DIY Daylight Simulator -arduino-


Kundstregan

Recommended Posts

Boas!

Juntamente com um amigo meu decidimos criar um "daylight simulator" atraves de um arduino igual ao que podem ver no video. Esse video não é meu mas o produto final é o mesmo.

A iluminação do meu aquario são 2 fitas LEDS 5630 80cm que deu perfeitamente para o que se pretendia. O resultado é fenomenal! A parte do por do sol é impecável.
Depois se quiserem coloco imagens e videos do meu, só preciso de terminar a colocação da segunda fita de leds.

 

Amanhecer: 9h

Dia alto:12h às 19h

Por do sol: 19h às 22h

 

https://www.youtube.com/watch?v=cl4UNcriwWc

 

 

Abraços

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá ficam umas fotos do arduino em questão..

Está tudo em fase experimental mas a funcionar 100%. Só estou à espera da segunda fita de leds para uma melhor distribuição de luz pelo aquario.

 

image.png

 

Calha Boyu alterada para leds:

image.png

 

Podem comentar e dar ideias!

Abraços

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Kundstregan,

 

Estou a gostar muito deste tópico! Quantos níveis de iluminação é que tens nisso? O por-do-sol e amanhecer é gradual, com intervalos de 15 minutos por exemplo? Ou é tipo quase contínuo como no vídeo, não se notando o aumento da iluminação ao longo do tempo?

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Kundstregan,

 

Estou a gostar muito deste tópico! Quantos níveis de iluminação é que tens nisso? O por-do-sol e amanhecer é gradual, com intervalos de 15 minutos por exemplo? Ou é tipo quase contínuo como no vídeo, não se notando o aumento da iluminação ao longo do tempo?

 

Abraço

 

Boas!

Obrigado pelo comentário.

Não, neste momento está gradual. Não é feito por intervalos mas sim continuo. Tipo das 9h ao 12h vai sempre crescendo, tanto a nivel de intensidade como o corretor de brilho (gamma).

O mesmo se passa para o anoitecer.

 

Abraços

Editado por Kundstregan
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto fazes por uma calha assim? Ahah

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Ehhee

A calha era de duas lampadas compactas de 40w cada.

Eu como sou adepto de leds, optei pela aquisição de duas fitas leds de 80cm cada.

Adepto e a minha fatura da EDP no final do mes agradece :)

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acredito acredito . Também gostava de fazer isso na minha de 120cm mas tendo em conta a provável falta de jeito e ainda não ter percebido bem quais os leds que ficarão equiparamos as t5 em termos de intensidade e assim

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acredito acredito . Também gostava de fazer isso na minha de 120cm mas tendo em conta a provável falta de jeito e ainda não ter percebido bem quais os leds que ficarão equiparamos as t5 em termos de intensidade e assim

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Olha, queres um conselho? Não compliques... Eu tambem stressava com isso dos Leds vs Compactas e etc...

Decidi comprar um rolo de 5m fita leds 5630 (são os melhores para o nosso caso) com 6400k. Até agora está tudo a rolar..

Só falta colocar a segunda na calha para melhor distribuição.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para ter uma noção, quanto gastaste ao todo neste projecto? Tipo LEDs + transformador + relógio + arduino (e programação) + cablagem e peças, por exemplo?

 

cumps,

David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para ter uma noção, quanto gastaste ao todo neste projecto? Tipo LEDs + transformador + relógio + arduino (e programação) + cablagem e peças, por exemplo?

 

cumps,

David

 

Boa pergunta!

Ao chegar a casa faço as contas!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um projecto a seguir! ;)

 

Acho que a iluminação assim, com ciclo solar, é excelente para a fauna, tenho um sistema que o faz, e a diferença no comportamento dos peixes foi notório, sem levar com o choque de tudo se ligar ao mesmo tempo.

 

Parabéns pelo desenvolvimento e obrigado pela partilha ;)

 

Grande Abraço

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Feito assim de cabeça, por tudo deve ter rondado os 60€, mais coisa menos coisa.

Atenção que para chegar a estes preços a pesquisa pela internet foi intensa.

Estas compras feitas em Portugal não te chegavam 100€... e já estou a ser simpatico.

 

- Arduino + caixa

- Relogio

- Fita led

- Transformador

 

Abraços

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um projecto a seguir! ;)

 

Acho que a iluminação assim, com ciclo solar, é excelente para a fauna, tenho um sistema que o faz, e a diferença no comportamento dos peixes foi notório, sem levar com o choque de tudo se ligar ao mesmo tempo.

 

Parabéns pelo desenvolvimento e obrigado pela partilha ;)

 

Grande Abraço

 

Boas Pedro!

Sim, sem duvida que esta imitação do ciclo solar é bastante positivo. A reação dos peixes ao por-do-sol foi porreiro de se ver.

Tu como possuis um dentro do género deves chegar a essa mesma conclusão. :)

 

grande abraço!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia Kundstregan e restante membros.

Como também sou fã dos leds há já alguns anos, gosto de seguir todas estas montagens.

Para já quero dar os parabéns pelo projecto e agradecer a partilha dos conhecimentos.

Tenho arduino e o restante material para fazer um projecto semelhante mas, confesso que não tenho aprendido o suficiente para fazer a programação, só pequenas coisas como acender ou apagar etc.

com é que posso obter um programa desse tipo ?

tenho pesquisado no youtube mas como não domino o inglês, está claro não aprendo nada.

mesmo que não consiga o programa , não desisto de acompanhar o projecto.

um abraço e boa continuação

 

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

E onde se consegue arranjar o arduíno, caixa e relógio? Gostaria mesmo de experimentar uma brincadeira assim. Se puderes, manda-me PM com essa informação :)

 

E partilhando as palavras do membro afonso321, um jeitinho na programação era porreiro hehe

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos posts!

Tal como referenciei no primeiro post este projecto tem a ajuda de um amigo meu que domina esta área (tbm é o trabalho dele).

Esse arduino está em fase de testes desde sabado passado, até ao momento está tudo a funcionar a 100%. Todo o material é dele, excepto o transformador e as fitas leds.
Se tudo estiver operacional por mais uns tempos irei adquirir o equipamento necessario para a implementação do projecto sem contrariedades. Nessa altura terei todo o gosto em partilhar os custos certos e locais de compra dos materiais necessarios (embora nao saiam dos preços que já referenciei em posts anteriores). No que diz respeito á programação já nao posso prometer nada porque isso já depende dele e nao de mim. Em todo o caso farei os possiveis para vos ajudar. Terei todo o gosto nisso porque a ideia é mesmo partilhar!

 

Abraços

Editado por Kundstregan
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo boa tarde

ficamos á espera de novidades.

em relação ao programa, penso que o seu amigo se assim o entender poderá comercializá-lo, certamente que encontrará interessados, (eu sou um deles).

bom trabalho

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Obrigado a todos.

Está tudo a funcionar como previsto e por isso mesmo está em estudo um novo upgrade no sistema.

Desta vez vamos tentar reproduzir a luz exterior (fora de casa) no aquario em tempo real, ou seja, se na rua estiver sol no aquario tbm vai estar, se tiver tempo mais cinzento no aquario tbm... Esta ideia é concretizavel e até nem é muito complicada de se executar.

A questão que se põe é se isto é viável no aquario, ou seja, será que este ambiente irá afetar o sistema ou nem por isso? Visto bem as coisas mais real que isto é impossivel.

Que me dizem? Preciso de opinioes.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais