estes componentes garanto-te iluminação para plantados e uma boa filtragem.

 

Mas.....podes poupar no aquário se o mandares fazer, essas mesmas medidas irão rondar +/- os 40€.

 

Agora vê o que podes ter por 30€ a mais!

 

Sei que falta o termostato, mas isso não é problema, tenho deles aqui parados até te posso fazer um preço especial, também tenho filtro interno de 400l/h mas ficarias melhor com esse da eheim ;)

 

Poderão haver preços melhores por aí, foi uma pesquisa rápida e material novo.

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Edi..

 

Ja falei ctg por MP e volto a dizer..nao vas para os kits.

Hoje queres um aqua sem ser plantado,mas num futuro podes querer plantado e esse kit nao servira para plantados..eu antes de montar o meu aqua tambem queria coisa simples,so com areao(nao queria substrato e poucas plantas)e depois olha..fui para substratos e bué plantas..e so me arrependo da porcaria do raio do kit,bah.

Ja disse e volto a dizer..KIT=CÓCÓ!

 

Cumps,

 

In Paradise!!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O Lusky e os outros colegas já disseram tudo ;)

 

E aproveita e dá um olhinho neste tópico, assim não me torno redundante :)

 

Pelo dinheiro que eventualmente vais gastar num kit, podes comprar algo melhor e funcional, é que quase todos já passamos por isso e sabemos o dinheiro que deitamos fora...

 

Basicamente quase sempre

KIT=CÓCÓ!

 

A Jane tem um igual sabe o que diz

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 3

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, pronto, como sou bem mandado vou seguir os vossos conselhos e não se fala mais em kits!!! ;) e claro que desde já aproveito para agradecer.

 

A resposta era óbvia, tal como em tudo, ou quase tudo na vida (e fui aprendendo da pior forma lol), os "tudo em um" deixam sempre a desejar. Mas pronto, há que não negar o que não se conhece à partida lol

 

Vou analisar o equipamento que o @Lusky sugeriu, vou pedir um orçamento à vidromoldura conforme a @Janekinho também elucidar, e fazer mais umas leituras para ver se me decido.

 

Uma pergunta: há alguma razão em particular para o facto de estes aquários "mais a sério" não serem tapados?

Tem a ver com a condensação? Trocas gasosas?

É que pessoalmente não gosto muito de os ver abertos...

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não gostava. Até mesmo quando encomendei o meu não estava convencido...

 

Agora faz me confusão com antes tinha um com tampa...São gostos... e as vantagens e desvantagens já muito foram debatidas...

 

Há prós e contras...

 

Eu gosto muito de olhar e ver o aquario clean sem marcas e frisos a limitar a visão sobre a fauna e plantas, assim parece um recorte de natureza que se dissolve no ambiente onde está ;)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu estou meio dividido lol

Daí o Do!aqua com a possibilidade da tampa me ter chamado à atenção.

É assim um "meio termo":

-60X30X36CM_22495_zpsumdfdczo.jpg

 

Tenho de pensar também depois na calha Led... se ficar mais próxima do topo até pode ser que goste mais de ver sem tampa... eish, tanta coisa já em que pensar! lol

Editado por EdiMC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas essa tampa é muito clean, não tem frisos e "molduras" em plástico, quase não adiciona elementos visuais, mal se nota, e em aquários feitos por medida também pode ter uma tampa do género ;)

  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Pedro, como ele referiu, não se vê cortes, frisos ou limitações é completamente transparente, desse aqua já gosto ;), e essa tampa pode sempre dar jeito para pousar a calha ;)

 

No meu também tenho tampa de vidro e não se nota, mas posso dizer que dá-me jeito para pousar a calha ficando a 1cm da água, a qualquer momento posso tirar a tampa que não fica furos ou encaixes que identifiquem a falta de tampa é tudo completamente separado :) (estou a falar do aquario Coocon 7)

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas essa tampa é muito clean, não tem frisos e "molduras" em plástico, quase não adiciona elementos visuais, mal se nota, e em aquários feitos por medida também pode ter uma tampa do género ;)

 

 

Concordo com o Pedro, como ele referiu, não se vê cortes, frisos ou limitações é completamente transparente, desse aqua já gosto ;), e essa tampa pode sempre dar jeito para pousar a calha ;)

 

No meu também tenho tampa de vidro e não se nota, mas posso dizer que dá-me jeito para pousar a calha ficando a 1cm da água, a qualquer momento posso tirar a tampa que não fica furos ou encaixes que identifiquem a falta de tampa é tudo completamente separado :) (estou a falar do aquario Coocon 7)

 

Exacto, é por essas coisas todas que este aquário marcou alguns pontos. Para além de bonito, parece-me funcional. Bom, agora é pedir alguns orçamentos e fazer contas (de sumir!).

Ainda por cima, depois de ter visto as calhas do aqua do Pedro Bernardo, uma pessoa fica logo com ideias.................................... ahaha

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-me juntar a este tópico só para frisar alguns dos tópicos já referidos por outros utilizadores. :)

 

Desde mais bem vindo ao hobbie! É sem dúvida uma aventura, e vais de certeza cometer alguns erros, mas todos nós passamos por isso (e ainda passamos de vez em quando :)).

 

Em primeiro lugar penso que encomendando um aquário, tal como já disseram, te acabava por sair mais barato... - comprares um aquário de marca já feito acresce sempre algum valor monetário extra, que é descontado se for feito por medida. Dependendo do sítio onde o encomendas, podes por exemplo encontrar preços tão vantajosos como 30 e poucos euros, que foi o que eu e a minha namorada pagamos por um aquário para as nossas tartarugas, e com sensivelmente a mesma litragem que pretendes. Lembra-te também que é em aquários mais pequenos que o equilíbrio é mais instável, portanto muitas vezes ao contrário do que se diz, para iniciantes aconselham-se aquários o maior possível, tendo em conta o espaço e o orçamento em questão. :) Acima de 100L tens preços bem em conta e dá-te muito espaço de manobra para fazeres várias combinações de fauna e flora.

 

Quanto ao filtro, eu cá por mim gosto mais de filtros externos, mas penso que alguns filtros HOB ("hang on back" - ou seja ficam pendurados na borda do aquário) também podem fazer as mesmas vezes. Vai depender muito da litragem que vais pretender, e sobretudo do tipo de fauna e flora que pretendes.

 

Com a calha para as lâmpadas e as próprias lâmpadas já não te posso ajudar muito porque tenho pouco conhecimento acerca disso, mas acho que as calhas LED são de boa qualidade e bem eficientes em termos energéticos.

 

Se optares por um plantado acho que fazes bem - para além de funcionar como um "pulmão" extra, as próprias plantas funcionam como um segundo filtro. Nota-se bem a melhoria da qualidade da agua se tiveres um aquário bem plantado com um bom crescimento. Não precisas de ser um mestre no aquascaping, porque mesmo com plantas que requerem pouca manutenção podes fazer layouts lindíssimos. :D

 

Leva o teu tempo a planear o "hardscape" (troncos, pedras, substrato) e depois pensa nas plantas que gostavas de ver. Aconselho a veres bastantes imagens no Google para veres mais ou menos o efeito que pretendes - não faças como eu, não planeei bem a coisa e agora não gosto assim tanto do ultimo layout que dei ao meu aquário, ahah.

 

Resumindo, penso que se gostas do hobbie, investe um pouco mais ao início - tal como já disseram, os gostos mudam, e na aquariofilia costumam mudar no sentido da melhoria e da sofisticação. Portanto se começares bem, não tens que ir remediando e mudando as coisa a meio caminho. ;P Arranjar o aquário é fácil, arranjar equipamento que dure uma vida (bom filtro e calha de luz) é outra. O resto é uma mistura de paciência, cuidado nas rotinas diárias/semanais e um pouco de sorte à mistura.

Editado por JMeNdEs
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente concelho!! Comigo foi parecido, queria tudo para ontem com a vontade de iniciar e ao fim de pouco mais de 1 mês já estava a comprar outro aquário com o dobro do tamanho e a única coisa que ainda tenho do primeiro são os peixes e as plantas... Tudo o resto foi vendido e perda de dinheiro investido... Por isso planeia bem e investe mais um bocado ao inicio pq senão vai acabar por sair mais caro.

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

O meu nome é Edi e apesar de só recentemente ter começado a investigar sobre este tema, o interesse já é antigo!

 

Depois de ter lido páginas e páginas, lá desisti da ideia de fazer um aquário salgado... a não ser que algo como o Sera Biotop Nano Led Cube 60 ou o Aquatlantis Nano Marin 40 valham a pena (se bem que os 40l deste último são "curtos"... e não deve ser vendido sem o móvel...).

Isto porque em termos de valores não queria investir tanto e porque queria algo um pouco mais fácil de manter.

 

Portanto, seguindo um pouco os conselhos dos gurus, estava a pensar num aquário da 60l, introduzir as coisas com calma e paciência, respeitar o tempo do ciclo do azoto, etc.

 

O meu gosto pessoal em termos do setup/layout do aquário, puxa-me para os não plantados ou, vá, no máximo com muito poucas plantas (só para ter uma corzinha a alegrar o espaço dos bichinhos).

Hardscaping muito simples... Iwagumi (lá está, só com uns toques de verde)... por aí.

 

Algo como isto é o que tenho em mente:

 

6329292297_84e62e9aaf_zps9kujqmbd.jpg

 

whitejpg_zpskrzjxtry.jpg

 

Jeff-Discus-Tank_01_zpsnjr0f3jt.jpg

 

 

Agora, ao contrário do que os mestres aqui do fórum aconselham :tapfoot: , pela facilidade que representa para um novato como eu, estou tentado a optar por um Aquatlantis Advance Led 60+... já tem o mínimo de litragem recomendada, esteticamente agrada-me... mas não deixa de ser um starter kit...

Penso que em termos de iluminação será suficiente dado que não vou, à partida, querer plantas.

 

A minha pergunta é a seguinte:

- o material que este kit traz, é suficiente para fazer um trabalho adequado?

Ou realmente não vale nada quando comparado com componentes separados e tiro daí a ideia (Why do I feel that I already know the answer to that question? :rolleyes: )

 

Optando por componentes em separado, que marca de aquários me aconselham? É possível obter aquários com um ar tão clean como os que estão nas imagens? (É que não vejo ali nada em termos de "equipamento"...)

 

É possível ter uma água cristalina com aquários de água doce?

Este é um dos pontos que para mim é mais importante.

Adoro olhar para um aquário e ter a sensação que os peixes estão a flutuar no ar biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Desculpem tanta pergunta e observação, mas isto realmente inquieta-me lol

 

Obrigado a todos!

comprem este artigo explica tudo ao promenor tenho me safado bem com os meus peixes.

Editado por A. Ferreira
retirado link que não funciona
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.