Algas GSA


Joana M

Recommended Posts

boas,

 

eu uso várias receitas, consoante o fim pretendido, áquas de camarões ou hightech, não sou exemplo para ti.

 

se queres uma coisita soft, para não fazeres grandes TPA's sugiro-te o PMDD+PO4 do James, por ex: http://www.theplantedtank.co.uk/PMDD.htm

 

é uma espécie do Tropica Specialized, doseado todos os dias, para garantir que as plantas têm algo para comer todos os dias.

 

abraço,

Boas. Desde já o meu obrigado, Ferreira.

Devo experimentar esse método.

 

Estive a fazer contas a encomendar o que preciso da SolAqua e dá qualquer coisa como pouco menos de 70€, já com portes. :ohmy:

 

Fica um pouco caro, mas se tiver-mos em conta que depois ficamos com fertilizante "para a vida" (não é para a vida mas dura uns bons anos, pelas minhas contas) compensa e bem. O esforço maior é o primeiro investimento.

 

Só fiquei foi com uma dúvida na comparação dos compostos químicos de que fala no site do James com o da SolAqua, em relação aos Micro nutrientes Oligoelementos.

A fórmula que ele fala (TNC Trace, CSM+B) contém: Fe 8.4% (EDTA), Mn 1.82% (EDTA), Zn 1.16% (EDTA), B 1.05%, Cu 0.23% (EDTA), Mo 0.15%

 

Enquanto que a fórmula da SolAqua tem uma composição diferente, nomeadamente:

Ferro EDTA 7.5%

Boro 0.50% como Boráto Sódico

Zinco EDTA 0.50%

Manganês EDTA 4%

Molibdénio 0.20% como Molibdato de sódio

Cobre EDTA 0.30%

 

Será que se usa a mesma quantidade (10g) que ele recomenda no fertilizante de micros? E, já agora, cobre não é prejudicial para camarões e caracóis? É que eu tenho neritinas e pretendo ter também caridinas, pelo que não quero prejudicá-los.

 

Mais uma vez, obrigado.

 

EDIT: Ah! E ele fala em fertilização diária tanto de micros como de macros. É mesmo assim? É que como vejo o pessoal a falar sempre em fertilizar um num dia e o outro no outro dia...

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que não precisas de gastar tanto.

 

Para começar precisas de:

 

100 gr de micros

100 gr de KH2PO4

250 gr de NO3

250 gr de KCl

250 gr de MgSO4

10 gr de ácido ascórbico

 

Não fiz as contas, mas não deve ser mais de 20 mocas.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu tenho outra opinião. Não uso receitas, tenho as macros separadas e diluídas de forma dar +- 1 ppm por cada 100L.

Por exemplo diluo 100 gr de KNO3 em cada 600ml e dá - me 1ml/1.02 ppm de NO3 por 100L. Depois adiciono as qts que quero, se quiser 30ppm por semana meto 10ml 3x por semana. E assim para os outros químicos.

Atenção que o KNO3 tb adiciona uma parte substancial de potássio ao aqua, por isso qd vais adicionar KCl tens de ter em conta a percentagem de K que o KNO3 vai meter. Há por aí calculadoras com essas contas. Eu agora não posso deixar, porque estou no telemóvel.

 

 

Edit: Aqui segue uma das muitas calculadoras de fertilizantes: http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que não precisas de gastar tanto.

 

Para começar precisas de:

 

100 gr de micros

100 gr de KH2PO4

250 gr de NO3

250 gr de KCl

250 gr de MgSO4

10 gr de ácido ascórbico

 

Não fiz as contas, mas não deve ser mais de 20 mocas.

 

Cumps,

Pois, eu sei que não preciso de comprar tanto. Mas estou já a "adiantar serviço". Porque cada vez que faço uma encomenda tenho que pagar portes. E assim fico logo com material para muito tempo. Desde que não se estrague por mim é na boa.

 

Boas,

 

Eu tenho outra opinião. Não uso receitas, tenho as macros separadas e diluídas de forma dar +- 1 ppm por cada 100L.

 

Por exemplo diluo 100 gr de KNO3 em cada 600ml e dá - me 1ml/1.02 ppm de NO3 por 100L. Depois adiciono as qts que quero, se quiser 30ppm por semana meto 10ml 3x por semana. E assim para os outros químicos.

 

Atenção que o KNO3 tb adiciona uma parte substancial de potássio ao aqua, por isso qd vais adicionar KCl tens de ter em conta a percentagem de K que o KNO3 vai meter. Há por aí calculadoras com essas contas. Eu agora não posso deixar, porque estou no telemóvel.

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Então, mas, pelo que percebi, há compostos que são absorvidos mais rapidamente e em maiores quantidades pelas plantas e por isso são precisos em maiores quantidades. e, por outro lado, há compostos que são consumidos em menores quantidades e, portanto, convém meter menos para não deixar restos para as algas.

 

Penso que é assim. Corrijam-me se estiver a dizer alguma asneira. Pelo menos foi o que já fiquei a perceber pelo pouco que li.

 

 

Só fiquei foi com uma dúvida na comparação dos compostos químicos de que fala no site do James com o da SolAqua, em relação aos Micro nutrientes Oligoelementos.

A fórmula que ele fala (TNC Trace, CSM+B) contém: Fe 8.4% (EDTA), Mn 1.82% (EDTA), Zn 1.16% (EDTA), B 1.05%, Cu 0.23% (EDTA), Mo 0.15%

 

Enquanto que a fórmula da SolAqua tem uma composição diferente, nomeadamente:

Ferro EDTA 7.5%

Boro 0.50% como Boráto Sódico

Zinco EDTA 0.50%

Manganês EDTA 4%

Molibdénio 0.20% como Molibdato de sódio

Cobre EDTA 0.30%

 

Será que se usa a mesma quantidade (10g) que ele recomenda no fertilizante de micros? E, já agora, cobre não é prejudicial para camarões e caracóis? É que eu tenho neritinas e pretendo ter também caridinas, pelo que não quero prejudicá-los.

 

Mais uma vez, obrigado.

 

EDIT: Ah! E ele fala em fertilização diária tanto de micros como de macros. É mesmo assim? É que como vejo o pessoal a falar sempre em fertilizar um num dia e o outro no outro dia...

Ferreira, se não te importas, esclarece-me isto, sff.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado.

E, por curiosidade, qual é a "receita" que usas?

Eu gostava de aprender a fazer uma para o meu aquário. Mas não queria ter que fazer mudanças de 50% de água como indica o método EI. Em 200L substituir 100L todas as semanas é muito dispendioso, para não dizer que dá um trabalhão.

Quero fazer uma coisa prática e que dure, obviamente.

 

Já vi várias receitas mas ainda estou um pouco confuso pois cada receita é totalmente diferente da anterior... :unsure:

 

Boas,

 

pelo que percebi, tens plantas de baixo/médio nivel de exigencia, sem co2, certo!?!?

 

se sim, podes pôr:

5-10 ppm NO3

0.5-1 ppm PO4

5-20 ppm K

 

estes valores são por semana, e podes ajustar, consoante a necessidade das plantas.

 

MAS como não tens CO2, apontava o NO3 e o PO4 para os minimos ( 5 ppm NO3 e 0.5 ppm PO4 ).

 

Portanto, imagina q tens uma solução q te dá 1ml/1ppm NO3 e outra 1ml/0.5 ppm PO4 ( por cada 100L ), vais ter de gastar:

 

10ml KNO3 por semana ( 200L ) / 3x = 3ml x 3 dias.

2ml PO4 por semana ( 200L ) / 2x = 1ml x 2 dias.

 

 

Se começares a ter algas, pára totalmente com a fertilização, OU, arranja CO2 ( este ultimo é o mais aconselhado ).

 

A equação para plantas felizes é: Luz + CO2 + Fertilizantes.

 

Como tens luz ( não sei qts lumens totais tens... tou a assumir, q para essas plantas não tenhas mais de 30 ou 40 lumens/L - prefazendo total de 6000Lumens ),

queres fertilizar,

e só tens o CO2 dos peixes....

 

vais ter desequilibrios, q, na generalidade dá em algas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Então, mas, pelo que percebi, há compostos que são absorvidos mais rapidamente e em maiores quantidades pelas plantas e por isso são precisos em maiores quantidades. e, por outro lado, há compostos que são consumidos em menores quantidades e, portanto, convém meter menos para não deixar restos para as algas.

 

 

 

Mais ou menos,

 

não percebo muito de biologia, o que sei é q as plantas quando fazem a fotosintese, gastam "energia", e para isso consomem diferentes tipos de "alimentos" sendo o nitrogénio, ou azoto, o mais consumido, depois precisas de Fosforo, aqui a necessidade é menor.

 

daí que eu prefiro ter soluções separadas e fertilizo consoante a necessidade, se por exemplo noto q as plantas estão com excesso de K, dou-lhes os restantes micros e macros, se por exemplo noto q aparecem Green spot Algae, adiciono mais fosfato, e assim sucessivamente.

 

Em relação á velocidade com que os alimentos são digeridos pelas plantas, sei que por exemplo a forma como a planta absorve o nitrogenio depende do tipo que lhe é fornecido. Por exemplo, pelo que sei, o Nitrogenio em forma de Ureia ou de Amónio ( NH4 e não NH3 (Amónia, este sim é altamente tóxico ) ) é mais rapidamente absorvido que o "tradicional" NO3, fornecido sobretudo por KNO3, tanto que as marcas mais conhecidas usam pelo menos 2 destes tipos de N nos seus compostos, tanto a ADA com a Tropica. ( Eu neste momento, estou a espera de receber um fertilizante de uma marca alemã q fornece os 3 tipos de N, ha imensa gente a dizer bem deste fertilizante, agora, a ver vamos como se porta :P )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz as contas na calculadora e deram-me estes valores, tendo em conta as quantidades recomendadas (valor de apenas uma fertilização de macros):

XhBmrN6.jpg

 

Quanto ao CO2, não tenho. Não pretendo ter, pelo menos num futuro próximo. O CO2 requer um investimento maior e de tempos a tempos e agora não tenhas possibilidade para isso. Em relação à luz, tenho 3 fitas de LED branco que totalizam cerca de 5040 lumens, mas ainda vou adicionar daqui a um tempo mais 2 fitas (1 vermelha e outra azul), perfazendo depois cerca de 7440 lumens. Quanto à algas, eu tenho neritinas e vou ter caridinas japónicas e possivelmente ottos, daí que penso que até seja bom. Mas não quero estar a entrar por aqui neste tópico pois é o tópico da Janekinho e já andamos a "roubar" o tópico para falar da fertilização hehe.

 

Mas pronto, em relação às quantidades devia manter ou fazer alterações a essas quantidades recomendadas?

 

Eu quero fazer uma solução só para dar logo tudo de uma vez e não ter que andar com uma data de frascos a ocupar espaço e a gastar mais tempo de cada vez que quero fertilizar lol.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz as contas na calculadora e deram-me estes valores, tendo em conta as quantidades recomendadas (valor de apenas uma fertilização de macros):

XhBmrN6.jpg

 

Quanto ao CO2, não tenho. Não pretendo ter, pelo menos num futuro próximo. O CO2 requer um investimento maior e de tempos a tempos e agora não tenhas possibilidade para isso. Em relação à luz, tenho 3 fitas de LED branco que totalizam cerca de 5040 lumens, mas ainda vou adicionar daqui a um tempo mais 2 fitas (1 vermelha e outra azul), perfazendo depois cerca de 7440 lumens. Quanto à algas, eu tenho neritinas e vou ter caridinas japónicas e possivelmente ottos, daí que penso que até seja bom. Mas não quero estar a entrar por aqui neste tópico pois é o tópico da Janekinho e já andamos a "roubar" o tópico para falar da fertilização hehe.

 

Mas pronto, em relação às quantidades devia manter ou fazer alterações a essas quantidades recomendadas?

 

 

Boas,

 

Lá está, sem CO2, eu não mexia mais na iluminação, e em relação a fertilização, se queres mesmo fazer mistura, mete mais K2So4 para teres pelo menos 3 ppm em cada dose, e REDUZ o fosfato para teres no MÁXIMO 0.2 ppm.

 

depois dás essa dose 3x por semana, o que equivale a:

 

4.5ppm NO3

0.6ppm PO4

9ppm K

 

o valor de K pode subir, se vires q as plantas têm necessidade, mas nunca deve estar abaixo disto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação Ao topico inicial,

 

O A. Ferreira, ja disse tudo, e a fertilização ( ou falta dela ) é o tema principal. As GSA é sinal de falta de PO4 ( fosfatos ), como a Janekinho usa um produto composto, deveria fazer como o A.Ferreira disse, ir aumentando as doses ate ver resultados. atenção que as coisas demoram tempo... não é de um dia para o outro... :)

 

isto é um "Desporto" de paciência e perseverança :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas,

 

Lá está, sem CO2, eu não mexia mais na iluminação, e em relação a fertilização, se queres mesmo fazer mistura, mete mais K2So4 para teres pelo menos 3 ppm em cada dose, e REDUZ o fosfato para teres no MÁXIMO 0.2 ppm.

 

depois dás essa dose 3x por semana, o que equivale a:

 

4.5ppm NO3

0.6ppm PO4

9ppm K

 

o valor de K pode subir, se vires q as plantas têm necessidade, mas nunca deve estar abaixo disto.

Eu não uso CO2 mas uso carbono líquido. Sei que não é a mesma coisa mas é adicionado algum carbono para elas absorverem.

Diz, então a modificação como recomendaste. Penso estar bem, agora (só não mencionaste o valor do magnésio Mg):

pirSKyD.png

 

Já agora, e quanto ao cálcio? Não se adiciona nada?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação Ao topico inicial,

 

O A. Ferreira, ja disse tudo, e a fertilização ( ou falta dela ) é o tema principal. As GSA é sinal de falta de PO4 ( fosfatos ), como a Janekinho usa um produto composto, deveria fazer como o A.Ferreira disse, ir aumentando as doses ate ver resultados. atenção que as coisas demoram tempo... não é de um dia para o outro... :)

 

isto é um "Desporto" de paciência e perseverança :)

Ola vic_nunes..

 

Pois,eu ando a aumentar as doses,vamos ver no que dá.

Eu acho isto de sermos nós a fazer o nosso próprio fertilizante um pouco complexo para quem nao tem qualquer tipo de experiencia,talvez com o tempo eu aprenda e arrisque,mas até la vou usando o da Tropica.

 

Cumps,

 

In Paradise!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não tenho experiência. É questão de começar a compreender a coisa. Mesmo assim também ainda não compreendo a 100% mas hei-de lá chegar ou perto disso, espero. ;)

A questão é que quem quiser algo mesmo "tiro e queda" sem precisar de andar a experimentar e ver os resultados ao longo do tempo tem que ter os testes todos... Mas acho que essa é que é mesmo a piada da coisa, a experiência. :)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não uso CO2 mas uso carbono líquido. Sei que não é a mesma coisa mas é adicionado algum carbono para elas absorverem.

Diz, então a modificação como recomendaste. Penso estar bem, agora (só não mencionaste o valor do magnésio Mg):

pirSKyD.png

 

Já agora, e quanto ao cálcio? Não se adiciona nada?

Boas,

 

Em relação ao cálcio e magnésio normalmente são ignorados pq normalmente a água da torneira e de garrafão já traz o suficiente.

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas vale a pena meter, mesmo que pouco? É que se não valer a pena não compro.

 

Fui ver agora o sites da smas amadora e os testes mais recentes dizem que tem os seguintes valores de:

Magnésio: < 5,0 a < 10,0

Cálcio: 17 a 19

 

Achas que vale a pena introduzir alguma coisa desses dois nutrientes?

 

EDIT: Janekinho, o que é twinstar? É um produtos contra algas, fertilizante ou assim? Eu não conheço mas no site deles diz que é efectivo contra algas verdes. Mas na prática não faço ideia.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece que é esta coisa, mas um pouco cara ainda, valerá apena?

 

maxresdefault.jpg

 

Era bom de mais se fosse 100% viável :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de design gosto muito, mas será que vale o dinheiro? Aliás, nem sei quanto é nem para o que serve, exactamente LOL. Mas lá que é gira, é LOL.

 

EDIT: Esquece, já vi o preço de uma no ebay. *medo!!!*

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu também tive esse "medo" taiko :) ...mas sou apologista de que se as algas existem é porque são necessárias para alguma coisa e como tal, devem ser controladas e não eliminadas. (isto é mais uma desculpa pessoal para não comprar ;) ).

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu quero mesmo ter algas no meu aquário, desde que poucas, pois tenho neritinas e vou ter caridinas japónicas e ottos e eles alimentam-se, entre outras coisas, de algas. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

#taiko

se não tens CO2 não vejo grande vantagem em ires para este tipo de fertilização, usando o Tropica Specialized ou o Easy Life Profito é capaz de desenrascar.

 

se quiseres mesmo avançar faz o PMDD+PO4 mas com os macros separados dos micros (2 embalagens) para evitares fertilizar na mesma altura, podes por os micros de manhã e os macros à tarde ou então em dias alternados. Faz a solução dos micros de forma a gastar no máximo em 3/4 meses pois passado algum tempo a solução perde eficácia. Embora a composição destes micros seja ligeiramente diferente podes fazer as mesmas contas, ou então nessa calculadora online selecionas "Iron FE" = EDTA e apontas para o valor 1, que corresponde na realidade a 0,56 de Fe, é esse o valor alvo.

 

unnamed.png

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então estás a dizer que apesar de os valores serem ligeiramente diferentes só preciso de usar as mesmas quantidades do PMDD+PO4? Ou tenho que fazer alterações? Não percebi bem essa parte. É que com os valores aí descritos a solução iria deitar para o aquário cerca de 0.1 ppm de ferro, como diz que é o mais indicado. Porque é que dizes para meter mais? Isso não será prejudicial?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

0,1 PPm de Fe, acho curto, mas sempre é melhor que nada, eu nos meus áquas de camarões aponto para o,15 ou até 0,2. Experimenta, se notares carências, duplica ou triplica a dose, é fácil pois sabemos exactamente o que estamos a dosear biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais