Encontro Vivíparos Portugal 2015


mjm

Recommended Posts

Encontro 2015

 

A reunião do Grupo ViP – Vivíparos Portugal - vai ter lugar no próximo Domingo, dia 27 de Setembro de 2015, a partir das 15:00.

Estão convidados a juntarem-se a nós no Instituto Hidrográfico da Marinha - http://www.hidrografico.pt/, situado Rua das Trinas, n.º 49.

Dado que a capacidade da sala não é muito grande, solicitamos o favor de confirmarem a vossa presença (sem compromisso) através do endereço viviparos@viviparos.com.

Aconselha-se a utilização dos inúmeros transportes públicos que servem o local, pois o estacionamento é difícil (quase impossível). No acto de confirmação solicitem informação sobre as carreiras dos transportes públicos se necessário.

 

O programa (provisório) é o seguinte:

 

15:00 – Sessão de boas-vindas e Introdução (Miguel Andrade).

15:05 – Poeciliídeos Sul-Americanos (Miguel Figueiredo).

15:45 – Erros Fatais na Manutenção de Goodeiídeos (Miguel Andrade).

16:15 – Pausa

16:30 – Viagem (ilustrada) ao Lendário Planalto Mexicano (entrevista de Miguel Andrade a Liliana Cardoso).

17:00 – Conversa e troca de ideias sobre a Convenção do GWG em Lisboa (Setembro de 2016) e sobre o futuro do Grupo ViP.

18:00 – Encerramento.

 

Para quem não conhece o Grupo ViP:

 

O Grupo ViP é uma comunidade de aquariófilos dedicados ao estudo, manutenção, reprodução e divulgação de peixes que tenham evoluído para formas de reprodução ovovivípara e vivípara.

A escolha da finalidade do grupo recai nesta escolha em particular pelo facto da maioria destas espécies se adaptarem geralmente com sucesso em aquário, fora do seu ambiente natural.

Muitos destes peixes são atraentes e um número considerável multiplica-se razoavelmente bem, tarefa essa que em ambiente artificial é facilitada pelo facto de darem origem a crias autónomas, tornando-se todas estas espécies particularmente interessantes pela sua biologia e diversidade.

Os seus membros privilegiam as populações naturais ou as linhagens e variedades que, embora sendo cultivadas, não estejam significativamente adulteradas pela selecção artificial.

São ainda objectivos principais do grupo ViP os seguintes:

 

. A partilha de exemplares e de conhecimento sobre essas espécies de peixes.

 

. O encorajamento à aplicação da maior parte das sinergias individuais e colectivas na manutenção e criação de linhagens naturais ou formas selvagens (não adulteradas por selecção artificial propositada, conducente a modificações em várias características originais).

 

. O estudo da ecologia e biologia das diferentes espécies, com estímulo à sua manutenção em cativeiro nas condições que mais respeitarem a correspondente evolução natural e ambiente de origem.

 

O Grupo ViP apela à renúncia da manipulação de certas formas e linhagens domesticadas, consideradas prejudiciais a uma vida saudável dos peixes e à ecologia da sua espécie, nomeadamente por contrastarem com a selecção natural, mas não impede que algumas outras façam parte dos seus objectivos, incentivando nomeadamente a discussão, o estudo, a investigação e partilha da informação sobre todas elas. Serão apenas recusadas, as variedades manipuladas antropicamente que constam da lista de formas e linhagens rejeitadas.

Todos os seus membros e simpatizantes são encorajados a praticarem uma aquariofilia sustentável e a procurarem modelar a sua actuação em fundamentos éticos e deontológicos relativamente à manutenção dos peixes fora do seu habitat natural.

 

Cumps

João Mourato

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Evento adicionado ao calendário de eventos do fórum: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=calendar&module=calendar&section=view&do=showevent&event_id=179

 

Fico contente por o grupo ViP continuar activo e a dinamizar a comunidade dos vivíparos. Parabéns pela iniciativa!

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite.

 

Há 3 anos iniciei uma experiência: colocar durante 7 meses do ano, em lagos exteriores, espadas, guppies e platis.

 

A quantidade e características dos peixes não para de aumentar e melhorar.

 

Gostaria de partilhar e de mostrar os meus exemplares. Como o posso fazer através do Vosso grupo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais