Opposite Sides - 300L


jhlbjp

Recommended Posts

Boas malta,

 

Vêm aí novidades... :)

 

Cumptos

 

Manda vir essas novidades,

 

Brutal o aqua

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manda vir essas novidades,

Brutal o aqua

Ora então cá vêm as novidades :)

 

Do lado esquerdo, frontal, coloquei staurogyne repens e do lado direito, lobelia cardinalis 'mini'.

 

O tapete de monte Carlo não está a resultar, vou restringir a um espaço ainda mais reduzido e ver como desenvolve.

 

Iniciei ontem o uso de flourish excel, ou seja, carbono líquido. A ver como vai correr, espero ver melhorias :)

 

Vamos então as fotos :) hoje decidi mostrar um pouco mais da fauna em pormenor.

 

Fêmea Kribensis

 

image_zpsx7ch1ixy.jpeg

 

Ottocinclus

 

image_zpsbaazldqp.jpeg

 

Fêmea apistogramma agassizii red (solteirona :P)

 

image_zpsywr5qgtt.jpeg

 

limnophila hippuridoides

 

image_zpsbhvkiewc.jpeg

 

Tricoghaster azul, cardinais e neons chineses

 

image_zps0qlgximl.jpeg

 

Mais cardinais :)

 

image_zps14j7zdva.jpeg

 

Gourami "Beijador" (o nome até encaixa bem)

 

image_zpsvfaj09sn.jpeg

 

SAE (o atum...)

 

image_zpsqsowvfhh.jpeg

 

Panorama geral

 

image_zpsbqade8bc.jpeg

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá parabéns o aquário evoluiu bastante

 

Obrigado Mc_Boy.

 

Pessoal, acho que está na altura de dar um nome ao aquário.

 

E como tudo foi conseguido com a vossa ajuda, sinto que devem ser os users deste magnifico forum a escolher o nome da jóia da minha sala!

 

Agradeço as v/ sugestões.

 

Depois, abrirei uma votação para o efeito.

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belas fotos, tens aí uma fauna interessante, o mais fotogénico é sem dúvida o beijador, eheheh.

Quanto ao nome é que é difícil, não sei que te diga! Eu para nomes não sou muito famosa.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde pessoal,

 

Gostava de adicionar umas 10 cardinas japonicas para ajudar na remoção de algas, será que terei problemas com a restante fauna? Principalmente o casal de kribs...

 

Cumptos

 

João Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha escrito a resposta é foi-se abaixo, dahm, aqui vai outra vez:

As caridinas chegam a atingir 5cm portanto dificilmente passam por comida, para além disso tens o aqua bem plantado, não estou a ver que vás ter problemas mesmo com os krib's.

Se fossem camarões mais pequenitos ou crias de camarão, aí sim papavam os que pudessem.

Desculpa a resposta tardia mas nem sempre dá para dar uma revista pelos tópicos todos.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns.. isso está quase no ponto.

Agora o lado esquerdo tem de encher mais para acompanhar o direito.

Quanto às C. Japónica está respondido, a n ser que sejam peixes muito grandes elas não têm problemas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha escrito a resposta é foi-se abaixo, dahm, aqui vai outra vez:

As caridinas chegam a atingir 5cm portanto dificilmente passam por comida, para além disso tens o aqua bem plantado, não estou a ver que vás ter problemas mesmo com os krib's.

Se fossem camarões mais pequenitos ou crias de camarão, aí sim papavam os que pudessem.

Desculpa a resposta tardia mas nem sempre dá para dar uma revista pelos tópicos todos.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

 

Olá Vera,

 

Obrigado pelo esclarecimento.

A questão foi por precaução, não fosse eu estar a deitar dinheiro fora...

 

Parabéns.. isso está quase no ponto.

Agora o lado esquerdo tem de encher mais para acompanhar o direito.

Quanto às C. Japónica está respondido, a n ser que sejam peixes muito grandes elas não têm problemas

 

Obrigado Vasco,

 

Ontem estive a expandir o tapete de lobélia cardinalis mini que está do lado direito. É uma planta que cresce muito bem e com as podas deu para duplicar o tamanho do que já tinha plantado. A monte carlo não me estava a agradar e retirei-a para o Kribs Nest (se eles deixarem crescer lá...)

Tive também a podar a limophila hipurridoides e vou ficar com um arbusto bem compacto do lado esquerdo a aparecer por trás da pedra até ao centro (com os desnível respetivo para respeitar os "triangulos").

A staurogyne repens, mais 15 dias e está prontinha para uma boa poda, a ver se começo a fechar o tapete do lado esquerdo.

Quando tiver os tapetes bem evoluidos, vou dar uma "limpeza" ao centro, para voltar a definir o "rio" e talvez coloque uma pedra com musgo para cortar um pouco a linearidade. Se conseguir, usarei o tapete para definir as margens.

 

Este aquário tem sido um monte de teste às plantas mais adequadas e condições de luminosidade!

 

Já não coloco fotos há mais de 1 mês, no entanto não há grandes novidades... Apenas e para não variar, ontem lá apareceu o casal a passear com a sua nova prole, seguramente uns 100 alevinos de Kribs com os papás. Vou tentar postar umas fotos logo.

 

Cumptos

 

João Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa malta,

 

Infelizmente, pelos piores motivos, não tenho tido disponibilidade para me dedicar ao hobby o quanto desejaria.

O aquário esteve em "self running mode" nos últimos 15 dias, até que ontem lá consegui dedicar umas horas ao mesmo.

Obviamente, algas apareceram, principalmente GSA e alguma BBA pois os filtros estavam num estado lastimável....Um deles não o limpava seguramente hà 3 meses...

Mega poda, com desbaste significativo na hygrophila siamensis (atrás do tronco) porque o casal maravilha se lembrou de andar a podar junto ao solo.... ou seja, metade dos caules que lá tinha ficaram todos soltos...como espetar novamente naquele local é tarefa impossível sem retirar o tronco dali, decidi apenas deixar espetado o que se safou. Agora tenho de aguardar que o arbusto volte a ganhar a sua força. Mas paciência é coisa que não me falta.

 

Tou aqui no blá blá blá e o que vocês querem é fotos!

 

Mas têm de aguardar que ontem não tirei nenhuma...acabei o serviço já perto das 0:00 e não tava com pachorra....

 

Fica desde já prometido que hoje, sem falta, vêm fotos novas!

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Fresquinhas e acabadas de sair do forno 😄

Como disse anteriormente, o arbusto por trás do tronco sofreu um grande revês, mas nada que não vá lá com o tempo.

 

image_zpsvmc2zzul.jpeg

 

image_zpsv0xcamyl.jpeg

 

image_zpsbfrlarvp.jpeg

 

image_zpswars7e6l.jpeg

 

image_zps5vraah1q.jpeg

 

image_zpskilue9ki.jpeg

 

image_zpskvqh3fqh.jpeg

 

image_zpsqczl1u8m.jpeg

 

Cumprimentos

 

João Pereira

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois da faxina ficou com bom aspecto. Agora é deixar crescer que isso fica bem é com muita planta.

 

Corta as Higrophyla mais rentes junto ao rio do lado direito (Mas só as junto ao "rio") por forma a que fiquem mais baixas do que o tronco. Vais ver que melhora logo o look geral.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Boas João,

 

Assim como tu, também me aconteceu a mim e a mais membros do fórum o facto de ter-mos ficado sem seguidores por uma falha qualquer não identificada na plataforma, o Administrador criou um tópico sobre esse assunto:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250310&hl=

 

É claro que gostamos de ver actualizações :)

 

Se vais desmantelar, deixa aí então as últimas fotos deste aquário e claro não te esqueças de criar um novo tópico para a nova montagem que é o que se quer! lol vou acompanhar de certeza.

 

Vais reaproveitar as plantas dessa montagem ou vai ser radical? ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Miguel,

 

A ideia é reaproveitar tudo o que estiver em condições. Desde hardscape às plantas.

Infelizmente tive um grave problema pessoal que culminou na perda da pessoa que mais me era querida e o aquário entrou em self running mode durante 3 meses. Mal conseguia fazer TPA de 2 em 2 semanas...

Não é fertilizado desde então, os filtros lavei este fim de semana e acredita, tinha montes e montes de terra preta!!!! Estavam num estado lastimável. Só não entupiram porque tenho pré-filtros nos inflow. Claro que bba e outras algas dominam o aqua...As plantas vão todas sofrer uma enorme cirurgia estética para serem novamente plantadas.

Já comecei a retirar as pedras maiores, logo fotos agora já não refletem o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boa tarde Caros Aquariofilistas!

 

Não pretendo iniciar um novo tópico, pois o aquário é o mesmo, apenas sofreu uma enorme revolução!!!!

 

Muitos meses sem me poder dedicar devidamente ao mesmo... sem fertilizar, TPA 1x por mês, sem limpeza de vidros, filtros, podas...etc etc....

 

Numa só palavra.... Lástima!

 

Até os meus amigos, que vão lá a casa, comentavam que o aquário estava abandonado, sem vida, sem magia.... Tirando os peixes, quase não existia beleza no mesmo.... Estavam mal habituados, claro está! Mas tinham razão.... muita razão.... Até porque nem sentia aquela vontade maluca de tratar dele a toda a hora, reparar nos pormenores, podar aqui e ali só para ficar perfeitinho aos meus olhos!

 

Nas ultimas semanas decidi voltar à carga e "quase" fazer um reset ao aquário. Hoje, olho para ele e orgulho-me de o ter renascido. Acima de tudo, orgulho-me de olhar ele e voltar a ter aquele brilho nos olhos como se estivesse a olhar para um filho (ainda não tenho filhos, perdoem-me por fazer esta comparação).

 

Horas de estudo, análise, verificação de tudo o que tinha em casa, como conjugar, como preparar para a fauna existente e o mais importante....

 

...não o esvaziei, o que implicou utilizar o mesmo substrato...

 

Sinceramente, pensei que ia dar asneira pois ainda o movi de sítio.... No final do "arrasto" dei por mim a desesperar e a pensar "Que fui eu fazer....acabei de libertar a porcaria toda do substrato...os peixes vão morrer dentro de dias"

 

Mas não... filtragem a toda a força...Skimmer a bombar....circulação melhorada.... e tudo se havia de compor. Talvez o ponto mais importante nesta fase foi......não limpar os filtros..... Carregadinhos de bactérias nitrificadoras de meses sem limpeza!!!

 

Apostei nos pormenores, as fotos, por mais que tente, não conseguem mostar a beleza (pelo menos para mim) da coisa ao vivo.

Como podem verificar nos post anteriores, não sou pró em aquascaping nem montei o aquário para concursos...apenas para mim que vivo sozinho e para o gato que adora ficar ao aquário a observar o "jantar" :roflroll2::roflroll2::roflroll2:

 

Relembro, reutilizei o que tinha no aquário, hardscape, plantas (as que se safaram), substrato, etc.... Adicionei alguma madeira e mais umas pedritas...

 

Claro que após esta leitura inicial devem estar a pensar.... "Ok ok, mostra lá mas é como isso ficou!!!"

 

E vou mostrar...mas hoje, só um cheirinho :naughty:

 

Capturar_zpsbgqhlffv.jpg

 

Logo vou tirar mais fotos, com bastantes pormenores, para poderem fazer a v/ crítica, que é sempre bem vinda.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, infelizmente é verdade, eu também não consigo tirar fotos que mostrem o aqua como eu o vejo! É chato mas pronto.

 

Agora queremos muitas fotozinhas para podermos dizer mal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então as fotos para dizerem mal 😂😂😂😂😂

Podem dizer mal do fotógrafo, isso já sei que não tenho mãozinhas!

 

image_zpsx7iriwrr.jpeg

 

image_zpsxd3tl66f.jpeg

 

image_zpswe5eez7q.jpeg

 

image_zpsdhvud7vb.jpeg

 

image_zpsjdzfmwrv.jpeg

 

image_zpsogpuscm7.jpeg

 

image_zpsormapsk0.jpeg

 

image_zps6rncrhnk.jpeg

 

image_zpsfwrx6hyz.jpeg

 

image_zpslro5iuja.jpeg

 

image_zpsin5h1wag.jpeg

 

image_zpslgl6aljj.jpeg

 

Espero que gostem!

 

Aguardo vossas críticas 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia malta,

 

Está assim tão mau que nem mereça um único comentário? :doofywave:

 

Mais uma foto só para "aguçar o bico"

 

Helena a fazer escalada!!!

 

IMG_2388_zpsliqmipbd.jpg

 

Cumptos

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa tarde,

 

Gosto particularmente do lado esquerdo e do efeito que está a criar a planta.

 

Já ali na arvore eu optaria por outro tipo de composição. Aquelas anubias (acho eu que é Anubias) não realçam.

 

Jogava ali uma Tripartida a descer pela árvore com uns apontamentos de Reinecky na base para dar uma cor mais viva ao aquário.

 

Mas digo-te.. não gosto muito de tecer este tipo de comentários porque quem tem que gostar és tu ;)

 

Fica a ideia :)

 

E o substrato livre à frente parece despido. Que tal tentar um tapetezito?

 

Abraço


Tambem do lado esquerdo atrás da que lá está se aparecer uma Pogostemon Erectus ou uma Limnophilla Hipuroides creio ser uma boa alternativa. A Hipuroides quando atinge a tona de água e mais perto da luz ganha uns tons rosa bem bonitos.

Depois fazes poda inversa e fica com os rosas a meio do aquario a aparecer por trás da que lá está.

 

Acho que é uma ideia gira. E assim passar a Pogostemon para trás do tronco.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Paulo,

 

Obrigado desde já pela crítica, tava a ver que neste fórum apenas comentam alguns tópicos sempre dos mesmos users.... Felizmente o Paulo está sem presente com uma palavra de apreço e uma boa crítica construtiva.

 

No tronco do lado direito são anubias sim, já lá estão há alguns meses e enraizaram na madeira, pelo que as vou manter. Compreendo a sugestão de dar mais enfoque ao tronco, mas optei mesmo por ser assim :)

 

Efetivamente faltam plantas vermelhas no áqua, ainda as terei de adquirir (recordo que utilizei apenas o que tinha em casa).

 

Tapete não vou apostar, pois a fauna não me iria facilitar a vida.... Tenho peixes muito grandes (5xSAE, 1x CAE) e ainda as corydoras que iriam andar a arrancar tudo fora constantemente... até pelo movimentos bruscos que as vezes fazem.... No entanto, a minha ideia é ir expandindo a lobelia cardinalis mini até perto do vidro frontal (mas sem encostar) de forma a formar uma espécie de contorno ao hardscape. Tenho de esperar que cresça para ir podando e replantando.

 

A hipuroides já tive, gostei muito dela, mas acabei por ter de a tirar pois sem fertilização nem CO2 acabou por fazer melt. Quem sabe se voltarei a colocar no futuro.... A ver como me vai agradando a evolução do aquário. Realço ainda que o espaço onde tenho a higrophyla siamensis 53b é reduzido, embora não pareça...aquilo tem uns 10/12 caules apenas...

 

Obrigado novamente pelas sugestões, vou refletir nelas e mais para a frente terei em consideração tão sábias palavras :character0050:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.