O meu reef de 25 litros


Edgar Dias

Recommended Posts

Aproveito agora que fez 2 meses para apresentar a minha 1ª aventura nos salgados.

 

O aquário é um boyu de 25 litros

Areão de coral moído e tem cerca de 2kg de rocha viva.

Wavemaker de 200 l/h

 

Equipa de limpeza:

2x turbo snails

2x strombus

 

Corais:

Sarcophyton

Euphyllia

Espécie de zoanthus (foi me oferecida, não sei ao certo)

 

Peixes:

O comum peixe palhaço

 

Manutenção:

Trocas semanais de água, cerca de 5litros, compro agua ja salgada da loja.

Cerca de 250ml de agua de osmose para compensar evaporação.

 

O obejetivo é uma coisa simples de baixa manutenção.

 

 

 

1zd7ps4.jpg

 

 

 

rkx7ci.jpg

 

 

2i8vvar.jpg

 

 

295wynm.jpg

 

 

e um vídeo:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Essa "espécie de zoanthus" parecem-me ser palythoas 😉

 

Força nisso, fazem falta mais projetos do género.

Tenta é controlar bem a temperatura e repor a água sempre que necessário, para evitar ao máximo a variação de parâmetros.

 

Apenas acho é um pouco cedo para a euphyllia, mas também não sou expert no assunto 😉

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

Sim, todos os dias ando em cima dele e as trocas de água por agora tenho feito de 5 em 5 dias.

 

O que aconselham colocar para dar um pouco mais de vida ao aquário?

Green star polyps ?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente gosto bastante dos green star polyps, e na minha opinião são dos melhores corais moles para dar vida e cor ao aquário. O único problema é que depois de começarem a crescer ninguém os agarra 😆 As xenias também dão bastante vida e também são fáceis de manter, o problema é que também sofrem do mesmo mal...

 

Resumindo e dando a minha opinião pessoal. Eu pegava nas palythoas e passava para a rocha mais pequena em frente à euphyllia (se percebi bem o layout), no lugar das palythoas metia então uns green star polyps. Entre as duas pedras maiores talvez uns actinodiscus e na pedra mais alta umas xenias.

 

Mas isto vai um bocado do gosto pessoal. Não deves é carregar muito na quantidade de espécies diferentes que os corais moles ainda crescem bastante e isso depois dá guerra, e como o aquário não é grande... 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu quando iniciei o meu também tinha umas duas ou três(claro que devia de ter mais algumas que não vi), e até achava piada. Supostamente não faziam mal e na net tudo o que encontrei dizia que essas mais claras não "atacavam" a coralina, e fui deixando... Quando decidi que que pelo sim pelo não, era melhor tirar porque cada vez eram mais, tirei mais de 30. E estamos a falar em cerca de 2 meses... Mesmo que não ataquem a coralina, na minha opinião isso é uma praga.

 

Não sei se isto é regra geral, mas é a minha experiência...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente a sanita deve de ser o destino mais comum. Mas há pessoal que as manda para a sump, há quem tenha um aqua apenas para as pragas, entre outras soluções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entrada de dois novos corais:

 

1x Green Star Polyps

1x Zoanthus

 

Comprei também uma calha de leds no Ebay e fiquei surpreendido pela positiva.

Tem 36 Leds SMD sendo 6 deles azuis e os restantes brancos, tem dois modos de luz, só azuis e todos ligados.

 

Fica aqui o vídeo, embora ao vivo seja bem melhor, especialmente o modo só azul em que os corais se tornam fluorescentes.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

 

Isso são algas e são uma praga...Aproveita estar na carapaça do bicho para, na próxima TPA, o tirares também para o recipiente da água para deitar fora, raspar isso, lava o bicho com um bocadito da água nova e volta a pô-lo no aquário.

 

Se essas bolhas rebentam dentro de água prepara-te para a vindima! :)

9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

Olá,

 

Esse aquário não parece ter escumador.

Estou certo?

E sump, tem?

Que filtro tens?

 

Cumps

 

José

Boas,

 

Correto, não tenho escumador, nem sump nem filtro.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive um marinho e começei há pouco nos tropicais.

Sim, já li sobre isso, e que muitas vezes usam filtros de cascata.

Mas o teu nem filtro tem.

Bem, é uma questão de método e ser-se disciplinado.

Um dia espero ter um aquário marinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
  • 1 mês depois...

Boa Tarde,

 

Em primeiro lugar parabéns pela evolução, para um aquário sem escumador a dedicação tem de ser total e nota-se bem o esforço.

 

Na minha opinião essa rocha central (onde estão os discos), ficava muito bem se tivesse coberta deles (eu deixa crescer/propagar por ela toda) e tentava arranjar mais uns de cores diferentes para misturar.

 

A pedra onde tens as discossomas tem uma aptasia ( acho que a devias matar) para não se espalhar pelo aquário.

 

Cumprimentos

Catarina Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais